Buscar

Revisar envio do teste

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Revisar envio do teste: ATIVIDADE 4
 
	Usuário
	LUVERCY DE ANDRADE SILVA
	Curso
	GRA0476 EXPRESSÃO GRÁFICA PNA (ON) - 201920.1988.01
	Teste
	ATIVIDADE 4
	Iniciado
	19/11/19 22:21
	Enviado
	01/12/19 21:06
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	1,75 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	286 horas, 44 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir.
 
“Gutenberg [...] desenvolveu e adaptou características das tecnologias têxtil, papeleira e de prensagem de uvas já disponíveis na época, mas a inovação mais significativa reside no estabelecimento dos processos de moldagem e fundição de tipos móveis metálicos. Cada letra era gravada no topo de um punção de aço que era posteriormente martelado sobre um bloco de cobre. Essa impressão em cobre era inserida num molde, e uma liga de chumbo, antimónio e bismuto era aí vertida, originando uma imagem invertida da letra que era então montada numa base de chumbo”.
 
BACELAR, J. Apontamentos sobre a história e desenvolvimento da impressão .   Lisboa: Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 1999, p. 3.
 
Com base no exposto, assinale a alternativa que indica a técnica que se caracteriza por utilizar uma matriz relevográfica em metal.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Tipografia.
	Resposta Correta:
	 
Tipografia.
	Feedback da resposta:
	Parabéns! A resposta está correta. A tipografia emprega pequenos clichês metálicos, geralmente de uma liga de chumbo ou estanho, porém, eventualmente também de madeira quando se trata de elementos de tamanhos avantajados. Esses últimos normalmente eram empregados em cartazes.
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir.
 
“A cor se tornou um recurso permanente no campo da comunicação visual desde que a impressão em quadricromia tornou-se predominante em revistas e jornais. A cor acrescenta dinamismo a um design, atrai a atenção e pode produzir reações emocionais. Ela também pode facilitar a organização dos elementos em uma página – dividindo elementos em zonas ou agrupando itens semelhantes, codificando certos tipos de informações e auxiliando o receptor a encontrar as informações que deseja. Com a cor livremente disponível, a disciplina em seu uso é necessária para que designs sejam convincentes e legíveis. O uso da cor deve enriquecer a capacidade de um design de comunicar, conferindo-lhe hierarquia e ritmo”.
 
AMBROSE, G.; HARRIS, P. Fundamentos de design criativo . Tradução de Aline Evers. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012, p. 117.
 
Com base no exposto, assinale V para as afirmações verdadeiras, e F para as falsas.
 
( ) Os modos de cor CMYK e RGB são idealmente especificados no momento do início do projeto.
( ) A lineatura está associada geralmente ao número de linhas de texto presentes no arquivo final a ser impresso.
( ) O fechamento de arquivo pode ser descrito como a obtenção de um formato final que possa ser interpretado pelas máquinas que o imprimirão.
( ) A resolução é o instrumento adequado para se determinar se um arquivo é adequado para usos em impressos ou telas.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	Infelizmente a resposta está incorreta. Sugerimos que você releia o e-book
para aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Você vai verificar alguns fundamentos relacionados à reprodução técnica e conhecer alguns termos – com respectivos conceitos – relacionados a essa atividade.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir.
 
“A tipografia é o meio pelo qual uma ideia escrita recebe uma forma visual. A seleção da forma visual pode afetar significativamente a legibilidade da ideia escrita e as sensações de um leitor em relação a ela devido às centenas, se não milhares, de tipos disponíveis. A tipografia pode produzir um efeito neutro ou despertar paixões, simbolizar movimentos artísticos, políticos ou filosóficos ou exprimir a personalidade de uma pessoa ou organização. Desenhos de tipos variam desde formas claras e distinguíveis de fácil leitura, adequadas para grandes quantidades de texto, até́ tipos visualmente mais fortes e atraentes usados em manchetes e anúncios publicitários. A tipografia está em constante evolução”.
 
AMBROSE, G.; HARRIS, P. Fundamentos de design criativo . Tradução de Aline Evers. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012, p. 106.
 
Concernente à tipografia, ordene, historicamente, os itens a seguir.
 
( ) Tipos digitais (fontes)
( ) Prensa mecânica com tipos metálicos
( ) Caligrafia
( ) Fotocomposição
( ) Prensa manual com tipos de madeira
( ) Linotipo
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
VII, III, I, V, II, IV.
	Resposta Correta:
	 
VII, III, I, V, II, IV.
	Feedback da resposta:
	Parabéns! A resposta está correta. A evolução da escrita, da leitura, da imprensa e, portanto, da tipografia, no contexto do design gráfico, está intimamente ligada a ponto de sua história ser indissociável. Com efeito, Marshall McLuhan, grande teórico da comunicação, caracterizou o homem com metáforas acerca da linearidade.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
 
“A comunicação publicitária que circulou pelas ruas nas primeiras décadas do século 20 foi marcadamente expressiva através dos muitos formatos de cartazes que se espalharam sobre a cidade. Ao longo desse período, acompanhando a evolução da linguagem gráfica no Brasil e da visualidade necessária à circulação de informações dentro do ambiente das cidades, tanto os cartazes impressos como os pintados à mão conviveram entre os transeuntes, fixados pelos principais pontos de passagem da cidade. Ora pintados sobre fachadas de lojas e prédios; ora circulando sobre tabuletas, homens-sanduíche e bondes, ou colados sobre placas, tapumes e muros, esses primeiros cartazes, comumente chamados de lambe-lambe, divulgaram o lazer, promoveram o consumo de mercadorias e espelharam a visualidade de um moderno Rio de Janeiro”.
 
BEDRAN, L. M. Do lambe-lambe à mídia exterior: 100 anos de visualidade do cartaz de rua na cidade do Rio de Janeiro.  Revista de Estudos da Comunicação , v. 16, n. 40, maio/ago. 2015, p. 245.
 
Com base no exposto, assinale a alternativa que indica corretamente em que materiais a técnica de afixação por cola de farinha é comumente empregada.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Cartazes e mídias exteriores.
	Resposta Correta:
	 
Cartazes e mídias exteriores.
	Feedback da resposta:
	Parabéns! A resposta está correta. Embora aplicável também em interiores, a cola de farinha demonstra-se, relativamente, durável quando associada a certos papéis expostos nas ruas e às intempéries.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir e preencha corretamente a lacuna.
 
“Trata-se do [...] momento em que as informações básicas sobre o projeto devem ser reunidas. É essencial conhecer e entender o projeto. Dizer que é preciso estar equipado com todas as informações relevantes necessárias pode parecer uma obviedade, mas muita gente não compreende plenamente a importância de alinhar os fatos corretamente no início. Sempre que possível, é recomendável encontrar-se pessoalmente com o cliente para receber ____________ do projeto, embora nem sempre isso seja realista”.
 
CRUSH, L. Z. Fundamentos de ilustração . Porto Alegre: Bookman, 2009, p. 24.
 
Com base nos seus conhecimentos e no conteúdo do e-book , assinale a palavra ou expressão que complementam corretamente o texto.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Briefing.
	Resposta Correta:
	 
Briefing.
	Feedback da
resposta:
	Parabéns! A reposta está correta. O briefing não é apenas uma prática comum, mas também necessária de um projeto gráfico de qualquer natureza. É dali que devem partir as definições das demandas do cliente as quais determinarão, em grande parte, o fluxo e os aspectos essenciais do trabalho. Conhecer a fundo a natureza do que é indicado consiste em um atributo de competência profissional.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
 
“As imagens podem ser criadas com diferentes e variadas camadas em que cada uma contém um elemento específico de informação. Juntos, eles formam a imagem final. O uso de camadas para separar diferentes partes de uma imagem permite a fácil manipulação de cada informação, independente das outras camadas”.
 
AMBROSE, G.; HARRIS, P. Fundamentos de design criativo . Tradução de Aline Evers. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012, p. 110.
 
Considerando o tema tratado neste texto, associe os elementos a seguir aos respectivos conceitos.
 
I. Camadas
II. Transparências
III. Aguadas
IV. Velaturas
V. Sobreposições
 
( ) Efeitos comumente obtidos por aquarela, guache, têmpera, mas também com tinta óleo e acrílica, mediante a diluição com solvente.
( ) Elemento particular destacado a outros em um mesmo contexto, porém a eles relacionado em diferentes profundidades ou níveis.
( ) Ato de interpor elementos em camadas ou cores de modo a obter efeitos de natureza variada.
( ) Efeito obtido quando a sobreposição de camadas distintas de cor ou materiais permite entrever umas às outras.
 ( ) Aplicação de camada de tinta ou verniz transparente sobre uma pintura já acabada.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, I, V, II, IV.
	Resposta Correta:
	 
III, I, V, II, IV.
	Feedback da resposta:
	Parabéns! A resposta está correta. Com efeito, a transparência, a opacidade e outros efeitos de camada operam como um recurso interessante de linguagem pictórica, por meio da construção da cor. Isso foi popularizado pela fotocomposição, com seus acetatos e filmes e, posteriormente, com a manipulação digital.
	
	
	
Pergunta 7
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir, referente ao emprego dos pigmentos e corantes em tintas.
 
“Os pigmentos são os principais constituintes das tintas utilizadas em pintura. São os materiais responsáveis pela cor que surgem nas tintas sob a forma de pequenas partículas ligadas entre si pelo aglutinante (óleo, ovo ou outro, conforme a técnica de pintura). Actualmente, as tintas para artistas são geralmente comercializadas prontas a usar, em tubos cuja invenção remonta a cerca de 1840. Antes, eram vendidas em bexigas de porco. Porém, a não ser nos séculos mais recentes, as tintas eram feitas nos ateliers ou, talvez mais correctamente, nas oficinas dos pintores, quer a partir dos pigmentos adquiridos em lojas de materiais para artistas, boticas ou conventos, quer a partir dos pigmentos preparados pelos próprios pintores e seus ajudantes”.
 
CRUZ, A. J. Os pigmentos naturais utilizados em pintura . Pigmentos e corantes naturais. Entre as artes e as ciências. Évora: Universidade de Évora, 2007, p. 4-5.
 
Com base no exposto, assinale a alternativa que indica apenas propriedades dos pigmentos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Viscosidade, polimerização e coalescência.
	Resposta Correta:
	 
Cor, tenacidade e textura.
	Feedback da resposta:
	Infelizmente a resposta está incorreta. Todos os materiais apresentam propriedades particulares, as quais são decorrentes de sua materialidade. O modo de fazer do ilustrador – seja designer, seja artista, seja outro profissional – interage com essas propriedades, resultando em efeitos únicos de um estilo pessoal.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
 
Há diversos formatos de arquivo disponíveis para se armazenarem imagens – cada um possui vantagens e desvantagens. Entre eles podemos citar TIFF, JPEG, PSD, PDF, EPS e BITMAP. Tais formatos têm a ver com o fluxo de trabalho do processo de design gráfico e também com os diferentes arquivos usados para o trabalho.
 
Os arquivos e modelos presentes nos meios digitais funcionam como uma integração de sistemas e imagens “programáveis”, ou melhor, configuráveis. Nesse sentido assinale a alternativa que apresenta corretamente os espaços de cores usados contemporaneamente.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
LAB, CMYK, RGB.
	Resposta Correta:
	 
LAB, CMYK, RGB.
	Feedback da resposta:
	Parabéns! A resposta está correta. É importante não confundir espaços de cores com nomes e abreviações de arquivos. Alguns espaços de cores consistem em informações configuráveis para que sejam lidas e compreendidas por máquinas e equipamentos de natureza diversa.
	
	
	
Pergunta 9
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir.
 
“Definido na atualidade como mídia exterior, o cartaz de rua é um dos mais antigos suportes da linguagem publicitária. Sem negarmos algumas antigas formas de comunicação pública registradas ao longo da história, nas quais constam brasões, insígnias, papiros ou, menos remotas, impressos tipográficos oficiais fixados ao ar livre, foi com a cidade moderna, no século XIX, mais precisamente em Paris, que o cartaz de rua se desenvolveu como uma nova linguagem estetizada, voltada para a comunicação urbana”.
 
 
BEDRAN, L. M. Do lambe-lambe à mídia exterior: 100 anos de visualidade do cartaz de rua na cidade do Rio de Janeiro.  Revista de Estudos da Comunicação , v. 16, n. 40, maio/ago. 2015, p. 244.
 
Com base no exposto, avalie as proposições a seguir e a relação entre ela.
 
I. No século XIX, o cartaz tornou-se um dos expoentes de uma linguagem visual.
 
PORQUE
 
II. Houve intensificação e desenvolvimento de técnicas que promoviam, gradativamente, os meios impressos, integrando a tipografia, a fotografia, a ilustração e as cores, direcionadas a uma sociedade urbana em crescimento.
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	Infelizmente a resposta está incorreta. Devido ao surgimento de novos meios tecnológicos para suprir demandas crescentes de informação e produtividade, os meios expressivos foram se adaptando e, eventualmente, conduzindo a maneiras inteiramente novas de produzir, fazer e de se relacionar com os próprios materiais.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir.
 
“A invenção da imprensa de caracteres móveis é considerada a origem da comunicação de massas por constituir o primeiro método viável de disseminação de ideias e de informação a partir de uma única fonte para um auditório numeroso e disperso. Analisando mais atentamente os fenómenos que constituíram a génese da impressão com caracteres móveis, verifica-se que esta resulta da confluência de factores culturais e tecnológicos que se vinham desenvolvendo ao longo dos três séculos precedentes. A cultura da palavra impressa e a tecnologia tipográfica precisaram igualmente de atravessar séculos de mudança após o tempo de Gutenberg até que a massificação se pudesse concretizar plenamente”.
 
BACELAR, J. Apontamentos sobre a história e desenvolvimento da impressão . Lisboa: Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 1999, p. 4.
 
Associe os seguintes processos relevográficos com as respectivas características.
 
I. Tipografia
II. Flexografia
III. Hot stamping
IV. Xilografia
V. Zincografia
 
(  ) Processo caracterizado por um clichê misto prensado a quente.
(  ) Processo que se caracteriza pela disposição de clichês numa matriz.
(  ) Processo que é caracterizado pela sua chapa metálica
gravada.
(  ) Processo caracterizado por sua matriz de borracha.
(  ) Processo que se caracteriza pela sua matriz de madeira entalhada.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, I, V, II, IV.
	Resposta Correta:
	 
III, I, V, II, IV.
	Feedback da resposta:
	Parabéns! A resposta está correta. A evolução dos processos de gravura está intimamente relacionada à evolução dos materiais do suporte e das matrizes, as quais as definem. É possível traçar o desenvolvimento histórico desses processos de gravura com algum conhecimento das invenções, tanto quanto de suas aplicações.
	
	
	
Domingo, 1 de Dezembro de 2019 21h06min19s BRT
 OK

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando