Buscar

Prova Formação Social, Histórica e Política do Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.Getúlio Vargas governou o Brasil por um longo período de tempo e por meio de regimes políticos distintos. Antes da instauração do regime de "Estado Novo", no ano de 1937, foi publicado o Plano Cohen, que tinha por finalidade fornecer legitimidade às guinadas do governo de Vargas, em especial à implementação do Estado Novo que data do mesmo ano. Sobre o contexto em que foi aplicado e no que consistiu o Plano Cohen, analise as sentenças a seguir:
I- Pretendia intimidar um suposto plano comunista que promoveria atos e eventos de desordem política no Brasil.
II- Plano redigido por integrantes das forças armadas, da ala integralista, e que defendia a legalidade e a ordem nacional.
III- Existem interpretações de que se tratou de um documento forjado para estabilizar o governo de Getúlio Vargas.
IV- Plano redigido pelo grupos liderados por Luis Carlos Prestes e que possuía forte influência do modelo político soviético.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	2.
	O governo de Getúlio Vargas é entendido como um governo de forte intervenção estatal nos mais diversos setores da economia, da política e da sociedade, o que ficou evidente nos escritos do próprio presidente: "na época em que os fins sociais são preponderantemente econômicos, em que se organiza de maneira científica a produção e o pragmatismo industrial é elevado a limites extremos, assinala-se a função do Estado, antes, e acima de tudo, como elemento coordenador desses múltiplos esforços, devendo sofrer, por isso, modificações decisivas" (VARGAS, 1938, p. 192). Com relação às diretrizes políticas do governo de Getúlio Vargas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Tratou-se das diretrizes dos primeiros cinco anos do governo, quando foram criadas empresas públicas, como a CSN e a Petrobrás.
(    ) Tratou-se da justificativa à implementação de indústrias nos ramos de minas e energia, química pesada e motores. 
(    ) Tratou-se da justificativa à implantação da revolução comunista/socialista no Brasil.
(    ) Tratou-se da justificativa à criação de empresas estatais, assim como de economia mista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VARGAS, Getúlio. A nova política do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1938.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	3.
	A década de 1920 no Brasil foi um período bastante conturbado, na qual foram implementadas medidas políticas a fim de amenizar os impactos que eram oriundos do cenário internacional. O cenário internacional se encontrava abalado, com forte crise e recessão econômica do período entre guerras. Levando em consideração esse contexto e a dinâmica política, econômica e cultural na qual o Brasil se encontrava inserido, analise as sentenças a seguir: 
I- No cenário cultural, a década de 1920 foi marcada pela Semana de Arte Moderna, que consistia em um movimento artístico com várias propostas de olhar e pensar a produção artística brasileira.
II- O cenário político foi marcado pela fundação do Partido Comunista, responsável por liderar o movimento integralista.
III- No plano econômico, o Brasil sofreu com a crise de 1929 e seu principal produto de exportação, o café, foi desvalorizado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	A Revolução Constitucionalista, deflagrada no ano de 1932, nos primeiros anos de governo de Getúlio Vargas, chegou a ser noticiada no exterior como uma guerra civil, assim como foi interpretada de forma distorcida por parte do Governo Federal. Houve enfrentamentos entre as tropas do governo e de diversos segmentos da população. Com relação ao caráter da Revolução Constitucionalista de 1932, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Foi um momento liderado pelas centrais sindicais e pelos trabalhadores da indústria que reclamavam por direitos trabalhistas.
	 b)
	Tratou-se de um movimento que almejava a derrubada do governo de Vargas e a separação do estado de São Paulo do restante do Brasil.
	 c)
	Havia forte insatisfação por parte de representantes políticos dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
	 d)
	Havia forte insatisfação com relação ao regime de governo adotado por Vargas em meio às lideranças políticas e militares do estado de São Paulo.
	5.
	Getúlio Vargas (1882-1954) é considerado um dos mais importantes e polêmicos presidentes do história política do Brasil. Vargas esteve no governo do país em dois momentos políticos diferentes, de 1930 a 1945 e 1950 a 1954. Em seu governo, ocorreu a Segunda Guerra Mundial, bem como a criação da empresa de exploração de petróleo, a Petrobras. Sobre outros elementos do governo de Vargas, analise as seguintes sentenças: 
I- Vargas ascendeu ao governo através da Revolução de 1930.
II- Vargas governou a partir de 1937 por meio do golpe de estado, que ficou conhecido como Estado Novo.
III- Vargas foi reeleito por três vezes consecutivas e permaneceu no cargo de presidente entre os anos de 1930-1945.
IV- Vargas foi eleito por vias democráticas em 1950 e permaneceu no poder até o ano de 1954, ano de seu suicídio.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	Juscelino Kubitschek (1902-1976), ou JK, chegou ao governo em um contexto de muitas perturbações políticas. Ocorriam conflitos entre os interesses do governo e os grupos das forças armadas, que receberam como resposta de JK medidas que iam ao encontro dos interesses dos mais diferentes grupos. Como relação aos demais elementos que caracterizam o governo de JK, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Foi conciliador de propostas nacionalistas e antinacionalistas, ou seja, favoreceu intervenção estatal e os investimentos estrangeiros ao mesmo tempo.
(    ) Foi um governo fortemente nacionalista e de estrutura política centralizada, preparou as condições à implantação da ditadura militar anos depois.
(    ) Promoveu grande euforia em termos de investimentos e modernização em meio aos setores de comunicação e transporte.
(    ) Foi um governo que apresentou traços populistas em termos de governabilidade, porém o modelo populista não foi aplicado à esfera econômica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	7.
	Jânio Quadros (1917-1992) foi empossado presidente do Brasil em janeiro de 1961 e em agosto do mesmo ano, em meio a uma forte crise partidária, com o Poder Legislativo e frustrando a expectativa das elites brasileiras, renunciou ao cargo. No momento de sua renúncia, deixou uma carta ao então ministro da Justiça, Oscar Pedroso Horta, que continha o seguinte conteúdo: "[...] Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou indivíduos, inclusive, do exterior. Forças terríveis levantam-se contra mim, e me intrigam ou infamam, até com a desculpa da colaboração. Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas, e indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Creio mesmo, que não manteria a própria paz pública. Encerro, assim, com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes e para os operários, para a grande família do país, esta página de minha vida e da vida
nacional. A mim, não falta a coragem da renúncia [...]".  Com relação às circunstâncias desfavoráveis que se instauraram em meio ao governo de Jânio Quadros e à inusitada renúncia, analise as sentenças a seguir:
I- Faltava alimentos nas cidades, devido à forte migração da população do campo à cidade.
II- A concentração da maior parte da população no campo fazia com que a indústrias não produzissem por falta de mão de obra. 
III- Defendia as reformas de base e a reforma agrária, o que desagradava as elites políticas conservadoras.
IV- A renúncia ocorreu tendo em vista a expectativa de que o povo fosse às ruas reclamar pela permanência de Jânio.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: QUADROS, J. Carta de renúncia. Brasília, 25 ago. 1961.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	8.
	Durante o governo de Juscelino o populismo chegou ao seu auge. O Plano de Metas, cujo lema era ?Cinquenta anos em cinco?, expressão máxima do nacional-desenvolvimentismo, resultou na criação de novas rodovias, na ampliação da fronteira agrícola em direção a estados como Goiás e Mato Grosso. Sobre o governo de Juscelino Kubitschek, analise as seguintes sentenças: 
I- Juscelino não abre mão do intervencionismo estatal e fecha a economia para investimentos estrangeiros.
II- Uma diferença marcante do modelo de desenvolvimento econômico adotado por Juscelino com relação ao conduzido por Vargas foi o investimento maciço na produção de bens duráveis.
III- Durante o governo de Juscelino ocorreu o surgimento de novas cidades, a exemplo da nova capital, Brasília (maior ícone do projeto de modernização do Brasil).
IV- O resultado mais imediato do tipo de política econômica adotado por Juscelino foi a elevação do índice de inflação e a contração de uma pesada dívida externa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	9.
	Entre os anos de 1946 e 1950, ocorreu o governo Dutra. Suas medidas políticas destoavam significativamente das que haviam sido implementadas ao longo dos mais de 15 anos anteriores, quando o país havia sido presidido por Getúlio Vargas, que havia sido de forte tom nacionalista e de políticas de nacionalização dos setores energéticos e produtivos. Com relação às principais medidas do governo Dutra, analise as sentenças a seguir:
I- Este governo desmantelou as políticas de desenvolvimento financiadas pelo governo anterior.
II- Favoreceu o avanço da iniciativa privada e a entrada do capital estrangeiro no país.
III- Foi responsável de manter o Brasil imparcial diante dos conflitos e negociações da Guerra Fria, que ocorria em nível internacional.
IV- Ocorreu a ampla participação de grupos americanos em meio às políticas e programas de governo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	O Governo Provisório de Vargas gerou muitas insatisfações nos estados da federação, principalmente em São Paulo, onde eclodiu a Revolução Constitucionalista. Sobre a Revolução Constitucionalista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A principal reivindicação da Revolução Constitucionalista era a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.
(    ) A principal reivindicação de São Paulo era a política separatista com relação ao restante do Brasil.
(    ) A Revolução Constitucionalista teve como um dos fatores importantes a nomeação de um interventor no Estado que não tinha a simpatia da população.
(    ) A Revolução Constitucionalista alcançou seus objetivos em partes, pois em 1934 foi promulgada uma nova Constituição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando