Buscar

pim 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
Projeto de um Totem para Centros de Cidadania das Mulheres
UNIP – Americana
2019
UNIVERSIDADE PAULISTA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
Projeto de um Totem para Centros de Cidadania das Mulheres
Gabriel de Sá Teixeira
 RA: 1936800
 Curso: Redes De Computadores
 Semestre: Quarto
UNIP (Americana)
2019
Resumo
O objetivo desse projeto é desenvolver um projeto de um totem para ser feito divulgação de informações de um centro de cidadania da mulher aonde tem como objetivo defender os direitos sociais, culturais e econômicos de mulheres de diferentes raças e crenças, alem de propor e participar de ações de projetos que estimulem a implementação de políticas de igualdade com o objetivo de potencializar,por meio do controle social,os serviços públicos existentes para atender às suas necessidades e de sua comunidade.
Unindo os conhecimentos das disciplinas, Organização de Computadores, princípios de Sistemas de Informação e Comunicação Aplicada é possível realizar o desenvolvimento dos totens de ajuda nos Centros de Cidadania das Mulheres.
Respeitando a Organização de Computadores os terminais foram projetados, com economia, organização e modelos dos totens, para princípios de Sistemas de Informação foi feito a escolha do Linux como sistema operacional para as interfaces de integração com o usuário e por ultimo, será criado um banner publicitário e um comunicado de imprensa para estimular a promoção do Centro de Cidadania das mulheres.
Palavras Chaves: Cidadania, Organização de Computadores, Comunicação Aplicada, Princípios de Sistemas de Informação, Totem.
Abstract
The objective of this project is to develop a totem project to be disseminated information from a women's citizenship center where it aims to defend the social, cultural and economic rights of women of different races and beliefs, besides proposing and participating in actions of projects that stimulate the implementation of equality policies with the objective of strengthening, through social control, the existing public services to meet their needs and their community.
Uniting the knowledge of the disciplines, Computer Organization, Principles of Information Systems and Applied Communication, it is possible to carry out the development of totems of help in the Centers for the Citizenship of Women.
Respecting the Organization of Computers the terminals were designed, with economy, organization and models of totems, for principles of Information Systems was made the choice of Linux as an operating system for user integration interfaces and finally, a banner will be created and a press release to stimulate the promotion of the Women's Citizenship Center.
Keywords: Citizenship, Computer Organization, Applied Communication, Principles of Information Systems, Totem.
Sumário
 1.Introdução -------------------------------------------- 6
 2.Centro de Cidadania das Mulheres -------------7
 2.1. Atividades Realizadas -------------------------7
 2.2. Como é o Atendimento -------------------------7
 2.3. Condição para o Atendimento ----------------7
 2.4. Equipe ----------------------------------------------7
 3. Organização de Computadores ----------------8
 4. Terminais Thin Client -----------------------------8/9
 4.1.O que é Thin Client ----------------------------------9
 4.2. Como Funciona o Thin Client --------------------10 
 5. Sistema Operacional(SO) ----------------------------10
 6. Linux -------------------------------------------------------11/12/13
 7. Totem para Centro de Cidadania para Mulheres---13 /14
 7.1 Demonstração do Aplicativo dos terminais ---------14/15
 7.2. Funcionamento dos Terminais -----------------------15
 8. Comunicação Aplicada ----------------------------------17
 8.1 Estratégia de Comunicação -------------------------17
 9. Press Release --------------------------------------------18
 10. Conclusão ------------------------------------------------19
 11. Referenciais ----------------------------------------------20
1.Introdução
Os Centros de Cidadania da Mulher (CCMs) são serviços de atendimento, acompanhamento, orientação e encaminhamento de mulheres, independente da existência de situações de violência doméstica e familiar, destinados à ampliação dos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais das mulheres de sua área de abrangência territorial. Por meio do desenvolvimento de estratégias de caráter socioeducativo, os CCMs atuam na oferta de capacitação para o trabalho e geração de renda, informação e formação sobre os direitos, qualidade de vida, empoderamento e estímulo à sua participação cidadã da mulher. É válido registrar que, semanalmente, a Defensoria Pública realiza atendimento jurídico na área civil e criminal no espaço dos CCMs com o objetivo em dar orientações sobre prerrogativas, direitos, procedimentos jurídicos, e auxílio na efetivação da resolução dos conflitos apresentados, relacionados à violência de gênero/doméstica e familiar.
Para realizar o desenvolvimento deste projeto serão aplicados os conhecimentos adquiridos nas disciplinas , Organização de Computadores , Princípios de Sistemas de Informação e Comunicação Aplicada .Com base em conhecimentos adquiridos nestas e durante pesquisas feitas , foram escolhidos os terminais thin client que dependerá de um servidor que utilizará Sistema Operacional Linux.
Será Utilizado LTSP (Linux Terminal Server Project) um Componente do Linux.
2. Centro de cidadania das Mulheres
O objetivo do CCMs tem objetivo de potencializar, por meio do controle social, os serviços públicos existentes para atender às suas necessidades e de sua comunidade e estimular e motivar a mulher valorizando seus direitos, a compreensão de si mesma e do mundo, ampliando a sua consciência de cidadania.
Desenvolver a autonomia e independência da mulher , através do trabalho interno e externo,ferramenta importante para o exercício da cidadania , possibilitando nova perspectiva de vida , de esperança e crescimento pessoal.
 2.1. Atividades Realizadas
Oferecem oficinas de atividades físicas yoga, dança/ginásticas, dança de salão e dança do ventre, atividades de geração de renda como confecção de bijuterias, decoupage, crochê, bordado, tricô, arte reciclável e manicure. Terapia comunitária e planejamento familiar. Realizam atendimento individual com escuta, orientação e informação sobre direitos da mulher e encaminhamentos.
 2.2. Como é o Atendimento
A recepção informa as atividades oferecidas pela unidade. Identifica à situação de violência, ela é encaminhada ao atendimento individual. Para Orientação ou atendimento jurídico é agendado atendimento com o(a) Defensor(a) Público(a) na mesma unidade, e indicados os documentos necessários para o início da ação judicial. A usuária pode ser inseridas em atividades de geração de renda ou físicas, roda de conversa, palestra e cursos.
 
 2.3. Condição para o Atendimento
Atende mulheres, de qualquer idade, Adolescentes menores de 18 anos necessário acompanhamento dos pais ,Necessário apresentar RG e CPF. O agendamento é necessário para atendimentos com a defensoria.
 
 2.4. Equipe
Pedagogos, Defensores Públicos, Assistente Sociais.
 3. Organização De Computadores
O computador é uma máquina que processa informações eletronicamente, na forma
de dados e pode ser programado para as mais diversas tarefas.
Com isso o termo Organização de Computadores remete as suas propriedades e unidades operacionais, além de suas interconexões. Analisando assim, podemos notar que uma mesma arquitetura de computador pode ser utilizada por meio de diferentes organizações
 4. Terminais Thin Client
Foi escolhido utilizar o Thin Client devido ao seu baixo consumo de energia entre outros benefícios como:
Custo de aquisição: Uma CPU convencional de boa qualidade e relativamente potente pode custar entre 2 e 3 vezes o valor de um Thin Client.
Espaço Físico e Organização: O gerenciamento do espaço físico pode realmente ser um desafio para espaços pequenos. É um verdadeiro terror organizar todos esses fios assim como o próprio espaço. Como o Thin Client é compacto, ele pode ser fixado atrás do monitor ou pode ser facilmente acomodado em qualquer lugar.
Não Possui Partes Móveis: Não possuir partes móveis gera uma verdadeira economia tanto de energia quanto de manutenção. HD, ventoinha (cooler) e memória são os itens que mais dão problema em um PC. Além de tudo, contribui para a segurança de dados, mas falaremos disso mais à frente. A ausência da ventoinha (cooler) torna o Thin Client super silencioso.
Um Único Sistema Operacional: Por ser uma tecnologia baseada na estrutura cliente-servidor, a instalação e manutenção de aplicativos e softwares é simplificada, trazendo maior produtividade para a equipe de TI, pois eles não precisarão mais formatar e reconfigurar PC’s de cada usuário. Desta maneira, poderão aplicar o seu conhecimento e suas habilidades para outras áreas mais estratégicas como backup, segurança e desenvolvimento, resultando numa estrutura de TI a prova de falhas, ou seja, alta disponibilidade.
Segurança De Dados: Imagine realizar o backup de 20 computadores de uma empresa. Soa como o verdadeiro pesadelo de um colaborador da área de TI. Com essa tecnologia, você não mais precisará se preocupar com isso. Como todos os dados ficam centralizados, os seus dados ficam seguros e podem, inclusive, ser guardados na nuvem.
Expansibilidade Do Sistema: Digamos que você tenha inicialmente adquirido 10 estações de trabalho. Com o passar do tempo a quantidade de colaboradores aumentou. Imagina só o gasto de comprar mais computadores, isso se resolve simplesmente adquirindo mais Thin Clients.
4.1. O que é Thin Client
É um dispositivo onde configura-se o acesso a um servidor local (ou em nuvem). Cada estação de trabalho terá um “aparelho desse” e cada uma delas agirá como se fosse um computador completo. Isso sem a necessidade de comprar diversas CPUs.
As informações são processadas no servidor, contudo, as informações são mostradas diretamente no monitor da estação de trabalho. Cada estação pode ser monitorada e todos os dados ficam armazenados em uma única central (ou centrais, depende de como a solução seja instalada em sua empresa). Isso é ótimo para aumentar a produtividade dos usuários.
O armazenamento não é realizado em discos rígidos impossibilitando que os mesmos sejam corrompidos por um software malicioso ou incompatível. Por isso é utilizado dispositivos como CD-ROM, Memória Flash e discos virtuais de rede, garantindo baixos custos de manutenção e o aumento de tempo médio entre falhas.
4.2. Como Funciona o Thin Client
Auxilia na produtividade e diminui o investimento necessário para abrir seu negócio.
Se você usa uma estrutura de informática comum em sua empresa, isso é, cada operador tem um próprio computador completo de CPU a mouse (estrutura PC servidor), você utiliza uma estrutura cara, com ciclos intermináveis de troca de equipamentos e manutenções e que precisa ser atualizado!
Como já dito, o Thin Client necessita apenas de um servidor que processará as informações de todas as estações de trabalho.
Os componentes desse sistema são basicamente 3: Um servidor; um Switch (ou roteador) que terá a função de fazer a conexão entre o servidor e a estação de trabalho; e, por fim, o Thin Client, um aparelho compacto e robusto que será a estação de trabalho para o seu colaborador.
Existem diferentes modelos e configurações, pois mesmo o processamento sendo feito no servidor, um Thin Client de boa qualidade e certificado é fundamental para um correto funcionamento que atenda as necessidades da sua empresa.
A instalação deste software é bastante simples. Com ele é possível ter total controle das políticas de acesso aos recursos e demais programas (softwares) do Sistema Operacional existente no servidor. Em relação à instalação da rede, esta é feita da mesma forma que a convencional. Pode-se utilizar Hubs, switches e roteadores sem nenhum problema.
5. Sistema Operacional (SO)
É uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas. Mantém a integridade de sistema.
O Sistema define qual programa recebe atenção dos processos, gerencia a memória, cria sistemas de arquivos, dentre muitos outros.
6. Linux
Linux é um Sistema Operacional, assim como o Windows e o Mac OS,que possibilita a execução de programas em um computador e outros dispositivos.
Linux é um Software livre e gratuito.
O uso desse Sistema Operacional tem muitas vantagens como o preço o Windows possui diversos produtos, que além de pagos, costumam ser muito caros e geralmente só podem ser instalados em um computador. O Linux, por outro lado, possui uma grande vantagem, que é a gratuidade do sistema. Além disso,pode ser instalado em vários computadores.Ainda falando de custos ,os computadores operados pela Linux costumam ser mais baratos no mercado.
Visual o Linux oferece um aspecto muito divertido na questão de aparência. São diversas opções de temas e versões. Ao contrario da Microsoft, que oferece apenas uma versão, o Linux disponibiliza diversos formatos e opções de customização de desktop. Desse modo, o usuário pode deixar o computador com a sua cara.
Segurança e Privacidade Esse sistema permite ao usuário um grande controle a respeito de privacidade e dados pessoais. Também é possível modificar os comandos ou até mesmo investir numa versão cujo ponto forte seja a privacidade de quem usa.Outra vantagem é o sistema de segurança,que é muito mais eficiente que o Windows, permitindo que o usuário não tenha custos extras com antivírus, já que diversos aplicativos gratuitos com essa função são compatíveis com esse Sistema Operacional.
Software as opções de programas e aplicativos para Linux são maiores, por conta do seu código aberto.
Desvantagens uma das principais é o aprendizado pois ele é diferente do Windows ou MacOS .Para se adaptar,você vai precisar se livrar de alguns costumes e manias anteriores,Alem de ter bastante Paciência.Alguns aspectos como Terminal e linhas de comando,exigem um pouco mais de dedicação e você vai se ver buscando soluções na internet.
Hardware nesse quesito, o Linux possui a vantagem de funcionar em praticamente qualquer computador,mesmo que não seja muito atual,mas o destaque maior está na desvantagem. Esse sistema apresenta uma grande carência de drivers,pois existem poucos fabricantes e desenvolvedores de suporte para Linux.Isso acaba acarretando em incompatibilidades,falhas na peformace e baixo desempenho.Esse problema é maior quando você modifica o sistema operacional do seu computador, para melhorar a execução, por exemplo.Por outro lado, quando o Linux já vem instalado, a possibilidade da máquina vir com suportes adequados é maior, diminuindo o risco de algum defeito irreversível.
Compatibilidade e Programas Apesar da disponibilidade de diversos aplicativos para Linux, muitos dos programas comuns no Windows ainda não possuem adaptação para esse sistema. Outro desafio é a compatibilidade dos hardwares,pois mesmo que a empresa tente manter as atualizações, muitas vezes não há apoio dos demais frabicantes e desenvolvedores.
Diferenças entre o Linux e Windows
A maior diferença entre Linux e o Windows
é que o Linux tem código aberto e o Windows é impossível ter esse tipo de acesso.
Segue uma das diferenças
O Windows e mais alvo dos vírus já o Linux é quase imune.
O Linux funciona até com os hardwares mais simples e o Windows não
O Linux é gratuito e o Windows é pago
O Linux é mais usado em Servidores e o Windows mais utilizado em desktops.
LSTP
O LSTP são vários componentes do Linux que permite que computadores e Thin clientes baratos sejam conectados a servidores, Compartilhando o processamento do Servidor com os Desktops. Esse componente visa simplificar o uso de estações como terminais. Assim podendo configurar o ambiente para terminais em modo caráter ou gráficos. Quando o servidor for configurado e conectados aos terminais, todos poderão acessar simultaneamente os recursos.O servidor é quem irá executar os programas e armazenar todos os dados.O Terminal solicita a atividade e o servidor envia apenas as instruções. A estação precisa rodar uma versão igual á do Linux que está no servidor e tem o trabalho de montar as janelas baseado nas instruções recebidas.
Abaixo segue um exemplo de uma estrutura de quiosque com três terminais para consulta e um servidor,conforme a figura:
7. Totem Para Centros de Cidadania das Mulheres
Nesse Trabalho será desenvolvido um projeto para totens para centro de cidadania das mulheres, que tem como função disponibilizar informações com o objetivo de auxiliar na luta contra a violência doméstica, foi desenvolvido um totem, que tem como objetivo de facilitar e encorajar mulheres a denunciarem seus agressores.Com toques na tela, a usuária tem conhecimento de leis de garantia dos direitos da mulher, além de dados sobre a rede de saúde e segurança especializada.
Com intuito de garantir o sigilo,não é preciso dizer o nome.Assim o anonimato fica garantido. Basta informar a cidade aonde mora e a idade.Com esses dados, o governo terá condições de realizar um mapeamento da situação da rede especializada de atendimento, bem como das necessidades das mulheres, por faixa etária. Caso tenha interesse, a usuária pode informar o telefone e receber, por mensagem de texto via celular , informações e dados contidos no totem.
Para esse projeto foi escolhido o uso do Sistema Operacional Linux para o servidor junto com o componente LSTP e o YHIN CLIENTE para os terminais.
O Sistema Operacional Linux e o LSTP , foram escolhidos devido a baixo custo.
O Thin Client além de possuir baixo custo, apresenta baixo consumo de energia e reaproveitamento de máquinas já utilizadas, gerando menos resíduos no meio ambiente.
Esse projeto ficará disponível em Centros de Cidadania das Mulheres, onde serão montados quiosques estrategicamente com terminais de totem para que os usuários possam ter fácil acesso e rapidez na sua consulta.
7.1 Demonstração do Aplicativo nos Terminais
Dois modelos de terminais de auto-atendimento podem ser usados em cada quiosque. Um mais baixo para cadeirantes e outro mais alto para o público em geral:
Os totens precisam apenas de uma pequena lista de componentes para o seu pleno funcionamento, limitados apenas para satisfazerem os poucos recursos dos aplicativos que o LTSP disponibilize em seu sistema operacional central:
Terminal Thin Cliente:
Monitor LCD 20” Touch Screen”
Teclado com track Ball
Sistema de som integrado
Cabo cat6 com conector RJ45
Portas USB Laterais
Chave Tetra nas Tampas
7.2 Funcionamento dos Terminais
Nos locais onde estarão instalados os terminais , os usuários poderão ter acesso a todas as informações útil de maneira rápida e fácil, em relação a todas as funções relacionada ao CCM.
Existirá na tela inicial as informaões referente ao CCMs, como , Lei Maria da Penha, Plano de Segurança, Situação de Fuga , Endereços , Centros especializados ,Unidades de saúde, Segurança Pública, poder judiciário, Reações de Gênero, Violência Física, Violência Patrimonial , Violência Sexual , Violência Moral , Violência psicológica, Temas , Violência doméstica , outros tipos de violência , saúde , seus Direitos e Benefícios sociais.
Assim que o usuário selecionar a opção desejada ,será exibido todas as informações necessárias com relação ao tópico escolhido.
Assim que o usuário terminar é só clicar em sair, que o totem volta para a tela inicial.
8. Comunicação Aplicada
A comunicação aplicada é a área de conhecimento que possibilita avaliar como as organizações podem coordenar sua indentidade corporativa, trabalhando a sua imagem e comunicando suas idéia e produtos da melhor forma possível, baseando suas decisões em pesquisas de marketing e relações públicas ,obtendo dessa forma sucesso por meio das mídias.
Atualmente, a internet é a maneira mais rápida de manter-se informado pensando nesse aspecto,disponibilizando um ambiente interativo. Utilizando-se dessa ferramenta usual. Para esse feito, a comunicação aplicada tornou-se instrumento chave para suprir as necessidades de trabalhar com diferentes públicos,conteúdos e linguagens.
Considerando as características principais de uma organização, os processos de comunicação são fundamentais para o alcance do público alvo.A comunicação é um processo de troca de informações sendo concluída quando a mensagem chega ao destino de modo compreensível. Para Chiavenato (1994,p.122). “comunicação é o processo de transmissão de uma informação de uma pessoa para outra ,sendo então compartilhada por ambas.
De acordo com os conceitos e teorias apresentadas a comunicação tornou-se uma ferramenta de gestão indispensável, a qual é responsável por integrar processos dentro de uma organização. Os Processos de comunicação visam melhorar o fluxo das informações e fortalecer a cultura na empresa. Para Morgan ( 1996),”A cultura refere-se tipicamente ao padrão de desenvolvimento refletido nos sistemas sociais de conhecimento,ideologia,valores ,leis e rituais cotidianos”.
8.1Estratégia de Comunicação
Com o objetivo de realizar uma estratégia de promoção do Centro de Cidadania das Mulheres na Cidade de Araraquara-SP , foi progamado um seminário com o objetivo e realizar conferências com temas relacionados aos problemas que envolvem a violência doméstica, sexual , verbal, descriminação,feminicidio, traz à sociedade e medidas para promover respeito e cidadania, igualdade em nosso pais.
Banner Publicitário
9. Press Release
CMM juntamente com o Governo Federal e Prefeitura Municipal realizará seminário sobre violência contra as mulheres
04 de maio – V Seminário de violência contra as Mulheres
O Centro de Cidadania das Mulheres (CCM), em conjunto com o Governo Federal realizará um seminário sobre violência contra as mulheres no dia 04 de maio – “V Seminário de violência contra as mulheres” com o objetivo de promover mais amplamente o respeito e valores das mulheres em nosso pais. O CCM, com o apoio do Governo Federal , realizará um seminário social e humanitário, com o objetivo de orientar a população sobre a necessidade de autoconsciência os problemas que a violência contra as mulheres e a violência doméstica está trazendo para a nossa sociedade. O seminário acontecerá no dia 04 de maio, no Centro internacional de convenção Dr. Nelson Barbieri em Araraquara – SP, e começara com uma série de palestras educativas sobe as questões da violência doméstica e contra as mulheres. Haverá também atividades que incentivarão a inclusão social e a igualdade, juntamente com a distribuição de material informativo.
10. Conclusão
Através de pesquisas conclui-se implantar totens de terminais Thin Clientes é nova, possuindo aplicativo prático e rápido , interligados componentes TLSP do Linux,colocando Muitos servidores em quiosques para ser feito acesso localizados na CCMs aonde serão utilizados,é uma excelente forma de economizar e é muito eficaz utilizado para gerenciar informações aos usuários,sobre violência,saúde,ajudas,ministério público , endereços dos CCMs e telefones úteis , tendo como principal função é fazer o encaminhamento das pessoas para os profissionais especializados que serão
utilizados pela central de atendimento , também foi criado um banner publicitário para promover a questão de violência contra as mulheres através de um seminário, e um comunicado à imprensa para ser enviado para jornalistas com o intuito de ser publicado na imprensa.
11. Referências
referencia Resumo trabalho https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/mulheres/rede_de_atendimento/index.php?p=209597
Referencia introdução http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/GEVID/auxilio/ONDE%20AS%20MULHERES%20PODEM%20BUSCAR%20ATENDIMENTO.pdf
Referencia Centro de cidadania http://www.justicadesaia.com.br/centros-de-cidadania-da-mulher-ccms/
referencia atividades desenvolvidas / como é o atendimento e condição para atendimento http://www.redededefesadedireitos.com.br/assistencia-juridica/centro-de-cidadania-da-mulher-de-parelheiros/
Referencia Thin client http://multiuser.com.br/o-que-e-o-thin-client-e-como-ele-pode-ajudar-a-sua-empresa/
como é feito a instação thin http://www.thinclientbrasil.com/thin-client/como-funciona-thin-client.php
referencia sistema operacional (SO) https://www.oficinadanet.com.br/artigo/851/o_que_e_um_sistema_operacional
Referencia Linux https://www.melhornotebook.org/2017/09/27/computador-com-linux-vantagens-e-desvantagens/
https://www.4linux.com.br/o-que-e-linux

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais