Buscar

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS ANDROID

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM DESENVOLVIMENTO MOBILE
Resenha de Estudo de Caso
Douglas Santos Rodrigues
Trabalho da disciplina Desenvolvimento de Aplicativos Android
 Tutor: Prof. Denis Gonçalves Cople
Brazlândia - DF
2019
Estudo de Caso :
A utilização de dispositivos móveis como plataformas para aplicações educacionais gamificadas
REFERÊNCIA: Me.Rafael Pereira Dubiela; Dr. André Luiz Battaiola, 2014 , A utilização de dispositivos móveis como plataformas para aplicações educacionais gamificadas, Universidade Federal do Paraná
A cada dia os jogos para dispositivos móveis estão ganhando espaço no setor educacional, onde utilizado de forma estratégica motivam o aprendizado do aluno e auxilia os educadores a buscarem novos métodos de ensino. Segundo Furio et al. 2013 em muitos aspectos os jogos educacionais digitais são mais eficazes que a leitura de texto independentemente da classe social, do gênero e da idade do aluno.
O artigo foi desenvolvido utilizando o método de pesquisa de revisão bibliográfica sistemática, onde foram coletados cerca de 7 mil artigos para serem filtrados e ao final de 4 etapas 14 artigos foram utilizados para desenvolver a síntese. 
O artigo está dividido em 5 tópicos principais: I - Introdução, II - Descrição metodológica, III - Objeto de aprendizagem, IV - Jogos digitais educacionais e gamificação, V - Dispositivos móveis como forma de gamificação.
A análise do artigo aborda como o processo de gamificação em aplicativos móveis pode ser aplicado no setor educacional, e como os jogos digitais de perfil educacionais auxiliam no aprendizado e no desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos. Entende-se gamificação como processo de inclusão dos jogos de dispositivos móveis como ferramenta estratégica no setor pedagógico.
Os jogos digitais podem ser uma excelente ferramenta pedagógica pois o mesmo é considerado uma atividade prazerosa que auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades onde as principais são o desenvolvimento cognitivo, concentração e motivação. Há uma proposta de classificar jogos digitais educacionais de acordo com o perfil de interação em que eles promovem a motivação e a cognição de seu usuário. Essa proposta de classificação divide os jogos digitais educacionais nos seguintes perfis: aqueles de ação colaborativa, os cooperativos, os que promovem interação social, aqueles que utilizam a realidade aumentada, os pervasivos, aqueles de navegação física, os de informação perfeita, os de metas pré-definidas, os de informações externas que alimentam o jogo digital, os de informações incompletas que devem ser achadas no jogo, os de pontuação e os de perfil de agente [Schmitz et al 2012].
O artigo informa a importância da elaboração dos materiais de aprendizado através de dispositivos móveis, os materiais pedagógicos devem ser acessíveis para todos os indivíduos, portadores ou não de necessidades [Marcedo 2010].
A pesquisa usou como objeto de estudo os mobiles learnings games (MLGs) onde são uma variação dos jogos educacionais que são oferecidos para plataformas de dispositivos não móveis, eles se caracterizam por estarem em dispositivos de interação portátil [Schmitz et al. 2012]. Segundo Schmitz os MLGs são formas de jogos digitais e podem ser utilizados em sala de aula como ferramenta pedagógica [Schmitz et al. 2012]. 
O objetivo do artigo em estudo conclui através de pesquisas realizadas a importância do meio digital no auxílio da aprendizagem, o mesmo enfatiza a importância da gamificação de jogos digitais como ferramenta estratégica para o setor educacional e expõe seus benefícios pedagógicos no aumento do aprendizado e no desenvolvimento das capacidades cognitivas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais