Buscar

RELATÓRIO - OXIDORREDUÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES UNIDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA – OXIDORREDUÇÃO
São Paulo
2019
Introdução
Oxidorredução ou oxirredução refere-se ao processo em que há transferência de elétrons entre espécies químicas (átomos e/ou íons) de substâncias que reagem entre si. Essa palavra é a junção de “oxidação + redução”, que são processos opostos, mas complementares, ou seja, um sempre depende do outro para ocorrer.
A oxidação ocorre quando o átomo perde elétrons. Visto que os elétrons são partículas negativas, a carga elétrica (Número de oxidação – Nox) da espécie que perdeu elétrons aumenta, “fica mais positiva”, por assim dizer.
Já a redução corresponde ao processo inverso, ou seja, a espécie química ganha elétrons e fica com o Nox menor “mais negativo”.
A espécie química que ganha elétrons recebe-os da espécie química que os perdeu e vice-versa. Por isso, dizemos que sempre que ocorre uma redução, ocorre também uma oxidação, e é também por isso que chamamos esses processos de reações de oxirredução.
Objetivo
Essa prática tem como objetivo efetuar ensaios simples para verificar algumas reações de oxirredução. Podemos verificar experimentalmente a tendência que apresentam as substâncias químicas à oxidação e à redução, bem como os produtos de uma reação de oxirredução.
Materiais e Métodos
Becker
Bico de Bunsen
Tubo de ensaio
Cobre Metálico
Nitrato de Prata
Fita de magésio
Cloreto de Sódio a 1%
Procedimentos
Teste 1: Em 1 Becker colocar 1/3 de nitrato de prata - coloque cobre metálico - deixe em repouso por 5 segundos 
Teste 2: Em 1 Becker colocar 1/3 de ácido clorídrico 1,0m - Coloque 1 fita de magnésio e observe (avaliar as reações químicas quando misturamos os elementos ou quando aquecemos)
Teste 3: Em 1 tubo de ensaio colocar 1/4 de cloreto de sódio a 1% Em 1 tubo de ensaio colocar 1/4 de nitrato de prata a 1% - Despeje o conteúdo de um tubo no outro e observe.
Resultados e discussão
1 - O que é uma reação química? Como se representa uma reação? Explique 
As reações químicas são transformações que envolvem alterações, quebra e/ou formação, nas ligações entre partículas (átomos, moléculas ou íons) da matéria, resultando na formação de nova substância com propriedades diferentes da anterior.
2 - É correto afirmar que em última análise as reações químicas, podem ser consideradas um arranjo de átomos? Explique.
Sim pois, uma reação química ocorre quando um material passa por uma transformação em que sua constituição muda, ou seja, seus átomos se rearranjam para formar novas substâncias. 
3 - Classifique e escreva as reações químicas realizadas nos experimentos realizados 
Experimento nitrato de prata e cobre metálico
No exemplo mencionado, o cobre metálico perdeu elétrons, ou seja, ele doou esses elétrons para o cátion prata, causando a sua redução. 
Portanto, o cobre é o agente redutor. Por outro lado, os cátions prata da solução de nitrato de prata foram os que receberam os elétrons do cobre, causando a oxidação dele. Por isso, o nitrato de prata (e não o cátion prata) é o agente oxidante.
Experimento ácido clorídrico e uma fita de magnésio.
O magnésio ao ser colocado em contato com ácido se dissolveu de modo instantâneo com liberação de gás (H2) de coloração amarelada, formando o aparecimento da solução de cloreto de magnésio.
É por isso que os ácidos não podem ser guardados em recipientes feitos desses metais mais reativos que o hidrogênio (como, por exemplo, um copo de alumínio).
Experimento cloreto de sódio e nitrato de prata 
Verifica-se que houve duas trocas de elementos nesta reação. O íon Ag+ foi deslocado do nitrato de prata e combinou-se com o íon Cl-, que por sua vez foi deslocado do cloreto de sódio. Os íons que sobraram formaram o nitrato de sódio. Assim, os dois compostos reagentes permutaram entre si seus radicais, criando dois novos compostos. Isso é uma reação de dupla troca.
4 - Apresente as observações dos experimentos
Teste 1 - Transformação química irreversível através da energia térmica. O cobre metálico no nitrato de prata faz com que oxide
Teste 2 - Reação do ácido clorídrico e fita magnésio causa uma oxirredução de forma efervescente
Teste 3 - Reação de dupla troca
 A reação de oxido-redução ocorre com transferência de elétrons
Conclusão
Conclui-se que estas reações envolvem a transferência de elétrons de uma substância para outra. O termo oxidação se refere à perda e redução ao ganho de elétrons. Como em uma transformação química o número de elétrons se mantém constante, oxidação e redução ocorrem simultaneamente.
Referências
https://pt.khanacademy.org/science/chemistry/oxidation-reduction/redox-oxidation-reduction/a/oxidation-reduction-redox-reactions
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/oxirreducao.htm
Livro: Química para ciências da Saúde

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando