Buscar

HISTÓRIA POLITICA, ECONOMIA, CULTURA NO SÉCULO XX APOL 1 - NOTA 60

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HISTÓRIA, POLITICA, ECONOMIA, CULTURA NO SÉCULO XX – NOTA 60
Questão 1/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Considere a seguinte informação:
“Não houvera, em absoluto, guerras mundiais [...]. Entre 1815 e 1914 nenhuma grande potência combateu outra fora de sua região imediata [...]. Tudo isso mudou em 1914. A Primeira Guerra Mundial envolveu todas as grandes potências e, na verdade, todos os Estados europeus [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOBSBAWM, E. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 25.
Considerando a informação e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, assinale a afirmativa que explicita a característica inédita da Primeira Guerra Mundial perante outras guerras europeias:
Nota: 20.0
	
	A
	A guerra não envolveu apenas o contingente militar, mas pela primeira vez também toda a população civil, a chamada “guerra total”.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o livro-base: "Uma nova concepção de guerra se formou com o desenvolvimento desse conflito, o que Eric Hobsbawm [...] chamou de guerra total, isto é, uma guerra que envolveu não somente o contingente militar, mas também toda a população civil em esforços para ajudar seu país na guerra. A guerra total foi a grande novidade da Primeira Guerra: as economias nacionais voltaram-se para o custeio da guerra, racionalizando seus recursos e sua produção para o conflito, exigindo sacrifícios de toda a população, como se todos estivessem em campo" (livro-base, p. 32).
	
	B
	A guerra envolveu o conflito de nações burguesas e socialistas por meio da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), fundada em 1917.
	
	C
	Na Primeira Guerra Mundial, testemunhou-se pela primeira vez o uso de bombas atômicas, o que chocou o mundo.
	
	D
	A guerra resultou da ascensão dos impérios ultramarinos português e espanhol e na decadência dos movimentos de independência das colônias.
	
	E
	A guerra arquitetou o nazifascismo, pois a aliança da burguesia europeia com os bolcheviques russos causou a expansão de regimes totalitários.
Questão 2/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Leia a informação:
“O imperialismo não é um ato de simples acumulação e aquisição. Ele é sustentado e talvez impelido por potentes formações ideológicas que incluem a noção de que certos territórios e povos precisam e imploram pela dominação.”
Após esta avaliação, caso queira ler mais sobre isto está disponível em: SAID, E. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 40.
Considerando a informação e os conteúdos da Aula 1, Vídeo 2, Tema 1: Uma introdução ao imperialismo sobre o imperialismo no século XX, assinale a afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O imperialismo foi um processo histórico que teve pouco impacto, pois suas consequências estavam restritas ao continente europeu.
	
	B
	As nações imperialistas defendiam uma perspectiva colaborativa entre os países; por isso, desenvolviam parcerias pacíficas com as colônias.
	
	C
	O imperialismo se restringiu à ocupação territorial; não houve, portanto, tentativas de dominação ideológica ou cultural.
	
	D
	O imperialismo culminou na Primeira Guerra Mundial e tem de ser compreendido no contexto de expansão de um sistema econômico capitalista industrial burguês, que modificou a geopolítica mundial.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com a videoaula: é importante compreender que o imperialismo do século XX tem na sua base, na sua origem, o desenvolvimento de um novo sistema econômico. Até a revolução burguesa, há um sistema mercantilista; após esse período, o mundo começou a ter um modelo econômico no qual a burguesia visou expandir suas áreas de atuação, seus mercados consumidores, e buscar matérias-primas. Assim, é preciso entender o imperialismo no contexto de expansão de um sistema econômico capitalista industrial burguês e que modificou a geopolítica mundial (Aula 1, Vídeo 2, Tema 1: Uma introdução ao imperialismo 0'20" a 3'43").
	
	E
	Apesar de o imperialismo ter como base a ideia de domínio e conquista, os países imperialistas não se utilizavam da violência para conquistar suas colônias.
Questão 3/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Considere a informação:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SACONI, Rose. A 'quinta-feira negra' em 1929. Estadão, 24 out. 2011. http://brasil.estadao.com.br/blogs/arquivo/a-quinta-feira-negra-em-1929-que-abalou-a-economia-mundial/. Acesso em: 30 out. 2019.
Tendo em vista a informação e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, assinale a afirmativa que apresenta as propostas do New Deal:
Nota: 20.0
	
	A
	Privatizações no setor de energia e transporte, o que favoreceu a criação de grandes empresas privadas, gerando milhões de empregos diretos e indiretos.
	
	B
	Diminuição do Estado, promovendo isenções fiscais para atrair o investimentos do empresariado e gerar empregos.
	
	C
	A realização de empréstimos aos Estados europeus a fim de recuperar a economia e, consequentemente, gerar empregos ultramarinos aos americanos.
	
	D
	O aumento da carga horária de trabalho para aumentar a produção, diminuir os salários e desenvolver a economia.
	
	E
	Intervenção do Estado na economia, criação de leis trabalhistas, subsídios a agricultores e empresários em busca de justiça social.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o livro-base: "A maior lição desse período foi, contudo, a de que não há democracia verdadeira sem o cuidado dos governos com justiça social ao menos em algum grau, atentando para leis que evitem a superexploração dos trabalhadores, seja por meio de políticas de previdência social, seja por meio de subsídios a agricultores e empresários" (livro-base, p. 94).
Questão 4/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Considere a citação:
“Não surpreende que na memória dos britânicos e franceses, que travaram a maior parte da Primeira Guerra Mundial na Frente Ocidental, esta tenha permanecido como a ‘Grande Guerra’, mais terrível e traumática na memória que a Segunda Guerra Mundial.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOBSBAWM, E. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991).  São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 27.
Tendo em vista a citação e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX sobre o fim da fase de trincheiras na Primeira Guerra Mundial, assinale a afirmativa que explica a causa dessa virada:
Nota: 0.0
	
	A
	A queda da Frente Oriental com a derrota da Alemanha no inverno Russo.
	
	B
	A retirada da Rússia em 1917 e a entrada dos Estados Unidos ao lado da Entente.
Esta é a afirmativa correta. De acordo com livro-base: "Em 1917, com a retirada da Rússia em dezembro, após a Revolução de Outubro e o armistício entre russos e alemães, a Alemanha pôde se concentrar na guerra no lado Ocidental, porém a entrada norte-americana do lado do que restou da Entente, com mantimentos, crédito e grande contingente de soldados, provocou uma virada no conflito, até então com poucas modificações nas linhas de trincheiras" (livro-base, p. 38-39).
	
	C
	A entrada da Espanha fascista do lado da Entente como aliado improvável.
	
	D
	A derrota da Alemanha na Frente Ocidental diante dos franceses e belgas.
	
	E
	O armistício da Rússia com a Alemanha pelo Tratado de Brest-Litovsk.
Questão 5/5 - História, Política, Economia, Cultura no Século XX
Leia a passagem de texto:
“Camisas negras de Milão, camaradas operários! Há cinco anos, as colunas de um templo que parecia desafiar os séculos desabaram. [...] O fascismo estabeleceu a igualdade de todos diante do trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: DISCURSO de Mussolini dirigido aos operários milaneses, em 7 de outubro de 1934. In: MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963). São Paulo: Hucitec/EDUSP, 1977. p. 175-177.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, sobre algumas características do fascismo italiano, assinale a afirmativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Foi um partido político antiliberal, antinacionalista, com propostas estatizantes no setor da economia.
	
	B
	Foi um movimento político anticomunista, antiliberal, de cunho nacionalista.
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o livro-base: "Os fascistas organizaram-se em um movimento anticomunista e antiliberal, propondo uma renovação nacionalista de reconstrução do país apoiada numa ideia de recuperação das glórias do antigo Império Romano" (livro-base, p. 88).
	
	C
	Foi um movimento anticomunista, liberal, com críticas à existência de um líder carismático.
	
	D
	Foi um movimento de ideologia comunista, crítico ao livre mercado, com forte apelo nacionalista e adoção de medidas econômicas protecionistas.
	
	E
	Foi um partido anticomunista, com a proposta de instaurar uma nova ordem social coletivista, sem classes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais