Buscar

Questionário Unidade III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Analise a ilustração e as afirmativas a seguir:
I. A ilustração aponta o aspecto positivo das redes sociais na construção da autoestima.
II. Segundo a ilustração, as curtidas recebidas na página da rede social representam a aprovação do outro, o que alimenta o ego do indivíduo e o torna mais sensível à coletividade.
III. O foco da crítica da ilustração é o uso das redes sociais como forma de exposição da intimidade das pessoas.
Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. Nenhuma afirmativa está correta.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho da reportagem a seguir:
“Banksy tornou-se o anônimo mais famoso dos últimos anos. Seu trabalho mudou o olhar sobre a arte de rua. Com spray, faz críticas políticas, à sociedade e à guerra, mas sempre com um humor sombrio e uma sacada. Também se especializou em ações espetaculares, como na vez em que pôs um boneco vestido de prisioneiro de Guantánamo dentro da Disneylândia. Com prováveis 40 anos, ele segue experimentando: é o diretor de Exit Through the Gift Shop (‘Saída pela Loja de Presentes’), documentário sobre um francês que o persegue, indicado ao Oscar. Hoje, suas obras espalham-se por Londres, Los Angeles, Nova York, até no muro que separa Israel e Palestina. Mas tudo começou em Bristol, no interior da Inglaterra, onde Banksy já dava sinais de que iria longe.” 
Fonte: <http://super.abril.com.br/cultura/banksy-o-anonimo-mais-famoso-do-mundo>. Acesso em 23 mar. 2017.
A imagem a seguir é um trabalho de Bansky.
Com base nas informações, na imagem e nos seus conhecimentos, analise as afirmativas.
I. A imagem apresenta uma crítica ao uso de redes sociais e celulares por menores de idade, pois isso pode estimular a pedofilia.
II. A imagem satiriza o comportamento infantil de pessoas que necessitam da aprovação de amigos virtuais em redes sociais.
III. A imagem contradiz as características do artista apontadas no texto, uma vez que não explora o humor e não tem conteúdo político.
Está correto o que se afirma somente em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. II.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia a charge a seguir.
I. O objetivo central da charge é criticar a incapacidade tecnológica de distinguir, mesmo no futuro, as características sociais, étnicas e culturais de uma pessoa morta, usando exclusivamente seus ossos.
II. A charge indica que somente a morte consegue provar que as diferenças de gênero, étnicas, políticas e culturais não fazem parte da vida real das pessoas.
III. A charge sugere que, apesar das diferenças que existem entre as pessoas, todas são essencialmente iguais.
Está correto o que se afirma somente em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. III.
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os quadrinhos a seguir mostram um problema na disseminação de informações via rede.
Com base na leitura e nos seus conhecimentos, analise as asserções.   
I. As facilidades de propagação de informações na sociedade em rede possibilitam a divulgação de textos sem a correta referência, o que invalida a internet como forma de obtenção de conhecimento.
PORQUE
II. As redes sociais permitem o compartilhamento de textos sem a checagem de fontes, o que provoca, muitas vezes, a disseminação de informações incorretas.
 Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	(Enade 2015) Analise a imagem e o texto a seguir.
“Assim como o break, o grafite é uma forma de apropriação da cidade. Os muros cinzentos e sujos das cidades são cobertos por uma explosão de cores, personagens, linhas e trações, texturas e mensagens diferentes. O sujo e o monótono dão lugar ao colorido, à criatividade e ao protesto. No entanto, a arte de grafitar foi, por muito tempo, duramente combatida, pois era vista como ato de vandalismo e crime contra o patrimônio público ou privado, sofrendo, por causa disso, forte repressão policial. Hoje, essa situação encontra-se bastante amenizada, pois o grafite conseguiu legitimidade como arte e, como tal, tem sido reconhecido tanto por governantes quanto por proprietários de imóveis.”
                                                             SOUZA, M. L.; RODRIGUES, G.
 B. Planejamento urbano e ativismo social.
                                                                                                                        São Paulo: Unesp, 2004 (com adaptações).
Considerando a figura e a temática abordada no texto, avalie as afirmativas a seguir.
I. O grafite pode ser considerado uma manifestação artística pautada pelo engajamento social, porque promove a sensibilização da população por meio não só de gravuras e grandes imagens, mas também de letras e mensagens de luta e resistência.
II. Durante muito tempo, o grafite foi marginalizado como arte, por ser uma manifestação associada a grupos minoritários.
III. Cada vez mais reconhecido como ação de mudança social nas cidades, o grafite humaniza a paisagem urbana ao transformá-la.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. I, II e III.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o artigo de Leão Serva e a charge.
   
No Dia do Índio, nada a comemorar, só razões para protestar
 
“Índios brasileiros e apoiadores britânicos fazem protesto diante da Embaixada do Brasil em Londres em 19 de abril, Dia do Índio. Vão dizer que as populações tradicionais não têm nada que comemorar no dia consagrado a elas. E tentarão atrair a atenção de quem compra produtos brasileiros no exterior para o sangue indígena que mancha nossas commodities agropecuárias e minerais. É irônico que, em um regime democrático, protestos desse tipo aconteçam na capital britânica como ocorriam antes, durante a Ditadura Militar, a cada visita de presidente ou representantes do regime. No entanto, chamar a atenção dos países que podem influenciar o Brasil, sempre tão cioso de sua imagem externa, é a única ação que restou diante dos ataques à proteção ambiental e aos direitos indígenas pela atual administração federal com amplo apoio no Congresso. [...] O protesto na sede da representação diplomática brasileira tem o apoio, em Londres, da organização Survival International. Na semana passada, outra entidade, o Observatório do Clima, que reúne cerca de 40 organizações ambientalistas, criticou as medidas do Executivo Federal que apressam a desmontagem dos dispositivos consagrados na Constituição de 1988. Chama atenção para a coincidência entre esses ataques às leis de proteção ambiental no momento em que cresce a desmoralização da elite política do país, sob acusações de corrupção. [...] Entre as medidas tomadas pelo Congresso, exatamente quando crescem as denúncias contra legisladores, estão leis que reduzem as áreas de preservação ambiental: ‘Na última terça-feira (11/4), uma comissão do Congresso Nacional retalhou um conjunto de unidades de conservação na Amazônia e na Mata Atlântica, liberando para grilagem 660 mil hectares de terras públicas que haviam sido ilegalmente ocupadas e vêm sendo desmatadas [...]. Na quarta-feira (12/4), em sete minutos, outra comissão especial do Congresso aprovou a Medida Provisória 758, que reduz outros 442 mil hectares de unidades de conservação na Amazônia – em dois dias, 1,1 milhão de hectares’. Os ataques à legislação de proteção dos índios e do ambiente coincidem também com o aumento vertiginoso na devastação das florestas: a devastação cresceu 60% nos últimos dois anos, pondo em risco a meta brasileira de chegar a 2020 com redução de 80% na taxa, lançando dúvidas sobre a seriedade do compromisso do governo brasileiro com o Acordo de Paris.”
Fonte: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/leaoserva/2017/04/1876433-no-dia-do-indio-nada-a-comemorar-so-razoes-para-protestar.shtml >. Acesso em 19 abr. 2017 (com adaptações).
Com base na leitura, analise as afirmativas.
I. O objetivo da charge é mostrar que, apesar de os índios perderem recursos naturais, houve, para eles, a compensação do acesso à tecnologia.
II. De acordo com o texto, o protesto em Londres tem por objetivo denunciar ao mundo medidas do governo contra a proteção ambiental e contra os direitos indígenas.
III. Os índios brasileiros, como mostra a charge, têm sido submetidos a um processo de aculturação, que lhes traz piores condições de vida.
IV. Segundo o texto, o Brasil tem hoje 1,1 milhão de hectares de áreas devastadas.
Está correto o que se afirma somente em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. II e III.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o texto e analise as afirmativas a seguir.
Brasil tem mais de 202 milhões de habitantes, diz IBGE
“O Brasil ganhou no último ano 1.735.562 habitantes, média de 4,7 mil novos brasileiros por dia. Após romper a barreira de 200 milhões de pessoas em 2013, o país teve crescimento populacional de 0,86% em 12 meses e atingiu a marca de 202,7 milhões – mantendo-se como o a 5º nação mais populosa do mundo, atrás de China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. Os dados foram divulgados pelo IBGE e são referentes a 1º de julho de 2014. Os números apontam para um crescimento mais expressivo da população nos municípios de médio porte, que têm entre 100 mil e 500 mil habitantes (1,12%). Em contrapartida, as capitais apresentaram estabilidade. Na avaliação da demógrafa Leila Eravatti, os municípios que compõem as regiões metropolitanas atraíram mais moradores por conta do elevado custo de vida nas capitais, principalmente a alta expressiva do valor do metro quadrado. São Paulo é o Estado mais populoso do país, com 44 milhões de habitantes – 88 vezes o número de pessoas que vivem em Roraima, o Estado menos populoso, com 496.936. Entre as capitais, São Paulo também lidera, com 11.895.593 pessoas (leia mais abaixo), à frente do Rio de Janeiro (6.453.682), Salvador (2.902,927), Brasília (2.852.372) e Fortaleza (2.571.896). O município que mais cresceu foi Nova Redenção (BA). A cidade registrou um avanço populacional de 10,87% (de 8.527 para 9.453 habitantes). Serra da Saudade (MG), com só 822 habitantes, é o município menos populoso do país. O menor crescimento foi registrado em Satuba (AL) taxa de -15,87%, passando de 15.737 para 13.241 pessoas. Quando o recorte é feito por região, o Sudeste aparece à frente com 85,1 milhões, seguido por Nordeste, 56,1 milhões; Sul, 29 milhões; Norte, 17,2 milhões; e Centro-Oeste, com 15,1 milhões.”
I. Cerca de 27% dos habitantes do estado de São Paulo residem na capital.
II. A população da cidade de São Paulo é 1.200 vezes maior do que a população de Araguainha, no estado do Mato Grosso.
III. A população da cidade do Rio de Janeiro é superior à soma das populações dos estados de Tocantins, Acre, Amapá e Roraima.
Com base no texto, é correto o que se afirma apenas em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. I e III.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Considere o gráfico a seguir, apresentado em uma reportagem sobre um tipo de infração de trânsito.
Com base no gráfico, analise as seguintes afirmativas.
I. A arrecadação com multas por passar o semáforo vermelho, em janeiro de 2017, foi de cerca de 10 milhões de reais.
II. Quase 80% das multas por passar semáforo vermelho, em janeiro de 2015, são devidas a infrações ocorridas no período noturno (das 22h às 5h).
III. O número de multas por passar semáforo vermelho apresentou aumento de cerca de 1% se compararmos janeiro de 2016 e janeiro de 2017.
É correto o que se afirma apenas em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. I e II.
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia a charge e o texto a seguir.
A moral e a ética no desenvolvimento das crianças: A imposição moral e ética
Assis Ribeiro
“Yves de La Taille, psicólogo especializado em desenvolvimento moral, fala sobre como, apesar da crise por que passam, sobretudo na família e na escola, a moral e a ética continuam a ser pontos fundamentais na educação e desenvolvimento das crianças. Educar. Palavra de apenas seis letras que traz consigo um amplo leque de responsabilidades que deixa qualquer pai ou educador que se proponha à árdua tarefa de ensinar uma criança a trilhar os caminhos do mundo inseguro. A violência, a falta de respeito e o individualismo – algumas das marcas registradas dos dias atuais – levantam questões sobre como andam e como transmitir dois conceitos fundamentais da boa educação e do convívio social: a moral e a ética. Para La Taille, a situação do mundo hoje é paradoxal. ‘De um lado, verificamos um avanço da democracia e do respeito aos direitos humanos. Mas, de outro, tem-se a impressão de que as relações interpessoais estão mais violentas, instrumentais, pautadas num individualismo primário, num hedonismo também primário, numa busca desesperada de emoções fortes, mesmo que provenham da desgraça alheia’, afirma... Segundo ele, a crise moral e ética atinge tanto a escola quanto as famílias, e uma empurra a responsabilidade da educação das crianças para a outra. ‘Muitos professores acusam os pais de não darem, por exemplo, limites a seus filhos, e muitos pais acusam a escola de não ter autoridade e de não impor a disciplina’, diz. Mas completa que tanto uma quanto a outra têm grande responsabilidade no desenvolvimento moral e ético das crianças. Em sua entrevista, coloca que a definição de moral e ética é muito discutida atualmente... moral é o conjunto de deveres derivados da necessidade de respeitar as pessoas, nos seus direitos e na sua dignidade. Logo, a moral pertence à dimensão da obrigatoriedade, da restrição de liberdade, e a pergunta que a resume é: ‘Como devo agir?’. Ética é a reflexão sobre a felicidade e sua busca, a procura de viver uma vida significativa, uma ‘boa vida’. Assim definida, a pergunta que a resume é: ‘Que vida quero viver?’. É importante atentar para o fato de essa pergunta implicar outra: ‘Quem eu quero ser?’. Do ponto de vista psicológico, moral e ética, assim definidas, são complementares. É possível vivermos sem moral e ética? A situação parece-me de certa forma paradoxal. De um lado, pelo menos no mundo ocidental, verificamos um avanço da democracia e do respeito aos direitos humanos. Logo, desse ponto de vista, saudosismo é perigoso. Assim, penso que, neste clima pós-moderno, há avanços e crise. É como se as dimensões política e jurídica estivessem cada vez melhores, e a dimensão interpessoal, cada vez pior. Agora, como não podemos viver sem respostas morais e éticas, urge nos debruçarmos sobre esses temas. De modo geral, penso que as pessoas estão em crise ética (que vida vale a pena viver?), e essa crise tem reflexos nos comportamentos morais. A imoralidade não deixa de ser tradução de falta de projetos, de desespero existencial ou de mediocridade dos sentidos dados à vida...” Fonte: <http://http://jornalggn.com.br/noticia/a-moral-e-a-etica-no-desenvolvimento-das-criancas>. Acesso em 26 jan. 2017.
Com base na leitura, analise as asserções e assinale a alternativa correta:
Ao mostrar que os estudantes chegam à escola sem noções de ética e de moral, a charge opõe-se ao texto, que afirma que tanto pais quanto professores são responsáveis pela formação da criança.
                                                                                                                  PORQUE
Segundo o texto, a moral refere-se a comportamentos socialmente preconizados e a ética relaciona-se à reflexão sobre o modo de viver.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir, do poeta e produtor cultural Sérgio Vaz, um dos idealizadores da Cooperifa, que semanalmente reúne centenas de pessoas na periferia da zona sul da capital paulista para a leitura de poemas.
Lugar de criança é presa na escola
“Sou a favor
do aumento da maioridade escolar. Isso mesmo, lugar de criança é presa na escola (das 8h às 17h) e sendo torturada por aulas de Matemática, Português, Ciência, Música, Teatro, Geografia, Química, Física… Ou tomando banho de sol enquanto fazem Educação Física. Quando elas começarem a criar asas, trancá-las na biblioteca para aprenderem a lapidar sonhos. Nessa cadeia, os professores com super salários, super treinamento, super motivados não deixarão nada, nem ninguém escapar do castigo da sabedoria. Serão tempos difíceis para a ignorância. Depois de cumprirem pena e se tornarem cidadãos, terão liberdade assistida… Pelos pais orgulhosos.” Com base na leitura, analise as afirmativas:
I. O poeta opõe a expressão “aumento da maioridade escolar” à redução da maioridade penal e propõe a educação como base para a construção da cidadania.
II. O autor considera a escola um lugar de tortura, em que os alunos ficam presos e não aprendem verdadeiramente a viver.
III. De acordo com o texto, as crianças não podem almejar a liberdade e o conhecimento aprisiona as mentes.
Está correto o que se afirma somente em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. I.
	
	
	
Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019 07h34min01s BRT  OK

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando