Buscar

Pais Apostólicos e a Epístola de Clemente

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - História da Igreja
Leia o seguinte extrato de texto: 
“Durante 300 anos, a igreja no Império Romano sofreu inúmeras ondas de perseguição e opressão, até o imperador Constantino decidir adotar o cristianismo como religião oficial no ano de 313 d.C. Os primeiros dias de sofrimento foram esporádicos e localizados, mas, depois do incêndio de Roma no ano 64 d.C., o imperador Nero fez dos cristãos o bode expiatório para a tragédia, e a opressão se espalhou. Aqueles que professavam o cristianismo eram torturados e queimados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMPANJEN, Johan. História da perseguição aos cristãos. https://www.portasabertas.org.br/artigo/historia-da-perseguicao. Acesso em 28 jan. 2019. 
A partir da leitura do extrato de texto dado e dos conteúdos do livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia concernentes à perseguição ao cristianismo, também denominada de “perseguição imperial”, relacione corretamente as causas dessa perseguição às suas respectivas características: 
Religiosas
Políticas
Sociais 
(  ) O cristianismo, em seu rápido crescimento, prestava lealdade moral e espiritual a Cristo. Quando a escolha entre Cristo ou César tinha de ser feita, César era colocado em segundo plano.
(  ) Enquanto a igreja era vista pelas autoridades como uma facção do judaísmo, pouco sofreu, mas, quando o cristianismo foi distinguido da religião judaica, passou a receber a interdição do Império Romano, que não admitia nenhum rival à obediência por parte dos seus súditos.
(  ) O cristianismo considerava todos os homens iguais e, consequentemente, ganhou simpatizantes das camadas mais pobres, especialmente dos escravos. Temendo a influência do cristianismo na sociedade, a classe dominante romana difamava a religião cristã.
(  ) O paganismo romano tinha seus altares, ídolos, ritos e práticas que podiam ser vistas pelo povo, enquanto os cristãos não tinham ídolos e rejeitavam qualquer forma ou objeto de adoração.
(  ) A adoração aos ídolos estava entrelaçada com todos os aspectos da vida do cidadão romano. Os cristãos, por sua vez, não participavam dessas formas de adoração, sendo considerados antissociais e aborrecedores de seus companheiros. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 2 – 2 – 2 – 1
	
	B
	2 – 2 – 3 – 1 – 1
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 2 – 3 – 1 – 1. “O paganismo romano tinha seus altares, ídolos, ritos e práticas que podiam ser vistas pelo povo, enquanto os cristãos não tinham ídolos e rejeitavam qualquer forma ou objeto de adoração [...]. A adoração aos ídolos estava entrelaçada com todos os aspectos da vida do cidadão romano [...]. Os cristãos, por sua vez, não participavam dessas formas de adoração, sendo considerados antissociais e aborrecedores de seus companheiros [...]. Enquanto a igreja era vista pelas autoridades como uma facção do judaísmo, pouco sofreu, mas quando o cristianismo foi distinguido da religião judaica, passou a receber a interdição do Império Romano, que não admitia nenhum rival à obediência por parte dos seus súditos [...]. O cristianismo, em seu rápido crescimento, prestava lealdade moral e espiritual a Cristo. Quando a escolha entre Cristo ou César tinha de ser feita, este último era colocado em segundo plano [...]. O cristianismo considerava todos os homens iguais e, consequentemente, ganhou simpatizantes das camadas mais pobres, especialmente os escravos. Temendo a influência do cristianismo na sociedade, a classe dominante romana difamava a religião cristã” (livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia, p. 29,30).
	
	C
	3 – 3 – 2 – 2 – 1
	
	D
	1 – 1 – 2 – 3 – 3
	
	E
	1 – 3 – 3 – 2 – 2
Questão 2/5 - História da Igreja
Considere o seguinte extrato de texto: 
“Clemente de Roma (c.30-100) [...]. Por volta do ano 95 teve lugar um sério problema na Igreja em Corinto. Dois anos depois, Clemente, o presbítero principal da Igreja em Roma, escreveu sua primeira epístola aos cristãos de Corinto para exortar os cristãos em revolta contra os presbíteros a acabarem com os problemas e obedecerem a seus presbíteros [...]. Atualmente, esta epístola tem recebido um lugar de proeminência entre os escritos dos Pais Apostólicos por ser o escrito cristão mais antigo depois dos livros do Novo Testamento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAIRNS, E. E. O cristianismo através dos séculos: uma história da igreja cristã. Trad. de Israel Belo de Azevedo. São Paulo: Vida Nova, 1995. p. 59. 
Considerando o dado extrato de texto e os conteúdos do livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia concernentes aos pais apostólicos, que foram os escritores ortodoxos da igreja primitiva, os quais tiveram contato com os apóstolos, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Entre os estudiosos, há concordância quanto aos pais apostólicos, são eles: Barnabé, Clemente de Roma, Inácio, Policarpo e Hermas.
	
	B
	Acerca de Clemente de Roma (30 a 100 d.C.), o principal registro da sua atuação é o fato de ele ter sido o segundo a obter a sucessão de Pedro no episcopado de Antioquia.
	
	C
	Papias escreveu uma carta aos coríntios, conhecida como Primeira Epístola de Papias, datada por volta do ano 95 d.C.
	
	D
	Policarpo foi discípulo do apóstolo Tomé, sendo instruído na fé por ele. Portanto, foi considerado como um vínculo vivo entre os discípulos de Jesus e os apóstolos.
	
	E
	Inácio de Antioquia foi o primeiro escritor a apresentar claramente o padrão tríplice de ministério: um bispo em uma igreja com seus presbíteros e diáconos.
A alternativa a) está incorreta, pois não há entre os estudiosos uma concordância quanto aos pais apostólicos. A alternativa b) está incorreta, porque esta informação refere-se a Inácio de Antioquia. A alternativa c) está incorreta, pois foi Clemente de Roma quem escreveu uma carta aos coríntios, conhecida como Primeira Epístola de São Clemente. A alternativa d) também está incorreta, já que Policarpo foi discípulo do apóstolo João. A alternativa e) está correta, pois: “Não há entre os estudiosos uma concordância quanto aos pais apostólicos. Primeiramente, eram citados Barnabé, Clemente de Roma, Inácio, Policarpo e Hermas. Mais tarde, foi acrescentado o nome de Papias [...]. Clemente escreveu uma carta aos coríntios, conhecida como Primeira Epístola de São Clemente [...]. De acordo om Cesareia [...] Inácio foi o ‘segundo a obter a sucessão de Pedro no episcopado de Antioquia’ [...]. De acordo com Lane [...], Inácio é o primeiro escritor a apresentar claramente o padrão tríplice de ministério: um bispo numa igreja com seus presbíteros e diáconos [...]. De acordo com Irineu, citado por Cesareia [...], Policarpo foi discípulo do apóstolo João [...]. Policarpo fora instruído na fé por João e, portanto, era considerado um vínculo vivo com os discípulos de Jesus e os apóstolos” (livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia, p. 40-43).
Questão 3/5 - História da Igreja
Considere o seguinte excerto de texto: 
“Entre 313 e 590, a Igreja Católica Antiga, em que cada bispo era um igual, tornou-se a Igreja Católica Romana, em que o bispo de Roma tinha supremacia sobre os outros bispos. O ritual da Igreja tornou-se também mais sofisticado. A Igreja Católica Romana reflete, em suas estruturas e leis canônicas, a Roma Imperial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAIRNS, E. E. O cristianismo através dos séculos: uma história da igreja cristã. Trad. de Israel Belo de Azevedo. São Paulo: Vida Nova, 1995. p. 127. 
Considerando o dado excerto de texto e os conteúdos do livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia referentes ao poder papal na igreja medieval
ocidental, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I.  ( ) O papa de Constantinopla era considerado bispo universal, chefe da igreja, governante de nações, acima de reis e imperadores.
II. ( ) O período de crescimento do poder papal começou com o pontificado de Gregório VII, nascido Hildebrando (1021-1085).
III.( ) Os bispos de Roma eram eleitos, desde os primórdios, por voto popular, embora os imperadores do santo Império Romano tenham interferido quase sempre nas eleições. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F
	
	B
	V – F – F
	
	C
	F – F – F
	
	D
	V – V – V
	
	E
	F – V – V
Você acertou!
A sequência correta é: F – V – V. A afirmativa I está incorreta, já que a afirmação se refere ao papa de Roma. As afirmativas II e III estão corretas. “O papa de Roma era considerado bispo universal, chefe da igreja, governante de nações, acima de reis e imperadores. O período de crescimento do poder papal começou com o pontificado de Gregório VII, nascido Hildebrando (1021-1085) [...]. Os bispos de Roma eram eleitos, desde os primórdios, por voto popular, embora os imperadores do santo Império Romano tenham interferido quase sempre nas eleições” (livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia, p. 66).
Questão 4/5 - História da Igreja
Leia o seguinte extrato de texto: 
“A perseguição [à igreja cristã] estourou pela segunda vez em 95 durante o governo despótico de Domiciano [...]. Foi durante essa perseguição que o apóstolo João foi exilado na Ilha de Patmos, onde escreveu o livro de Apocalipse”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAIRNS, E. E. O cristianismo através dos séculos: uma história da igreja cristã. Trad. de Israel Belo de Azevedo. São Paulo: Vida Nova, 1995. p. 74. 
A partir da leitura do dado extrato de texto e dos conteúdos do livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia concernentes à Dinastia Flaviana (68 d.C.-96 d.C.), analise as seguintes afirmações e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I.  ( ) Na Dinastia Flaviana, inúmeros cristãos foram aprisionados, servindo de espetáculo para o circo de Nero.
II. ( ) No período da Dinastia Flaviana, sob o comando de Vespasiano e Tito, os cristãos viveram dias tranquilos.
III.( ) Domiciano (81 d.C.-96 d.C.), no fim da vida mudou de política, perseguindo os cristãos no final de seu reinado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – V
	
	B
	V – F – V
	
	C
	F – V – V
Você acertou!
A sequência correta é: F – V – V. A afirmativa I está incorreta, já que Nero pertenceu à Dinastia Julio-Claudiana (livro-base, p. 32). As afirmativas II e III estão corretas, pois: “Sob o comando de Vespasiano e Tito, os cristãos viveram dias tranquilos. Apenas Domiciano (81 d.C.-96 d.C.), no fim da vida mudou de política. Não se sabe por que ele perseguiu os cristãos no final de seu reinado” (livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia, p. 33)
	
	D
	F – F – V
	
	E
	V – F – F
Questão 5/5 - História da Igreja
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“O nome ‘Pai da Igreja’ tem sua origem no uso do nome ‘Pai’, dado aos bispos, principalmente no Ocidente, para exprimir uma carinhosa lealdade. O nome foi usado mais amplamente a partir do terceiro século para descrever os campões ortodoxos da Igreja e os expoentes de sua fé”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAIRNS, E. E. O cristianismo através dos séculos: uma história da igreja cristã. Trad. de Israel Belo de Azevedo. São Paulo: Vida Nova, 1995. p. 57. 
A partir da leitura do extrato de texto dado e dos conteúdos do livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia concernentes aos três grandes grupos dos pais da igreja, relacione corretamente cada um dos referidos grupos às suas respectivas características: 
Apostólicos
Apologistas
Polemistas 
(  ) Empenharam-se por responder ao desafio dos ensinos heréticos, condenando com veemência as doutrinas e os mestres dessas formas de pensamento.
( ) Os escritos desses pais pertencem à chamada era subapostólica e datam, geralmente, do primeiro e do segundo séculos, sendo compostos de cartas que serviam de instrução e de exortação.
(  ) Não há entre os estudiosos uma concordância quanto a esses pais. Primeiramente, eram citados Barnabé, Clemente de Roma, Inácio, Policarpo e Hermas. Mais tarde, foi acrescentado o nome de Papias, assim como a Carta a Diogneto e a Didaquê.
(  ) Empregaram suas habilidades intelectuais e literárias em defesa do cristianismo. Nos séculos II e III, havia duas classes desses pais: os que defendiam o cristianismo à luz da filosofia grega e os que a rejeitavam.
(  ) Apesar de a maioria dos pais desse grupo ter vivido no Oriente, os principais dentre eles vieram do Ocidente. Os pais desse grupo não mediram esforços para defender a fé cristã das falsas doutrinas surgidas fora e dentro da igreja. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 1 – 1 – 2 – 3
Você acertou!
A sequência correta é: 3 – 1 – 1 – 2 – 3. “De acordo com Lane [...], os escritos dos pais apostólicos pertencem à chamada era subapostólica e datam, geralmente, do primeiro e segundo séculos, sendo compostos de cartas que serviam de instrução e exortação [...]. Não há entre os estudiosos uma concordância quanto aos pais apostólicos. Primeiramente, eram citados Barnabé, Clemente de Roma, Inácio, Policarpo e Hermas. Mais tarde, foi acrescentado o nome de Papias, assim como a Carta a Diogneto e a Didaquê [...]. Os apologistas foram aqueles que empregaram suas habilidades intelectuais e literárias em defesa do cristianismo, entretanto, nos séculos II e III havia duas classes de pais apologistas: os que defendiam o cristianismo à luz da filosofia grega e os que a rejeitavam [...]. Diferentemente dos apologistas [...], os polemistas empenharam-se por responder ao desafio dos ensinos heréticos, condenando com veemência as doutrinas e os mestres dessas formas de pensamento. Apesar de a maioria deles ter vivido no Oriente, os grandes polemistas vieram do Ocidente. Os pais desse grupo não mediram esforços para defender a fé cristã das falsas doutrinas surgidas fora e dentro da igreja [...]. Apesar de a maioria deles ter vivido no Oriente, os principais vieram do Ocidente. Os pais desse grupo não mediram esforços para defender a fé cristã das falsas doutrinas surgidas fora e dentro da igreja” (livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia, p. 41;46 e 48).
	
	B
	3 – 2 – 2 – 2 – 1
	
	C
	3 – 3 – 2 – 2 – 1
	
	D
	1 – 1 – 2 – 3 – 3
	
	E
	1 – 3 – 3 – 2 – 2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando