Buscar

Lista 2 - resolvida

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Materiais da Construção Civil – Lista 2
Qual a importância econômica dos agregados para concretos e argamassas?
As funções econômicas dos agregados se resumem em redução dos custos do concreto ou argamassas, a partir da redução do consumo de cimento.
 Cite uma propriedade do concreto fresco influenciada pelos agregados.
O tipo de agregado utilizado no traço do concreto poder ser mais áspero ou mais liso, interferindo assim na resistência mecânica do concreto, o que definira a trabalhabilidade.
Segundo a ABNT NBR 7211 – “Agregados para concreto – Especificação”:
O que é agregado miúdo?
Areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm (peneira de malha quadrada com abertura nominal de “x” mm, neste caso 4,8 mm) e ficam retidos na peneira ABNT 0,150 mm.
O que é agregado graúdo?
O agregado graúdo é o pedregulho natural, ou a pedra britada proveniente do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam pela peneira ABNT 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT 4,8 mm.
Segundo ABNT NBR 7211, o que é?
Dimensão Máxima Característica?
Grandeza associada à distribuição granulométrica do agregado, correspondente à abertura de malha quadrada, em mm, à qual corresponde uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa.
Módulo de finura?
É a soma das porcentagens acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras da série normal, dividida por 100.
O ensaio para determinação da composição granulométrica de uma brita (micaxisto), apresentou as quantidades mostradas abaixo. Com base neles, qual a Dimensão Máxima Característica (diâmetro máximo), e o Módulo de Finura deste agregado? 
	Abertura da malha das peneiras (mm)
	Massa retida (g)
	% Retido
	% Retido Acumulado
	31,50
	0,00
	0,00
	0,00
	25,00
	60,00
	1,20
	1,20
	19,00
	190,00
	3,80
	5,00
	12,50
	2830,00
	56,60
	61,60
	9,50
	790,00
	15,80
	77,40
	6,30
	550,00
	11,00
	88,40
	4,75
	400,00
	8,00
	96,40
	2,36
	180,00
	3,60
	100,00
	Fundo
	0,00
	 
	 
	
	5000,00
	
	
	
	
	
	
Diâmetro máximo característico: 19 mm.
Módulo de finura: 3,3.
Como são produzidos os agregados de argila expandida, escórias de alto forno e vermiculitas? Cite algumas características interessantes dos produtos.
A argila expandida é um material cerâmico leve com núcleo alveolar produzido pela queima de argila natural a temperaturas de 1100 – 1220 . São produzidos artificialmente pelo aquecimento de certas argilas, que se expandem pela retenção de gases formados, no seu interior, durante o aquecimento. Por ser leve e ter características como a elevada permeabilidade e durabilidade é utilizada como agregado graúdo na fabricação de concretos.
Escória de alto forno, é obtida na fabricação de ferro gusa, na proporção de 200 a 300 kg por tonelada de ferro gusa. É um produto obtido pela fusão e arrefecimento da escória de ferro de um alto-forno. As escórias de alto forno possuem a característica de reagir em presença de água, desenvolvendo características aglomerantes de forma muito semelhante à do clínquer, quando adicionada à moagem do clínquer com gesso, em proporções convenientes, obtém como resultado um tipo de cimento que, além de atender plenamente aos usos mais comuns, apresenta melhoria de algumas propriedades, como a durabilidade e ar resistência
A Vermiculita é um mineral formado por hidratação de certos minerais basálticos. Sofre expansão quando lhe é aplicado calor. A vermiculita expandida, quando recoberta por compostos de magnésio pode remover com eficiência efluentes gasoso de usinas geradoras de eletricidade. Assim, são removidas quantidades significativas de enxofre e nitrogênio do efluentes gasosos.
 
Com o auxilio de croquis apropriados, explique os seguintes termos e discuta sua importância: Capacidade de absorção, condição saturada superfície seca, condição saturada.
Quando todos os poros permeáveis estão preenchidos e não há um filme de água na superfície, o agregado é dito estar na condição saturada superfície seca (SSS), quando o agregado está saturado e também há umidade livre na superfície o agregado esta na condição úmida ou saturada. Na condição seca estufa, toda a água evaporável do agregado foi removida pelo aquecimento a 100.
.
Capacidade de absorção é definida como a quantidade total de água requerida para trazer um agregado da condição seca estufa para a condição SSS.
Explique porque é importante conhecer-se a composição granulométrica doa agregados utilizados na produção dos concretos e argamassas.
Porque eles influenciam na compacidade e na resistência dos mesmos.
O que é reação álcali-agregado?
É um processo químico onde alguns constituintes mineralógicos do agregado reagem com hidróxidos alcalinos (proveniente do cimento, água de amassamento, agregados, pozolanas, agentes externos, etc.) que estão dissolvidos na solução dos poros do concreto. Como produto da reação forma-se um gel higroscópico expansivo. 
 Defina agregado reciclado. Cite os principais resíduos para produção de concretos.
Material granular obtido através de processos de reciclagem de rejeitos ou subprodutos da produção industrial, mineração, construção ou demolição da construção civil, incluindo agregados recuperados de concreto fresco, por lavagem, para uso como agregado. Concreto, tijolos/blocos, asfalto e materiais cerâmicos.
 O agregado, para concretos e argamassas, é considerado um material inerte. Discuta uma razão que possa contradizer essa afirmação.
Pois podem ocorrer casos que o agregado possa ter matérias que reagem com os aglomerantes ou na hidratação. Essas matérias podem ser: orgânicas, poeira ou materiais carbonosos. Ele também pode sofrer reações químicas ao longo do tempo.
 Na tecnologia dos agregados para concreto qual a distinção existente entre os termos, massa específica e massa unitária?
Massa específica: relação entre a massa do agregado e o volume dos grãos, descontando-se os vazios.
Massa unitária: Relação entre a massa do agregado e o volume aparente ocupado pelo agregado.
 
 Dados dois agregados diferentes: Massa1 = 536g; Massa2 = 738g. Calcule a massa específica aparente dos agregados? Recipiente cilíndrico de 15cmx30cm.
 = = 
;
 = 0,536 + 0,728 = Kg.
 Dado a massa 1 = 35000g; massa 2 = 35400g; massa 3 = 35280, peso do recipiente vazio = 7000g. Calcule a massa unitária do agregado? Recipiente: 35cmx35cmx35cm.
	
	= 98680g = 98,7Kg
	
 = = 2,3 kg/.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando