Buscar

Curso habilidades sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Conceito de Habilidades Sociais
Conceito das Habilidades Sociais
Resumo do Conceito de Habilidades Sociais
Classes de ações ou comportamentos sociais que o indivíduo apresenta para lidar com as demandas das situações interpessoais.
Estilos de desempenho:
I. Habilidoso: São os comportamentos apresentados pela pessoa para lidar com as demandas das relações interpessoais que contribuem para a competência social, por sua coerência e adequação (Del Prette & Del Prette, 2005).
II. Não Habilidoso Ativas: São os comportamentos apresentados pela pessoa para lidar com as demandas da relação interpessoal que compromete sua competência social por se expressarem de forma agressiva verbalmente ou fisicamente, com ironia ou negativismo, autoritarismo ou coerção (Del Prette & Del Prette, 2005).
III. Não Habilidoso Passivos: São os comportamentos apresentados pela pessoa para lidar com as demandas interativa do seu ambiente que compromete sua competência social por se expressarem de forma passiva com sentimentos de incômodo, mágoa, ressentimento, ansiedade ou comportamentos de esquiva ou fuga (Del Prette & Del Prette, 2005).
ASSERTIVIDADE
“Afirmação dos próprios direitos e expressão de pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, honesta e apropriada que não viole o direito das outras pessoas” ( Lange & Jakubowski, 1976, p.7 )
•Ser assertivo significa considerar os próprios desejos e os de outrem, assumindo uma posição conciliatória, que tende a beneficiar os envolvidos na relação. •Ser assertivo implica estar atento a: a) sinais de que condutas são mais apropriadas num determinado contexto; b) costumes sociais; c) diversas possibilidades de reação diante de uma situação; d) habilidade de solucionar problemas interpessoais; e) teorias implícitas de causalidade do próprio comportamento e do outro; f) expectativas de autoeficácia; g) expectativas de desempenho; h) expectativas acerca da situação em particular.
•O comportamento assertivo frequentemente é percebido como pouco amigável, e passível de implicar em riscos. Porém, o comportamento assertivo, quando precedido de uma outra habilidade social, a empatia, tende a ser mais eficaz, uma vez que os dois, juntos, promovem, ao mesmo tempo, uma possibilidade de expressão sincera e direta das próprias opiniões e desejos, e uma disposição para compreender sinceramente o ponto de vista da outra pessoa.
A ASSERTIVIDADE NÃO DEVE SER USADA QUANDO:
Há grande probabilidade de gerar reações punitivas para o emissor;
É incompatível com os valores e cultura do outro;
Pode ser dispensada, evitando-se causar excessivo desconforto para o interlocutor.
Habilidoso: comportamentos que contribuem para a competência social, por sua coerência e adequação.
Respeita os direitos próprios e dos outros!
Não Habilidoso:
agressivo
Luta pelos seus próprios direitos e não se importa com o direito dos outros.
passivo
Luta pelos direitos dos outros e não se importa com os seus direitos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando