Buscar

atividade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REVISÃO PARA AVALIAÇÃO COLEGIADA
1- No processo de elaboração do projeto de pesquisa em Serviço social e nas ciências sociais aplicadas de um modo geral, o pesquisador deve procurar responder principalmente: 1) O que pesquisar? 2)Para que pesquisar? 3) Por que pesquisar? 4) Como? 5) Por quanto tempo pesquisar? 6) Com quais recursos? 7) E, a partir de quais fontes? 
Isso significa dizer que, na mesma sequência citada, o pesquisador deve procurar estabelecer: 
	1) O que pesquisar? 
	
	2)Para que pesquisar?
	
	3) Por que pesquisar?
	
	4) Como?
	
	5) Por quanto tempo pesquisar?
	
	6) Com quais recursos?
	
	7) E, a partir de quais fontes?
	
2) Na perspectiva de analisar a realidade com foco na formação profissional do Assistente Social,que tem no seu Código de Ética uma base teórica,política e princípios pautados numa visão totalitária de mundo,qual a abordagem metodológica se faz mais pertinente do Servico Social?
a) Método histórico e dialético 
b) Método do compreensivismo 
c)Método da objetividade 
d) Método cientifico 
e) Método positivista 
3) O método dialético marxista compreende a totalidade na explicação histórica.Considerando os vários aspectos do método dialético marxista,assinale a alternativa que NÃO corresponde a esse método.
a) o método dialético marxista considera a relevância das dimensões culturais e simbólicas; e realiza a apreensão do conhecimento com uma sucessiva aproximação da realidade,numa direção inversa de um determinismo ou uma tecnologia evolucionista na qual, as contradições de qualquer dinâmica social levariam à superação do capitalismo.
b) Na conexão teórico-metodologica do pensamento do pensamento de Marx,encontram-se plenamente articuladas três categorias nucleares à própria totalidade, a contradição e a meditação. 
c) O método dialético da diretiva de Marx,entende a realidade como dinâmica e procura estudar o objeto pelas particularidades e aspectos que o conformam.Porém,considerando que a realidade é totalitária e não muda ,o conhecimento produzido representa um ponto de chegada e não de partida,uma vez que é exclusivo e não depende da atividade pensante.
d) No método dialético marxista,situando a realidade que envolve o estudo empírico,buscando compreender sua totalidade na explicação histórica,além das determinações de predominância econômica do modo de produção capitalista,que cria,desenvolve e mantém a questão social,na qual o assistente social é chamado a entender,busca-se também as apreensão dos aspectos culturais que perpetuam essa relação.
e) O método dialético marxista considera na problematização do objeto,ao considerar os conselhos escolhidos que seriam as categorias de análise,é preciso em primeiro lugar,historicizar tais conselhos,considerando suas especificidades e a do espaço concreto,além de conhecer os elementos sobre os quais repousam o trabalho assalariado e o capital,o que,por sua vez,como assinala Marx,pressupõe a troca e a divisão do trabalho.E só, a partir daí, fazer, metodologicamente, o caminho de volta , até reencontrar o objeto “não como uma representação caótica de um todo, porém como parte de uma rica totalidade de determinações e relações diversas” (MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007, p.256) 
4- O Projeto de Pesquisa Social é o documento oficial onde são apresentados e formalizados os métodos e as técnicas de pesquisa social. Associe as colunas, relacionando os componentes essenciais do projeto às suas respectivas descrições.
Figura 1
A sequência correta dessa associação é
a) 1, 2, 3, 4, 5.
b) 3, 4, 2, 1, 5.
c) 4, 2, 3, 5, 1.
d) 4, 3, 2, 1, 5.
e) 4, 3, 2, 5, 1.
5- É de fundamental importância a escolha da perspectiva teórica adotada e do método no processo de pesquisa, pois dessa escolha depende o resultado. Os fundamentos teóricos e o método são escolhidos por quem está construindo o conhecimento utilizando uma maneira e um conhecimento prévio de acordo com sua visão de mundo. 
A respeito do método, é correto afirmar que: 
a) Método é o caminho que se percorre para obtenção do conhecimento, que inclui a maneira e o conhecimento prévio do pesquisador. 
b) Método é o conjunto de abordagem e perspectiva teórica que o pesquisador considera.
c) Método é a postura ética escolhida pelo pesquisador para aferir a realidade.
d) Método é composto das ideias e conhecimento prévios do pesquisador.
e) Método é a fase de medir qualitativamente e quantitativamente os dados coletados. 
6- Sobre o planejamento da pesquisa, assinale a afirmativa correta.
a) Consiste em uma proposta, na qual são registrados os fundamentos, as diretrizes e as decisões a serem tomadas no decorrer da sua execução.
b) É um processo de reflexão e tomada de decisão acerca dos objetos e procedimentos a serem tomados. 
c) É a etapa de um projeto que decide, com objetividade e clareza, o que se pretende pesquisar.
d) Consiste em um cronograma que estabelece as ações e as etapas a serem realizadas por meio de uma planilha detalhada de orçamento.
e) É um documento formado por título e tema, problema, objetivos, metodologia, resultados esperados, cronograma e orçamento. 
7- Sobre a afirmação da pesquisa como dimensão integrante do exercício profissional do Assistente Social, analise as afirmativas.
I - É determinante para a elaboração de propostas profissionais que tenham efetividade, eficácia e eficiência.
 II - Atribui materialidade aos princípios ético-político-profissionais norteadores do projeto profissional.
III- Permite o cuidadoso conhecimento das situações ou fenômenos sociais, expressões da Questão Social, que são objeto de trabalho dos Assistentes Sociais.
IV - Sistematiza o conjunto das ações profissionais a serem realizadas no contexto das relações de trabalho em que se encontra o assistente social.
Estão corretas as afirmativas:
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
8- A metodologia científica está dentro de duas grandes áreas que se completam. São elas: 
a) Antropologia e Epistemologia.
b) Metodologia Aplicada e Antropologia.
c) Epistemologia e Metodologia.
d) Antropologia e Metodologia Teórica.
e) Metodologia Teórica e Metodologia Aplicada.
9- Na prática profissional do assistente social, um projeto de pesquisa é importante para mapear um caminho a ser seguido durante a investigação. Nesse sentido, o profissional busca, entre outros objetivos
possibilitar ao profissional de serviço social identificar as demandas da população, atendendo às necessidades institucionais.
evitar muitos imprevistos no decorrer da pesquisa que poderiam até mesmo inviabilizar sua realização.
identificar o marco teórico do saber profissional envolvido na pesquisa-ação.
dar uma dimensão técnica ao saber profissional e na intervenção em relação às políticas sociais.
delimitar o objeto de pesquisa e os objetivos que se quer alcançar.
10- Quais das alternativas não apresentam normas para formulação dos objetivos de uma pesquisa?
a) Ser claro, preciso e conciso.
b) Referir-se apenas à pesquisa que pretende realizar.
c) Apresentar várias ideias e referir-se, também, a outras investigações.
d) Estar relacionado ao objeto de pesquisa.
e) Expressar apenas uma ideia.
11-Sobre a pesquisa quantitativa assinale a alternativa incorreta: 
a) Descrição da realiade.
b) Priorização dos números 
c) Pesquisador neutro. 
d) Descrição e análise da realidade.
e) Experimentação e controle. 
12-São elementos constitutivos do Projeto de Pesquisa: 
a) Consiste em uma proposta, na qual são registrados os fundamentos, as diretrizes e as decisões a serem tomadas no decorrer da sua execução.
b) É um processo de reflexão e tomada de decisão acerca dos objetos e procedimentos a serem adotados.
c) É um documento formado por capa, folha de rosto, resumo, introdução, sumário, justificativa, problema, objetivos, hipótese, fundamentação teórica, metodologia, cronograma e referência.
d)
É a etapa de um projeto que decide, com objetividade e clareza, o que se pretende pesquisar.
e) Consiste em um cronograma que estabelece as ações e as etapas a serem realizadas por meio de uma planilha detalhada do orçamento.
13- “A pesquisa e o esclarecimento teórico para os assistentes sociais, na atual conjuntura, tornaram-se seus principais meios de trabalho, pois é a partir da sistematização da realidade social que o profissional tem condições de agir com mais segurança e dar possíveis respostas que sejam aceitas pela objetividade social”. (Ricardo Lara. Ensaio, Revista Katálydis, vol. 10, 2007). Diante dessas considerações, assinale a alternativa incorreta. 
Toda Pesquisa tem margem de erro. Mesmo assim, ela é indispensável para uma intervenção pautada na realizada. 
Toda pesquisa tem margem de erro. Por essa razão é preciso um empenho e a escolha de um método adequadso9 para se chegar o mais próximo da realidade. 
 O Serviço Social é uma profissão que vem assegurando o seu âmbito de pesquisa, principalmente, no que diz respeito aos estudos sobre as expressões da questão social.
D) Os objetos d intervenção do serviço social emergem de uma realidade concreta e estabelecem suas mediações numa sociedade que se produz e reproduz por meio de contradições entre o capital e o trabalho.
Toda pesquisa tem margem de erro, é indispensável sua utilização na intervenção profissional pautada na realidade. 
14- Sobre a definição temática de um projeto de pesquisa, assinale a alternativa incorreta: 
Um projeto de TCC deve ser amplo, abordando vários temas porque permite um resumo aprofundado de tudo que se estudou no curso. 
Deve-se levar em conta as razões motivadoras que o (a) levaram a querer escrever sobre a temática.
O grau de complexidade do tema está ligado ao resultado que se deseja alcançar e ao estado da arte (busca e organização de bibliografia sobre um determinado tema).
Se o tema for muito simples e já existe uma bibliografia sobre ele, o trabalho pode ser considerado sem importância e o discente incapaz ou relaxado. 
Se o tema for muito inovador, no sentido de ter diversos aspectos ainda não explorados, para um trabalho de TCC que é o nível da graduação, pode dificultar e até impossibilitar a conclusão da pesquisa por falta de elementos bibliográficos para sua fundamentação.
15-Para atingir os objetivos da pesquisa, a análise da informação deve levar em conta os seguintes elementos. Exceto:
O problema de pesquisa 
O marco teórico e conceitual
As hipóteses a serem refutadas ou confirmadas 
As variáveis presentes na pesquisa
A justificativa
16- Nos elementos constitutivos do projeto de pesquisa em ciências sociais aplicadas, como é o caso do Serviço social, está incluído o “Problema de Pesquisa”. Este, por sua vez, deve ser baseado em um problema real da vida prática. A partir desta contribuição, assinale a alternativa incorreta. 
O problema de pesquisa se vincula ao pensamento e à ação.
O problema de pesquisa está relacionado a interesses e circunstâncias socialmente condicionadas. 
O problema de pesquisa é fruto da inserção na vida real. 
O problema se inicia por uma dúvida, uma pergunta. 
O problema de pesquisa precisa partir da abordagem teórica.
17- A análise e tratamento dos dados, seja material empírico ou documental, “diz respeito ao conjunto de procedimentos para valorizar, compreender, interpretar os dados empíricos e articulá-los com a teoria que fundamentou o projeto”. (Do livro Pesquisa Social. MINAYO. RJ: Vozes, 2012, p. 27). Esse momento da sistematização dos dados para análise pode ser dividido nos seguintes procedimentos: (assinale a alternativa correta).
Ordenação e classificação dos dados. 
Classificação e análise propriamente dita dos dados. 
Valorização, compreensão e interpretação dos dados. 
Ordenação e interpretação dos dados. 
Ordenação, classificação e análise dos dados. 
18- O que significa construir categorias de análise na pesquisa? Assinale a alternativa NÃO corresponde à construção das categorias de análise. 
Ler mais de uma vez todo material coletado ou os documentos selecionados e levantar as questões que aparecem, as questões que se destacam. 
Entrevistas, depoimentos ou histórias de vida. 
As categorias de análise são recortes a partir dos quais o material coletado no campo que será analisado.
Definir linhas orientadoras para análise. 
O pesquisador se posicionar frente às questões destacadas. O que significa aquela resposta, aquele dado específico? Ou seja, atribuir significado a partir de sua interpretação.
19- A pesquisa em Serviço Social tem sido adotada com forte presença no fazer profissional depois dos anos 80 do século passado. A realização de uma pesquisa requer uma série de passos para desenvolvê-la e ao planejar sua pesquisa é necessário tomar decisão quanto:
– Ao problema de pesquisa e ao conjunto de perguntas que desejo responder.
– Às informações necessárias para respondê-las, bem como as fontes e procedimentos para obter as informações. 
III – Aos procedimentos para o tratamento das informações obtidas e o referencial teórico para a sua análise.
É correto apenas o que se afirma em:
III.
I.
II e III.
I e III. 
e) I, II e III.
20- A “Análise de Conteúdo” procura trazer ao mundo da pesquisa científica um concreto e operacional método de investigação. Laurence Bardin, é professora de Psicologia na Universidade de Paris V e aplicou as técnicas de Análise de Conteúdo na investigação psicossociológica e nos estudos das comunicações de massas. Alguns exemplos elucidados na sua obra, são simples e sem pretensões, visam iniciar um investigador iniciante na tarefa seguinte: o jogo entre as hipóteses, entre a ou as técnicas e a interpretação. “Isto porque a análise de conteúdo se faz pela prática” (BARDIN, 2009, p.51). [...]. “Nem todo o material de análise é susceptível de dar lugar a uma amostragem, e, nesse caso, mais vale abstermos nos e reduzir o próprio universo (e, portanto, o alcance da análise) se este for demasiado importante” (BARDIN, 2009, p. 123).
A Análise de Conteúdo é um método de investigação. De acordo com o texto acima e de acordo com seus conhecimentos sobre Análise de Conteúdo, assinale a alternativa incorreta. 
Compreende-se que um dos testes para análise de conteúdo é utilizado para fazer surgir espontaneamente, por parte do entrevistado, associações relativas às palavras exploradas ao nível dos estereótipos que criam. 
Recomenda-se que os sujeitos associem, livre e rapidamente, a partir da audição das palavras indutoras (estímulos) outras palavras (respostas) ou palavras induzidas. 
Para uma aplicabilidade coerente do método, de acordo com os pressupostos de uma interpretação das mensagens e dos enunciados, a Análise de Conteúdo deve ter como ponto de partida uma organização. O aprofundamento do método e técnicas, são respectivamente: a organização da análise; a codificação de resultados; as categorizações; as inferências; e, por fim, a informatização da análise das comunicações durante a pesquisa. As diferentes fases da análise de conteúdo organizam-se em torno de três polos, conforme Bardin: 1. A préanálise; 2. A exploração do material; e, por fim, 3. O tratamento dos resultados: a inferência e a interpretação (2009, p.121).
É preciso reconhecer que para um trabalho mais profícuo (proveitoso) de Análise de Conteúdo é necessário restringir as amostragens. Nesse caso, mais vale aumentar o universo pesquisado, para que o alcance da análise se constitua de fato representado. 
Outro exemplo utilizado no livro, mais clássico e muito conhecido de análise de conteúdo de tipo classificatório 3: as respostas a perguntas abertas de um questionário. Trata-se de examinar as respostas a um inquérito que explora as relações psicológicas que o indivíduo mantém como automóvel. As perguntas a que se pretende aplicar a técnica de análise são as seguintes: Pergunta A: A que é, geralmente, comparado um automóvel? Pergunta B: Se o seu
automóvel pudesse falar, que lhe diria?
Sobre a Pesquisa no Serviço Social estudar: 
O Serviço social vincula sua prática ao processo histórico da sociedade e a uma tradição marxista.
Portanto, não somos tradicionalmente investigativos.
Entender que é o objetivo geral na pesquisa: se configura em uma agenda ampla de pesquisa, que envolve muitos aspectos que não serão diretamente tratados na pesquisa; metodologia: caminho a ser percorrido para obter dados da pesquisa.
Distinguir o que é fonte primária de fonte secundária no processo de coleta dos dados. 
Método dialético: o que é e emprego.
Análise e interpretação dos dados: varia de acordo com a realidade, o que interfere também no resultado da pesquisa; estudar também Análise de Conteúdo (o que é e emprego).
Partes do Projeto de Pesquisa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais