A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
APOL 2 PSICOPEDAGOGIA

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Psicopedagogia
“A Associação Brasileira de Psicopedagogia [...] afirma que a Psicopedagogia é ‘um campo de conhecimento caracterizado pela interdisciplinaridade, utiliza-se de várias correntes teóricas. A sua fundamentação teórica está na Epistemologia Genética, na Linguística, na Psicanálise e na Psicologia e tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo’”. 
Considerando os conteúdos do livro-base Fundamentos de Psicopedagogia, qual é a definição de Psicopedagogia para a Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp)? Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que responde corretamente a esta pergunta:
	
	A
	Para a ABPp, a Psicopedagogia considera o campo de atuação profissional prioritariamente na área clínica.
	
	B
	A Psicopedagogia, para a ABPp, é um campo de atuação em Educação e Saúde que lida com o processo de aprendizagem humana.
	
	C
	A ABPp considera que a Psicopedagogia compreende as relações entre paciente e família, pois a escola não é campo do psicopedagogo.
	
	D
	Para a ABPp, a psicopedagogia deve levar em consideração apenas um referencial teórico, que é o correto para todos os atendimentos.
	
	E
	Para a ABPp, o campo de atuação do psicopedagogo está restrito ao atendimento em empresas enquanto instituição.
Questão 2/5 - Psicopedagogia
“A psicopedagogia, concebida como uma área de conhecimento relativamente atual, historicamente apresenta como objeto de estudos, o processo de aprendizagem e suas interfaces com os vários campos de conhecimento”. 
De acordo com o livro-base Fundamentos de Psicopedagogia, a psicopedagogia tem, por objeto de estudo, o processo de ensino e aprendizagem e considera que o ato de aprender abrange certas condições. Quais são essas condições? Leia as alternativas que seguem e assinale aquela que apresenta a resposta correta:
	
	A
	Cognitivas, afetivas, criativas e associativas.
	
	B
	Relativa, informativa, subjetiva e criativa.
	
	C
	Criativa, objetiva, informativa e subjetiva.
	
	D
	Afetiva, cognitiva, informática e objetiva.
	
	E
	Criativa, associativa, objetiva e subjetiva.
Questão 3/5 - Psicopedagogia
“A Psicopedagogia institucional tem um papel crucial na ação preventiva, pois a criança e o adolescente que não são entendidos em suas dificuldades iniciais poderão bloquear a aprendizagem e possivelmente necessitarão de atendimento clínico”. 
O texto do livro-base Fundamentos de Psicopedagogia  ressalta que o espaço de atuação do psicopedagogo institucional vai além dos muros da escola, haja vista que o processo de aprendizagem é contínuo e é preciso incorporá-lo em nossas ações cotidianas. Assim, o campo de trabalho do psicopedagogo está presente em outras áreas. Quais são elas? Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que apresenta a resposta correta:
	
	A
	Hospitais, empresas, asilos e ONGs.
	
	B
	Clínicas e hospitais.
	
	C
	ONGs e asilos.
	
	D
	Empresas e hospitais.
	
	E
	ONGs e empresas.
Questão 4/5 - Psicopedagogia
“Pioneiro na prática psiquiátrica argentina, sua experiência de trabalho lhe permitiu saber que os loucos eram indivíduos sofredores, marginalizados pela sociedade e que era sempre possível ajudá-los a curar-se. Inicia seus trabalhos num asilo de oligofrênicos, onde a primeira tarefa que realiza é a formação de uma equipe de futebol. Através desse tipo de recreação busca a ressocialização. Com esta experiência ele se dá conta da importância do esporte e da equipe de futebol como uma terapia grupal dinâmica”. 
De acordo com o livro-base Fundamentos de Psicopedagogia, Pichon-Rivière, o precursor da Psicologia Social, centrou seus estudos três dimensões. Quais são elas? Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que apresenta a resposta correta:
	
	A
	A dimensão do indivíduo, do grupo e da instituição.
	
	B
	A dimensão do grupo, a da família e a da igreja.
	
	C
	A dimensão do indivíduo, a da família e a do lazer.
	
	D
	A dimensão da escola, a da instituição e a do sujeito.
	
	E
	A dimensão da escola, o da sociedade e a do ócio.
Questão 5/5 - Psicopedagogia
 A psicopedagogia tem como foco de estudo a aprendizagem, nasceu da necessidade de compreender melhor o ser humano aprendente e as respectivas dificuldades e fatores que influenciam ou interferem nesse processo.
De acordo com a citação, com a vídeo aula 2, o tema 4 – A Psicopedagogia  no Brasil, a rota de aprendizagem e os conteúdos dos artigos disponíveis em Material Complementar, assinale a alternativa verdadeira que indica como surge a psicopedagogia no Brasil: 
	
	A
	Surge por meio da influência da cultura alemã que era marcada pela medicalização e tratamento terapêutico das crianças.
	
	B
	Foi influenciada pela psicopedagogia argentina que acredita que os aspectos sociais, econômicos, orgânicos, psicológicos podem impactar no processo de desenvolvimento da aprendizagem humana.
	
	C
	A psicopedagogia argentina acreditava que somente um trabalho paralelo à escola poderia reabilitar os sujeitos nos seus processos de aprendizagem.
	
	D
	Foi por influência da psicopedagogia argentina que acreditava que a instituição escolar não é um espaço de tratamento e prevenção das dificuldades de aprendizagem, mas sim por meio da reabilitação em espaços clínicos.
	
	E
	Foi influenciada pela psicopedagogia argentina que acredita que somente por meio dos aspectos biológicos pode-se avaliar, prevenir e tratar a aprendizagem humana.