Buscar

BIANCA ESTAGIO I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2
1
BIANCA APARECIDA DE CARVALHO PEREIRA
RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 
Relatório de estágio supervisionado obrigatório apresentado ao Curso de Serviço Social A7/SSN1 período noturno da FacUnicamps, como requisito para aprovação na Disciplina Estágio Supervisionado I.
Orientação do (a) Prof.° Juliana Duarte de Mendonça Castro
Empresa: Goiás Esporte Clube.
GOIÂNIA-GO 
2019/2
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO ESTÁGIO
	DADOS DA EMPRESA/ÓRGÃO
	NOME DA EMPRESA: GOIÁS ESPORTE CLUBE
	ENDEREÇO: AV. IPANEMA QD 08 LOTE 01
	COMPLEMENTO: CHÁCARA MARIA DE LOURDES
	BAIRRO: PARQUE ANHANGUERA 1
	CIDADE/ESTADO: GOIÂNIA- GOIÁS
	CEP: 74343-010
	CNPJ:01.665.256/0001-80
	INSCRIÇÃO ESTADUAL: ISENTO
	SITE DA EMPRESA: http://www.goiasec.com.br/
	
	DADOS DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO DA EMPRESA/ÓRGÃO
	NOME DO SUPERVISOR: RENATA BORELLI CAPUCCI
	PROFISSÃO: ASSISTENTE SOCIAL
	REGISTRO PROFISSIONAL: 804
	CARGO: RESPONSÁVEL TÉCNICO 
	E-MAIL: assistentesocial@goiasec.com.br
	DADOS DO ESTÁGIO
	CARGA HORÁRIA EFETIVA: 12 HORAS SEMANAIS
	ÁREA DE ATUAÇÃO: ESPORTE
	PROFESSOR ORIENTADOR: JULIANA DUARTE DE MEDONÇA CASTRO
RESUMO:
O estágio tem como função o aperfeiçoamento técnico-profissional do acadêmico, ele também tendo como intuito desenvolver as capacidades e potencialidades diante da formação profissional. Diante disto o presente relatório tem por finalidade apresentar o desenvolvimento do estágio supervisionado e descrever as atividades desempenhadas na Casa do Atleta do Goiás Esporte Clube. Apresentando sua história e estrutura organizacional. Por meio deste relatório apresentarei os objetivos do estágio, sua área de atuação e a descrição das atividades exercidas durante o período do estágio.
PALAVRAS-CHAVES: ESTÁGIO, ACADÊMICO, PROFISSIONAL, GOIÁS ESPORTE CLUBE.
INTRODUÇÃO 
O estágio supervisionado I foi realizado na Casa do Atleta Base do Goiás Esporte Clube localizado no endereço: Avenida Ipanema Quadra 08 Lote 01 Chácara Maria de Lourdes Parque Anhanguera 1 Goiânia- Goiás cep: 74343-010, período de agosto a novembro de 2019. 
Por ser uma empresa privada e um novo campo de trabalho para o Assistente Social este trabalho esta mais focado na base onde existe a Casa do Atleta do Goias Esporte Clube que tem como moradores atletas oriundos de outros Estados brasileiros, e que possuem as mais diversas subjetividades, além disto o trabalho deste profissional tem como objetivo à garantia de direitos das crianças, adolescentes e jovens de 15 a 20 anos. 
A disponibilidade deste espaço socio-ocupacional se faz nescessaria para que tenha-se a possibilidade de relacionar a teoria com a prática, fazendo assim uma análise comportamental do profissional, além da aquisição de conhecimentos relacionados a este campo de atuação tão novo para os assistentes sociais, com isto o profissional de serviço social tera a possibilidade de conhecer esta area e também desenvolver politicas publicas garantindo assim os direitos destes novos usuarios.
OBJETIVO DO ESTÁGIO
Objetivo Geral 
Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
Trabalhar na compreensão do significado social da profissão e no seu desenvolvimento sócio histórico na sociedade, assim como desvelar as possibilidades de ação contidas na realidade;
Identificar as demandas presentes na sociedade, e formular respostas/ propostas para o enfrentamento da questão social;
Dominar os conteúdos específicos e as abordagens teóricas metodológicas e ético político do seu ensino, de forma interdisciplinar;
Objetivos Específicos: 
 Conhecer a estrutura organizacional da instituição; 
 Vivenciar com os profissionais da área as suas rotinas;
 Aplicar os conhecimentos das dimensões: teóricos-metodológicos, ético-político e técnico-operativo; 
 Análise da realidade social, econômica, politica e cultural;
 Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;
 Acatar as ordens recebidas e orientações necessárias ao bom desempenho, mantendo Cmpre uma postura ética e profissional.
CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA (HISTÓRICO) 
O Goiás Esporte Clube nasceu de um sonho, que teve os primeiros passos rumo à realidade na noite de 6 de abril de 1943, na calçada da rua 23, Centro de Goiânia, sob um poste de iluminação pública. Foi neste local que um grupo de amigos, que tiveram o sonho em comum, começou a organizar o clube que hoje, passados 75 anos, se transformou num dos principais do País e indiscutivelmente o maior do Centro-Oeste. Ali, naquela calçada, sob aquela luminária, nasceu um campeão.
Na verdade, o inusitado local de fundação do Goiás tem um motivo até certo ponto simplório. O que aconteceu foi que os criadores do clube se reuniram na casa dos irmãos Lino e Carlos Barsi para discutir o projeto. Como se tratava de um grupo de entusiastas é fácil imaginar o volume elevado das vozes durante o debate. E foi exatamente o barulho da conversa que fez com que a matriarca da família Barsi determinasse que a reunião prosseguisse do lado de fora da casa. Por isso, o Goiás nasceu sob a luz de um poste de rua. Provavelmente, por isso também, que ele seja um clube absolutamente “iluminado”.
Os primeiros anos foram difíceis, embora alguns detalhes já deixassem antever o futuro vitorioso. Acontecimentos como, por exemplo, o 3º lugar no Campeonato Goiano de 1944, o primeiro da história, logo atrás do Atlético e Goiânia, as duas forças da época. Ou a conquista, em campo, do titulo de 1951, perdido posteriormente na Justiça para o Goiânia. De qualquer maneira, se o futuro seria brilhante, as duas primeiras décadas exigiram dedicação, perseverança e determinação dos fundadores.
A primeira partida da história do Goiás foi contra o Atlético Goianiense e, ainda sem recursos financeiros, o novo clube utilizou no confronto camisas com listras horizontais em verde e branco, doadas pelo América Mineiro. Mas como os mineiros só puderam dar nove camisas, o uniforme do time teve que ser completado com camisas na cor branca. O jogo ocorreu no Estádio Olímpico, na Avenida Paranaíba, naquela época, o time realizava seus treinos em um campo de terra anexo ao estádio da Avenida Paranaíba, e mandava seus jogos no campo de grama do antigo Olímpico. 
Em 1960, porém, a diretoria negociou a compra de uma área numa região da cidade então conhecida como Fazenda Macambira. Essa área é hoje a sede da Serrinha, onde está erguido o Estádio Hailé Pinheiro, entre outras benfeitorias. A região é na atualidade um dos pontos mais nobres e valorizados de Goiânia. E a década de 1960, que começou promissora, seria, de fato, o inicio da mudança no status do clube.
O ponto alto daqueles anos foi a conquista do primeiro titulo de campeão goiano. Aconteceu em 1966 e o Goiás fez uma campanha memorável, em que perdeu apenas um jogo, erguendo a taça pela primeira vez, um gesto que se repetiria 26 vezes nas décadas seguintes, transformando o clube no maior vencedor de Goiás e da região Centro-Oeste. Mas foi na década seguinte que o clube começou a dominar os certames estaduais e a ganhar certo destaque em competições nacionais.
Logo no inicio dos anos de 1970, o Goiás conquistou seu primeiro bicampeonato estadual, em 1971 e 1972. Em 1973, o clube se tornou o primeiro do Estado a disputar o Campeonato Brasileiro, criado dois anos antes. A estréia foi contra o Olaria, do Rio de Janeiro, dia 26 de agosto, um domingo, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico. O resultado foi um empate por 0 a 0. Três dias depois, dia 29, quarta-feira, o Goiás voltou a campo no mesmo estádio para enfrentar outro carioca, bem mais poderoso, e chegou à sua primeira vitória em campeonatos brasileiros. Foi contra o Flamengo, e o resultado foi 1 a 0, gol do atacante Lincoln.
A década terminou, em termos de títulos, com a conquista de mais um bicampeonato estadual, em 1975 e 1976. Nos anos de 1980 o Goiás ganhou mais cinco títulos estaduais, inclusive o
terceiro bicampeonato, 1986 e 1987. Essa também foi a década em que o clube adquiriu o terreno onde fica o Centro de Treinamentos entre o Parque Anhanguera e o Jardim Atlântico, em Goiânia, propiciando ao Goiás a edificação de uma das melhores infra-estruturas do futebol nacional. Exatamente a organização que permitiu ao time esmeraldino continuar crescendo e viver na década seguinte a mais vitoriosa de sua história até aqui.
Os anos 1990 começaram com um titulo estadual e o vice-campeonato da Copa do Brasil, ambos em 1990. Muito mais estaria por vir, no ano seguinte, 1991, o Goiás conquistou o, então, inédito tricampeonato goiano. E outros cinco títulos estaduais ainda foram levantados naquela década, incluindo um pentacampeonato estadual, obtido com as conquistas entre 1996 e 2000. A galeria de títulos dos anos 1990 foi enriquecida ainda com a taça de campeão Brasileiro de série B, o primeiro título nacional da historia do clube, em 1999, que foi precedido pelo vice-campeonato na mesma série, em 1994.
No âmbito administrativo, dois grandes destaques marcaram a década de 90. Um deles foi a inauguração do Estádio Hailé Pinheiro, localizado na sede da Serrinha. A abertura do local aconteceu no dia 8 de fevereiro de 1995, com o Goiás recebendo o Kashima Antlers, do Japão, para uma partida amistosa. Dois anos depois, em 1997, o clube foi oficialmente incluído no chamado Clube dos 13, a associação das maiores agremiações de futebol do País.
Em 2000, o clube fechou a campanha do pentacampeonato estadual e iniciou a caminhada para a conquista do tricampeonato na Copa Centro-Oeste, ganhando a competição em 2000, 2001 e 2002. A primeira década do Século 21 viu ainda a vitória esmeraldina em outros quatro títulos goianos, incluindo o bicampeonato, em 2002 e 2003.
Em 2005, nova barreira foi superada, quando o time realizou ótima campanha no Brasileiro, terminou na 3ª colocação e obteve uma inédita vaga para disputar a Taça Libertadora da América, a principal competição do continente, na temporada seguinte, 2006. O Goiás voltou a ter destaque internacional quatro anos depois, em 2010, quando chegou a à final da Copa Sul-Americana, ficando com o vice-campeonato, após perder a disputa final nos pênaltis para o Independiente, da Argentina. A década atual já presenciou um bicampeonato estadual, 2012 e 2013, além do bicampeonato no Brasileiro da série B, conquistado em 2012, o segundo titulo nacional do clube.
A agremiação de esporte Goiás Esporte Clube, dedica grande parte de seus esforços ao incentivo do desenvolvimento do esporte e formação de novos atletas em toda região metropolitana de Goiânia e outras regiões brasileiras, alguns desses esforços são a formação de futebol base e a escolhinha de futebol . 
O clube tem como objetivo também a participação do de outros desportos alem dos dois principais eixos as modalidades são: handebol, vôlei (masculino e feminino), futebol de salão, basquete. É voltado para os jovens objetivando estimular, identificar e reconhecer talentos, focando na aplicabilidade dos trabalhos, em sustentabilidade e no incentivo à criação voltada para a melhoria da qualidade de vida, bem-estar e inclusão social. Educar através do Esporte.
O Goiás Esporte Clube recebeu da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a renovação do Certificado de Clube Formador, válido por dois anos. No documento a entidade máxima do futebol brasileiro reconhece o trabalho das categorias de base do clube e garante benefícios ao Goiás caso algum jogador amador seja transferido para outro clube, antes da assinatura de contrato profissional.
Para obter o certificado o Goiás teve que atender uma série de exigências feitas pela CBF, em relação à estrutura oferecida aos atletas em formação, assistência e documentação. O último estágio incluiu uma visita técnica da Federação Goiana de Futebol (FGF) às instalações do clube para conferir as condições e avalizar se o clube receberia o certificado válido por um ou dois anos. A qualidade dos trabalhos, os parceiros envolvidos, o peso técnico e profissional dos integrantes da entidade, tornam o clube relevante para os formadores de opinião do Estado de Goiás.
MISÃO
Inspirar colaboradores, atletas, torcedores e sociedade a vencer.
VISÃO
Estar entre os 10 melhores times do Brasil
Gestão nível A: Entre os 3 melhores do Brasil (gestão Campeão)
Retorno e Permanência na Série A
Titulo de Expressão Nacional
Arena
Estar entre as 10 maiores torcidas do Brasil
VALORES
Amor
Orgulho 
Responsabilidade
Respeito 
Garra
ORGANOGRAMA
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
Como estagiária do Serviço Social no Goiás Esporte Clube, este departamento no clube tem como alvo adolescentes e jovens de 15 a 20 anos, neste período de estagio desenvolvi atividades do cotidiano profissional do Assistente Social, atuando diretamente com a garantia dos direitos sociais que estão garantidos no ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente, os direitos garantidos na lei Pelé, por meio dos instrumentais técnicos da categoria, dentre eles:
Estudo Socioeconômico: O estudo socioeconômico realizado pela equipe de serviço social do Goiás Esporte Clube tem como objetivo fazer uma analise do perfil de cada um dos atletas e saber quais são as necessidade deles para que possamos intervir caso seja necessário. Este estudo é feito sempre que os atletas entram no clube isto costuma acontecer no começo e no meio de cada ano, sem data determinada para acontecer;
Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projeto de projeto: Os projetos elaborados, desenvolvidos e avaliados pela equipe de serviço social têm como objetivo garantir o bem estar dos atletas e trabalhar com eles o seu desenvolvimento, seja, em campo, na escola, na área da saúde e na esfera social. Estes projetos são feitos de acordo com a demanda e necessidades. 
Trabalho multidisciplinar: O trabalho multidisciplinar realizado no Goiás Esporte Clube conta com equipe médica completa, assistente social, educadores físicos, psicóloga, pedagoga, nutricionista e odontologista. O trabalho é realizado de acordo com a necessidade de cada um dos atletas. Quando o atleta entra o mesmo passa por todos os profissionais para que se possa compreender as suas necessidades.
Elaboração de relatório: Os relatórios são feitos e encaminhados mensalmente para o DRT (Departamento de Registro Trabalhista) e para a CBF para garantir sempre a manutenção dos certificados e funcionamento das atividades relacionadas a base e ao trabalho do assistente social.
Palestras: As palestras devem ocorrer três vezes ao mês, no entanto por causa dos calendários de jogos, escola e outras atividades muitas vezes elas são realizadas uma vez ao mês, as mesmas tem o intuito de trabalhar com os atletas o seu desenvolvimento e para que eles possam sair daqui conhecendo melhor o mundo.
Encaminhamento para serviço odontológico existente no clube: Estes atendimentos são feitos de acordo com a necessidade de cada atleta, os atendimentos são realizados quatro dias da semana sendo três dias pela manhã e um dia na parte da tarde, o serviço social é o responsável por encaminhar e marcar estes atendimentos.
Contato telefônicos com pais e responsáveis: A maioria dos atletas do Goiás esporte clube são oriundos do de outros estados, com isto, o contato pessoalmente com os pais ocorrem raramente, por esta razão quando se é notada uma necessidade de se entrar em contato com os pais, o serviço social é o responsável por contatá-los por meio de ligação telefônica e os informar da situação. 
Contato com o Conselho tutelar: Outra situação que não é cotidiana, no entanto quando necessário tanto o conselho tutelar entra em contato conosco e nos entramos em contato com eles para que se possa garantir o direito da criança e do adolescente.
Contato com Conselho Municipal dos Direitos da criança e do adolescente: Por termos o certificado do conselho municipal às vezes se faz necessário este contato.
PLANO DE AÇÃO 
	5W
	2H
	O que?
	Por que?
Quem?
	Onde?
	Quando?
	Como?
	Quanto?
	Estudo Socioeconomico
	O estudo socioeconomico tem por objetivo analisar a condição social e economica dos atletas para que possamos garantir os direitos dos mesmos. Além de conhecermos mais dos atletas para podermos acompanhar mais de perto cada um de acordo com sua nescessidade.
	A equipe de Serviço Social que conta com uma Assistente Social Renata Borelli Capucci e uma Estagiaria Bianca Carvalho.
	CT Edmo Pinheiro Base -Goias Esporte Clube.
	De acordo com a nescessidade.
	Os Atletas Passam pela aprovação da comissão tecnica, depois pela psicologa e em seguida pela equipe de Serviço Social onde é feito o estudosocioeconomico.
	
Sem Custo
	Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetode projeto
	Os projetos elaborados e desenvolvidos tem por intuito trazer melhoria na qualidade de vida dos atletas alem de colaborarem com o desenvolvimento cidadão.
	A equipe de Serviço Social que conta com uma Assistente Social Renata Borelli Capucci e uma Estagiaria Bianca Carvalho juntamente com a coordenação da base e as comições tecnicas.
	CT Edmo Pinheiro Base -Goias Esporte Clube
	De acordo com a necessidade e disponibilidade das categorias.
	O projeto é elaborado pela equipe de Serviço Social juntamente com a coordenação e comissão tecnica em seguida é encaminhado para a diretoria de futebol de base onde é analisado pelo diretor e asinado e em seguida ele é desenvolvido e avaliado.
	
Sem Custo
	Trabalho Multidisciplinar
	È um trabalho desenvovido em conjunto com outras areas do conhecimento como os tecnicos de futebol, preparadores fiscicos, assistente social, psicologo, coordenadores, diretor da base, medicos, nutricionista e pedagoga, para que possamos melhorar a qualidade de vida dos atletas, acompanha-los, colaborar com o desenvolvimento saudavel dos atletas tanto no ambito social, quanto no campo, na saude, na escola e em familia.
	A equipe de Serviço Social que conta com uma Assistente Social Renata Borelli Capucci e uma Estagiaria Bianca Carvalho, psicologo, coordenadores, diretor da base, medicos, nutricionista e pedagoga.
	CT Edmo Pinheiro Base -Goias Esporte Clube
	Diariamente, de acordo com as necessidades dos atletas.
	Os atletas são observados e analisados pela comição tecnica da categoria e caso seja notado algo a ser trabalhado e passado para as areas competentes.
	
Sem Custo
	Elaboração de Relatorio
	Os relatórios tem como objetivo informar como foram desenvolvidas as ações e os resultados das mesmas para monitoramento.
	A equipe de Serviço Social. Departamento de registro Departamento de registro DRT e CBF .
	CT Edmo Pinheiro Base -Goias Esporte Clube, DRT e CBF.
	É realizado uma vez ao mês é enviado para o DRT e em seguida para a CBF.
	O relatorio é elaborado pela equipe de Serviço Social no decorrer do mes em seguida é enviado ao Departamento de registro DRT depoias para a CBF e é arquivado.
	
Sem Custo
	Palestras
	As paletras tem o intuito de passar informações para os atletas sobre determinados assuntos.
	A equipe de Serviço Social.
	CT Edmo Pinheiro Base -Goias Esporte Clube
	È realizado três vezes ao mês.
	È feita a solicitação de datas junto a coordenação da base e em seguida a palestra é desnvolvida.
	
Sem Custo
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O presente estágio realizado foi de suma importância para que eu como aluna pudesse adquirir a experiência na práxis da profissão e pudesse ainda conhecer este novo campo de atuação, além de poder aliar a práxis da profissão com a teoria do serviço social, me possibilitando uma postura crítica e questionamentos importantes sobre a atuação do profissional. 
Este estágio também despertou em mim o desejo de desenvolver meu projeto de pesquisa relacionado a esta área, onde pretendo se aprovado pelo professor supervisor de estágio, pesquisar sobre O trabalho do assistente social nos clubes de futebol. 
Segundo Vieira "Podemos verificar que os clubes de futebol podem ser considerados como novos espaços sócio-ocupacionais dos assistentes sociais, o que pode acarretar na falta de compreensão, por outros profissionais, em relação ao que o Serviço Social irá contribuir para estes espaços". De acordo com esta afirmação podemos observar a importância de se conhecer este campo de atuação tão extenso e importante do assistente social. 
REFERÊNCIAS 
VIEIRA, Kamilla Gomes. O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NOS CLUBES DE FUTEBOL DE SANTA CATARINA. 2016. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Serviço Social, Centro Socioeconômico Departamento de Serviço Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/169852/TCC%20Kamilla%20C%20Vieira.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 20 nov. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998. Institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2019. 
Lei Federal n° 8069 de 13 de julho de 1990: Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília. Acesso em: 20 nov. 2019.
 __________________________________ ___________________________
Juliana Duarte de Mendonça Castro Renata Borelli Capucci

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando