Buscar

História, Política, Economia, Cultura no século XX Apol1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Leia o extrato de texto:
“[...] o movimento de mulheres da Rússia se difere das conquistas das mulheres ocidentais dentro do liberalismo, que reivindicavam a igualdade de direitos em relação aos homens, sem propor uma mudança abrupta nos padrões sociais, enquanto na Rússia pré e pós-revolucionária a transmutação do papel e dos costumes impostos à mulher era crucial.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: URSO, G. S. (Org.). A revolução das mulheres: emancipação feminina na Rússia soviética – artigos, atas, panfletos, ensaios. São Paulo: Boitempo, 2017.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, assinale a afirmativa que apresenta algumas das discussões trazidas pelas ativistas feministas da revolução russa:
Nota: 20.0
	
	A
	A falta de métodos contraceptivos, a recorrência ao aborto e o precário acesso à educação.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o livro-base: "Ativistas como Nadezhda K. Krupskaya, Inessa Armand e Aleksandra Kollontai publicaram panfletos [...] para discutir problemas do universo feminino, em especial, das mulheres pobres: a falta de acesso a métodos contraceptivos e a recorrência ao aborto, a necessidade de as mulheres terem acesso à educação, a conclamação à participação da na revolução para construir um novo país, no qual os problemas causados pelo patriarcado fossem, de fato, enfrentados e solucionados" (livro-base, p. 15).
	
	B
	A necessidade de lutar contra os homens, e a subordinação feminina em postos de trabalho.
	
	C
	A igualdade de direitos civis, a liberdade sexual, o controle de natalidade.
	
	D
	A afirmação de que as mulheres são moralmente superiores aos homens.
	
	E
	A recorrência ao aborto, a crítica às instituições religiosas, a luta contra os homens.
Questão 2/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Considere a citação:
“Não surpreende que na memória dos britânicos e franceses, que travaram a maior parte da Primeira Guerra Mundial na Frente Ocidental, esta tenha permanecido como a ‘Grande Guerra’, mais terrível e traumática na memória que a Segunda Guerra Mundial.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOBSBAWM, E. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991).  São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 27.
Tendo em vista a citação e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX sobre o fim da fase de trincheiras na Primeira Guerra Mundial, assinale a afirmativa que explica a causa dessa virada:
Nota: 20.0
	
	A
	A queda da Frente Oriental com a derrota da Alemanha no inverno Russo.
	
	B
	A retirada da Rússia em 1917 e a entrada dos Estados Unidos ao lado da Entente.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com livro-base: "Em 1917, com a retirada da Rússia em dezembro, após a Revolução de Outubro e o armistício entre russos e alemães, a Alemanha pôde se concentrar na guerra no lado Ocidental, porém a entrada norte-americana do lado do que restou da Entente, com mantimentos, crédito e grande contingente de soldados, provocou uma virada no conflito, até então com poucas modificações nas linhas de trincheiras" (livro-base, p. 38-39).
	
	C
	A entrada da Espanha fascista do lado da Entente como aliado improvável.
	
	D
	A derrota da Alemanha na Frente Ocidental diante dos franceses e belgas.
	
	E
	O armistício da Rússia com a Alemanha pelo Tratado de Brest-Litovsk.
Questão 3/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Leia a passagem de texto:
“No fim, os interesses de Estado da União Soviética prevaleceram sobre os interesses revolucionários mundiais da Internacional Comunista, que Stalin reduziu a um instrumento da política de Estado soviético, sob o estrito controle do Partido Comunista soviético, expurgando, dissolvendo e reformando seus componentes à vontade.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOBSBAWM, E. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 62.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, assinale a afirmativa que apresenta os motivos do apoio político a Stalin na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS):
Nota: 20.0
	
	A
	O surgimento da segunda revolução russa, o que acirrou as bases ideológicas do regime socialista, aproximando lideranças como Trótski ao governo.
	
	B
	Investimentos de capital estrangeiro para a reconstrução da URSS após a Primeira Guerra Mundial.
	
	C
	Formação de políticas voltadas ao desenvolvimento do microempresário, a fim de incentivar o crescimento econômico.
	
	D
	Estímulo à liberdade de imprensa e ao livre mercado na URSS.
	
	E
	Controle estatal do nacionalismo por meio da propaganda, o que possibilitou instigar o povo russo à imagem do líder aclamado, o estadista sucessor de Lênin.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o livro-base: "Um exemplo de construção de memória a partir da propaganda visual são os cartazes da era stalinista (1929-1953) que retratam Stalin em um plano destacado junto ao povo, às crianças, à diversidade étnica da URSS, ou mesmo ao lado do espectro de Lênin, morto em 1924, como forma de legitimar sua figura junto ao líder mais consagrado da Revolução Russa [...], embora ambos discordassem quanto ao modelo revolucionário a ser adotado para a URSS. Lênin defendia a revolução internacional permanente, com apoio a revoluções fora da Rússia. Stalin, por sua vez, defendia uma revolução localizada, nacional. Contudo, quando nos deparamos com esta propaganda, nenhuma divergência é anunciada, como se Stalin fosse o continuador da revolução iniciada Lênin. [...] É possível também observar outros elementos do culto à personalidade – a imagem do líder retratado acima do povo, de maneira bem ampliada e que aparece sendo aclamado por ele" (livro-base, p. 47, 48).
Questão 4/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Considere a seguinte citação:
“Art. 45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do Rio Sarre.
Art. 119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas.
Art. 171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra.
Art. 232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARQUES, A. M. História contemporânea: textos e documentos. São Paulo: Contexto, 1999.
Tendo em vista a citação e os conteúdos o livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, o Tratado de Versalhes impôs duras penas aos derrotados da guerra, principalmente à Alemanha. Sobre as consequências do Tratado de Versalhes, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	As duras sanções à Alemanha promoveram a reorganização política do país em torno do nacionalismo, por meio do revanchismo.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o livro-base: "[...] após a Grande Guerra: uma revanche por parte dos países perdedores em relação aos países aliados, que lhes impuseram fortes punições e reparações, em especial, no Tratado de Versalhes, assinado em 1919" (livro-base, p. 83).
	
	B
	As duras sanções à Alemanha encerraram a Segunda Guerra Mundial, fazendo o país perder suas colônias africanas.
	
	C
	O Tratado de Versalhes finalizou a Liga das Nações, propondo criar a Organização das Nações Unidas (ONU) em 1945.
	
	D
	Propôs o fim do pacto colonial, promovendo uma série de
guerras civis na África e no oriente e lutas por independência.
	
	E
	Promoveu a divisão da Alemanha sob a influência socialista da jovem União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e a influência capitalista dos Estados Unidos.
Questão 5/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Considere a seguinte informação:
“Não houvera, em absoluto, guerras mundiais [...]. Entre 1815 e 1914 nenhuma grande potência combateu outra fora de sua região imediata [...]. Tudo isso mudou em 1914. A Primeira Guerra Mundial envolveu todas as grandes potências e, na verdade, todos os Estados europeus [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOBSBAWM, E. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 25.
Considerando a informação e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, assinale a afirmativa que explicita a característica inédita da Primeira Guerra Mundial perante outras guerras europeias:
Nota: 20.0
	
	A
	A guerra não envolveu apenas o contingente militar, mas pela primeira vez também toda a população civil, a chamada “guerra total”.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o livro-base: "Uma nova concepção de guerra se formou com o desenvolvimento desse conflito, o que Eric Hobsbawm [...] chamou de guerra total, isto é, uma guerra que envolveu não somente o contingente militar, mas também toda a população civil em esforços para ajudar seu país na guerra. A guerra total foi a grande novidade da Primeira Guerra: as economias nacionais voltaram-se para o custeio da guerra, racionalizando seus recursos e sua produção para o conflito, exigindo sacrifícios de toda a população, como se todos estivessem em campo" (livro-base, p. 32).
	
	B
	A guerra envolveu o conflito de nações burguesas e socialistas por meio da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), fundada em 1917.
	
	C
	Na Primeira Guerra Mundial, testemunhou-se pela primeira vez o uso de bombas atômicas, o que chocou o mundo.
	
	D
	A guerra resultou da ascensão dos impérios ultramarinos português e espanhol e na decadência dos movimentos de independência das colônias.
	
	E
	A guerra arquitetou o nazifascismo, pois a aliança da burguesia europeia com os bolcheviques russos causou a expansão de regimes totalitários.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando