Buscar

Fundamentos da Teoria Organizacional Ava 01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Kerley Wilson Pinto da Costa (1316847)
	Disciplina:
	Planejamento Estratégico (ADM23)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:455318) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	14360748
Top of Form
	1.
	Existem diversas necessidades para planejar as atividades dentro de uma estrutura empresarial. No contexto do planejamento estratégico, devemos observar que ele analisa tanto os pontos fortes como os fracos do ambiente interno da organização com o intuito de conseguir aproveitar as oportunidades e minimizar as ameaças do ambiente externo. Em outras palavras, o planejamento estratégico vincula-se à adaptação da organização ao ambiente com todas as suas incertezas e oportunidades. Sobre o Planejamento Estratégico, analise as seguintes sentenças:
I- O planejamento estratégico é focado para realizar melhorias nas condições atuais de competitividade empresarial, em função dos dados históricos da empresa e das condições econômicas.
II- O planejamento estratégico deve ser um processo que considere a construção de consenso, pois ao existir diversos interesses e necessidades é necessário estabelecer um foco comum para todos.
III- No contexto organizacional, o planejamento estratégico ao ficar focado à adaptação vira um meio de aprendizagem tanto para a geração de competências empresarias como de seus funcionários.
IV- O planejamento é uma necessidade para que a empresa possa mudar as condições do ambiente externo e assim melhorar a competitividade e qualidade dos produtos a serem ofertados no mercado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença I está correta.
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	2.
	Levando em consideração a importância da atuação estratégica do administrador em cada um dos níveis hierárquicos da organização, ele pode formular sua estratégia com base nos seguintes níveis: corporativo, empresarial (também conhecido como Unidade Estratégica de Negócio - UEN) e funcional. Sobre os níveis de estratégias organizacionais, analise as afirmativas a seguir:
I- A estratégia corporativa é estabelecida pela cúpula da organização e preza os interesses máximos da organização, servindo de base a formulação das estratégias de níveis empresariais e funcionais.
II- A estratégia empresarial refere-se ao modo pelo qual as unidades de negócios de uma organização atuam em um respectivo setor ou negócio, por isso é definida de maneira pontual e independente.
III- A estratégia funcional refere-se às ações adotadas pelos departamentos da organização que permitem o alcance das estratégias empresariais e corporativa da organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	b) Somente a afirmativa I está correta.
	
	c) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	d) As afirmativas II e III estão corretas.
	 
	 
	3.
	A elaboração e a condução de um planejamento podem gerar uma série de mudanças para a organização. Dentre as mudanças geradas pela elaboração e condução de um planejamento, sua abrangência pode ocorrer, respectivamente, nas pessoas, nas tecnologias e nos sistemas organizacionais existentes, ou seja, pode modificar em uma ou mais dimensões a rotina diária de trabalho da organização. Sobre a abrangência das alterações provocadas pelo planejamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Pessoas.
II- Tecnologia.
III- Sistemas.
(    ) Este tipo de alteração abrange mudanças nos níveis de autoridade e responsabilidade, canais de comunicação, procedimentos, entre outros.
(    ) Este tipo de alteração abrange mudanças nos processos relacionados às necessidades de seleção, treinamento, substituição, transferência, entre outras.
(    ) Este tipo de alteração abrange mudanças relacionadas aos métodos e técnicas utilizadas na realização do trabalho, entre outras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - I - III.
	
	b) I - III - II.
	
	c) I - II - III.
	
	d) III - I - II.
	 
	 
	4.
	O planejamento pode ser conceituado como um processo, "desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa" (OLIVEIRA, 2010, p. 5). Sobre o conceito de planejamento e as dimensões básicas da estratégia, analise as sentenças a seguir:
I- A primeira dimensão está relacionada com as funções desempenhadas pelas empresas, tais como produção, pesquisas, novos produtos, finanças, marketing, instalações e recursos humanos. 
II- A segunda dimensão corresponde aos elementos do planejamento, como propósitos, objetivos, estratégias, políticas, programas,  orçamentos e normas.
III- A terceira dimensão está relacionada aos fatores externos como concorrência, investidores, logística, orçamentos, políticas internas e externa adotadas pelo governo.
IV- A quarta dimensão corresponde às unidades organizacionais onde o planejamento é elaborado: planejamento corporativo, planejamento de unidades estratégicas de negócio, planejamento de departamentos.
V- A quinta dimensão corresponde ao tempo para o planejamento, que pode ser curto, médio ou longo prazo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, D. de P. R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 28. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
	
	a) As sentenças III, IV e V estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II, III e V estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
	 
	 
	5.
	Conforme expresso pela literatura, não há um tipo ideal de estratégia. Por isso, cabe ao gestor identificar qual é o tipo de estratégia mais indicado para sua empresa, de acordo com as circunstâncias nas quais ela se encontra. Sobre os tipos de estratégias organizacionais, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estratégia de liquidação do negócio.
II- Estratégia de joint venture.
III- Estratégia de desenvolvimento de capacidades.
IV- Estratégia de desinvestimento.
(    ) Consiste em encerrar a produção de bens e serviços que não atendem às necessidades do mercado e geram lucros insuficientes para a empresa.
(    ) Após analisar em profundidade a situação da empresa e constatar que não há mais o que ser feito, opta-se por encerrar as atividades de negócio.
(    ) Ocorre por meio da associação de duas ou mais empresas, visando à fabricação de um produto.
(    ) Corresponde à associação entre empresas, com o objetivo de desenvolver e/ou aprimorar suas capacidades, bem como aproveitar as oportunidades de mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) III - IV - II - I.
	
	b) IV - I - II - III.
	
	c) IV - II - III - I.
	
	d) IV - III - II - I.
	 
	 
	6.
	Planejamento estratégico é um processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes (competência) e fracos (incompetência ou possibilidades de melhoria) da organização, e das oportunidades e ameaças do ambiente externos, com o objetivo de formular (formar) estratégias e ações estratégias com o intuito de aumentar a competitividade e seu grau de resolutividade (PEREIRA, 2010). Sobre os objetivos do planejamento estratégico, analise as sentenças a seguir:
I- Levar a organização a atingir a resolutividade e aumentar a competitividade.
II- Manter os potenciais de competitividade da organização e diminuir os riscos de tomar uma decisão errada.
III- Integrar decisões isoladas das áreas funcionais da organização (Finanças, Recursos Humanos, Produção e Serviço e Marketing, Vendas ou Comercial) em um plano único e consistente com a estratégia global da organização.
IV- Manter o ambiente sustentável, apresentando resultados pontuais no longo prazo com a coordenação dos esforços e energias, linearmente.
Assinale a alternativa
CORRETA:
FONTE: PEREIRA, M. F. Planejamento estratégico: teorias, modelos e processos. São Paulo: Atlas, 2010.
	
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 
	 
	7.
	O diagnóstico estratégico irá determinar as condições atuais de uma empresa, observando todos os aspectos, tanto internos como externos, considerando cinco fases de diagnóstico. Levando em consideração a terceira fase, isto é, a análise externa, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Nesta fase, observam-se tanto as ameaças como as oportunidades vindas de fora da empresa, isto é, o mercado, mudanças tecnológicas, fornecedores, situação econômica, entre outros.
	
	b) Nesta fase, observam-se as fraquezas da organização em função das ameaças vindas de fora da empresa, isto é, capacidade de produção em função das ameaças do mercado.
	
	c) Nesta situação, a empresa analisa todos os elementos externos que influenciam no sucesso de um novo empreendimento ou produto a ser desenvolvido.
	
	d) Nesta situação, a empresa analisa todos os elementos do ambiente produtivo organizacional em função dos acontecimentos vindos de fora da empresa.
	 
	 
	8.
	O ambiente interno de uma empresa apresenta diversas situações, tanto de infraestrutura como de organização institucional, sendo que esses dois elementos fazem parte da capacidade de gestão e de produtividade perante as necessidades do mercado que uma empresa procura satisfazer. Sobre o ambiente interno, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Com uma análise efetiva do ambiente interno, consegue-se determinar as forças e fraquezas que uma organização poderia ter perante potenciais mercados.
	
	b) Com uma análise efetiva do ambiente interno, consegue-se determinar as ameaças e oportunidades a serem consideradas para diminuir os riscos de perda de lucro.
	
	c) Com uma análise efetiva do ambiente interno, consegue-se determinar as oportunidades e fraquezas a serem consideradas nas estratégias operativas.
	
	d) Com uma análise efetiva do ambiente interno, consegue-se determinar as forças e oportunidades a serem aproveitadas para melhorar o potencial de gerar lucro.
	 
	 
	9.
	Na gestão empresarial, existem vários tipos de estratégias, que podem ser classificadas como escolas ou tendências estratégicas. Existem estratégias que estarão alinhadas mais como planos de ação e outras como táticas, visando à empresa se posicionar no mercado. Sobre estas escolas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escola de Planejamento.
II- Escola de Posicionamento.
III- Escola Empreendedora.
IV- Escola Cognitiva.
(    ) Esta tendência de estratégia é mais um processo formal de técnicas, programas e planos de ação. A partir desta, pode-se, por exemplo, melhorar pontos críticos e processos produtivos.
(    ) Este tipo de escola é mais um processo de análise e raciocínio lógico. Por meio desta, faz-se um estudo de informações vindas tanto do meio ambiente interno como externo da organização, visando desenvolver ideias, modelos, processos, e conceitos para delinear planos de ação e processos.
(    ) Esta escola é considerada um processo proativo de pensamentos e ações, possibilitando inovações nos processos produtivos e diferenciação dos produtos no mercado, tornando-se, assim, um processo visionário nas atividades da empresa.
(    ) Esta tendência de estratégia é vista mais como um processo sistemático e analítico, levantando-se uma análise de fatos históricos e estatísticos para fins de posicionamento e conseguir definições positivas à empresa no futuro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - IV - III - I.
	
	b) IV - I - III - II.
	
	c) I - IV - III - II.
	
	d) III - IV - I - II.
	 
	 
	10.
	As empresas, em função de suas necessidades, devem abordar estratégias diferenciadas para desenvolver suas atividades específicas. No momento que uma empresa precisar desenvolver mudanças estruturais, ela poderia estabelecer uma estratégia de configuração. Em função deste tipo de estratégia, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Nesta estratégia, as empresas podem ser enxergadas como configurações, com características comportamentais e agrupamentos coerentes. Assim, podemos analisar mudanças e transformações estruturais.
	
	b) Quando a estratégia for de configuração, a gestão de uma empresa deverá levar em consideração a análise das estruturas físicas, assim, poderá se enxergar a empresa como um todo.
	
	c) Neste tipo de estratégia, a estrutura organizacional e financeira da empresa é peça-chave para poder configurar cenários de atuação nos mercados atuais e potenciais da empresa.
	
	d) Na análise de configuração, considera-se a empresa desde uma perspectiva de organograma empresarial, deste modo, podemos configurar diferentes cenários da gestão da empresa.
Bottom of Form

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando