Buscar

Evolução e paleontologia prova II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Liange Belmonte Barbosa (566595)
	
	Disciplina:
	Evolução e Paleontologia (BID06)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:460509) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14197584
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Devido ao aparecimento de uma barreira geográfica, duas populações de uma mesma espécie de planta ficaram isoladas por milhares de anos, tornando-se morfologicamente distintas. As plantas do ambiente seco desenvolveram folhas estreitas e raízes largas, enquanto as plantas do ambiente úmido desenvolveram folhas largas e raízes normais. Com relação aos tipos de especiação, analise as sentenças a seguir:
I- As populações da planta ancestral foram isoladas geograficamente. Depois, as populações isoladas acumularam diferenças genéticas, resultantes de mutações e seleção natural.
II- O processo de especiação é evidenciado pelo isolamento reprodutivo, fenômeno que interrompe o fluxo gênico entre as populações.
III- O isolamento geográfico e as características de cada ambiente promoveram a seleção de determinados indivíduos em cada nova área, que culminou em um processo de especiação.
IV- Este tipo de especiação pode ser denominado simpátrica, porque o processo de separação em duas espécies ocorreu em função de um isolamento geográfico. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://pontobiologia.com.br/como-se-formam-novas-especies/. Acesso em: 16 out. 2019.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	Existem diversos mecanismos dentro da especiação para formação de uma nova espécie. Em alguns casos, o isolamento geográfico ocorre devido ao surgimento de uma barreira geográfica que separa e isola a população geograficamente e, portanto, geneticamente, assim ocorre a seleção e concentração de características genéticas que diversificarão a espécie parental formando uma nova espécie. Assinale a alternativa CORRETA referente ao nome do processo de formação de espécies citado acima:
	 a)
	Simpátrica.
	 b)
	Biogênese.
	 c)
	Peripátrica.
	 d)
	Vicariante.
	3.
	A Sistemática Filogenética surge nos anos 1950, sendo desenvolvida pelo entomólogo alemão Willi Hennig, a partir da publicação de Philogenetic Systematics. De acordo com Amorim (2002, p. 95 apud SOUZA; ROCHA, 2013, s.p.), "o centro da proposta de Hennig é que as classificações biológicas devem ser um reflexo inequívoco do conhecimento atual sobre as relações de parentesco entre os táxons", ou seja, as classificações devem se basear em grupos monofiléticos, também denominados grupos 'naturais', isto é, conjuntos de seres vivos que apresentam ancestrais comuns e exclusivos. A respeito dos métodos de classificação dos seres vivos, analise as sentenças a seguir: 
I- O método de classificação fenotípico leva em consideração a evolução das espécies, não havendo qualquer relação com as semelhanças morfológicas existentes entre elas.
II- A sistemática filogenética é atualmente o método mais utilizado pelos pesquisadores.
III- O cladograma só pode ser construído para espécies cuja relação ancestral é polifilética.
IV- Em um cladograma, quanto mais distante for o ancestral comum de duas espécies, maior será a distância entre as classificações de seus agrupamentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOUZA, P. H. R.; ROCHA, M. B. Sistemática Filogenética e Divulgação Científica: análise da Revista Scientific American Brasil. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p75. Acesso em: 16 out. 2019.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	Por mais de quatro décadas, cientistas monitoraram uma população de tentilhões, ave típica da região, na ilha Daphne Major. Assim, conseguiram acompanhar de perto o processo de geração da nova espécie. Os pássaros analisados pertencem ao grupo conhecido como tentilhões de Darwin - aves que ajudaram o naturalista inglês Charles Darwin a desenvolver a teoria da seleção natural, apresentada na obra A Origem das Espécies, de 1859. A nova população de pássaros é suficientemente diferente na forma e nos hábitos das aves nativas - indivíduos de populações distintas não acasalam com eles. No passado, acreditava-se que duas espécies diferentes não poderiam produzir descendentes férteis. Nos últimos anos, foi estabelecido que muitas aves e outros animais que consideramos espécies únicas são, de fato, capazes de cruzar com outros para produzir uma linhagem fértil. Segundo os pesquisadores, o mais interessante é compreender o papel que a hibridização pode ter no processo de criação de novas espécies, razão pela qual a observação dos tentilhões das Galápagos é tão importante. Os pesquisadores acreditam que o macho original deve ter voado 65 milhas da ilha espanhola, seu habitat natural, até chegar a Daphne Major. Na maioria das vezes, a prole do acasalamento de espécies cruzadas se adapta mal ao ambiente. Neste caso, porém, os novos tentilhões de Daphne Major são maiores que as outras espécies da ilha, e descobriram alimentos novos e inexplorados. Com relação ao processo de especiação e ao surgimento de novas espécies, analise as sentenças a seguir:
I- Em alguns casos, o acasalamento não aleatório pode resultar em especiação simpátrica, que consiste na formação de uma espécie diferente dentro de uma população devido à formação de um mecanismo de isolamento.
II- A especiação alopátrica é aquela em que uma nova espécie surge quando uma população adquire mecanismos de isolamento enquanto está separada da população que lhe deu origem.
III- A especiação simpátrica não requer distância geográfica em larga escala para reduzir o fluxo gênico entre as partes de uma população. Ao explorar um novo nicho, por exemplo, pode ocorre a redução do fluxo gênico com indivíduos que exploram outros nichos. 
IV- A teoria da especiação alopátrica sugere que, em consequência do isolamento geográfico, o fluxo gênico é completamente interrompido, e as duas populações desenvolverão alguma característica nova que atuará como barreira intrínseca de isolamento reprodutivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://g1.globo.com/natureza/noticia/cientistas-identificam-passaros-em-processo-de-evolucao-para-gerar-nova-especie.ghtml. Acesso em: 18 jul. 2019.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	5.
	No passado, os cientistas faziam análises evolutivas comparando as características físicas - designadas por fenótipos - das espécies encontradas no registo fóssil. No entanto, desde a descoberta dos relógios moleculares, este cenário mudou. O conceito de relógio molecular surgiu por se ter observado que quanto mais tempo decorreu desde que duas espécies divergiram de um ancestral comum mais diferente será a sequência do seu DNA ou proteína. Comparando sequências de genes ou proteínas homólogos, pode-se medir o tempo que passou desde que os organismos divergiram. Isso pode ser visualizado numa árvore filogenética. O citocromo C é uma proteína presente em todos os seres vivos que fazem respiração aeróbica, sendo constituída por 104 aminoácidos encadeados. O percentual de cada tipo de aminoácido presente nessa proteína varia nas diferentes espécies de organismos e está relacionada com a proximidade evolutiva entre as espécies. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A partir da análise filogenética da proteína
do citocromo C, podemos afirmar que o homem e o macaco são evolutivamente próximos.
II- Muitas moléculas apresentam taxa de mutações razoavelmente constantes ao longo do tempo, de forma que podem servir como uma espécie de relógio molecular.
III- Podemos afirmar que todos os vertebrados tiveram origem em um ancestral comum.
IV- As sequências de DNA dos genomas podem ser utilizadas para os mais diversos estudos comparativos. Podemos defini-las como uma evidência da evolução de ordem anatômica. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TENÓRIO, G. O uso de bases de dados biológicas para ensinar evolução e bioquímica. 2014. Disponível em: https://www.scienceinschool.org/pt/2014/issue29/online_bioinf. Acesso em: 16 out. 2019.
	
	 a)
	As sentenças I e II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	Pode parecer difícil de acreditar, mas o DNA de uma aranha que vive nas regiões quentes das Américas, da Argentina aos Estados Unidos, ajuda a entender as mudanças sofridas pela Floresta Amazônica e a Mata Atlântica nos últimos cinco milhões de anos.
Isso só foi possível porque o DNA possui algumas características fundamentais. Ele é capaz de se autorreplicar e, durante esse processo, alguns erros ocorrem - as chamadas mutações. Elas vão se acumulando ao longo do tempo numa dada população. Se grupos de uma mesma espécie param de ter contato entre si, eles passarão a acumular mutações diferentes. Com relação à evolução molecular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
(    ) Segundo a teoria neutra da evolução molecular, grande parte da evolução ocorre devido à seleção natural.
(    ) A idade geológica de algumas linhagens evolutivas com poucos fósseis disponíveis pode ser inferida através do mecanismo chamado Relógio Molecular. 
(    ) Os estudos em nível molecular apresentam a limitação imposta, por ainda não ser possível determinar a sequência completa de DNA do genoma de um organismo.
(    ) A troca de nucleotídeos no DNA e de aminoácidos nas proteínas responsáveis pela evolução em nível molecular é frequentemente chamada de substituição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/geral-44325028. Acesso em: 18 jul. 2019.
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	Leia o texto a seguir:
Os membros anteriores de baleias, humanos, aves e cães parecem bem diferentes quando vistos de fora. Isto se dá porque eles estão adaptados a funcionar em ambientes diferentes. No entanto, se você olhar para a estrutura óssea dos membros anteriores, você vai ver que o padrão dos ossos é muito semelhante entre essas espécies. É improvável que estruturas tão semelhantes tivessem evoluído independentemente em cada espécie e mais provável que o esquema básico dos ossos já estivesse presente num ancestral comum às baleias, humanos, cães e aves. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Se duas ou mais espécies compartilham uma determinada característica física, como uma estrutura óssea complexa ou um plano corporal, elas podem todas terem herdado esta característica de um ancestral comum. 
PORQUE
II- Características físicas compartilhadas que apresentam a mesma história evolutiva (um ancestral comum) são chamadas de análogas. A analogia indica, portanto, evidência de parentesco entre os organismos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://cnx.org/contents/GFy_h8cu@10.8:noBcfThl@7/Understanding-Evolution. Acesso em: 16 out. 2019.
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, é uma proposição falsa.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II, uma proposição verdadeira.
	8.
	Se fosse possível apontar uma câmera de vídeo para o norte da cordilheira dos Andes e mostrar em poucos minutos o que se passou em 6 milhões de anos, o filme mostraria as montanhas subindo às alturas e levando consigo alguns dos diversos papagaios que se espalhavam por todo o norte do continente. Nas cenas correspondentes aos últimos dois milhões de anos, as coloridas aves, já isoladas de seus parentes que ficaram nas terras baixas, começariam a acumular diferenças entre si até originarem espécies distintas. Essa versão da história, que contraria a hipótese mais aceita, é resultado do trabalho da bióloga Camila Ribas, do Laboratório de Genética e Evolução Molecular de Aves da Universidade de São Paulo (USP). Ela reconstruiu a história evolutiva dos papagaios do gênero Pionus com ajuda da biogeografia, especialidade que analisa a distribuição geográfica da diversidade biológica. Esse tipo de enfoque tem raízes profundas: foram padrões biogeográficos os principais responsáveis por levar os britânicos Charles Darwin e Alfred Russel Wallace a elaborar a teoria da evolução. A especiação é o fenômeno responsável pela geração de novas espécies. Com relação ao tipo de especiação descrita no texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O tipo de especiação, que o texto exemplifica, é a especiação alopátrica. Esse tipo de especiação ocorre por meio do isolamento geográfico de uma espécie ancestral.
PORQUE
II- Uma barreira geográfica, neste caso o surgimento das cordilheiras dos Andes, fez com que os indivíduos de uma população se separarem, interrompendo o fluxo gênico entre eles.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://bdpi.usp.br/item/001627756. Acesso em: 18 jul. 2019.
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, é uma proposição falsa.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	9.
	Os fenômenos evolutivos podem ser classificados como microevolutivos ou macroevolutivos, de acordo com o seu nível de atuação. Com relação aos fenômenos macroevolutivos, analise as sentenças a seguir:
I- São denominados fenômenos macroevolutivos aqueles que ocorrem abaixo do nível de espécie.
II- A progressão da vida na Terra desde o primeiro ser vivo até todas as formas de vida hoje existentes pode ser considerada um exemplo de radiação adaptativa.
III- A coevolução é o processo em que duas ou mais espécies evoluem juntas, devido às forças seletivas que exercem umas sobre as outras.
IV- A evolução convergente ocorre quando espécies que não possuem relação de parentesco evoluem com extraordinária similaridade de forma e de comportamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	Leia o texto a seguir: 
Em uma região vive uma população de pássaros que possuem três tipos de bico: alguns possuem bico fino e delicado, outros possuem o bico mais forte e maior e outros pássaros possuem um tipo de bico intermediário (uma mistura dos dois primeiros tipos). Os únicos alimentos disponíveis a esses pássaros são larvas de insetos escondidas em troncos e sementes duras. Quais os pássaros que irão sobreviver e deixar mais descendentes? É claro que os que têm bico fino e delicado conseguem comer as larvas escondidas, mas não conseguem comer as sementes. E os que têm o bico forte e maior conseguem abrir as sementes duras, mas não alcançam as larvas. Quem se deu mal nessa história foram os pássaros com o bico intermediário, que não conseguem nem caçar as larvas, nem comer as sementes.
O que acaba acontecendo é que os pássaros de bico fino e os de bico forte sobrevivem e reproduzem mais que aqueles intermediários. 
Sobre os tipos de seleção, avalie a asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I- O tipo de seleção que o texto está se referindo é a seleção estabilizadora ou normalizadora.
PORQUE
II- Quando este tipo de seleção ocorre, os fenótipos extremos são mais favorecidos do que aqueles com características intermediárias. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://entendendoovelhodarwin.blogspot.com. Acesso em: 16 out. 2019.
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, é uma proposição falsa.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II, uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Prova finalizada com 7 acertos e 3 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando