Buscar

Cópia de paper pronto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EMPREENDEDORISMO
André 
Anderson
Épipo
Jeinne
Mauren¹
Aidê²
	
RESUMO
O tema do presente trabalho parte da importância do empreendedorismo como estratégia de negócios, evidenciando a necessidade de uma atitude empreendedora para atingir o desempenho esperado. O empreendedorismo é fundamental para o sucesso da empresa. Através do mesmo pode-se criar na organização um centro espontaneamente criativo, gerando soluções rápidas, constantes e funcionais a estas organizações. 
Palavras-chave:Empreendedorismo, Estratégia de negócios, Perfil empreendedor
Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi
Logística (LOD 1696) – Seminário Interdisciplinar 1
02/12/2019
 
INTRODUÇÃO
O crescimento da competitividade no mundo dos negócios exige das empresas estratégias de negócios como o empreendedorismo, estratégia esta que pode levá-las a se destacar no mercado. O empreendedorismo busca a visualização de oportunidades de negócios, onde existe uma busca incessante por inovações, assumindo riscos calculados com a intenção de obter renda, reconhecimento e crescimento no mercado. De acordo com Dornelas (2003), empreendedorismo significa fazer algo novo, diferente, mudar a situação atual e buscar, de forma incessante, novas oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor. O empreendedorismo não é um tema novo tendo surgido assim que surgiu a primeira ação inovadora. No Brasil começou a se desenvolver na década de 90 e não parou de crescer mais. O empreendedor é um empresário que possui perseverança, tem energia, fixa metas e faz de tudo para alcançá-las. É inovador e criativo e principalmente conhece e gosta do que faz.
 Segundo Sebrae (2007), hoje os empreendedores já não são vistos apenas como provedores de mercadorias desinteressantes e que são movidos unicamente por lucro a curto prazo. Ao contrário, são energizadores que assumem riscos necessários em uma economia em crescimento e produtiva. São eles os geradores de empregos, que introduzem inovações e estimulam o crescimento econômico. O empreendedorismo desempenha um papel importante na empresa sendo relevante no planejamento, tomada de decisões quanto a aquisições de equipamentos e na visão de futuro, levando em consideração o presente e as metas traçadas.Dentre as entidades que apoiam o empreendedor destacam-se o Sebrae e a Softex. Existem diferenças entre empreendedores e empresários, geralmente o empresário limita-se a administrar a empresa com estilo conservador. O empreendedor não somente cria a empresa, mas procura renová-la constantemente. O ideal é ser um empresário empreendedor, ponderando a estabilidade do empresário à criatividade e inovação do empreendedor. São muitas as características que identificam um empreendedor. Destaca-se a iniciativa, busca de oportunidades, persuasão, uso de estratégia de influência e liderança. Os empreendedores são visionários. Enfrentam os obstáculos com foco nos resultados e visão de futuro, sendo capazes de identificar as oportunidades e transformá-las em produtos e serviços inovadores. Com isso o objetivo do trabalho é identificar a importância do empreendedorismo como estratégia de negócio. 
 
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo de empreender que significa realizar, fazer ou executar.
O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
Características do empreendedor
- Criatividade.
- Capacidade de organização e planejamento.
- Responsabilidade.
- Capacidade de liderança.
- Habilidade para trabalhar em equipe.
- Gosto pela área em que atua.
- Visão de futuro e coragem para assumir riscos.
- Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio.
- Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas).
- Saber ouvir as pessoas.
- Facilidade de comunicação e expressão.
O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.
De acordo com Dornelas (2003), empreendedorismo significa fazer algo novo, diferente, mudar a situação atual e buscar, de forma incessante, novas oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor, onde entendemos que o empreendedorismo é o ato de empreender, ou seja, fazer algo novo e diferente dentro de um mercado, de uma empresa ou para a sociedade. No mundo dos negócios, o termo se refere à busca por novas oportunidades por meio da criatividade e da inovação.
Os empreendedores podem ser muito diferentes um dos outros. Por conta disso podemos classificá-los em diversos “tipos” de empreendedores.
 
Empreendedor nato:Os empreendedores natos (mitológicos), o quais são geralmente os mais conhecidos e reverenciados. Normalmente são pessoas que começaram a trabalhar desde muito cedo, com poucas condições, e acabaram criando grandes empresas. Como desde muito jovens esses empreendedores iniciaram sua jornada de trabalho, acabaram adquirindo a habilidade de negociação e venda. São visionários, otimistas, estão sempre a frente de seu tempo e comprometem-se 100% para realizar seus sonhos.
 
Empreendedor que aprende:O empreendedor que aprende pode ser caracterizado por ser aquele que, ao se deparar com uma oportunidade ou negócio, decide aprender a gerir seu próprio empreendimento. Normalmente são aquelas pessoas que, quando menos esperava, se deparam com uma oportunidade de negócio e tomaram a decisão de mudar o que faziam na vida para se dedicarem ao próprio negócio. Logo, eles caracterizam-se pelo inesperado. É o caso de quando a oportunidade “bate na porta”. Um ponto importante a se levantar é que o empreendedor que aprende necessita do surgimento de uma oportunidade. Sua característica é de ter uma maior cautela que os demais empreendedores; e por isso, quando ele se depara com a oportunidade, ele não assume o risco imediatamente, mas sim, depois de ver as possibilidades e a viabilidade do negócio ou da ideia.
 
Empreendedor Serial:O empreendedor serial é aquele que cria um negócio para vendê-lo. Dessa forma, o capital ganho com essa ideia inicial é utilizado para criar outro, vende novamente e produzir algo novo sempre, tornando-se uma atividade cíclica.
 
Empreendedor corporativo:O empreendedor corporativo tem ganhado importância nos últimos anos devido crescimento de multinacionais e a necessidade de inovação e de continuarem evoluindo. São executivos que se destacam e buscam crescer dentro da empresa, trazendo bons frutos para a organização. Esse tipo de empreendedor possui o perfil que é considerado ideal para ele, trabalhar em grandes empresas, inclusive eles são muito procurados por tais organizações.
 
Empreendedor Social:O empreendedor social vem de qualquer setor que seja sem fins lucrativos, possuindo as características dos empreendedores tradicionais de criatividade, visão e determinação. Ele busca a inovação social no lugar do dinheiro por meio do emprego e da focalização na inovação, almejando o benefício social que ela pode trazer, além de utilizarem de suas experiências organizacionais e empresariais para ajudar os outros. Os empreendedores sociais podem trabalhar em negócios éticos, órgãos governamentais, públicos, voluntários e comunitários.
 
Empreendedor por necessidade:Empreendedor por necessidade são aqueles que iniciaram um empreendimento autônomo por não possuírem melhores opções para o trabalho e precisam abrir um negócio a fim de gerar renda para si e suas famílias. A maioria desses empreendedores entram no mercado totalmente despreparados, sem conhecimento dos verdadeiros riscos e totalmente expostos ao fracasso.
 
Empreendedor herdeiro:O empreendedor herdeiro é motivado desde cedo a empreender. Ele tem
a missão de continuar o legado da família, administrando a empresa e os recursos nela envolvidos a fim de que o empreendimento se sustente por mais tempo. Atualmente é comum que executivos sejam contratados para gerir empresas familiares, mas o empreendedor herdeiro sempre acompanha de perto as atividades a fim de dar suas impressões e sugestões.
Empreendedor normal:O empreendedor normal (planejado) é aquele que busca capacitar-se, preocupando-se com os próximos passos da organização, minimizando os riscos, que possui clara visão do futuro e de suas metas para a organização.
O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.
De acordo com Britto; Wever (2003), os empreendedores são visionários, dotados de ideias realistas e inovadoras, baseados no planejamento de uma organização, intervêm no planejado e propõem mudanças.
O empreendedorismo influencia positivamente o desenvolvimento econômico do país e atualmente deve estar presente nas pequenas empresas, através de empreendedores criativos e capazes de gerar soluções rápidas.
Segundo Longenecker; Moore; Petty (2004), em uma empresa pequena, o empreendedor tipicamente não dispõe de staff especializado adequado. Os gerentes são, em sua maioria, generalistas, e não dispõem de suporte de staff experiente em pesquisa de mercado, análise financeira, propaganda, gerenciamento de recursos humanos e outras áreas.
Empreendedorismo nada mais é do que o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.
Bibliografia
 PACHECO, Regina Silvia Viotto Monteiro (1993). «Iniciativa Econômica Local: A Experiência do ABC.». São Paulo: Summus. Parceria Público-Privado-Cooeração Financeira e organizacinal entre o Setor Privado e Administrações Públicas Locais.: 221-236
↑ MOSSO, Mario Manhães. Pequena Empresa e Empreendedorismo – Eternamente Fênix. Rio de Janeiro, Qualitymark, 2010, p. 246.
↑ ARMOND, E. P. R. A. C. Empreendedorismo. IESDE Brasil S. A. Curitiba, 2012.
↑ <<Um espírito para a empresa>>[1] 13 de Setembro de 2016.
↑ GONZAGA, Carlos Alberto Marçal. Empreendedorismo e desafios socioambientais. 2015.
↑ Livro: Empreendedorismo na Prática. Editora: Elsevier Editora Ltda. Ano: 2007. Autor: José Dormelas. Capítulo 2 - tipos de Empreendedores, pag 11 à 16.m
↑ Artigo: Recomeço aos 100 milhões. Revista: EXAME. Editora: Abril. Edição: Nov. 27, 2013 p. 38.
↑ HASHIMOTO, M. Espírito empreendedor nas organizações: aumenta a competitividade através do intra empreendedorismo. São Paulo:Saraiva,2005.
↑ Livro: Empreendedorismo social no Brasil: atual configuração, perspectivas e desafios. Editora: Revista FAE Centro Universitário. Ano: 2004. Autor: Edson Marques Oliveira. Volume 7, número 2, p.9-18.
CONCLUSÃO
Para atingir esse objetivo, foi realizado uma pesquisa de campo na empresa Fênix Locações e Eventos. A Empresa é uma prestadora de serviços para eventos, com inscrição estadual na cidade de Guaiçara. Tem como objetivo prestar serviços com qualidade e inovação buscando reconhecimento e expansão no mercado, onde o proprietário possui um perfil empreendedor, buscando inovação para trabalhar de forma eficiente no mercado. Com a realização do trabalho, conclui – se que o empreendedorismo é de fundamental importância como estratégia de negócios, orientando o empreendedor nas suas decisões, diminuem. O crescimento da competitividade no mundo dos negócios exige das empresas estratégias de negócios como o empreendedorismo, estratégia esta que pode levá-las a se destacar no mercado.
Atualmente o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e sofre mudanças constantemente. Para enfrentar estas mudanças e manter-se competitivo no mercado as empresas utilizam-se cada vez mais do empreendedorismo como estratégia de negócios que visa a exploração de oportunidades e a satisfação das necessidades dos clientes de uma forma criativa e inovadora, assumindo riscos de forma calculada, ou seja, ter coragem para enfrentar desafios e escolher novos caminhos de forma consciente.
O empreendedor deve ter visão e percepção para identificar as oportunidades. Suas atitudes empreendedoras devem focar as pessoas e não somente as empresas, atitudes estas que são fundamentais para o sucesso ou o fracasso da empresa.
 Por fim concluímos que ao decidir perseguir o objetivo de começar a empreender, é necessário bem mais do que dinheiro e dedicação.É preciso ter conhecimento e, principalmente, se preparar mentalmente. Pois empreender está na mentalidade, na maneira de agir e pensar.
REFERÊNCIAS
 BRITTO, F; WEVER, L. Empreendedores brasileiros: vivendo e aprendendo com grandes nomes. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
EMPREENDEDORISMO. Wikipédia [s.l., s.d.]. Disponível em: . Acesso em: 22 mai.2011.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorism 
LONGENENECKER,J. G.; MOORE, C. W.; PETTY,J.W. Administração de pequenas empresas: ênfase na gerência empresarial. São Paulo: Pearson, 2004.
SEBRAE: um agente de desenvolvimento. Sebrae. Disponível em; Acesso em: 20 mai. 2011.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais