Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA FISIOLOGIA HUMANA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
FISIOLOGIA HUMANA
	
	
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: PRISCILA BARROSO PAIXÃO
	MATRÍCULA: 28256124
	CURSO: NUTRIÇÃO EAD
	POLO: GUARULHOS CENTRO
A IMPORTANCIA DOS MOVIMENTOS GASTROINTESTINAIS
Quando se fala nos movimentos gastrointestinais, logo se pensa na digestão dos alimentos consumidos e que precisam ser digeridos e depois os seus resíduos eliminados pelo corpo.
E a falta desses movimentos gastrointestinais (peristálticos), podem ocasionar danos à saúde do individuo acometido por tal problema.
Após a ingestão de alimento, o mesmo passará pelo processo de digestão, aproveitamento dos nutrientes existentes neles para a fortalecer e nutrir o organismo, através de movimentos peristálticos que irá permitir que o alimento consumido passe por todo os órgãos do aparelho digestório de forma involuntária realizando a digestão.
Os movimentos peristálticos, como já mencionados acima, são fundamentais para essa digestão e acontecem da seguinte forma: a musculatura lisa que compõe uma parte do esôfago, estômago e intestino, exercem a função de transportar o bolo alimentar ao estômago para realização da separação dos nutrientes e digestão e durante sua movimentação o transformará em bolo fecal, levando-o para os intestinos delgado e grosso, para que possa ser eliminado pelo corpo em forma de fezes.
Os músculos lisos que compõem o sistema digestório, estão ligados ao Sistema Nervoso Autônomo por nervos que fazem essa comunicação dentro do corpo. Esse Sistema é dividido em duas partes, sendo o Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parassimpático.
O Sistema Nervoso Simpático diminui o processo de movimento peristáltico e o Sistema Nervoso Parassimpático é responsável pelo aumento desses movimentos. Esses movimentos passam pelo esôfago de forma ondulada e realizando contrações transportando o bolo alimentar em direção do estômago, esses movimentos costumam ter em média de 8 a 10 segundos, onde será misturado ao suco gástrico, esvaziando o estômago e assim ativando o reflexo enterogástrico. Com isso, o esfíncter pilórico irá se fechar para evitar que o suco gástrico passe para o duodeno, já que este suco vai aumentando sua quantidade para facilitar a digestão. 
Chegando ao intestino delgado, o bolo alimentar passará por dois tipos de movimentos peristálticos, que são os de ondas lentas e de ondas rápidas. 
Os movimentos de ondas lentas irão levar o bolo alimentar as pequenas porções do intestino e os de ondas rápidas para porções maiores do intestino delgado, sendo encaminhado para o intestino grosso, enquanto transforma esse bolo alimentar em bolo fecal, sendo eliminado pelo reto e ânus.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais