Buscar

Legislação Aduaneira (LOD29)Avaliação II - Individual FLEX

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Legislação Aduaneira (LOD29)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:454743) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14241370
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Imposto de Importação é o principal e mais importante dos tributos na importação. Incide sobre a mercadoria estrangeira e tem como fato gerador a entrada da mercadoria no território nacional. Apesar de ter como fato gerador a entrada da mercadoria em território nacional, para efeito de cálculo do imposto sobre as mercadorias despachadas para consumo, considera-se fato gerador a data de registro da D.I. (Declaração de Importação). No entanto, o Imposto de Importação tem caráter predominantemente extrafiscal, já que as alíquotas podem ser alteradas em razão de objetivos de política econômica do Governo Federal, como proteção à indústria nacional. Com relação à base de calculo para o Imposto de Importação, analise as opções a seguir:
I- Alíquota do imposto sobre o produto industrializado.
II- Valor aduaneiro
III- Taxa da utilização do Siscomex.
IV- Alíquota do imposto.
V- Alíquota do imposto sobre a circulação de mercadorias.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAMIM, J. G. Legislação aduaneira comparada. Indaial: Uniasselvi, [2009?].
	 a)
	As opções II e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 c)
	As opções II e V estão corretas.
	 d)
	As opções III e IV estão corretas.
	2.
	Para que o despacho de exportação ou até mesmo todo o procedimento de exportação se torne completo, é necessária a expedição de documentos diversos com inúmeras finalidades. Com relação aos documentos que integram o processo de exportação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Tem-se na fatura proforma o primeiro documento oficial emitido para o processo de exportação, entretanto este não tem valor comercial.
(    ) O local de embarque e desembarque é informação que deve obrigatoriamente estar contida na fatura comercial.
(    ) A regularidade fiscal da mercadoria é demonstrada pela emissão da nota fiscal, que tem sua validade restrita ao território nacional.
(    ) A possibilidade da identificação da quantidade, peso, marca da mercadoria é encontrada no romaneio, que é documento imprescindível ao processo de exportação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	3.
	No processo de exportação, existem diversos documentos que acompanham a mercadoria para o exterior que são imprescindíveis para a segurança e credibilidade nas transações comerciais. Em algumas situações de exportação, os países importadores exigem a expedição de certificados para a comprovação de características e de procedência das mercadorias. Com relação a estes certificados, analise as sentenças a seguir:
I- Os certificados são determinações obrigatórias das legislações nacionais ou estrangeiras, originadas de negociações multilaterais ou bilaterais.
II- A comprovação da origem da mercadoria, quando exigida pela legislação do país importador ou pelo comprador, é realizada pela emissão do certificado de origem padrão.
III- A expedição de comprovante da origem de carnes de ave e seus derivados é exigida pelo Mercosul, para que a mercadoria possa receber tratamento tarifário preferencial.
IV- O documento que atesta a origem e a procedência da mercadoria, assegurando que a mercadoria foi elaborada de acordo com os padrões exigidos pelos países importadores, é identificado como certificado comum.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	4.
	A execução dos processos de desembaraço aduaneiro estabelece exigências que devem ser cumpridas pela pessoa jurídica ou pela pessoa física, para que estes ocorram na observância dos dispositivos legais. A habilitação tem reconhecidas algumas modalidades, em razão das características de cada uma delas. Com relação às modalidades de habilitação, analise as sentenças a seguir:
I- As empresas estabelecem relações internacionais no campo das relações comerciais; quando estas representam grande volume financeiro, devem habilitar-se pela modalidade especial.
II- Os órgãos de administração pública, que apresentam DCTF mensalmente, devem habilitar-se, sendo utilizada nesta situação a modalidade ordinária.
III- O processo de habilitação utilizado nas situações em que a empresa encontra-se extinta e necessita de eventual correção de declaração anterior é a modalidade restrita.
IV- Os organismos internacionais utilizam-se da modalidade especial para habilitarem-se para a execução do despacho aduaneiro.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	5.
	Na legislação brasileira, considera-se território aduaneiro todo território nacional. Este regramento possui descrito em seu teor as divisões aplicáveis e reconhecidas na jurisdição aduaneira. Sobre o território aduaneiro, analise as sentenças a seguir:
I- O controle das mercadorias que entram e saem do território brasileiro é realizado nas zonas primárias e secundárias.
II- Uma das finalidades dos portos é a de amortecer o fluxo das cargas que integram as mercadorias comercializadas nas trocas com o exterior.
III- A zona secundária é compreendida como unidade aduaneira responsável pela jurisdição de entrada e saída de veículos.
IV- Pelas suas especificidades, as zonas secundárias podem ser especializadas, sendo um dos seus exemplos as delegacias da Receita Federal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	As exportações são processos que podem ser realizados de maneiras diversas, de acordo com a transação comercial efetuada pelas empresas envolvidas. Com relação aos tipos de exportação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A exportação por consórcios é uma das modalidades identificadas para o processo de exportação, sendo o consórcio de vendas uma de suas espécies.
(    ) O faturamento da mercadoria pelo próprio comerciante ao importador é denominado de exportação direta.
(    ) As mercadorias que integram a exportação indireta serão isentas do Imposto sobre Produtos Industrializados.
(    ) A característica que identifica a exportação direta é a existência da intermediação de outras empresas que adquirem mercadorias para, após, exportá-las.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	A exportação, para que seja determinada como procedimento legal, deve obediência a uma série de normas, dentre elas a apresentação de documentos que viabilizem o processo. Com relação aos documentos necessários para exportação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não encontramos exceções nas exportações brasileiras no que diz respeito à emissão dos registros de exportação, todas as mercadorias exportadas devem apresentá-los.
	 b)
	Encontramos no registro de exportação simplificado informações cambiais e financeiras para as exportações que superem o prazo de 180 dias para pagamento.
	 c)
	Informações de natureza comercial, financeira e fiscal caracterizam a exportação de uma mercadoria e definem seu enquadramento legal, e este conjunto de informações é encontrado no registro de exportação.
	 d)
	O registro
de operação de crédito resulta em um documento eletrônico que se destina a facilitar as operações para empresas que atuem com um montante de até US$ 50 mil.
	8.
	A exportação é uma operação na qual um produto que se encontra em determinado país é levado para outro local ou país, ultrapassando as barreiras físicas e alfandegárias. Sobre a exportação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As exportações que não podem ser operacionalizadas, seja em razão de acordo interno ou internacional, são chamadas de exportações sujeitas a limitações.
	 b)
	As exportações proibidas requerem procedimentos especiais, dependendo da análise prévia de algum órgão ou observar algum procedimento especial.
	 c)
	As exportações ocorrem de forma exclusiva com o pagamento de mercadorias e serviços e de forma definitiva.
	 d)
	Em razão de políticas aplicadas para regular o mercado interno ou em razão de algum compromisso internacional que a nação brasileira tenha assumido, as exportações podem ser suspensas.
	9.
	As operações destinadas à observação de especificidades que norteiam as rotinas dos processos e procedimentos de exportação são denominadas de tratamento administrativo. Avaliando as situações que envolvem o tratamento administrativo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O registro de exportação é dispensado para as mercadorias destinadas ao uso e consumo de bordo, sendo que estas não caracterizam mercadorias a serem exportadas.
	 b)
	A possibilidade do envio de mercadorias ao exterior sem pagamento ou negociação prévia é denominada de exportação em consignação.
	 c)
	Não encontramos exceção para a exportação de produtos ao exterior no que diz respeito à sua onerosidade, todas são destinadas ao comércio e, portanto, possuem expectativa de retorno.
	 d)
	A formatação do processo de exportação em consignação é método rotineiramente utilizado nas relações comerciais internacionais, sendo todas as mercadorias passíveis de comercialização nesta modalidade.
	10.
	Para que as operações de exportação possam ser realizadas no formato legal estabelecido, a expedição de vários documentos é situação que deve ser cumprida. Com relação aos documentos necessários ao processo de exportação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A definição das regras legais e as informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracterizam a exportação é encontrada no registro de exportação.
(    ) As exportações financiadas que excedem o prazo de 180 dias para pagamento devem se fazer constar no registro de operações de crédito.
(    ) As exportações que atinjam um limite de até 50 mil dólares utilizam o registro de exportação simplificado, documento que necessita de menos dados e informações.
(    ) O desembaraço aduaneiro da mercadoria para a exportação tem início com a declaração de despacho de exportação emitida junto à Receita Federal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando