Buscar

APOL 1 PLE PL2 eletiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Análise e desenvolvimento de material didático para o ensino de português para estrangeiros -PLE /PL2 - eletiva 
Leia o trecho a seguir:
“ A concepção de língua e o método ou abordagem que o professor segue repercutem na escolha do material a ser utilizado em sala e nos exercícios propostos. Esse material pode conter textos autênticos ou não autênticos (artificiais) ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MULON, Kátia Barbara Gottardi. Materiais didáticos na internet para ensino de português como língua estrangeira < file:///C:/Users/92006862/Downloads/231834-78788-1-SM.pdf >. Acesso em: 17/10/2019.
 
Considerando a citação e os conteúdos do artigo-base da disciplina de Análise e desenvolvimento de material didático para o ensino de português para estrangeiros- PLE/PL2, MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS COMO OBJETOS DE PESQUISA, Richard manifesta a necessidade da colaboração de sociolinguistas na elaboração de materiais didáticos, além da necessidade de professores terem condições de oferecer um ensino com qualidade. Assinale a alternativa em que o Richard julga necessário os trabalhos que mereciam um desdobramento:
	
	B
	Examinar outras facetas do sistema pronominal.
Questão 2/5 - Análise e desenvolvimento de material didático para o ensino de português para estrangeiros -PLE /PL2 - eletiva 
Leia o trecho a seguir:
“Para que o aluno se aproprie do português como segunda língua (PL2), vários são os obstáculos encontrados pelos professores: falta de material de apoio, ausência do currículo adaptado às necessidades dos alunos estrangeiros, questões socioculturais, pronúncia, variantes sintáticas e fonológicas que possuem atributos específicos, variação fonética, entonação e expressões idiomáticas. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TERCARIOL, Denise; GRUDTNER, Andrea Cristina Rizzotto; GREUEL, Izabel Cristina. O ensino da língua portuguesa para estrangeiros no município de Blumenau - SC e a sua interface com a fonoaudiologia. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 6, p. 1965-1975,  Dez.  2015. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000801965&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17/09/2019
 
Considerando a citação e os conteúdos do artigo-base “ensino da pronúncia de português como segunda língua:  considerações sobre materiais didáticos”, sobre materiais didáticos para ensino de português como segunda língua, assinale a alternativa correta:
 
	
	C
	Há uma carência de materiais didáticos na área de pronúncia, seja pela superficialidade dada a esse componente, seja pelas inconsistências e limitações encontradas nas metodologias e exercícios empregados.
Questão 3/5 - Análise e desenvolvimento de material didático para o ensino de português para estrangeiros -PLE /PL2 - eletiva 
Leia o trecho a seguir:
“ Para que um ato de comunicação se efetive, é necessário mais do que competência linguística, porque no jogo de interlocução de dois falantes há muitas outras informações que fazem parte do processo. A competência comunicativa considera não somente a performance linguística, mas inclui também o conhecimento de regras e convenções sociais”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MULON, Kátia Barbara Gotardo. Materiais didáticos na internet para ensino de português como língua estrangeira < file:///C:/Users/92006862/Downloads/231834-78788-1-SM.pdf >. Acesso em: 17/10/2019.
Considerando a citação e os conteúdos do artigo-base da disciplina de Análise e desenvolvimento de material didático para o ensino de português para estrangeiros- PLE/PL2, MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS COMO OBJETOS DE PESQUISA, Stenfeld apresentaram alguns aspectos que, segundo as próprias autoras, justificaram as sugestões de novas pesquisas nas áreas relacionadas. Sternfeld analisou modificações que julgou necessárias no material, assinale a alternativa que apresenta uma dessas problemáticas.
  
	
	A
	Algumas atividades promoviam situações em que prevaleciam a metodologia individual da professora.
Questão 4/5 - Análise e desenvolvimento de material didático para o ensino de português para estrangeiros -PLE /PL2 - eletiva 
Leia a seguinte citação:
“Mas enfrentamos mais dificuldades ainda para interpretar o processo de ensinar o Português como língua estrangeira (LE) de escolha ou como língua não-materna adicional. Além disso, ainda temos de interpretar com quem se candidata a ensinar profissionalmente o Português a não nativos desse idioma o que significa a perspectiva de ensino do Português como L2 e língua oficial, como nos casos mais flagrantes das comunidades indígenas no Brasil e de africanas, comunicando-se através do Português nos países lusófonos do continente africano e no Timor Leste.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA FILHO, José Carlos P. O ensino de português como língua não-materna: concepções e contextos de ensino. Museu da Língua Portuguesa. http://museudalinguaportuguesa.org.br/wp-content/uploads/2017/09/ENSINO-COMO-LINGUA-NAO-MATERNA.pdf Acesso em: 22/10/2019.
Após a leitura do fragmento e baseando-se no artigo-base “Materiais didáticos de português para estrangeiros como objetos de pesquisa”, é correto afirmar sobre o ensino de Português como Língua Adicional:
	
	C
	Recebeu aportes fundamentais a partir da Linguística Aplicada.
Questão 5/5 - Análise e desenvolvimento de material didático para o ensino de português para estrangeiros -PLE /PL2 - eletiva
Leia a seguinte citação:
“A aprendizagem, assim, é situada, e a participação cada vez mais central do aprendiz, nas vivências do cotidiano, parece contribuir para a aprendizagem da língua estrangeira.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MURTA, Cláudia Almeida Rodrigues; SOUZA, Valeska Virgínia Soares. Ensino de português como língua estrangeira: novas perspectivas. Rev. do SELL, v. 04, n. 1, p. 01-18. http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/viewFile/546/625. Acesso em: 22/10/2019.
Após a leitura do fragmento e baseando-se no artigo-base “Ensino da pronúncia de português como segunda língua: considerações sobre materiais didáticos”, é correto afirmar sobre o ensino da pronúncia nas aulas de português como língua estrangeira:
	
	E
	Abordagens como a Reform Movement ressaltam o ensino da pronúncia desde o estágio inicial do aprendizado de uma língua estrangeira.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando