Buscar

genética certo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP 
 
 
 
Ana Katrine Muniz Parente - RA: F08JAB5
Ana Lucia Batista - RA: F1169I4
 Dinalziza da Silva Tavares - RA: F117782
Isabella Christina Nunes - RA:N529BD0
1º/ 2° semestre.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Aconselhamento genético
 
 
 
 
 
 
Brasília, DF
18 de novembro de 2019
Introdução
 Neste trabalho será apresentado detalhes e aspectos sobre o aconselhamento genético, sua função, seus profissionais envolvidos juntamente com as situações recomendadas e o papel que os psicólogos possuem nesse meio.
Definição e Função
 O aconselhamento genético é definido como um processo de comunicação que trata dos problemas humanos relacionados à ocorrência de uma doença genética em uma família. 
 É um campo em expansão na era da medicina genômica, que fornece cuidados clínicos, educação e suporte emocional aos individuos e familiares que enfrentam as doenças genéticas herdadas. A sua proposta não é modificar comportamento mas aumentar as informações para as tomadas de decisões.
 É indicado para pessoas com histórico de câncer ou doenças degenerativas em parentes próximos.
Profissionais envolvidos 
 Aconselhamento Genético é uma avaliação feita por profissional treinado para tal, realizada para estabelecer o diagnóstico, prognóstico e, se possível, a prevenção e o tratamento de doenças genéticas tanto nos pacientes, quanto em seus familiares. O geneticista acompanha seus pacientes sempre em conjunto com outros médicos especialistas e, muitas vezes, com outros profissionais da área de saúde, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, biomédicos, ginecologistas,dentistas,biólogos e etc.
Todos eles devidamente especializados em AG.
4 situação em que é recomendada 
O aconselhamento genético só é recomendado, se o homem,mulher filhos ou parentes apresentarem alguma doença genética herdada,como cardiopatias graves ou síndromes raras.Casos de aborto de repetição ou casal consanguíneos (primos de primeiro grau) também devem ser imediatamente encaminhadas ao AG.
5.Papel do pscicologo no AG 
Uma das áreas da saúde em que o psicólogo vem sendo solicitado a contribuir é a do aconselhamento genético. Considerado, até bem pouco tempo, como um ato médico, o aconselhamento genético, dada as implicações psicológicas da problemática envolvida em diferentes casos clínicos, vem tornando a interdisciplinaridade uma prática  efetivamente recomendável.
A demanda social crescente na área da saúde tem exigido dos psicólogos que atuem em psicologia da saúde medicinal comportamental e psicologia hospitalar exige que os profissionais estejam constantemente aprimorando seus conhecimentos teóricos e técnicos, também exige que o psicólogo tenham se especializado em AG.
É de extrema importância que o psicólogo ampare, acolha os membros da família em que ocorreu a doença genética, pois ocorre uma grande degradação família aí descobrir a doença.
O psicólogo deve orientar a família para que não existam dúvidas porque nesses casos acontece um grande questionamento dos pais em relação de quem é a culpa, e o psicólogo irá orientar a família corretamente.
Bibliografias

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais