Buscar

Atividade de Toxicologia, aulas 3 e 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade de Toxicologia
BIOMEDICINA
Prof. Me. André Vinycius
Nome: ___________________________________ Período:________
Data:____________
O que é intoxicação?
Considerando o que foi estudado em sala, conceitue cada fase da intoxicação. 
fase de exposição
fase toxicocinética
fase toxicodinâmica
fase clínica
Sobre a fase de exposição da intoxicação, responda:
A fase de exposição é caracterizada principalmente pelo contato do agente tóxico com o indivíduo e pode ocorrer em várias vias de introdução no organismo humano.
Na fase de exposição a dose é conceituada como a quantidade de toxicante que é excretada pelo organismo. Além disso, a dose é um dos fatores que influencia de forma positiva ou negativa o curso da intoxicação.
A DL (dose letal 50) é a dose inoculada de uma substância que tem a capacidade matar 50% da população de animais em estudo. Esse parâmetro é utilizado principalmente para estudos de risco e segurança.
Substâncias hidrofílicas possuem maior capacidade de transpor membranas biológicas, e por isso, essas substâncias possuem maior difusibilidade pelas membranas.
É correto afirmar o que consta nas afirmativas:
a) I, II e III.
b) I e II.
c) I e III.
d) II, III e IV.
e) todas as afirmativas estão corretas.
4. Caracterize exposição a curto, médio e longo prazo. 
5. Responda de que forma os seguintes fatores podem influenciar a passagem de substâncias pelas membranas biológicas:
coeficiente de partição óleo/água
solubilidade da molécula
grau de ionização
6. A absorção pode ser definida como o processo por meio do qual o agente tóxico atravessa as membranas celulares para alcançar a circulação sanguínea. Sobre essa etapa toxicocinética, responda:
A absorção de um agente tóxico pode ocorrer no trato gastrintestinal, respiratório, entre outros. As substâncias são mais rapidamente absorvidas pela via respiratória do que pela via oral (TGI).
O “efeito de primeira passagem” que ocorre após administração de toxicantes aumenta a lipossolubilidade do agente e dessa forma, permite que este fique mais tempo no organismo.
A absorção pela mucosa oral e sublingual costuma ser muito pouco efetiva. É substância lentamente absorvida, e costuma resultar em baixos níveis sanguíneos.
Quando um indivíduo sofre intoxicação pela via oral, pode ser utilizado algum antídoto que possa se ligar ao agente tóxico antes que este seja absorvido, diminuindo assim, os efeitos nocivos na intoxicação.
É correto afirmar o que consta nas afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) I, III e IV
d) II, III e IV.
e) todas as afirmativas estão corretas.
7. Sobre a absorção cutânea, diferencie absorção intercelular, transcelular, transglandular e transfolicular.
8. Responda de que forma os seguintes fatores podem influenciar a absorção cutânea de substâncias pelo organismo:
volatilidade e viscosidade da substância
solubilidade da molécula
presença de vasoconstritores no local
tamanho da molécula
9. Quais são os mecanismos de defesa/remoção que organismo humano utiliza para a remoção de agentes tóxicos do trato respiratório nas regiões: nasofaríngea, traqueobronquial e alveolar?
10. Cite 3 locais ou órgãos para os quais um toxicante pode ser transportado durante a distribuição.
11. Sobre a ligação de agentes tóxicos nas proteínas plasmáticas, responda:
a) qual proteína plasmática tem maior afinidade por substâncias de caráter ácido?
b) qual proteína plasmática tem maior afinidade por substâncias de caráter básico?
c) cite 3 fatores que exercem influência sobre a ligação de substâncias às proteínas plasmáticas.
12. O que é a barreira hematoencefálica e qual sua importância para o organismo humano?
13. Considere que paraquat e o diquat possuem um Vd 1,6 L/Kg e 9,8 L/Kg, respectivamente. A partir dessa informação, responda qual xenobiótico consegue atingir mais órgãos e tecidos do organismo humano? Por que?
14. Na fase toxicocinética, podemos observar várias etapas do que acontece com uma substância após penetrar no organismo. Dentre essas etapas, temos o metabolismo, em que acontecem várias reações de biotransformação. Sobre a BIOTRANSFORMAÇÃO, responda:
a) Qual a diferença entre os mecanismos de ativação e desativação? Qual a diferença entre os produtos desses dois mecanismos?
b) caracterize as reações de fase I e fase II, enfatizando o objetivo de cada fase.
15. As reações de biotransformação buscam diminuir os efeitos tóxicos de um xenobiótico no organismo. Porém, nem sempre o organismo consegue diminuir esse efeito nocivo, pois algumas substâncias tóxicas dão origem a compostos chamados “metabólitos tóxicos” que podem ser igualmente ou até mais nocivo que a primeira substância. É importante ressaltar que essas reações ocorrem principalmente em sistemas enzimáticos nas células hepáticas e que outras substâncias podem alterar a atividade dessas enzimas realizando indução ou inibição enzimática. Considerando o texto acima, e a figura a seguir responda o que se pede.
Considere que o xenobiótico em questão NÃO produz metabólitos tóxicos e quando está na sua forma ativa, produz efeitos hepatotóxicos intensos.
o que acontecerá na situação 1? A concentração plasmática do xenobiótico na sua forma ativa será menor ou maior que antes? Qual o efeito nocivo decorrente dessa interação?
o que acontecerá na situação 2? A concentração plasmática do xenobiótico na sua forma ativa será menor ou maior que antes? Qual o efeito nocivo decorrente dessa interação?
16. Considerando a figura abaixo e o que foi estudando em sala, responda: qualquer xenobiótico que passar pelo glomérulo renal e for filtrado, será eliminado? Por que?
17. A excreção renal é uma das mais importantes e mais estudada pela Toxicologia. Quando um indivíduo é intoxicado por um medicamento, por exemplo, dependendo das características do fármaco, podemos realizar procedimentos com a finalidade de tentar diminuir o efeito nocivo da substância facilitando/aumentando sua excreção na urina. Considerando que a molécula desse fármaco tenha caráter ácido, o que pode ser feito para aumentar a excreção urinária do mesmo? Justifique por que esse procedimento aumenta a excreção do fármaco em questão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando