Buscar

APS 1 - HIDRÁULICA - 2019

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Referências Bibliográficas
Gabriel Pereira Gonçalves
ESCOAMENTO DE FLUIDOS
HIDRÁULICA
PROPOSTA:
MODALIDADE PRESENCIAL
PROFESSOR:
TEMAS:
DISCIPLINA:
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA 1
Objetivo: 
Realização de lista de exercícios
Competências:
Entendimento do conteúdo para o uso posterior nas disciplinas de conteúdos correlatos.
PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA (V1).
Segue na próxima página a proposta da atividade prática a ser desenvolvida.
 ATIVIDADE 1 (Valor: 1,0pt)
O tubo A da figura contém tetracloreto de carbono com peso específico relativo de 1,6 e o tanque B contém uma solução salina com peso específico relativo da 1,15. Determine a pressão do ar no tanque B sabendo-se que a pressão no tubo A é igual a 1,72bar.
O recipiente da figura contém três líquidos não miscíveis de densidades relativas 1=1,2 , 2=0,9 e 3=0,7. Supondo que a situação da figura seja a de equilíbrio, determinar a leitura do manômetro colocado na sua parte superior.
No esquema abaixo, a mola está distendida em 1cm. Determine a leitura h do tubo em U considerando equilíbrio estático na posição ilustrada. Despreze os atritos. Dados: D1 = 10cm, A2 = 60cm², g=10m/s², , K = 80N/cm (constante de deformação da mola), deformação x da mola = 1cm e G=100N.
 
 Uma comporta vertical semicircular (raio = 3m) com extremidade superior localizada 5m abaixo da superfície livre da água é mostrada na Figura abaixo. Determine a força de pressão total e o centro de pressão na comporta. Dados: 
Calcular o diâmetro de uma tubulação, sabendo-se que pela mesma, escoa água a uma velocidade de 6m/s. A tubulação está conectada a um tanque com volume de 12000 litros e leva 1 hora, 5 minutos e 49 segundos para enchê-lo totalmente.
 À medida em que água sobe do lado esquerdo da comporta retangular, esta se abre automaticamente. A que altura da articulação, se dá a abertura? Desprezar o peso da comporta.
 Um tanque mostrado na figura abaixo está sendo drenado para um local de armazenamento subterrâneo através de um tubo de 12 polegadas de diâmetro. A taxa de escoamento é de 12 m³/min, e a perda total de altura é de 4m. Determine a elevação de água no tanque. Despreze a perda de altura por atrito.
Calcular o número de Reynolds e identificar se o escoamento é laminar ou turbulento sabendo-se que em uma tubulação com diâmetro de 4cm escoa água com uma velocidade de 0,05m/s.
Considere um conduto com 100 m de comprimento, diâmetro de 0,1 m e rugosidade de 2mm que transporta água a uma vazão de 15 l/s à 20° C. Determine a perda de carga do escoamento no conduto. Observação: Faça o cálculo pela equação universal da perda de carga e diagrama de Moody.
 Calcule a perda de carga na instalação indicada na figura. Faça o cálculo utilizando dois métodos diferentes.
 Calcule a perda de carga total (contínua mais localizada) em um trecho de uma canalização de alumínio, que conduz 20,0L/s numa extensão de 800m. O diâmetro da canalização é de 150mm e ao longo do trecho tem-se as seguintes peças especiais, com suas respectivas quantidades:
As atividades devem ser realizadas individualmente, enviada ao professor e servirá como instrumento de avaliação como APS1 no valor total de 2 pontos. 
Bom trabalho!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando