Buscar

Apol 2 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX - Não corrigido

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 2 - NÃO CORRIGIDO 
Questão 1 -  História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX sobre a nova fase da Guerra Fria iniciada após a crise dos mísseis em Cuba, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Foi marcada pelo conflito militar entre os Estados Unidos contra a União Soviética tendo como palco a Europa Ocidental.
	
	B
	Houve uma coexistência pacífica entre as duas potências do bloco capitalista e socialista, sem nenhum tipo de contato entre elas.
	
	C
	Foi uma fase com muitas guerras como a da Coreia, Russo-Japonesa e Franco-Prussiana.
	
	D
	A União Soviética entrou em declínio com a crise do socialismo, dando a vitória aos Estados Unidos.
	
	E
	Houve uma coexistência pacífica entre os Estados Unidos e a União Soviética, e a competição por superioridade econômica, científica e tecnológica. . Pg 220
Questão 2 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Considerando a informação os conteúdos da Aula 5 (Vídeo 6, Tema 5: A globalização) sobre a globalização, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	A globalização causou um acirramento das fronteiras entre os países, que buscam se afastar cada vez mais uns dos outros.
	
	B
	O neoliberalismo é um movimento completamente separado da globalização, pois suas características e objetivos são opostos, principalmente em termos financeiros.
	
	C
	Zygmunt Bauman expõe que uma das consequências da globalização é o fechamento dos países para a circulação de empresas multinacionais.
	
	D
	Zygmunt Bauman traz que uma consequência da globalização é a chegada de grandes empresas multinacionais em países ditos subdesenvolvidos e com oferta de empregos. 2’ 20”
	
	E
	A globalização é marcada pelo cancelamento de circulação de mercadorias, pessoas e investimentos em níveis globais.
Questão 3 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, após o processo de descolonização, coube aos países desenvolverem políticas e pensamentos no pós-colonialismo. Sobre os pensamentos pós-coloniais, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Líderes nacionalistas, influenciados pela cultura ocidental, preservaram os conceitos de civilização europeia e propuseram criação de Estados inspirados nos países europeus.
	
	B
	Os pensamentos pós-coloniais evidenciaram as continuidades das relações sociais, políticas e culturais, mas também as transformações entre o passado imperialista e o presente pós-colonial. Pg 300
	
	C
	Os pensamentos pós-coloniais mostraram apenas continuidades entre o passado imperialista e o presente pós-colonial.
	
	D
	As nações pós-coloniais expiaram toda a herança colonial, implantando projetos nacionalistas consistentes de suas lideranças.
	
	E
	As produções culturais pós-coloniais objetivavam mostrar o olhar do europeu ex-colono sobre suas experiências no continente africano.
Questão 4 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Tendo em vista a citação e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX sobre as consequências da Guerra da Coreia (1950-1953), assinale a afirmativa correta:
	
	A
	O Japão retirou-se da Coreia e os coreanos proclamaram a independência do país.
	
	B
	O presidente da Coreia do Sul renunciou, pois não aceitou o resultado do fim da guerra, que concluiu a divisão do país.
	
	C
	Houve a divisão do país em Coreia do Norte, sob influência dos Estados Unidos capitalista, e em Coreia do Sul, sob influência da China comunista.
	
	D
	A China anexou a Coreia do Norte ao seu território, enquanto o Japão exerceu influência sobre a Coreia do Sul.
	
	E
	Houve a divisão do país, com a fronteira entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, e a ascensão da China como potência asiática. 
Pg 218
Questão 5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, assinale a alternativa que apresenta os fatores econômicos ligados à crise dos países socialistas:
	
	A
	Indústria de base ecológica e sustentável, que encarecia os produtos e tornava restrito o acesso à população dos bens de consumo.
	
	B
	Crescimento da dívida externa devido à economia planificada e negligência com bens de consumo.
	
	C
	Disparidades sociais, com o fortalecimento de uma pequena elite burguesa, que controlava o partido socialista de cada país.
	
	D
	Economia de mercado, indústria primitiva extrativa do petróleo e incapacidade de produzir bens que competissem com o mercado capitalista.
	
	E
	Economia planificada, indústria de base obsoleta e negligência com bens de consumo. Pg 354

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais