Buscar

FENÓIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FENÓIS
Os fenóis são compostos orgânicos que possuem o grupo hidroxila ligado a um carbono pertencente a um anel aromático, estão presentes em nossas vidas em vários produtos, incluindo plantas e medicamentos.
 
O primeiro fenol a ser utilizado e que possui maior aplicação até hoje é o fenol comum ou ácido fênico, este mostrado na figura acima. Foi muito utilizado no início do século XIX, sendo extraído do alcatrão de hulha. Ele passou a ser usado como antisséptico e, a partir do ano de 1865, passou a ser aplicado como desinfetante de instrumentos cirúrgicos e como antisséptico geral dos hospitais, o que significou uma queda no número de mortes por infecções hospitalares. Porém essa substância é corrosiva e irritante das membranas mucosas. potencialmente fatal se ingerido, inalado ou absorvido pela pele. causa queimaduras severas e afeta o sistema nervoso central, fígado e rins, conta disto foi substituído por outros bactericidas, vale ressaltar que muitos ainda são fenóis, como o 4-hexil-resorcinol e o hexaclorofeno. 
PRINCIPAIS APLICAÇÕES
Desinfetante: Creolina, usado principalmente na agropecuária e, indústrias sendo uma mistura dos cresóis (orto-metilfenol, meta-metilfenol e para-metilfenol
Fabricação de plásticos: Baquelite é a variedade mais comum de polifenois. Ao ser descoberta, a baquelite fez sucesso imediato, sendo utilizada na produção de discos musicais, tomadas, interruptores, cabos de panelas, telefones, bolas de bilhar, câmeras fotográficas, revestimentos de móveis (para esta finalidade a baquelite é conhecida como fórmica), carapaças de eletrodomésticos, peças de automóveis e na produção de algumas ferramentas.
Corantes orgânicos: o fenol usado na preparação de resinas, e também na produção de fenolftaleína (um indicador ácido-base muito utilizado em processos de titulação em laboratórios),
Medicamentos: como o 2,4,6-trinitrofenol que é utilizado na fabricação de pomadas para queimaduras, que possuem o princípio ativo no picrato de butambeno.  Esse mesmo fenol é usado na produção de detonadores. A hidroquinona e o resorcinol são fenóis muitos indicados também por dermatologistas para o tratamento de manchas na pele.
Ipermetabilizantes: o cresol usado para a conservação de madeira, é popularmente conhecidos como creolina e lisol. Encontrado, em grande parte, na natureza (alimentos, madeira, fumo de tabaco, no alcatrão da hulha), os cresóis são utilizados para conservar a madeira sendo repelente, na produção de antissépticos, corantes, perfumes, inseticidas, resinas, geradores, explosivos, solventes, dentre outros. 
Acido pícrico: também conhecido como picrato de butambeno o 2,4,6-trinifenol, utilizado em medicamentos, é também utilizado na fabricação de explosivo para foguetes
Plantas: o eugenol também conhecido como óleo de cravo, possui propriedade antissépticas, anestésicas, medicinais e bactericidas. É encontrado no cravo, na canela e na mirra, composto muito utilizado pela indústria de cosméticos
Infelizmente, temos também um fenol que tem sido responsável por graves problemas sociais, pois é o principal componente ativo da maconha, o THC (tetra-hidro-carnabiol)
PROPRIEDADES
Físicas: São encontrados na forma sólida e cristalinos. A solubilidade dos fenóis em soluções alcalinas é muito grande, já na água é menor e em alguns casos chega a ser insolúvel. 
Químicas: em relação à acidez de fenóis, pode-se afirmar que são mais ácidos que os álcoois. Essa característica se deve ao caráter da hidroxila encontrada nos fenóis, essa molécula em meio aquoso se desintegra e dá origem à ionização que deixa a solução com acidez elevada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais