Buscar

Apol 4 Fundamentos historicos e teoricos Marxismo/Positivismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
Netto afirma que o processo de renovação e incorporação do marxismo pelo Serviço Social brasileiro reverteu-se não apenas na revisão crítica dos valores tradicionais da profissão, mas também numa interlocução eclética e vulgar do marxismo. Considere as alternativas que correspondem aos acontecimentos deste momento histórico da categoria profissional.
I O espaço profissional do assistente social retraiu-se bruscamente com o crescimento do capital industrial, durante este período;
II Ocorreu uma afinidade com algumas vertentes que se aproximavam do marxismo, cujo objetivo era o enfrentamento e “intenção de ruptura” com o Serviço Social tradicional;
III. Este momento foi permeado pela conjuntura política brasileira tanto de Regime Militar, inscrita num mosaico internacional de sucessivos golpes de Estados;
IV A especificidade do capitalismo brasileiro formou as bases econômicas e políticas necessárias ao Socialismo Leninista.Com base nos conteúdos estudados, são corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas I, II, apenas.
	B	Afirmativas II e III, apenas.
	C	I e IV
	D	Afirmativas I, II, III e IV.
Questão 2/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
Leia o texto a seguir e complete a frase de acordo com o texto Nacional Desenvolvimentismo apresentado na Rota de Aprendizagem 5 da disciplina de Formação Sócio Histórica do Brasil
Segundo a obra O colapso do populismo no Brasil, de Octavio Ianni (1988), até 1930 a vida econômica do Brasil estava organizada segundo o modelo “exportador”, com predomínio da cafeicultura. Com a crise do modelo oligárquico agrário-exportador e o advento da chamada “Era Vargas”, um novo modelo se configura, sem romper, no entanto, as relações de dependência com o capital estrangeiro. Trata-se do modelo de__­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________iniciado nos anos 30, que sem dúvida, está associado às grandes transformações políticas e institucionais desencadeadas pela Revolução de 1930 e pelo Estado Novo, instituído em 1937.
( Nacional Desenvolvimentismo. Verbete elaborado por Marco Antônio de Oliveira Gomes. Rota de Aprendizagem 5 – slide 5)
	A	Substituições de importações
	B	Referencial republicano
	C	Cultura rural
	D	Oficinas de manufatura
Questão 3/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
Para Lukács, “O trabalho como categoria desenvolvida do ser social, só pode chegar à sua verdadeira e adequada existência num complexo social que se mova e se reproduza processualmente”. Neste sentido, o autor chama atenção para a compreensão da categoria trabalho, no âmbito do movimento da produção social.
Com base nos conteúdos estudados, assinale V para as alternativas verdadeiras, e F para as alternativas falsas:
( ) A mediação fundamental entre o homem e a natureza ocorre a partir do trabalho, ação que instaura um novo plano ontológico e que se caracteriza por níveis progressivos de socialização.
( ) A possibilidade de tal processo ocorre porque os atos de trabalho são necessários e contínuos,sendo emitidos para além de si mesmos, ou seja, o trabalho produz sempre o novo.
( ) A reprodução social tem haver com as relações estabelecidas pelos homens a partir das construções que fazem em sua vida.
( ) Só podemos compreender os fundamentos da categoria trabalho fora do contexto da produção social.
Agora, marque a seqüência correta:
	A	V, V, V, V.
	B	V, V, V, F.
	C	V, V, F, F.
	D	F, F, F, V.
Questão 4/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
Após consolidada a reconceituação, o Serviço Social Brasileiro avançou nas décadas de 1980e 1990 para a construção de um Projeto Profissional amplamente discutido e coletivamente desenhado, que alicerçou os fundamentos constituintes da profissão. Os referidos marcos regulatórios assinalaram diretrizes norteadoras, e criaram um projeto de profissão e de formação profissional, hegemônico e historicamente situado. Considere as alternativas correspondentes aos marcos regulatórios da profissão citados.
I O Código de Ética Profissional do Assistente Social, de 1993, que foi consolidado tanto Lei da Regulamentação da Profissão de Serviço Social;
II Nova Proposta de Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social;
III. Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS);
IV Constituição Federal de 1988.
Com base nos conteúdos estudados, são corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas I, II, apenas.
	B	Afirmativas II e III, apenas.
	C	Afirmativas III e IV, apenas.
	D	Afirmativas I, II, III e IV.
Questão 5/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Positivismo
De acordo com o conteúdo estudado na aula 04 “Weber: Vida e Obra” assinale a única alternativa correta sobre a principal obra de Weber.
	A	O protestantismo capitalista
	B	A ética protestante e o espírito do capitalismo
	C	A ética do capitalismo
	D	Capitalismo e positivismo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais