Buscar

Cultura Brasileira Aula 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão
	
	
	
	
	Sobre a noção de cidadania na atualidade, NÃO é correto afirmar:
 
		
	
	O cidadão do mundo é o cidadão público, num mundo que se transformou em Global, e que, virtualmente, é um espaço pequeno e todos estão em qualquer lugar.
	
	A cidadania como acesso ao espaço público reivindica a efetivação dos direitos humanos em seu aspecto sociopolítico e cultural.
	
	A cidadania é o direito a ter direitos, pois a igualdade em dignidade e direitos dos seres humanos não é um dado; é algo construído na convivência coletiva que requer o acesso ao espaço público
	
	A formação histórica brasileira é reprodutora de relações sociais autoritárias e conservadoras, sendo assim, devido a essa herança cultural de submissão, torna-se difícil resgatar valores historicamente negados, que são a base para a construção de uma cidadania.
	 
	Hoje, uma variedade de atitudes caracteriza a prática da cidadania, que em nada se relaciona com uma sociedade política e seus membros.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No conceito de mundialização há uma correlação, no plano global,  embora não imediata, entre:
 
 
		
	
	Estado e economia
 
	
	Identidade e cultura
	
	Economia e Estado
	 
	 Economia e cultura
 
	
	Nação e cultura
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Para entender o Brasil
Gabriel, o Pensador
Eu não entendo o Brasil. Por mais que eu possa pensar sobre o Brasil ou até mesmo pensar que eu entendo o Brasil, eu continuo pensando que não entendo o Brasil. Pensando bem, eu acho que o Brasil também não se entende, se é que você me entende. Será que o Brasil me entende? Pelo menos, eu vou tentar ser menos complicado do que ele, porque eu é que daqui a pouco não entendo mais nada. /.../ Ah, como seria bom se tivessem me ensinado a História do Brasil e as histórias e estórias de Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Antônio Conselheiro e tantas outras! Quem me dera ter aprendido sobre as ditaduras, golpes e contragolpes, algumas noções básicas sobre política, e quem sabe até economia, desde pequeno, em vez de decorar um monte de datas e nomes de capitanias hereditárias... Sempre passei de ano direto, entre os melhores da classe, mas agora eu entendo que na verdade não entendia nada e não entendo até hoje. Não sei se sou ignorante por falta de estudo e informação ou excesso de mau estudo e má informação. (In AGUIAR, Luis Antonio (org.). Para entender o Brasil. São Paulo: Alegro, 2001.)
 Pela visão de Gabriel, o Pensador, pode-se depreender que:
 
		
	 
	No Brasil, a cidadania não está ao alcance de todos e estudar em "bons" colégios não garante muita coisa.
	
	No Brasil, a cidadania está ao alcance de todos, desde que estudem em bons colégios.
	
	No Brasil, o maior problema no que que se refere ao respeito à cidadania é a má qualidade das aulas de história.
	
	Como o texto foi escrito há quase dez anos, ele não mais corresponde à nossa realidade, tendo em vista os enormes avanços que realizanos,
	
	No Brasil, as políticas públicas de inclusão social são promissoras no sentido de garantir a plena realização da cidadania.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Assinale a afirmação FALSA, entre as alternativas abaixo:
		
	
	A mundialização da cultura não prescinde das culturas locais para as quais devolve padrões culturais próprios, modelados pela lógica do consumo.
 
	 
	Haveria um choque de culturas entre o comum e o diverso, tendendo ao afastamento entre eles, para garantir a sobrevivência local, em vista da ausência da necessidade de adequar-se ao mundial.
	
	A mundialização não rechaça a convivência de diferenças culturais.
	
	O avanço tecnológico e a expansão do sistema informacional oferecem padrões de referência para a formação de identidades sociais.
	
	O avanço tecnológico e a expansão do sistema informacional se encarregariam de veicular em esfera global os elementos constitutivos da cultura mundializada.
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Considere a afirmativa: A mundialização da cultura produziu a necessária da produção de uma cultura de consumo tendencialmente homogênea em âmbito mundial. Sobre esse fato, marque a alternativa incorreta.
		
	 
	A mundialização provocou um choque de culturas entre o comum e o diverso, impedindo uma aproximação entre o local e o mundial.
	
	Esse fenômeno criou estratégias que promovem a aproximação entre hábitos, valores e preferências de consumo em esfera planetária.
	
	Ela reduz, substancialmente, as diferenças de comportamento dos consumidores que, anteriormente, eram mais influenciados pelas características identitárias das culturas locais/regionais.
	
	A mundialização da cultura não dispensa as culturas locais, para as quais devolve padrões culturais próprios, modelados pela lógica do consumo.
	
	O avanço tecnológico e a expansão do sistema informacional se encarregariam de veicular em esfera global os elementos constitutivos da cultura mundializada, oferecendo padrões de referência para a formação de identidades sociais.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Para alguns intelectuais, talvez a abordagem mais pertinente, hoje, para avançar no debate em torno da democracia, seria considerá-la:
		
	
	Democracia do bem-estar social.
 
	
	Democracia contemporânea
	 
	Democracia de cidadania
	
	Democracia socialista
	
	Democracia trabalhista
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para responder à questão que se segue, leia com atenção o fragmento de texto abaixo:
¿No carnaval de 1977, vi pessoas dormindo, urinando e fazendo amor nos bancos dos pequenos jardins do centro da cidade. Também vi pessoas com suas famílias acampadas em pleno centro. Olhavam despreocupadas a passagens dos foliões e blocos carnavalescos, sentadas em cadeiras de alumínio. Por perto, tinham seu automóvel aberto, onde as crianças dormitavam. Ao lado, como num piquenique invertido, no meio do asfalto selvagem e devorador naquele momento transformado e domesticado, tinham geladeiras de onde tiravam garrafas de água e cerveja invejavelmente geladas. Era como se a Avenida Rio Branco, ponto central do mundo bancário, lojista e comercial do Rio de Janeiro, uma espécie de Wall Street nativa se tivesse transformado num conjunto de ¿casas¿, com seu característico espírito familiar, como vemos nas vilas do interior. Era a cidade repartida em mil aldeias¿ (DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. Rio de Janeiro: Rocco, 1997, p. 114-115)
O aspecto assumido pelo centro do Rio num dia de Carnaval é totalmente diferente do que este mesmo lugar ostenta durante o restante do ano. Isto se deve:
		
	 
	À inversão de valores e papéis sociais, característica do Carnaval.
	
	Ao despreparo do observador para compreender a pouca educação do povo.
	
	À impossibilidade de a polícia controlar os abusos cometidos durante o Carnaval.
	
	À falta de respeito da população, que se acentua durante o Carnaval.
	
	À falta de vigilância das autoridades num momento tão importante como o Carnaval.
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto:                                                
  Brasil - Cazuza
Não me convidaram / Pra essa festa pobre / Que os homens armaram / Pra me convencer / A pagar sem ver / Toda essa droga / Que já vem malhada / Antes de eu nascer... /// Não me sortearam / A garota do Fantástico / Não me subornaram / Será que / é o meu fim? / ver TV a cores / Na taba de um índio / Programada / Prá só dizer sim, sim /// Brasil! / Mostra a tua cara / Quero ver quem paga / Pra gente ficar assim / Brasil! / Qual é o teu negócio? / O nome do teu sócio? / Confia em mim... /// Grande pátria / Desimportante / Em nenhum instante / Eu vou te trair / Não, não vou te trair...
 
   Por meio do refrão da canção - Brasil, mostra a sua cara! -  coloca-se em debate:
a identidade cultural dos jovens, incapazes de resistir à sedução das drogas nem compreender fatos graves, como a corrupção e a destruição das comunidades indígenas.
	
	a identidade cultural das camadas marginalizadas da população, incapazes de se reconhecerem a si próprias e compreenderem a corrupção e a destruição das comunidades indígenas.
	
	a identidade cultural das futuras gerações, que terão pela frente antigos problemas, que incluem desde a corrupção até a ameaça à integridade física dos indígenas.
	 
	a identidade cultural do povo brasileiro, incapaz de reconhecer-se e de compreender os desafios que enfrenta, como a corrupção e a destruição das culturas indígenas.
	
	a identidade cultural índios brasileiros, incapazes de compreender a si próprios e o que se passa diante de seus olhos, como a corrupção e a destruição de suas comunidades.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando