Buscar

Psicolinguística e Desenvolvimento da Linguagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso de Especialização Lato-Senso em Psicopedagogia 
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Aspectos Psicolinguísticos.
Professora: Sibélius Cefas Pereira
Alunas: Layne Rodrigues de Souza e Vanessa Barzagli de Carvalho
ATIVIDADE AVALIATIVA 
1) Qual a importância psicolinguística para a intervenção psicopedagógica?
A psicolinguística segundo as referencias abordados neste modulo, vem a ser todos os estudos sobre a linguagem e o desenvolvimento do individuo.Onde o mesmo deve ser considerado em sua singularidade, levando em conta os diversos fatores que influenciam diretamente no modo de fala e escrita de cada sujeito, devendo ser respeitado toda à forma de linguagem inclusive desde a língua materna até as gírias dos jovens, pois no decorrer do processo de alfabetização e desenvolvimento da linguagem, estas influências podem se minimizar com a ampliação de vocabulário e de conhecimento, ou seja faz-se necessário deixar claro a existência da norma culta de linguagem ( linguagem formal), porém não deve ser cobrada durante a fala do individuo mas sim na escrita, 
2) Diferencie Aquisição de Linguagem de aquisição de Escrita?
A linguagem e a escrita são conhecimentos dependentes e metamórficos ou seja estão em constante transformação e evolução, pois a criança inicia seu processo de linguagem e escrita desde muito pequena dentro na barriga da mãe, com conversas entre o ambiente e o feto, histórias, musicas e emoções que são transmitidas no decorrer da gravidez. Ao longo do crescimento a criança aprende a falar a se comunicar com o meio e a resolver pequenas questões, e apesar da escrita vir a ser concretizar junto ao processo de letramento dentro das instituições de ensino, a escrita se desenvolve junto com a fala, quando a criança inicia seus primeiros contatos com a escrita através de embalagens de brinquedos, alimentos, desenhos e propagandas.
3) Que tipos de problemas podem surgir em cada um desses processos mencionados na questão anterior?
 A fala e a escrita são variáveis sociais e psicológicas, que mudam de acordo com o grau do letramento , de estágio de desenvolvimento linguístico, gênero, registro e o conhecimento de cada sujeito. No decorrer do processo de desenvolvimento da linguagem e da escrita a criança pode se deparar com alguns "problemas " como déficits, distúrbios e transtornos de aprendizagem como por exemplo a Afasia e a dislexia podendo ser discriminada em três dimensões segundo Abaurre (1997) morfológica, fonológico e espacial. A escrita é um momento particular do processo de aquisição de linguagem, onde o sujeito se manifesta em sua singularidade, tais dificuldades neste processo devem ser enfrentadas como ponto de partida para a observação e auxílio na expectativa de minimizar tais dificuldades e não de criar "rotulo" para o individuo.
4) Qual a contribuição de Emília Ferreiro? Faça uma breve descrição da "psicogênese da língua escrita".
A autora defendeu a importância do estudante ser exposto a vida acadêmica e participar das ações práticas de leitura e escrita, pois os mesmo constroem o conhecimento através da experiência e prática. A psicogênese da língua escrita desenvolvida pela autora diz respeito ao conhecimento prévio e todo o caminho percorrido pela criança para chegar ao conhecimento vem a ser o processo pelo qual a escrita se materializa como objeto de conhecimento da criança, ou seja todo o processo de alfabetização de um indivíduo. 
5) Diante do que seria um "problema" de aprendizagem, e sobretudo um possível "distúrbio", "transtorno", "déficit" etc, que outras dimensões devem ser levadas em conta para diagnóstico psicopedagógico/psicolinguístico adequado, antes da hipótese patológica?
Retirando o rótulo da patologia nos casos de dificuldades de aprendizado devemos considerar primeiramente o sujeito como um todo e todo seu ambiente de vivencia, minimizando suas dificuldades e valorizando o individuo e suas habilidades. 
6) Que elementos/ contribuições a psicanálise traz para além de uma abordagem psicopedagógica convencional? 
Um elemento que seria relevante para a intervenção psicopedagógica é a escuta, pois através dela é possível identificar possíveis causas e influentes dos problemas de aprendizado, indo além da ficha anamnésia e estreitando a relação psicopedagogo e pacient
http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais15/alfabetica/CrispimKarlaGeovannaMoraes.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando