Buscar

Tipos de Demanda no Mercado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE 1
 
	O marketing holístico, apresentado e estudado dentro das orientações ou filosofias do marketing, tem como objetivos o desenvolvimento, a estruturação e a implementação da atividade de marketing, levando em consideração que todas as atividades realizadas pela organização são relevantes e devem ser feitas de maneira integrada. O marketing holístico utiliza algumas ferramentas mercadológicas, como marketing de relacionamento, marketing integrado, marketing interno e marketing de desempenho.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado referentes às ferramentas utilizadas pelo marketing holístico, analise as afirmativas a seguir:
I. As relações e ligações que ocorrem dentro de uma organização e que visam à troca de informações e à realização de uma comunicação integrada e participativa dos funcionários são realizadas por meio do marketing integrado.
II. As ações que visam criar relacionamentos, estabelecer contato direto com os públicos da organização e possibilitar a fidelidade destes são apresentadas e realizadas por meio do marketing de relacionamento.
III. O marketing interno envolve a realização das ações de marketing focadas no público-alvo da organização, de maneira integrada, com o objetivo de apresentar e entregar valor aos clientes-alvo.
IV. Os indicadores existentes no mercado de atuação da organização e que podem influenciar e abalar a organização, prejudicando suas finanças, são apresentados e analisados por meio do marketing de desempenho.
Está correto o que se afirma em:
		Resposta Selecionada:
	 
II e IV.
	Resposta Correta:
	 
II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta. A afirmativa I está incorreta, pois as ações internas e que buscam a participação dos funcionários são realizadas pelo marketing interno. A afirmativa II está correta, pois o marketing de relacionamento busca estreitar e estabelecer associações comerciais ou não com os públicos da organização, visando criar interesses e levá-los à fidelidade da organização. A afirmativa III está incorreta, pois a integração da comunicação e de seus meios, visando uma comunicação assertiva aos clientes, está relacionada ao marketing integrado. A afirmativa IV está correta, pois, por meio do marketing de desempenho, a organização avalia os indicadores que poderão, de certa maneira, abalar suas finanças.
Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	É responsabilidade do profissional de marketing compreender e conhecer o mercado de atuação, no qual irá realizar as ações mercadológicas da empresa. Afinal, é dentro do mercado que são encontrados os consumidores que irão adquirir os produtos e/ou serviços que a organização tem a oferecer, visando satisfazer suas necessidades e desejos de consumo. Além disso, o mercado apresenta diferentes subdivisões, como mercados sem fins lucrativos e mercado governamental, e mercado físico e mercado virtual.
 
Com relação aos mercados apresentados anteriormente, avalie as afirmativas a seguir:
 
I. O mercado virtual envolve compras, ações e vendas realizadas por meio do ambiente físico da organização, e que vem sendo muito utilizado pelas organizações.
II. Os mercados sem fins lucrativos envolvem as organizações do terceiro setor, sendo seus processos realizados por meio de valores abaixo dos praticados no mercado.
III. O mercado físico envolve o local no qual ocorre o processo de venda e compra de produtos e/ou serviços dentro de um ambiente virtual.
IV. O mercado governamental envolve os setores do governo que realizam suas transações e atividades por meio de licitações.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e IV.
	Resposta Correta:
	 
II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta. A afirmativa I está incorreta, pois o mercado virtual ocorre no ambiente on-line , e não por meio de lojas físicas. A afirmativa II está correta, pois os mercados sem fins lucrativos são formados por organizações do terceiro setor que buscam preço mais baixo para realizarem suas compras e transações, devido à falta e/ou baixo investimento e verba para seu desenvolvimento. A afirmativa III está incorreta, pois o ambiente físico é o local de venda e compra física da organização. A afirmativa IV está correta, pois o mercado governamental utiliza-se de ações de licitação para a compra de materiais e/ou realização de atividades, como construções.
	
	
	
Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A demanda envolve a procura e busca por produtos e/ou serviços existentes no mercado por consumidores que têm poder aquisitivo para sua aquisição. Porém, engana-se a organização que acredita que a demanda ocorra apenas de maneira positiva. É possível encontramos no mercado diversos tipos de demandas, como: (1) negativa, (2) inexistente, (3) latente, (4) em declínio, (5) irregular, (6) plena, (7) excessiva e (8) indesejada.
 
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as demandas disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características.
 
(1)  Demanda negativa
(2)  Demanda excessiva
(3)  Demanda irregular
(4)  Demanda plena
 
( 2 ) Ocorre quando a organização se vê frente a uma situação em que há mais compradores do que produtos e/ou serviços disponíveis no mercado para a venda.
( 4 ) Considerada positiva, essa forma de demanda ocorre pela busca de todos os produtos apresentados e existentes no mercado.
( 3 ) Trata-se de uma demanda que ocorre por compras sazonais, variando conforme o período, podendo ser dia, mês, semana e até ano.
( 1 ) Essa forma de demanda é verificada e reconhecida quando o consumidor rejeita e/ou evita a aquisição de um determinado produto existente no mercado.
 
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
2, 4, 3, 1.
	Resposta Correta:
	 
2, 4, 3, 1.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta. A afirmativa I refere-se à demanda excessiva, que ocorre quando temos mais procura do que produtos em estoque para a venda. A afirmativa II refere-se à demanda plena, que ocorre quando há procura pelos produtos que estão sendo vendidos no mercado. A afirmativa III refere-se à demanda irregular, que ocorre quando há uma certa oscilação na demanda (há dias de maior procura e outros de menor procura, por exemplo). A afirmativa IV refere-se à demanda negativa, quando não há a procura pelo produto, seja por falta de conhecimento ou por ser um produto não desejado pelos consumidores.
	
	
	
Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	As organizações orientam-se no mercado, ou seja, definem suas estratégias, filosofias e ações com base nas orientações e/ou filosofias de marketing, as quais são apresentadas como: orientação à produção e ao produto, orientação às vendas, orientação ao marketing e orientação societal.
 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado, avalie as afirmativas a seguir referentes à orientação às vendas.
 
I. As organizações utilizam ações de promoção de vendas como forma de esforços para atrair consumidores.
II. Nesse tipo de orientação, algumas organizações esquecem de focar suas ações nos consumidores e focam suas atividades apenas na necessidade de vender.
III. Realiza suas ações com base em três dimensões, relacionadas ao lucro para a empresa, à satisfação dos desejos dos clientes e ao interesse dos públicos.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II.
	Resposta Correta:
	 
I e II.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta. A afirmativa I está correta, pois o uso da promoção de vendas funciona como estímulo e atrativo para a compra de produtos pelos consumidores, afinal, acredita-se que sem esses estímulos os consumidores não estão propensos a comprar. A afirmativa II está correta, pois podemos encontrar organizações com foco apenas nas vendas e lucros, e se esquecem das necessidades
de seus públicos. A afirmativa III está incorreta, pois as informações apresentadas referem-se à orientação societal, em que o marketing societal se baseia em três dimensões: lucro para a empresa, satisfação dos desejos dos clientes e interesse dos públicos, visando assumir responsabilidades com a sociedade e com o meio ambiente.
	
	
	
Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Os consumidores apresentam diferentes tipos de necessidades, que são analisados com base na Pirâmide da Hierarquia das Necessidades de Maslow. Cabe à organização compreender em qual necessidade seu produto e/ou serviço se encaixa, para que possa traçar e definir suas estratégias mercadológicas.
 
Sabendo-se que as necessidades apresentadas na base da pirâmide são consideradas as mais importantes e as primeiras a serem “resolvidas” pelos consumidores, assinale a alternativa que define corretamente essa necessidade do consumidor.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As necessidades primárias, também chamadas fisiológicas, estão na base da pirâmide e relacionam-se às necessidades referentes à existência e à sobrevivência do indivíduo.
	Resposta Correta:
	 
As necessidades primárias, também chamadas fisiológicas, estão na base da pirâmide e relacionam-se às necessidades referentes à existência e à sobrevivência do indivíduo.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta. Na base da Pirâmide da Hierarquia das Necessidades de Maslow encontramos as necessidades fisiológicas, que são as primeiras a serem compreendidas e “sentidas” pelo indivíduo, pois estão relacionadas à sua existência e sobrevivência, apresentadas pela fome, frio, sede, entre outros.
	
	
	
Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	O valor de um produto e/ou serviço existente no mercado não envolve somente o valor financeiro, ou seja, o valor pago em dinheiro pelo consumidor. Há também o valor que é analisado com base nos benefícios tangíveis e intangíveis que o produto e/ou serviços oferecem com sua aquisição. É nesse momento que o consumidor avalia os custos financeiros e emocionais que possui.
 
Com relação ao conceito de valor e à sua utilização pelas organizações, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F
para a(s) falsa(s):
 
I. ( v ) É pela criação do valor que as organizações administram seus relacionamentos com os consumidores.
II. ( v ) Uma marca bem posicionada, frente aos consumidores da organização, é capaz de desenvolver relacionamentos com o público e transmitir valor de marca ao consumidor.
III. (  f) O valor de uma marca, produto e/ou serviço não envolve a análise e administração dos retornos investidos nas ações mercadológicas da organização no mercado.
IV. (  v) O uso das novas tecnologias de informação, principalmente as digitais, auxiliam na criação de valor e no relacionamento da organização com seus públicos.
 
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta. A afirmativa I é verdadeira, pois as organizações buscam criar valor para administrar relacionamentos com os clientes, e, assim, manter e cultivar relacionamentos e fidelização. A afirmativa II é verdadeira, pois, ao construir e gerenciar marcas fortes pelas ações de marketing, a organização cria valor sobre elas e relacionamento com seus públicos. A afirmativa III está incorreta, pois é preciso que a organização mensure e analise os investimentos e o retorno de marketing para a criação de valor ao consumidor. A afirmativa IV está correta, pois o uso das tecnologias auxilia na manutenção do valor e do relacionamento com os públicos.
	
	
	
Pergunta 7
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	As organizações têm ambientes e variáveis que são capazes de influenciar em suas ações e estratégias mercadológicas, sendo um desses denominado macroambiente. Tal ambiente apresenta variáveis externas e incontroláveis, que devem ser conhecidas e analisadas constantemente pelas organizações, para evitar problemas em seu desenvolvimento no mercado.
 
Sabendo-se dessas informações, e com base nos estudos realizados, avalie as afirmativas a seguir com relação aos macroambientes:
 
I. O macroambiente é composto por variáveis relacionadas ao marketing corporativo, fornecedores, intermediários, concorrentes e stakeholders da organização.
II. É pelo macroambiente natural que as organizações apresentam suas atividades sustentáveis, bem como sua preocupação com o uso e falta de matéria-prima.
III. O ambiente tecnológico trabalha com a análise e o conhecimento das tecnologias usadas pelas organizações, e que visam à venda e à produção de seus produtos.
IV. O macroambiente sociocultural trabalha com os fatores relacionados à cultura, valores, hábitos, preferências e crenças do público da organização.
   
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta. A afirmativa I está incorreta, pois as informações apresentadas referem-se às variáveis analisadas e estudadas no microambiente. A afirmativa II está correta, pois é pelo macroambiente natural que as organizações realizam suas ações referentes ao meio ambiente. A afirmativa III está correta, pois, no ambiente tecnológico, as organizações analisam a tecnologia de produção e venda de seus produtos, bem como a existente no mercado. A afirmativa IV está correta, pois normas, padrões, valores e cultura são apresentados no macroambiente sociocultural.
	
	
	
Pergunta 8
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Para que as organizações possam atuar corretamente no mercado, utilizando as estratégias mercadológicas de maneira que lhe ofereçam resultados positivos, necessitam conhecer e compreender as análises e ações propostas e existentes no marketing. Uma dessas atividades envolve os julgamentos e análises que os consumidores fazem do produto e/ou serviço adquirido, buscando compreender se suas expectativas foram ou não atingidas.
Sabendo-se dessas informações e com base no conteúdo analisado e estudado, assinale a alternativa que representa, corretamente, a definição apresentada anteriormente e que pertence às atividades de marketing.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Satisfação.
	Resposta Correta:
	 
Satisfação.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta. A resposta correta refere-se à satisfação, pois é por meio dela que o consumidor julga e analisa se aquilo que comprou estava de acordo com o que esperava receber.
	
	
	
Pergunta 9
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	O princípio do marketing está baseado na atuação da organização, em seu mercado, visando satisfazer as necessidades e os desejos de seus consumidores, por meio de uma troca, ou seja, por meio da entrega de um produto e/ou serviço. Para que isso ocorra, as organizações devem compreender qual necessidade estão trabalhando, tendo como base a Pirâmide da Hierarquia das Necessidades de Maslow.
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F
para a(s) falsa(s):
I. (f  ) As necessidades fisiológicas são aquelas relacionadas aos sentimentos de estabilidade e segurança que o indivíduo busca ter em seu dia a dia.
II. (v  ) As necessidades sociais trabalham com o sentimento de pertencimento e de aceitação em um determinado grupo social pelo indivíduo ao adquirir algo no mercado.
III. ( f ) As necessidades de segurança trabalham com as necessidades primárias do indivíduo, como sensações de fome, frio, sede, calor, entre outras.
IV. ( v ) As necessidades de realização pessoal apresentam-se no topo da pirâmide e envolvem o que o indivíduo deseja alcançar como objetivo em sua vida. 
 
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta. A afirmativa I é falsa, pois refere-se à necessidade de segurança; a necessidade fisiológica envolve as necessidades primárias, aquelas que têm relação direta com a existência e sobrevivência, como fome, respiração, sensação de frio etc. A afirmativa II é verdadeira, pois as necessidades sociais envolvem a necessidade de pertencimento a um grupo social (amigos, interesses comuns, relação sanguínea ou não), buscando sua aceitação e reconhecimento. A afirmativa III é falsa, pois refere-se às necessidades fisiológicas, enquanto as necessidades de segurança atuam com os sentimentos e as ações de estabilidade do indivíduo, como habitação, atividade profissional ou saúde. A afirmativa IV é verdadeira, pois as necessidades de realização pessoal trabalham com o ápice do que o indivíduo busca alcançar em sua vida, frente aos outro e a si mesmo.
	
	
	
Pergunta 10
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	O macroambiente é composto por vários ambientes, denominados variáveis incontroláveis, que são capazes de influenciar no desenvolvimento da organização no mercado. Entre essas variáveis, as organizações encontram o ambiente formado por leis e políticas públicas, capazes de influenciar a organização e a forma como ela atua no mercado, seja em relação ao produto ou a suas ações de comunicação.
Com base nas informações apresentadas anteriormente, assinale a qual macroambiente a questão descreve e explica.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Político-legal.
	Resposta Correta:
	 
Político-legal.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta. A alternativa correta refere-se ao ambiente político-legal, pois é por meio deste ambiente que as organizações avaliam e analisam todas as tendências relacionadas às leis, códigos, instituições governamentais e correntes ideológicas e à regulamentação legal específica do produto ou serviço.
	
	
	
Terça-feira, 17 de Setembro de 2019 21h13min24s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais