Buscar

Biotecnologia pptx l

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Biotecnologia
Origem
Palavra biotecnologia só começou a ser utilizada no século XX, mas suas técnicas já existiam há muito tempo, mais ou menos desde o ano 1800 a.C.. Naquela época, é formada por três pequenas palavras de origem grega:
Bio significa vida
Tecnos representa o uso prático da ciência
Logos significa conhecimento
O que é ?
Biotecnologia é uma área da ciência voltada à utilização de sistemas e organismos vivos na criação e melhoria de técnicas e produtos. A biotecnologia engloba ciências biológicas básicas (como biologia molecular, embriologia, genética, etc), ciências aplicadas (como imunologia e bioquímica), além de áreas tecnológicas como informática e robótica.
 Biotecnologia moderna
Com a evolução dos conhecimentos sobre genética, microbiologia e biologia molecular, a biotecnologia também avançou. Além do uso dos microrganismos como vetores de modificações, os pesquisadores passaram a poder interferir de forma controlada e intencional no DNA (ácido desoxirribonucleico) das espécies.
Áreas de aplicação da biotecnologia
Agricultura
Indústria de alimentos
Têxtil
Saúde
Energia
Química
Meio Ambiente
Muitas outras
Malefícios
Benefícios da Biotecnologia
Vantagens e desvantagem
Impactos Negativos
Melhoramento genético 
Melhoramento genético é o processo de selecionar ou modificar intencionalmente o material genético de um ser vivo. O objetivo é desenvolver indivíduos com características desejáveis.
O melhoramento genética e a chegada da biotecnologia
Com o avanço da engenharia genética e a chegada da biotecnologia, muita coisa mudou no melhoramento genético. O desenvolvimento de novas cultivares com diferentes atributos genéticos ficou mais preciso, eficiente e, eventualmente, mais rápido. O pesquisador passou a poder interferir de forma controlada e intencional no DNA (ácido desoxirribonucleico), uma molécula em forma de dupla hélice que é a base da hereditariedade.
Seleção artificial
A veloz transformação ambiental feita pelo ser humano, em decorrência do avanço da compreensão de como os seres se reproduzem, pode ser a razão de algumas mudanças nas características de determinados animais e plantas.
Com o avanço da tecnologia, a prática de cruzamentos seletivos, baseados em atributos desejáveis, passou a se chamar seleção artificial. A partir da Seleção Artificial, uma variedade de alimentos podem passar a existir.
Endogamia
Endogamia ou consanguinidade é o método de acasalamento que consiste na união entre indivíduos aparentados, geneticamente semelhantes. A consanguinidade ocorre naturalmente de forma a garantir a propagação da espécie. Quando ocorre naturalmente por espécies hermafrodita, a autogamia e quando ocorre em espécies dioicas, a partenogênese (agamia). Quando os progenitores de um ser vivo que se reproduz sexuadamente possuem um ou mais ancestrais comuns, isto é, são parentes, diz-se que eles são consanguíneos ou endogâmicos.
Enxertia
É um método utilizado por especialistas que trabalham com plantas (como botânicos ou agrônomos) e consiste na união de duas espécies diferentes. O processo acontece entre uma parte da planta denominada enxerto (ou cavaleiro), que é inserida em outra parte de outra planta (ou outro indivíduo de mesma espécie), que pode ser o sistema radicular ou o caule conhecida como porta-enxerto (ou cavalo).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando