Buscar

AULA 1 HISTÓRIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DISCIPLINA :HISTÓRIA DA ENFERMAGEM (Aula 1)
O que é cuidar?
Como e quando surgiu a ação de cuidar?
Porque temos que saber sobre a história da profissão?
 Como era a saúde nos períodos da história?
A primeira manifestação de cuidado foi o materno instintivo. 
A preocupação com a conservação da saúde acompanha o homem desde os primórdios. 
COMER
PROTEGER DO CALOR E FRIO
DORMIR
A SAÚDE no período da pré-história que começou há cerca de 2,5 milhões de anos. 
Controle do fogo
Moravam em cavernas e viviam como nômades.
Pré-História
As doenças e agravos que não pudessem ser entendidos como resultado direto das atividades cotidianas – quedas, cortes e lesões obtidas durante as caçadas – eram explicados pela ação sobrenatural de deuses ou de demônios e espíritos malignos mobilizados por um inimigo.
Pensamento mágico-religioso será responsável pela manutenção da coesão social e pelo desenvolvimento inicial da prática médica. 
Nas diferentes culturas, o papel da cura estava entregue a indivíduos iniciados: os sacerdotes incas; os xamãs e pajés entre os índios brasileiros; as benzedeiras e os curandeiros na África.
A SAÚDE na pré-história: 
O homem passou, desse modo, de nômade a agricultor e pastor. 
Originalmente presentes nos animais, diversos microorganismos são, pouco a pouco, adaptados e disseminados entre as populações humanas.
Porcos e aves transmitiram a gripe, e o cavalo, o resfriado comum. O armazenamento de alimentos e a concentração dos dejetos nas aldeias aproximaram os vetores do convívio humano.
Com o avançar da história...
Cultivo da terra e a produção de alimentos permitiram a fixação do homem em sítios próximos de rios e vales férteis
Tais práticas permanecem até nos nossos dias
Com um forte enraizamento histórico nas mais diferentes culturas, a VISÃO MÁGICO-RELIGIOSA ainda exerce muita influência nas formas de pensar a saúde e a doença na sociedade contemporânea. 
De um lado, o uso disseminado de chás, o recurso às rezas, benzeduras, simpatias, oferendas e os ritos de purificação, presentes nas diversas crenças e religiões (católica, evangélica, espírita, candomblé entre outras), atestam a força de sua presença na cultura brasileira.
PENSAMENTO MÁGICO RELIGIOSO 
Rompimento com a superstição e as práticas mágicas
Surgimento na civilização grega de explicações racionais para os fenômenos de saúde e doença.
Medicina hipocrática 
 (460-377 a.C.)
Obra de espíritos
SAÚDE
Resultante do equilíbrio entre o homem e seu meio
SAÚDE
Período pré-história
 (5 milhões de anos a 4 mil anos a. C)
Idade Antiga
Idade Média
A Idade Média (500-1500 d.C.) foi marcada pelo sofrimento impingido pelas inúmeras pestilências e epidemias à população. A expansão e o fortalecimento da Igreja são traços marcantes desse período.
Ideia de que a posição social de cada indivíduo era escolhida por Deus.
Idade Média
O cristianismo afirmava a existência de uma conexão fundamental entre a doença e o pecado. 
Como este mundo representava apenas uma passagem para purificação da alma, as doenças passaram a ser entendidas como castigo de Deus, expiação dos pecados ou possessão do demônio. 
Consequência desta visão, as práticas de cura deixaram de ser realizadas por médicos e passaram a ser atribuição de religiosos. 
Idade Média
Esta época corresponde ao aparecimento da Enfermagem como prática leiga, desenvolvida por religiosos e abrange o período medieval compreendido entre os séculos V e XIII. 
Foi um período que deixou como legado uma série de valores que, com o passar dos tempos, foram aos poucos legitimados e aceitos pela sociedade como características inerentes à Enfermagem. 
A abnegação, o espírito de serviço, a obediência e outros atributos que dão à Enfermagem, não uma conotação de prática profissional, mas de sacerdócio. 
Renascimento e Reforma Protestante
Com a reforma protestante, houve a expulsão das religiosas católicas dos hospitais da Europa. 
Nos hospitais, não havia praticamente organização, supervisão e a remuneração paga a quem se dispusesse ao trabalho era reduzida, apesar da quantidade de trabalho. 
A maioria dos hospitais foram fechados o que produziu um déficit de pessoal para o cuidado dos enfermos.
Os hospitais passaram a ser vistos e compreendidos como lugares decadentes e de horrores.
Renascimento
Em 1530, já sopravam os ventos do Renascimento e a transição para a Modernidade
O Médico Girolamo Fracastoro expõe sua hipótese sobre o contágio da sífilis, associando-a ao ato sexual.
O surgimento de muitas cidades no Norte da Itália e Flandres foi acompanhado de uma importante modificação na organização do regime feudal. A sociedade de cultura rural, marcadamente dividida entre senhores e servos, vê surgir a burguesia, uma classe fundada não mais na posse de terras, mas no Comércio e nas manufaturas. 
Renascimento
A retomada da ciência, o progresso social e intelectual da Renascença e a evolução das universidades não constituíram fator de crescimento para a Enfermagem. 
Enclausurada nos hospitais religiosos, a enfermagem permaneceu empírica e desarticulada durante muito tempo, vindo desagregar-se ainda mais a partir dos movimentos de Reforma Religiosa e das conturbações da Santa Inquisição. O hospital, já negligenciado, passa a ser um insalubre depósito de doentes, onde homens, mulheres e crianças coabitam as mesmas dependências, amontoados em leitos coletivos. 
O renascimento ficou caracterizado pelo declínio do poder da igreja, com acentuada preocupação
com as coisas mundanas, sem fazer referências a Deus.
Reforma protestante
Caracterizou-se pelo ascetismo que conduziu a uma renovação das práticas supersticiosas pagãs e pela bruxaria. Divisão entre católicos e protestantes. 
Renascimento: Desejo de tornar tudo visível!!
Leonardo da Vinci
Movimento que colocou o homem no centro. 
Renascimento
Sob exploração deliberada, o serviço doméstico - pela queda dos padrões morais que o sustentava- tornou-se indigno e sem atrativos para as mulheres de casta social elevada. Esta fase tempestuosa, que significou uma grave crise para a Enfermagem, permanece por muito tempo e apenas no limiar da revolução capitalista é que alguns movimentos reformadores, que partiram principalmente de iniciativas religiosas e sociais, tentam melhorar as condições do pessoal a serviço dos hospitais. 
Sairey Gamp, personagem de uma enfermeira pré-Nigthingale criada nas histórias de Charles Dickens, representada como suja, bêbada e maltrapilha, dividindo a sujeira e os leitos com os enfermos. Retrato fiel da enfermeira que se ocupa dos doentes nos hospitais públicos com indiferença, impessoalidade, independentemente de serem ricos ou pobres.
 
Paralelamente a decadência da ENFERMAGEM, no campo da saúde, passam a ser desenvolvidos estudos de anatomia, fisiologia, e de individualização da descrição das doenças, fundada na observação clínica e epidemiológica.
 A experiência acumulada pelos médicos forneceu elementos para a especulação sobre a origem das epidemias e o fenômeno do adoecimento humano.
Renascimento e Reforma Protestante
Idade Moderna
Com fim do modelo feudal de sociedade e a expansão comercial, as cidades tornam-se cada vez mais importantes econômica e politicamente. Entramos na Idade moderna...
Pensamento Mágico Religioso 
Rompimento com a superstição e as práticas mágicas
Medicina hipocrática 
 
Doença é Obra de espíritos.
Resultante do equilíbrio entre o homem e seu meio
SAÚDE
Período paleolítico 
 
Pré-história
Idade Antiga
Idade Média
“Cegueira religiosa”
A saúde deixa de ser exercida por médicos e passa a ser feita por religiosos.
Idade Moderna
Conexão fundamental entre a doença e o pecado. 
Declínio. do poder da igreja, com acentuada preocupação
com as coisas mundanas, sem fazer referências a Deus. 
Aumento da ciência e declínio do hospital
REFERENCIAS
FIOCRUZ. O território e o processo saúde-doença. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/pdtsp/index.php?id=3&prioridade
OGUISSO, T. (Org.). Trajetória histórica e legal da enfermagem. 2 ed. Barueri, SP: Manole, 2007. 277 p.
 
Se inteiro em tudo que fazes Fernando Pessoa

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando