Buscar

Relatório - trato gastrointestinal inferior

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

10
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – UNIFTC
COLEGIADO DE BIOMEDICINA 
LORRANE CABRAL CAFÉ
RELATÓRIO: TRATO GASTROINTESTINAL INFERIOR
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
NOVEMBRO DE 2019
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – UNIFTC
COLEGIADO DE BIOMEDICINA
LORRANE CABRAL CAFÉ
RELATÓRIO: TRATO GASTROINTESTINAL INFERIOR
Relatório da disciplina Anatomofisiologia ||, ministrada pelo docente Luiz Ricardo Moura.
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
NOVEMBRO DE 2019
	
Introdução: O sistema digestório possui inúmeras funções, dentre elas: mastigação, deglutição e digestão, sendo dividido em trato gastrointestinal e órgãos acessórios da digestão. Este relatório irá abordar as estruturas do trato gastrointestinal inferior, que consiste em: Fígado, Pâncreas, Intestino delgado e Intestino grosso.
Materiais e métodos: Na aula prática foi observado e discutido a localização dos órgãos do trato gastrointestinal inferior, para isso foram utilizados: sistema digestório (modelo anatômico), boneco com estruturas torácicas, viscerais e pélvicas (modelo anatômico). E modelo anatômico do fígado. 
Referencial teórico:
Fígado: O fígado está abaixo do diafragma e ocupa a maior parte do hipocôndrio direito, sendo dividido em lobo direito (grande) e esquerdo (pequeno), o ligamento falciforme divide os dois lobos. O fígado possui ductos bilíferos que se fundem e formam os ductos hepáticos direito e esquerdo, que se unem e deixam o fígado com o ducto hepático comum. A partir da vesícula biliar o ducto hepático comum se junta com se junta ao ducto cístico, para formar o ducto colédoco. 
A vesícula biliar é um saco piriforme, localizado em uma depressão na face inferior do fígado, consiste em um fundo largo, projetado para baixo; o corpo que é a parte central; e o colo uma parte afilada, ambos se projetam para cima. 
Pâncreas: O pâncreas é um glândula retroperitoneal, situa-se na região do epigástrico e hipocôndrio esquerdo do abdome. Consiste em: Cabeça, Corpo e Cauda. A cabeça situa-se na curvatura na forma de C do duodeno, próximo a curva do duodeno, superiormente e a esquerda da cabeça, é onde o corpo central está localizado e, sua cauda se estende para esquerda até tocar no baço. Os sulcos pancreáticos são secretados em pequenos ductos que se unem para formar ductos maiores. O ducto pancreático principal se estende por todo comprimento do pâncreas, que se une ao ducto colédoco e forma a ampola hepatopancreática, desembocando no duodeno na papila duodenal maior. Outro principal ducto, é o ducto pancreático acessório, situa-se na cabeça do pâncreas e drena diretamente no duodeno.
Intestino delgado: O intestino delgado é formado pelo duodeno, jejuno e íleo, é o principal local de absorção de nutrientes dos alimentos ingeridos. Estende-se do piloro até a junção ileocecal, onde o íleo se une ao seco ( parte do intestino grosso), seu comprimento é de aproximadamente 3cm em uma pessoa viva, e aproximadamente 6,5cm em um cadáver. 
O duodeno, a primeira e a mais curta parte do intestino delgado, também é a mais larga e a mais fixa, segue um formato de C ao redor da cabeça do pâncreas. A ampola hepatopancreática (formada pelos ductos colédoco e pancreático principal) se abre no duodeno numa pequena saliência da mucosa chamada papila maior do duodeno, a papila menor do duodeno é onde vai desembocar o ducto de Santorinni.
O jejuno e o íleo formam espirais suspensas na parte posterior do abdome pelo mesentério e emolduradas pelo intestino grosso.o jejuno corresponde a parte superior, enquanto o íleo corresponde a parte inferior direita. O íleo termina na junção ileocecal, a união da parte terminal do íleo e do ceco. 
O ceco se localiza abaixo da papila ileal, é uma pequena bolsa medindo aproximadamente 6 cm de comprimento, preso ao ceco encontra-se o apêndice vermiforme, um tubo contorcido, espiralado, medindo aproximadamente 8 cm.
Intestino Grosso: É o ultimo órgão do tubo digestório, o material que chega até ele possui poucos nutrientes. Formado por: Colos Ascendente, Transverso, Descendente e sigmóide; Reto e canal anal. Os colos ascendentes e descentes são retroperitoneais, o colo transverso é a terceira parte do intestino grosso, a mais longa e mais móvel, o colo sigmóide une o colo descendente ao reto.
O reto desce ao longo da metade inferior da metade do sacro em uma posição retroperitoneal, possui uma camada muscular completa e bem desenvolvida, de modo que ele consegue gerar fortes contrações para a defecação, possui várias curvas fechadas, que internamente são representadas como três pregas transversas do reto, que evitam que as fezes sejam eliminadas junto com o flato.
Canal anal: última subdivisão do intestino grosso, a túnica mucosa do canal anal está disposta em pregas longitudinais chamadas de colunas anais. A abertura do canal anal para o exterior, chamada de ânus é protegida por um esfíncter interno do ânus e um esfíncter externo do ânus, normalmente esses esfíncteres mantém o ânus fechado, menos quando ocorre a eliminação das fezes. 
Resultados e discussões: Através da aula prática foi possível conhecer e identificar as estruturas do sistema digestório, aprendendo e identificando também a localização anatômica e a função dos órgãos, do trato gastrointestinal inferior, que consiste em: Fígado, Pâncreas, Intestino delgado, Intestino grosso; atingindo assim o objetivo. 
Anexos: 
 
Referências:
 MARIEB,Elaine N.; WILHELM,Patrícia B;MALLATT, J; Anatomia Humana. 7 edição. São Paulo: Pearson, 2014.
MOORE, K.L.;DALLEY, A.F. Anatomia orientada para a clínica. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007
TORTORA, Gerard J., DERRICKSON, Bryan. Princípios de Anatomia e Fisiologia, 12 ed. Guanabara Koogan. 2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais