Buscar

QUIMICA APLICADA AO MEIO AMBIENTE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 1
Questão 1
Observe a tabela e responda:
	Condição do rio
	DBO5 do rio (mg/L)
	Bastante limpo
Limpo
Razoavelmente limpo
Duvidoso
Ruim
	1
2
3
5
>10
Calcule a DBO padrão e indique as condições de um rio que apresentou uma amostra com 10 mg/L de OD ao ser coletada e após o período de cinco dias de incubação à 20ºC, 4 mg/L. 
a) 6 mg/L, limpo.
b) 3 mg/L, duvidoso.
c) 5 mg/L, duvidoso.
d) 6 mg/L, duvidoso.
e) 4mg/L, razoavelmente limpo.
Questão 2
A vida é movida por reações redox e a concentração de oxigênio dissolvido em água estabelece o limite entre a vida aeróbia e anaeróbia. Qual é o agente oxidante mais importante em águas naturais?
a) O2
b) N2
c) H2
d) H2S
e) H2O
AULA 2
Questão 1
O processo de eutrofização pode causar danos à vida aquática, devido à diminuição da penetração da luz solar, do nível de OD, além de causar prejuízos à navegação. Qual(is) a(as) causa(s) deste tipo de poluição?
a) Excesso de nutrientes.
b) Excesso de fósforo
c) Excesso de nitrogênio.
d) Presença de nitrogênio e fósforo.
e) Presença de material solúvel.
Questão 2
Ocorre naturalmente nas águas e nas águas residuárias, proveniente da transformação de compostos orgânicos nitrogenados e da redução de nitratos em condições anaeróbicas
a) NO3-
b) NO2-
c) N2
d) NH3
e) N2O
AULA 3
Questão 1
A maioria dos contaminantes da água contribuem para a carga de sólidos. A determinação da quantidade total de sólidos presentes em uma amostra é chamada de sólidos totais. São os impactos causados pela presença de sólidos suspensos na água, EXCETO:
a) Turbidez.
b) Diminuição de O2
c) Poluição estética.
d) Emissões de GEE.
e) Cor.
Questão 2
No processo para a obtenção de um café de boa qualidade, a lavagem dos frutos, para a retirada de impurezas, é uma etapa indispensável. Sabendo-se que, depois de analisar a água, os valores obtidos de sólidos totais e de sólidos fixos foram 650 mg/L e 527 mg/L, respectivamente. O valor dos sólidos voláteis em uma amostra de 300 mL será:
a) 410 mg/L.
b) 230 mg/L.
c) 300 mg/L.
d) 320 mg/L.
e) 460 mg/L.
SV=(((ST-SF)*1000)/VA
AULA 4
Questão 1
Durante o processo de desinfecção por cloração, em uma Estação de Tratamento de Água (ETA), dosagens de cloro após o breakpoint favorecem o predomínio de:
a) Cloro residual livre.
b) Cloro residual combinado.
c) Trihalometanos.
d) Ácido hipocloroso.
e) Cloraminas.
Questão 2
A Portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011 do MS, estabelece em seu art. 34, a obrigatoriedade da manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado em toda a extensão do sistema de distribuição. O que é cloro residual combinado?
a) OCl– e cloraminas.
b) HOCl e OCl–.
c) Trihalometanos.
d) Ácido hipocloroso.
e) NH2Cl.
AULA 5
Questão 1
Corresponde à concentração de cloro ativo que é consumido, por meio de reações de oxidação, pelas espécies orgânicas presentes na água:
a) Cloro residual combinado.
b) Cloro residual livre.
c) Demanda de cloro.
d) Ácido hipocloroso.
e) Cloraminas inorgânicas.
Questão 2
Para o abastecimento da água, para consumo humano, fornecida coletivamente, é necessário que toda a água, depois de tratada, passe por processo de desinfecção. Nesse sentido, responda qual é o nome desse processo?
a) Infecção
b) Desinfecção
c) Oxidação
d) Limpeza
e) Cloração
AULA 6
Questão 1
A corrosão ocorre por meio de um processo eletroquímico no qual se estabelece uma diferença de potencial elétrico. As impurezas podem ocasionar deteriorização dos equipamentos e tubulações em que há circulação de água. Entre os fatores que influenciam na ação corrosiva da água, qual pode gerar corrosão por formação de sulfetos?
a) NO
b) CL2
c) H2S
d) NaCl
e) CuO
Questão 2
O efeito do NaCl, na corrosão, deve-se ao fato deste sal ser um eletrólito forte, ocasionando um aumento de condutividade, que é fundamental no mecanismo eletroquímico de corrosão. O agente complexante mais utilizado em tratamento de água, contra a corrosão é:
a) Proteção anôdica.
b) Ferro como metal de sacrifício.
c) Polifosfato.
d) Agente antinucleante.
e) EDTA.
AULA 7
Questão 1
Os problemas causados ao meio ambiente, pela interferência humana, são capazes de gerar desequilíbrios ao planeta, como a chuva ácida. No entanto, mesmo na ausência de emissões antropogênicas, a água da chuva é naturalmente ácida. O motivo da acidez natural da água da chuva é a presença de:
a) CO2
b) Cl2
c) O3
d) H2
e) SO2
Questão 2
As fontes emissoras de partículas para a atmosfera podem ser de origem natural ou antrópica. O material particulado são partículas sólidas ou líquidas presentes na atmosfera e muitas dessas partículas possuem grande potencial para provocar danos à saúde. Nesse contexto, é um tipo de transporte de materiais particulados feito pela água e pelo vento:
a) Smog fotoquímico
b) Aerossóis
c) Spray marinho
d) Inversão térmica
e) COVs
AULA 8
Questão 1
O enxofre é abundante na crosta terrestre em minerais do tipo sulfetos e em sulfatos de cálcio e magnésio. Qual a principal forma de emissões terrestres de o gás sulfídrico?
a) Bactérias nitrificantes
b) Bactérias desnitrificantes
c) Leveduras
d) Bactérias redutoras de sulfato
e) Fungos
Questão 2
O nitrogênio é um macroelemento essencial para a vida, por se tratar de um dos principais componentes dos aminoácidos formadores das proteínas, apesar ser um dos mais abundantes elementos da Terra. Qual a porcentagem de nitrogênio disponível para ser utilizado pelas plantas?
a) 1
b) 0,03
c) 0,1
d) 2
e) 0,02

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando