Buscar

Avaliação Final (Objetiva)-Gestão e análise de custos

Prévia do material em texto

Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A contabilidade de custos teve grande destaque na era industrial, devido principalmente ao desenvolvimento das empresas industriais. A contabilidade de custos, desde o seu surgimento e a formação de seu conceito, fornece mecanismos para colaborar com a administração de uma empresa, bem como auxiliar o controle e ajudar na melhor tomada de decisões. Portanto, conhecer suas terminologias é imprescindível. Com relação à terminologia e seus exemplos, analise as sentenças a seguir:
I- Investimento: aquisição de máquinas para a fábrica.
II- Perdas: deterioração de produtos acabados por inundação.
III- Despesas: energia elétrica consumida no parque industrial.
IV- Custos: frete de vendas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões. A classificação dos gastos quanto à forma de distribuição e apropriação aos produtos, centros de custos e resultados podem ser diretos e indiretos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Custos diretos são as matérias-primas, materiais de embalagem, componentes e outros materiais necessários à produção, ao acabamento e à apresentação final do produto. 
(    ) Mão de obra direta é o trabalho aplicado diretamente na confecção do produto, partes ou componentes ou na prestação de serviços. 
(    ) Custos indiretos são os custos que, por não serem perfeitamente identificados nos produtos ou serviços, não podem ser apropriados de forma direta para as unidades específicas, ordens de serviço ou produto, serviços executados, entre outros. 
(    ) Materiais diretos são os materiais empregados nas atividades auxiliares de produção ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	O sistema de custeio é, na sua essência, um sistema de informação e de suporte à tomada de decisão. As diversas abordagens, tradicionais e contemporâneas, continuam a levantar algumas questões, nomeadamente quanto à escolha do sistema de custeio a aplicar. Analise as afirmativas a seguir: 
I- O custeio baseado em atividades procura reduzir as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos, por meio da utilização de direcionadores de custos. 
II- O custeio por absorção consiste na apropriação de alguns custos de produção aos bens elaborados, os demais são apropriados como despesas. Nem todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos. 
III- O custeio variável é o método que aloca os custos variáveis nos produtos e considera os custos fixos como despesa do período, afetando o resultado desse período. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	4.
	A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que busca informações para colaborar com as tomadas de decisões em níveis gerenciais de uma organização, além de auxiliar às funções de determinação de desempenho e de planejamento e controle das operações. Sobre alguns objetivos da contabilidade de custos, analise as opções a seguir:
I- Avaliar os estoque.
II- Controlar a inflação.
III- Definir os valores cambiais.
IV- Obter dados para orçamentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e II estão corretas.
	 b)
	As opções II e III estão corretas.
	 c)
	As opções I e IV estão corretas.
	 d)
	As opções III e IV estão corretas.
	5.
	Para que seja definido o preço final de venda, se torna necessário que tal mecanismo esteja condicionado à elaboração do resultado projetado, após análise detalhada dos reflexos que os novos preços podem interferir no volume de vendas e o lucro que a empresa busca atingir. Neste sentido, torna-se importante analisar os fatores internos e externos. Com relação a esses fatores, analise as sentenças a seguir:
I- Os fatores internos são baseados em custos, vendas e investimentos.
II- Os fatores externos têm como base a demanda e a concorrência.
III- Os fatores internos estão ligados à gestão interna da empresa.
IV- Assim como os fatores internos, os fatores externos também têm como base a gestão interna da empresa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	A contabilidade de custos tem a função de avaliar o estoque e também acaba assumindo outras atribuições administrativas. São muitos os objetivos da contabilidade de custos. Em algumas decisões, utiliza-se instrumentos matemáticos e estatísticos, tornando mais úteis e exatas as informações produzidas. Os sistemas de custeio são estabelecidos em conformidade com as necessidades dos usuários e segundo a natureza das atividades e operações da entidade. O contador deverá analisar, em conjunto com o usuário, qual o melhor sistema a ser implantado, pois eles permitem o acúmulo de custos por objeto de custeio e atenderão, através de informações fornecidas, a diversas necessidades gerenciais. No que se refere às diferenças entre os métodos de custeio por absorção e custeio variável, quanto aos pontos fortes e fracos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ponto forte do sistema de custeio por absorção.
II- Ponto fraco do sistema de custeio por absorção.
III- Ponto forte do sistema de custeio variável.
(    ) Nesta situação, não há como prever qual é o montante que contribui para os departamentos indiretos de produção para a formação dos custos dos produtos e qual é sua participação para a sua real formação.
(    ) O custo fixo não possui relação direta ao processo fabril, e por não ser alocado ao custo do produto não necessita de complexas formas de rateio aos produtos. 
(    ) O sistema considera o total dos custos por produto, que aqui são demonstrados pelos Custos Fixos e Variáveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	III - I - II.
	7.
	O processo que determina os preços de vendas merece atenção da equipe de gestão da organização, dada a importância que o assunto possui perante todo o contexto empresarial, inclusive para se atingir metas, obtenção de resultados, grau de retorno do investimento, share de mercado desejado e outros fatores relacionados ao contexto empresarial. Sobre quem precisa estar integrado ao processo na organização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os clientes da organização.
	 b)
	O alto escalão da organização.
	 c)
	Os colaboradores da organização.
	 d)
	O departamento de processos da organização.
	8.
	As empresas de uma forma geral enfrentam um tipo de dilema que se refere a: encontrar o melhor preço de venda ou encontrar o preço certo de venda. É possível se deparar com situações em que o preço estipulado pela empresa constitui, efetivamente, o melhor para a empresa em termos de resultado, porém não encontra plena aceitação pelo mercado. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Dilema Tradicional de Preços.
	 b)
	Dilema Tradicional de Custos.c)
	Dilema Tradicional de Liderança.
	 d)
	Dilema Tradicional de Resultados.
	9.
	O método de custeio ABC estabelece seu critério de registro dos recursos consumidos em função da atividade para direcionar esses custos ou recursos consumidos, estabelecendo-se desta maneira critérios referenciais de alocação de custos. Sobre as atividades em função dos custos, analise as sentenças a seguir:
I- As atividades são ações que a instituição aplica para oferecer um serviço ou produto. Logo, há atividades que podem ser diretamente vinculadas ao serviço.
II- As atividades vinculadas para um serviço podem ser relacionadas aos custos fixos que serão registrados sistematicamente através do método ABC.
III- Dentro dos serviços prestados há também atividades indiretas ou de apoio ao serviço prestado, tais como serviços de deslocamento aos funcionários. Serviços que podem ser atrelados às atividades vinculantes do serviço em si.
IV- Dentro dos serviços prestados existem atividades que nada têm a ver com o serviço prestado, tais como o serviço de transporte aos funcionários. Assim, eles não podem ser registrados dentro da estrutura de custos do serviço público, devem ser consideradas como serviços terceirizados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	O preço de venda de um produto deve partir necessariamente de algum ponto de referência, no caso de a empresa não ter nenhuma estratégia diferente com relação ao preço de venda. Esse produto tem seu cálculo a partir do quê?
	 a)
	A partir dos custos de produção do produto.
	 b)
	A partir do preço de seus componentes.
	 c)
	A partir do preço da concorrência.
	 d)
	A partir das estratégias da concorrência.
	11.
	Entende-se tomada de decisão como o processo de se identificar um problema ou uma oportunidade e selecionar uma linha de ação para resolvê-lo ou aproveitá-la. O problema de transporte, por exemplo, demanda a determinação do menor custo de transporte de um produto entre diversas fábricas e depósitos.
LACHTERMACHER, G. Pesquisa operacional na tomada de decisões: modelagem em Excel. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 (adaptado).
Devido a custos logísticos elevados no modal rodoviário, uma empresa busca melhorar sua eficiência e reduzir custos. O esquema a seguir representa as fábricas e os depósitos que essa empresa possui, além de custos de transporte, por tonelada, para cada rota entre fábrica e depósito.
Considerando que toda a produção da empresa deverá ser transportada para seus depósitos, avalie as afirmações a seguir:
I. O custo total de transporte será de R$ 18 000,00 quando a empresa optar por transportar 1 000 toneladas da Fábrica 1 para o Depósito 1, 2 000 toneladas da Fábrica 3 para o Depósito 1 e a produção restante for atendida pelo Depósito 2.
II. O custo total de transporte será de R$ 18 000,00 quando a empresa optar por transportar 1 000 toneladas da Fábrica 2 para o Depósito 3, 2 000 toneladas da Fábrica 3 para o Depósito 1 e a produção restante for atendida pelo Depósito 2.
III. O custo total de transporte será de R$ 16 000,00 quando a empresa optar por transportar 1 000 toneladas da Fábrica 2 para o Depósito 3, 2 000 toneladas da Fábrica 3 para o Depósito 1 e a produção restante for atendida pelo Depósito 2.
É correto o que se afirma em:
	
	 a)
	II e III, apenas.
	 b)
	I e II, apenas.
	 c)
	III, apenas.
	 d)
	I, apenas.
	12.
	(ENADE, 2009) Se a empresa A, localizada no país X, vende um produto nesse país por US$ 100,00 e exporta o mesmo produto para o Brasil, em condições comparáveis de comercialização (volume, estágio de comercialização, prazo de pagamento) por US$ 80,00, considera-se que há prática de dumping com margem de US$ 20,00.
MDIC/SECEX. http://www.mdic.gov.br/. Acesso em: 3 out. 2009.
Com base nessa situação, pode-se afirmar que a prática de dumping 
I. permite que uma empresa entre em mercados estrangeiros, com vantagem em relação às empresas já estabelecidas naqueles mercados. 
II. é considerada uma prática leal de comércio. 
III. pode provocar o desmantelamento da indústria nacional de um país, se for implementada por uma empresa estrangeira. 
É CORRETO afirmar que:
	 a)
	apenas os itens I e III estão corretos.
	 b)
	apenas os itens I e II estão corretos.
	 c)
	nenhum item está correto.
	 d)
	apenas os itens II e III estão corretos.
Parte inferior do formulário

Continue navegando