Buscar

AV 1 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I 
	AV
	Aluno: 
	6
	Professor: 
 
	Turma:2
	CEL049
	 (F) 
	 
		
	HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I
	 
	 
	 1.
	Ref.: 872360
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	No processo revolucionário francês, a Convenção deu ensejo a constituição da Junta de Salvação Pública, que assume funções executivas. Inicialmente liderada por Danton, passa ao comando de Robespierre. A esse período específico são tomadas as seguintes medidas, exceto:
		
	 
	O culto a Deusa Razão é instituído e os religiosos,católicos em especial, são duramente perseguidos. O calendário gregoriano é substituído pelo republicano (vendémiaire, brumaire, frimaire, nivôse, pluviôse, ventôse, germinal, floréal, prairial, messidor, thermidor e fructidor).
	
	Os Girondinos foram proscritos e expulsos da cena política. Condenação em massa à guilhotina de adversários como Luís Egalité, Maria Antonieta e aliados como Lavoisier e Danton
	
	Instala as chamadas ¿Medidas de Salvação Pública¿, dentre elas: Uma Lei dos Suspeitos, na prática um mecanismo de aprisionar adversários e simpatizantes do regime monárquico ou moderado; Requisição em massa, colocando todos os maiores de 18 anos a disposição do exército; Empréstimos Forçados, tomado aos mais abastados e a Lei do Máximo Geral, fixando o preço dos gêneros de consumo.
	 
	Abolição dos direitos feudais; igualdade de todos perante a lei (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão); secularização dos bens do clero.
	
	Uma nova constituição é elaborada em 1793, instituindo o mecanismo do referendo, o sufrágio universal, reconhecendo e consolidando, desse modo, a soberania do povo.
	
	
	 2.
	Ref.: 875352
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	A respeito das consequências do processo industrial na Inglaterra, durante os anos 1840, Friedrich Engels escreveu: "Todas as grandes cidades possuem um ou vários bairros de má reputação onde se concentra a classe operária. É certo que é frequente a pobreza morar em vielas escondidas, muito perto dos palácios dos ricos, mas, em geral, designaram-lhe um lugar à parte, onde, ao abrigo dos olhares das classes mais felizes, tem de se safar sozinha, melhor ou pior. Estes bairros de má reputação são organizados em toda a Inglaterra mais ou menos da mesma maneira, as piores casas na parte mais feia da cidade (...)". Friedrich Engels. A situação da classe trabalhadora em Inglaterra. Lisboa: Afrontamento, 1975, p.59 Pela análise da citação acima e do contexto histórico da época, assinale a alternativa correta.
		
	
	Em uma perspectiva comparada, o Brasil também vivenciou, à mesma época citada no fragmento, um processo industrial significativo, com exploração da mão de obra imigrante na implantação dos setores de infraestrutura. Esse processo ficou conhecido como "desenvolvimentismo".
	
	A Europa vivenciou, naquele período, o nascimento de ideologias contestatórias do sistema capitalista, destacando-se o Anarquismo defendido por Engels, segundo o qual o melhor caminho para alcançar uma sociedade mais justa seria a social democracia.
	
	Apesar dos avanços verificados no processo produtivo, a introdução de máquinas pouco contribuiu para a remodelação do espaço urbano, uma vez que continuaram predominantes as mesmas concepções medievais, com destaque para os "bairros de má reputação".
	 
	A consolidação da maquinofatura no processo produtivo provocou uma definitiva separação entre capital e trabalho, gerou amplas camadas marginalizadas do processo de acumulação capitalista e criou concepções burguesas de ocupação dos espaços públicos.
	 
	No início do século XIX, as cidades industriais europeias lembravam os antigos espaços urbanos da época renascentista: remodelados conforme as necessidades da população, elite e populares.
	
	
	 3.
	Ref.: 2982569
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Uma das teorias desenvolvidas durante o século XIX propunha uma modificação do Estado e a abolição de princípios capitalistas, em especial, da propriedade privada. Essa teoria ficou conhecida como:
		
	
	Mercantilismo.
	
	Liberalismo
	
	Anarquismo.
	 
	Socialismo Científico
	
	Metalismo.
	
	
	 4.
	Ref.: 268503
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Sobre a conjuntura história na qual foi elaborada uma nova Constituição para a França, no governo de Luís XVIII (1815-1824), podemos concluir que:
		
	
	os ultrarrealistas, liderados por Guizot, defendiam o retorno do jacobinismo na França.
	
	os grupos políticos dos liberais e dos constitucionalistas uniram suas forças em torno de um projeto de lei que substituísse a monarquia por um regime parlamentarista.
	 
	a nova Constituição trazia em suas leis algumas conquistas iluministas, como a igualdade jurídica, mas mantinha traços aristocráticos, como a instituição do voto censitário.
	
	a Constituição era uma clara retomada das instituições aristocráticas que governaram a França antes da Revolução, marcando o retorno daquele país ao antigo Regime.
	
	as leis instituídas representavam a vitória definitiva do pensamento ilustrado na França, já que a igualdade de direitos podia ser traduzida através do voto universal.
	
	
	 5.
	Ref.: 2915144
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Leia, atentamente, as afirmações abaixo:
Um dos traços da Modernidade é o surgimento de uma nova modelagem de Estado e de Soberania.
2 - No período moderno percebemos o ocaso das idéias nacionalistas e militaristas, sobretudo no séc.XIX.
3 - Surgem no XIX novas organizações como as Trade Unions, e a A.I.T.(A Internacional - 1864).
4 - No século XIX, encontramos diferentes interpretações da realidade: liberais, socialistas e anarquistas
5 - O Ludismo era um movimento que percorreu a Inglaterra, defendendo a chamada Carta do Povo.
Com base no que você acabou de ler, assinale, abaixo, a opção correta:
		
	
	As afirmações IV e V são verdadeiras.
	
	As afirmações I, II, III são verdadeiras.
	
	As afirmações III, IV e V são verdadeiras.
 
	 
	As afirmações I,III, IV são verdadeiras.
	 
	As afirmações II, III, IV são verdadeiras.
	
	
	 6.
	Ref.: 875281
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A Exposição de Paris de 1889 centrava-se na "Torre de Gustave Eiffel" com 300 m de altura, mais de 7.000 toneladas e mais de um milhão de rebites. Tinha duas longas galerias devotadas às Belas-Artes e às artes decorativas; por detrás ficava o imponente "Palácio das Máquinas".
Adaptado de http://www.esec-josefa-obidos.rcts.pt
As exposições internacionais iniciaram-se em Londres, em 1851. A Torre Eiffel, um dos símbolos da cidade de Paris, foi erguida para a exposição de 1889, comemorativa do centenário da Revolução Francesa.
Durante a expansão capitalista europeia, no século XIX, essas exposições tiveram como principal objetivo ressaltar a importância da:
		
	
	consolidação das democracias burguesas
	
	submissão do operariado ao novo estágio industrial.
	
	cooperação financeira franco-britânica
	 
	modernização tecnológica da produção
	
	uniformização dos padrões de desenvolvimento
	
	
	 7.
	Ref.: 250766
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O desenvolvimento do capitalismo contemporâneo, enquanto sistema econômico, esta vinculado, diretamente:
		
	
	Ao crescimento populacional
	
	A busca por matérias primas e metais preciosos.
	 
	Ao processo de industrialização
	
	A existência de um mercado consumidor consolidado
	
	A demanda do mercado
	
	
	 8.
	Ref.: 867545
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial emergiu o Imperialismo, cuja característica marcante, segundo a historiografia ideológica, foi o(a):
		
	
	manutenção da autonomia administrativa e dos governos
nativos nas áreas conquistadas.
	
	transferência de tecnologia, estimulada por uma política não intervencionista.
	 
	busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais excedentes dos países industrializados.
	
	substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional.
	
	procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa.
	
	
	 9.
	Ref.: 249874
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	"A principal característica desse processo desenfreado por ampliação de espaços era a de que a expansão dos Estados europeus tinha sido motivada por uma necessidade irrefreável de ampliação de mercados das economias competitivas (...). Isto significava uma mudança radical no modo de organização política dos Estados-nação, uma vez que suas fronteiras tornaram-se restritivas e constrangedoras para a expansão dos mercados." (REIS FILHO, 2011). Acerca do processo de expansão de mercados que caracterizou o neocolonialismo no século XIX, podemos apontar como fator primordial para esse processo a consolidação do:
		
	
	Racionalismo
	
	Cientificismo
	
	Socialismo
	
	Anarquismo
	 
	Capitalismo
	
	
	 10.
	Ref.: 565687
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A Belle Époque consagra novos estilos, artísticos e arquitetônicos como o art nouveau, que incorpora o uso de novos materiais como vidro e aço. Neste sentido, podemos entender estas inovações como:
		
	
	A busca por uma identidade pautada na tradição francesa anterior a revolução de 1789.
	
	Um elemento que constituiria, mais tarde, a sociedade de consumo.
	
	Um modismo, que logo desapareceria da cultura europeia.
	
	O resgate de uma estética baseada nos valores clássicos.
	 
	A representação de uma nova ideia de civilização, que tem a França em seu centro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando