Buscar

Trabalho Interdisciplinar em Gestão de Recursos Humanos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

12
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTãO DE RECURSOS HUMANOS 
gABriele vargas de castro
JARISE STELA HAGEMANN
RITIELLE DA CUNHA
SABRINA port dos santos
QUINTESSÊNCIA
Farmácia de Manipulação 
Lajeado
2019
gABriele vargas de castro
JARISE STELA HAGEMANN
RITIELLE DA CUNHA
SABRINA port dos santos
QUINTESSÊNCIA
Farmácia de Manipulação 
Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Planejamento Estratégico; Metodologia Cietífica; Matemática Financeira; Responsabilidade Social e Ambiental; Gestão de Pessoas; Seminário de Projeto Integrado ||. 
Professores: Natália Martinez A. Woitas; Regina Celia Adamuz; Marcelo Silva de Jesus; Luisa Maria S. Cavenaghi; Mônica Maria Silva; Henry Tetsuji Nonaka.
Tutor Online: Marcio Pereira de Oliveira
Tutor Aulas Semipresenciais: Aline Thier
Lajeado
2019
sumário
1	Planejamento Estratégico	4
1.1	Missão, a visão e os valores	4
1.2	Impactos nos objetivos organizacionais	4
1.3	Objetivos	4
2	Matemática Financeira	5
2.1	Regime de Juros Compostos	5
2.2	Juros sobre Propostas	5
2.3	Decisoes sobre propostas	5
3	Responsabilidade Social e Ambiental	6
3.1	Função Social Empresarial	6
3.2	Imagem Empresarial	6
3.3	ISE – Indice de Sustentabilidade Empresarial	6
3.4	Descumprimentos ISE	6
4	Gestao de Pessoas	7
4.1	Administracao de Gestao de Pessoas	7
4.2	Recrutamento e Selecao	7
4.3	Programa de Integracao	7
Conclusão	8
Referências	9
Apêndices	10
Anexos 	10
INTRODUÇÃO
Planejamento Estratégico
O propósito de uma organização é ser impulsionada a motivação que direciona para os caminhos que ela deseja escolher. Assim sendo, se não há propósitos podemos afirmar que a empresa é um “barco a deriva”.
Os propósitos de uma empresa são representado pela Missão, Visão, Valores, abrangência, princípios e opção estratégica.
Missão, a visão e os valores
A Visão e Missão são dois conceitos fundamentais e distintos, mas complementares e intimamente ligados entre si.
Missão
É o propósito de a empresa existir. É sua razão de ser.
Podemos definir a missão como a razão de ser de uma empresa, o propósito pelo qual trabalham e se esforçam os seus sócios e colaboradores. A missão deve ser a carteira de identidade da organização, deve esclarecer qual o seu negócio, ser concisa e objetiva. E por que é tão importante esta definição? Segundo Philip Kotler, “Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa – mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la”. Ou seja, a definição da missão é um grande exercício de aprendizado e autoavaliação.
A missão deve responder à pergunta mais básica que uma empresa pode se propor: para que existimos? Embora se trate de uma questão distante do dia a dia, é ela que dá sentido às ações diárias. A cada definição estratégica para o negócio e a cada tomada de decisão, os gestores devem avaliar se suas decisões estão alinhadas com a missão da empresa. Afinal, uma virtude muito comum em bons gestores é saber dizer não para falsas oportunidades. E muitas vezes são consideradas falsas por não estarem alinhadas com a missão da organização.
Visão
É a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo).
Ter uma visão de futuro é simplesmente querer chegar a algum lugar. Todo gestor de alguma forma tem uma visão de futuro para sua organização, mas nem sempre a formalizam, ou definem uma estratégia para alcançar seus objetivos. A visão de uma empresa procura responder onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro. Sua visão deverá ser e conter o sonho de todos. Preferencialmente deve ser construída com a participação dos colaboradores, buscando expressar um sonho também desejável por eles. Esse sonho deverá ser inspirador, realizável, objetivo, ter uma dimensão perceptível e com um prazo para acontecer.
E por que é tão importante a definição da visão? Simples, porque ela será responsável por toda a elaboração do planejamento estratégico. A definição das ações, objetivos secundários e estratégias de negócios estarão sempre alinhadas com a visão, procurando maneiras de atingir este grande objetivo.
Valores
São os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.
Os valores são os princípios que regem as ações e comportamentos de todos os indivíduos que fazem parte de uma empresa, como sócios, acionistas e colaboradores. Para entendermos melhor o que são os valores, precisamos distinguir valores e crenças. Uma crença é algo em que eu acredito como sendo certo, justo ou bom. Um valor, por sua vez, é uma crença segundo a qual eu ajo, ou seja, ela está muito mais ligada ao comportamento do que somente à crença.Os valores devem ser seguidos por todos dentro da organização. Então, para que tenham maiores efeitos, suas definições devem ser criadas em conjunto com os colaboradores. Por padrão, a empresa deve definir entre 5 e 6 valores, e após definidos, devem ser seguidos e cobrados como mandamentos. É importante que todos sigam à risca os valores da empresa, tornando-os sua própria identidade, e fazendo com que a organização seja reconhecida pelos seus valores e seus comportamentos. 
Impactos nos objetivos organizacionais
Através de métodos e técnicas, é possível desmembrar toda a estrutura de uma empresa para entende-la melhor e descobrir onde se encontram os pontos críticos de seu fluxo de atividades. Assim, através de um mapeamento é possível representar todos os processos e analisá-los, endente-los e por fim, otimizá-los.
Dessa forma, a empresa terá um modelo de operação padronizado com clara definição de responsáveis e com otimização de seus recursos.
Dentre os impactos dentro dos modelos de empresas podemos destacar:
Visualização clara de toda cadeia de valor e processos
Diminuição de custos
Redução no tempo de execução de tarefas
Valorização dos empregados e melhor uso de suas competências
Formalizar e entender os processos da empresa
Objetivos do Planejamento Estratégico
Garantir agilidade nas tomadas de decisão
No Planejamento Estratégico, as metas e objetivos da organização encontram-se muito bem estabelecidos. Sabendo onde se pretende chegar e ciente dos riscos e dos recursos disponíveis, as decisões podem ser tomadas de maneira mais fácil e ágil.
Avaliar a concorrência
Faz parte do Planejamento Estratégico levantar informações sobre os seus concorrentes. Conhecer os produtos e serviços que eles oferecem é fundamental para descobrir seus pontos fortes e suas limitações. Assim, é possível desenvolver estratégias para estar sempre à frente da concorrência e se diferenciar. Usar pesquisas para conhecer a satisfação de seus clientes e comparar com a da concorrência é fundamental para entender onde sua empresa precisa melhorar.
Descobrir forças e fraquezas
Para que a empresa possa definir suas estratégias de negócio, ela precisa conhecer suas Forças e suas Fraquezas. As Forças são, obviamente, os pontos fortes e as vantagens competitivas que o seu negócio apresenta; já as Fraquezas são os pontos fracos e as desvantagens competitivas da sua empresa. Saber quais são esses dois aspectos e de que forma eles se manifestam dentro da empresa possibilita mais assertividades nas ações. Uma pesquisa de satisfação pode desvendar quais são os pontos fortes de seu negócio e também as fraquezas apontadas por seus clientes.
Identificar ameaças e oportunidades
Ao elaborar o Planejamento Estratégico, é preciso fazer uma análise do ambiente externo da organização a fim de identificar Ameaças e Oportunidades. Nesse sentido, são consideradas variáveis como hábitos e preferências de consumo, fatores políticos e econômicos,
legislação etc.
Definir a identidade e o posicionamento da organização
Um dos objetivos do Planejamento Estratégico é ajudar os gestores a definir a identidade e o posicionamento organizacional. E isso é feito quando se estabelece a Missão, a Visão e os Valores da empresa. Quando as decisões passam a ser baseadas nesses três pilares, o relacionamento com os ambientes interno e externo melhora de maneira significativa, aumentando as chances de sucesso.
Estabelecer um plano de ações
O Planejamento Estratégico ajuda na criação de um plano de ações. Trata-se da parte prática, da execução das estratégias propostas.
É o plano de ações que especifica o que cada colaborador deve fazer para alcançar os objetivos, assim como os recursos necessários para colocar em prática todas as ações previstas no PE.
Otimizar recursos
O último item da nossa lista de objetivos do Planejamento Estratégico é a otimização dos recursos disponíveis. Com as ações devidamente planejadas, é mais fácil para os gestores alocarem seus recursos de maneira eficiente e evitar desperdícios de tempo, esforço e dinheiro. Para que os objetivos do Planejamento Estratégico se concretizem, é preciso que o seu conteúdo seja bem elaborado e devidamente compartilhado com todos os colaboradores. Assim, a empresa conseguirá maximizar o seu potencial produtivo e fortalecer o seu posicionamento no mercado.
Motivar e integrar as equipes
O Planejamento Estratégico define quais são os objetivos gerais da organização. Dessa forma, todas as equipes (cada uma com suas funções e metas bem definidas) passam a trabalhar por um objetivo comum. Sabendo que cada colaborador desempenha um papel importante na busca por resultados, a motivação, a colaboração e o comprometimento entre eles tende a aumentar. Como você viu, pesquisas digitais ajudam a construir um planejamento estratégico bem mais sólido e assertivo.
Matemática Financeira
A matemática financeira é uma parte da matemática que se dedica à análise de dados financeiros em geral dentro da empresa. Utiliza um conjunto de conceitos, como: capital, patrimônio, juros, inflação, empréstimo, investimento, lucro, valor presente, valor futuro, fluxo de caixa, taxa de retorno e outros. Seu objetivo é estudar o comportamento do dinheiro dentro da empresa.
Dentro deste conceito, a empresa Quintessencia preve aumentar a competitividade no mercado, assim consequentemente atender as necessidades da Farmacia de Manipulacao com projeto de investir no Marketing de Vendas, visando evoluir cada vez mais. 
Regime de Juros Compostos
Juros compostos são os juros de um determinado período somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Indiferente qual o projeto a ser implantado dentro da empresa, deve ser realizado uma análise financeira a partir de cálculos e considerações baseadas na matemática financeira, inclusive o potencial de retorno que o investimento na área de Marketing pode oferecer.
A empresa Farmacia de Manipilacao QUINTESSENCIA decidiu por realizar um empréstimo de um capital de 100.000 reais. Assim, calculado o montante sobre as propostas de tres bancos:
	Banco
	Capital
	Taxa de juros a.m
	Período
	INVISTA FÁCIL
	R$100.000,00
	3,69%
	2 anos
	CONTRATO CERTO
	R$100.000,00
	2,54%
	2 anos e meio
	BOM NEGÓCIO
	R$100.000,00
	2,37%
	3 anos
BANCO INVISTA FÁCIL
M = C*(1 + i)^t ou FV = PV * ( 1 + i )^n
M = 100.000,00*(1+3,69/100)^24
M = 100.000,00*(1+0,369)^24
M = 100.000,00*2,3867
M = 238.607,00
BANCO CONTRATO CERTO
M = C*(1 + i)^t
M = 100.000,00*(1+2,54/100)^30
M = 100.000,00*(1+0,254)^30
M = 100.000,00*2,1222
M = 212.220,00
BANCO BOM NEGÓCIO
M = C*(1 + i)^t
M = 100.000,00*(1+2,37/100)^36
M = 100.000,00*(1+0,0237)^36
M = 100.000,00*2,32389
M = 232.389,00
Juros sobre Propostas
Nesse regime, adotado pelo sistema financeiro atual, o juro é integrado ao capital, formando um novo capital que receberá novos juros mensais. 
Assim sendo, a empresa Quintessência deve avaliar os juros a serem pagos sobre as propostas aplicando os elementos da matemática financeira que permite que se façam projeções seguras, baseada em números precisos.
Referente ao pagamento de juros sobre propostas:
 BANCO INVISTA FÁCIL
 J = M - C
J = 238.607,00 - 100.000,00
J = 138.607,00
BANCO CONTRATO CERTO
J = M - C
J = 212.220,00 - 100.000,00
J = 112.220,00
BANCO BOM NEGÓCIO
J = M – C
J = 232.389,00 - 100.000,00
J = 132.389,00
Decisoes sobre propostas
O setor de financeiro é um setor fundamental para a empresa, juntamente com o gestor devem ser avaliados os riscos e os potenciais de retorno, incidência de juros, custos operacionais, folha de pagamento e muitos outros processos financeiros e assim tomando a melhor decisão para a empresa. 
As decisões devem ser tomadas olhando-se o futuro, baseando-se nas projeções de fluxo de caixa. Quanto mais precisas as projeções, melhores serão as decisões.
Realizados os cálculos acima foi detectado que o melhor banco é o Banco Contrato Certo. Além de ter um prazo intermediário para a quitação do empréstimo o banco oferece menor juros em relação aos demais. 
Responsabilidade Social e Ambiental
Função Social Empresarial
Imagem Empresarial
ISE – Indice de Sustentabilidade Empresarial
Descumprimentos ISE
Gestao de Pessoas
Administracao de Gestao de Pessoas
Recrutamento e Selecao
Programa de Integracao
 Conclusão
referências
apêndices
APÊNDICE A – Modelo do Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados
anexos
ANEXO A – Título do Anexo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando