Buscar

Questão 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - História da Igreja
Considere o seguinte extrato de texto: 
“Em 31 de outubro de 1517 [...], um professor monástico em uma universidade alemã recentemente fundada e relativamente desconhecida, realizou de uma forma que não era nem incomum nem espetacular, um protesto contra um abuso eclesiástico. Tal protesto encontrou resposta imediata e disparou a maior de todas as revoluções na história da igreja cristã. Martinho Lutero, que foi quem realizou esse protesto, é uma das poucas pessoas de quem se pode dizer que a história do mundo foi profundamente alterada por seu trabalho. Sem ser nem um organizador nem um político, e muito menos um revolucionário autodeclarado, ele persuadia as pessoas pelo poder de uma profunda fé religiosa, fruto de uma confiança inabalável em Deus e de relações diretas, pessoais, com Deus”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALKER, W. História da igreja cristã. Trad. de Paulo Siepiersk. São Paulo: ASTE – Associação de Seminários Teológicos Evangélicos, 2006. p. 492. 
Considerando o extrato de texto dado e os conteúdos do livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia acerca de Martinho Lutero, monge agostiniano, que teve um papel fundamental na Reforma Protestante, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Desde o início da sua ordenação como monge agostiniano, Lutero pretendia criar uma nova igreja. Na busca do verdadeiro caminho para se encontrar com a vida eterna, Lutero, encontrou, na Epístola aos Romanos, uma resposta às suas indagações: a doutrina da salvação alcançada unicamente pela fé em Deus, tema central de sua futura teologia.
	
	B
	Martinho Lutero (915-1007) vivia na cidade de Oxford, na Inglaterra, onde conquistou o título de doutor em Filosofia, tornando-se professor universitário e pregador oficial de seu convento. Protestava contra o pagamento de indulgências, porque acreditava que somente Deus poderia perdoar o pecador.
	
	C
	Em 1517, o Papa Leão X, desejando terminar a construção da Basílica de São Pedro, em Roma, determinou a venda de indulgências, principalmente na Alemanha. Em protesto a essa falsa “segurança” religiosa proporcionada pelas indulgências, Lutero fixou suas 95 teses na porta da igreja de Wittenberg, em 31 de outubro do mesmo ano.
Você acertou!
A alternativa a) está incorreta, já que Lutero não pretendia criar uma nova igreja e sim reformar o catolicismo. A alternativa b) está incorreta, porque Lutero vivia em Wittenberg, na Alemanha. A alternativa d) está incorreta, já que Lutero não obedeceu à ordem do Papa. Além disso, os livros escritos foram utilizados para defender a nova doutrina. A alternativa e) também está incorreta, pois a cidade de Espira não aceitou empregar o Edito de Worms contra Lutero. A alternativa c) está correta, pois “Martinho Lutero (1483-1546) [...] vivia na cidade de Wittenberg, Alemanha, onde conquistou o título de doutor em Filosofia, tornando-se professor universitário e pregador oficial de seu convento. Protestava contra o pagamento de indulgências porque acreditava que somente Deus poderia perdoar o pecador [...]. Inicialmente, Lutero não pretendia criar uma nova igreja. Na busca do verdadeiro caminho para se encontrar com a vida eterna, Lutero, encontrou, na Epístola aos Romanos, uma resposta às suas indagações: a doutrina da salvação alcançada unicamente pela fé em Deus, tema central de sua futura teologia [...]. Em 1517, o Papa Leão X, desejando terminar a construção da Basílica de São Pedro, em Roma, determinou a venda de indulgências, principalmente na Alemanha [...]. Em protesto a essa falsa ‘segurança’ religiosa proporcionada pelas indulgências, Lutero fixou suas 95 teses na porta da igreja de Wittenberg, em 31 de outubro do mesmo ano [...]. Em 1518 e 1519, o Papa Leão X exigiu que Lutero se retratasse e reconhecesse o valor das indulgências, mas não foi obedecido. Nesse período, o religioso escreveu os livros que serviriam de base para a sua nova doutrina: O papado de Roma, O apelo à nobreza cristã da nação alemã, O cativeiro babilônico da igreja e Da liberdade do cristão [...]. Em 1526, a cidade de Espira não aceitou empregar o Edito de Worms contra Lutero. Carlos V tentou forçá-la, provocando o protesto de 6 príncipes e de 14 cidades (fato que originou a palavra protestante). Em 1529, as cidades protestantes se reuniram na Liga de Smaikalde contra Carlos V, que, em guerra contra a França e o Império Otomano, nada pode fazer para impedir o avanço do luteranismo” (livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia, p. 76,77).
	
	D
	Em 1518 e 1519, o Papa Leão X exigiu que Lutero se retratasse e reconhecesse o valor das indulgências, sendo obedecido. Nesse período, o religioso escreveu livros que serviram de base para essa retratação realizada junto aos sacerdotes romanos. Entre eles, escreveu O papado de Roma e Da liberdade do cristão.
	
	E
	Em 1526, a cidade de Espira não aceitou empregar o Edito de Worms em favor de Lutero. Carlos V tentou forçá-la, provocando o protesto de 6 príncipes e de 14 cidades (fato que originou a palavra protestante). Em 1529, as cidades protestantes se reuniram na Liga de Smaikalde contra Carlos V, que nada pode fazer para impedir o avanço do luteranismo.
Questão 2/5 - História da Igreja
Leia o seguinte extrato de texto: 
“Entre outros dogmas, a Sociedade Teosófica prega que existe um mundo oculto além da realidade física, acessível por rituais místicos e muita meditação [...]. ‘Não existe religião maior que a verdade’, afirma o lema da Sociedade Teosófica, um grupo esotérico fundado em Nova York, nos Estados Unidos, em 1875, e depois migrado para Chennai, na Índia. Ou seja, mais do que acreditar numa religião específica, os integrantes dessa seita ocultista focam no estudo de diversas crenças e tentam encontrar ensinamentos esotéricos em todas as religiões do planeta. Seus integrantes podem, inclusive, manter suas próprias religiões mesmo depois de se associarem ao movimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENEGHETTI, Diego. As 12 seitas e sociedades secretas mais estranhas do mundo. https://super.abril.com.br/mundo-estranho/as-12-seitas-e-sociedades-secretas-mais-fascinantes-do-mundo/. Acesso em 03 fev. 2019. 
Leia os seguintes versículos bíblicos de 1Timóteo 6.3-5: 
“Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Revista e atualizada no Brasil. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. 2. ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999. p. 173,174. 
A partir da leitura do extrato de texto dado, dos versículos bíblicos e dos conteúdos do livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia concernentes ao aparecimento das seitas no início da igreja cristã, fato que permanece até os dias de hoje, quando frequentemente surgem novas seitas, desviando muitos cristãos, relacione corretamente os nomes das seitas às suas respectivas características: 
Gnosticismo
Nicolaítas
Ebionismo
Maniqueísmo
Montanismo 
(  ) A diferença substancial que separava os seguidores dessa seita dos demais judeus cristãos e dos helenistas consistia na maneira de conceberem a pessoa e a obra de Jesus. Por seu monoteísmo restrito, não admitiam qualquer insinuação sobre a divindade de Jesus.
(  ) Pode ser classificada como a tentativa racionalista grega de incluir o cristianismo em um sistema filosófico-religioso, com forte predominância
do elemento cognitivo. Embora os costumes litúrgicos e os elementos mitológicos fossem variados, é possível identificar os principais conceitos básicos dessa corrente de pensamento, entre eles destaca-se a posição a respeito de Cristo (Cristologia), a qual defendia que Cristo não poderia ter um corpo humano, apesar de a Bíblia dizer o contrário.
(  ) Reflete uma forte influência do agnosticismo e sua doutrina baseia-se em uma divisão dualista do universo, a luta entre o bem (Deus) e o mal (Satã). Esses dois âmbitos estavam separados, porém, a escuridão invadiu a luz e eles se mesclaram. A espécie humana seria o produto dessa luta. Com o tempo, poder-se-ia resgatar todos os fragmentos da luz divina e o mundo se destruiria; depois disso, a luz e a escuridão estariam novamente separadas para sempre.
(  ) O seu líder colocou-se como alguém por meio de quem o Espírito Santo falava, no mesmo nível que falara por meio de Paulo e dos outros apóstolos. Na sua visão, o “mais elevado estágio da revelação” havia sido atingido nele, o fim do mundo estava próximo e o Espírito Santo o havia escolhido, juntamente com duas profetisas, Maximila e Priscila, para falar à humanidade sobre os últimos julgamentos de deus sobre o mundo.
(  ) Os adeptos viviam sem moderação, estimulavam a fornicação, o consumo de carne e a adoração aos ídolos. Segundo Tertuliano de Cartago, o líder desse movimento teria oferecido a própria esposa à assembleia dos crentes, afirmando que era necessário não ter em muita estima a carne. Embora combatido, esse movimento herético conseguiu sobreviver até meados do ano 200 d.C., quando então se dissolveu em outro movimento herético, ligado ao culto às serpentes. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 1 – 3 – 4– 5
	
	B
	5 – 4 – 2 – 1 – 3
	
	C
	1 – 2 – 5 – 3 – 4
	
	D
	1 – 5 – 2 – 4 – 1
	
	E
	3 – 1 – 4 – 5 – 2
Você acertou!
A sequência correta é: 3 – 1 – 4 – 5 – 2. “Podemos classificar o gnosticismo como a tentativa racionalista grega de incluir o cristianismo em um sistema filosófico-religioso, com forte predominância do elemento cognitivo [...]. Embora os costumes litúrgicos e os elementos mitológicos do gnosticismo fossem variados, é possível identificar os principais conceitos básicos dessa corrente de pensamento, os quais apresentamos a seguir: [...] Cristologia – A posição gnóstica a respeito de Cristo recebeu o nome de docetismo [...]. Cristo não poderia ter um corpo humano, apesar da Bíblia dizer o contrário [...]. A diferença substancial que separava os ebionitas dos demais judeus cristãos e dos helenistas consistia na maneira de conceberem a pessoa e a obra de Jesus. Por seu monoteísmo restrito, não admitiam qualquer insinuação sobre a divindade de Jesus [...]. Reflete uma forte influência do agnosticismo e sua doutrina baseia-se em uma divisão dualista do universo, a luta entre o bem (Deus) e o mal (Satã): esses dois âmbitos estavam separados, porém a escuridão invadiu a luz e eles se mesclaram. A espécie humana seria o produto dessa luta. Com o tempo, poder-se-ia resgatar todos os fragmentos da luz divina e o mundo se destruiria; depois disso, a luz e a escuridão estariam novamente separadas para sempre [...]. O seu líder colocou-se como alguém por meio de quem o Espírito Santo falava, no mesmo nível que falara por meio de Paulo e dos outros apóstolos. Na sua visão, o ‘mais elevado estágio da revelação’ havia sido atingido nele, o fim do mundo estava próximo e o Espírito Santo o havia escolhido, juntamente com duas profetisas, Maximila e Priscila, para falar à humanidade sobre os últimos julgamentos de deus sobre o mundo” (livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia, p.54-61).
Questão 3/5 - História da Igreja
Considere a seguinte afirmativa: 
“Conquanto as teses estejam longe de expressar a totalidade do pensamento de Lutero, elas demonstram certos princípios que teriam consequência revolucionária. O arrependimento não é um simples ato de penitência, mas uma constante mudança de coração e mente que se estende por toda a duração da vida da pessoa [...]O verdadeiro tesouro da igreja não são os méritos superabundantes [...] dos santos [...], mas ‘o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALKER, W. História da igreja cristã. Trad. de Paulo Siepiersk. São Paulo: ASTE – Associação de Seminários Teológicos Evangélicos, 2006. p. 498.                                                              
A partir da leitura da dada afirmativa e dos conteúdos do livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia acerca dos princípios da doutrina de Lutero, apresentada em 1539 em Augsburgo, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I.  ( ) A única fonte de fé é a Bíblia, livremente interpretada pelos cristãos.
II. ( ) Os sacramentos e as boas obras são válidos como meio de se obter a salvação.
III.( ) A igreja é a simples reunião dos crentes; todos com os mesmos direitos.
IV.( ) O único meio de salvação é a fé em Cristo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – F – V – V
Você acertou!
A sequência correta é: V – F – V – V. A afirmativa II está incorreta, já que os sacramentos e as boas obras não são válidos como meio de se obter a salvação. As afirmativas I, III e IV estão corretas. “A única fonte de fé é a Bíblia, livremente interpretada pelos cristãos [...]. O único meio de salvação é a fé em Cristo [...]. Os sacramentos e as boas obras não são válidos como meio de se obter a salvação [...]. A igreja é a simples reunião dos crentes, todos com os mesmos direitos” (livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia, p. 78,79).
	
	D
	F – V – V – V
	
	E
	V – V – F – F
Questão 4/5 - História da Igreja
Considere o seguinte extrato de texto: 
“Embora Zuínglio tenha estado [...] por muito tempo movendo-se rumo à Reforma, foi em 1522 que sua vigorosa obra reformadora teve início. É interessante notar que a primeira questão em debate surgiu não de uma preocupação com a certeza pessoal de salvação, como com Lutero, mas da convicção de que apenas a Bíblia, interpretada evangelicamente, era obrigatória aos cristãos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALKER, W. História da igreja cristã. Trad. de Paulo Siepiersk. São Paulo: ASTE – Associação de Seminários Teológicos Evangélicos, 2006. p. 518,519. 
Considerando o extrato de texto dado e os conteúdos do livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia no que se refere a Zuínglio (1484-1531), líder da reforma ocorrida na Suíça, analise as seguintes afirmativas:
I. Embora tenha sido influenciado pelos ensinos de Lutero, Zuínglio chegou ao conhecimento do Evangelho por meio da convivência com John Huss.
II. Zuínglio discordou de Martinho Lutero na questão da transubstanciação, e, por isso, não foi possível uma união efetiva entre os dois.
III. Zuínglio atribuía maior importância ao problema da santificação do que ao problema da justificação e, além disso, para ele, o batismo e a ceia não seriam sacramentos, mas simples memoriais.
IV. Zuínglio exigia o recurso exclusivo da Bíblia como fundamento da fé e da autoridade e o uso da língua alemã na liturgia. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	II e IV
	
	C
	I e III
	
	D
	II, III e IV
Você acertou!
Apenas a afirmativa I está incorreta, já que Zuínglio chegou ao conhecimento do Evangelho por busca pessoal. As afirmativas II, III e IV estão corretas, pois: “Embora mais tarde fosse influenciado pelos ensinos de Lutero, Zuínglio chegou ao conhecimento do Evangelho
por busca pessoal. Discordou de Martinho Lutero na questão da transubstanciação [...], e por isso não foi possível uma união efetiva entre os dois [...]. Zuínglio exigia o recurso exclusivo da Bíblia como fundamento da fé e da autoridade e o uso da língua alemã na liturgia. Atribuía maior importância ao problema da santificação do que ao problema da justificação e, além disso, para ele, o batismo e a ceia não seriam sacramentos, mas simples memoriais” (livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia, p. 78,79).
	
	E
	I e IV
Questão 5/5 - História da Igreja
Leia a seguinte citação: 
“O nome do mais cético dos discípulos, Tomé, é ligado ao trabalho em Parto, mas outros relatos colocam seu trabalho e martírio na Índia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAIRNS, E. E. O cristianismo através dos séculos: uma história da igreja cristã. Trad. de Israel Belo de Azevedo. São Paulo: Vida Nova, 1995. p. 66. 
A partir da leitura da dada citação e dos conteúdos do livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia concernentes à atuação dos apóstolos de Jesus, relacione corretamente os nomes dos seguintes apóstolos às informações pertinentes a cada um deles: 
Filipe
Tomé
Matias 
( ) Segundo a tradição, teria trabalhado na região da Frígia, tendo antes pregado na Cítia, região do Mar Negro.
( ) Entre as regiões por ele visitadas, constam na tradição a Babilônia, a Pérsia, Média e China, mas seu trabalho mais expressivo foi realizado na Índia.
( ) Também realizou trabalhos missionários na Gália (região da atual França) e em Atenas, na Grécia, onde entrou em conflito com os filósofos que ali abundavam.
( ) A cristianização da Índia por ele é atestada por manuscritos como o Ensino dos Apóstolos, composto entre o fim do segundo e início do terceiro século.
( ) Da pouca tradição que restou, ele teria realizado sua obra missionária na região da Armênia e sido martirizado por mãos judaicas em Jerusalém.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 1 – 1 – 3 – 2
	
	B
	3 – 3 – 2 – 2 – 1
	
	C
	2 – 3 – 1 – 1 – 2
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2 – 3
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 2 – 1 – 2 – 3. “A riqueza de tradições sobre a vida de Tomé é muito grande [...]. Entre as regiões por ele visitadas, constam na tradição a Babilônia, a Pérsia, Média e China, mas seu trabalho mais expressivo foi realizado na Índia [...]. A cristianização da Índia por Tomé [...] é atestada por manuscritos como o Ensino dos Apóstolos [...], composto entre o fim do segundo e início do terceiro século [...]. Segundo a tradição, Filipe teria trabalhado na região da Frígia, tendo antes pregado na Cítia, região do Mar Negro. Teria também realizado trabalhos missionários na Gália (região da atual França) e em Atenas, na Grécia, onde entrou em conflito com os filósofos que ali abundavam [...]. Matias foi o substituto de Judas Iscariotes, o traidor. Da pouca tradição que restou, ele teria realizado sua obra missionária na região da Armênia e sido martirizado por mãos judaicas em Jerusalém, após retornar de uma campanha na Macedônia entre 61 d.C. e 64 d.C.” (livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia, p.18-22).
	
	E
	1 – 3 – 3 – 2 – 2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando