Buscar

Fórum II Oralidade e produção textual, alfabetização e letramento na Educação de jovens e adultos e arte e lúdico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Marcos Roberto da Silva Junior	
21261326
A professora deu 2 aulas, no meu período de estagio, em que ela usou a leitura de livros sendo um de contos e outro de poesia. A professora fez com que os alunos interagissem na leitura passando o livro para alguns alunos estarem lendo partes do livro.
Achei muito importante esses dois gêneros textuais, pois eles desenvolvem a variação linguística e a imaginação dos alunos, principalmente o livro de contos. 
As variações linguísticas são um dos tópicos mais importantes de língua portuguesa na educação. É preciso que os alunos tenham oportunidades reais para aprender a utilizar o registro de língua mais adequado, de acordo com o público, o nível de formalidade exigido e o seu objetivo. Devem conhecer vários gêneros de texto e perceber as diferença entre língua escrita e oral.
O hábito de leitura melhora a escrita, que na maior parte dos casos, deve adotar a linguagem formal e das normas gramaticais para se expressar. Da mesma forma que na oralidade, o ato de escrever está intimamente relacionado com o contexto em que está inserido.
“Escrever é uma atividade que exige do escritor conhecimento da ortografia, da gramática e do léxico de sua língua, adquirido ao longo da vida nas inúmeras práticas comunicativas de que participamos como sujeitos eminentemente sociais que somos e, de forma sistematizada, na escola.” (KOCH; ELIAS, 2010, p. 37)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais