Buscar

As feiras livres

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESUMO
No Brasil, as feiras livres ainda é o principal ponto de economia dos pequenos produtores rurais, como também dos que negociam alguns tipos de produtos como roupas, redes, cereais, carnes, verduras e frutas. Tudo o que se procura se encontra em uma feira livres, algumas viraram pontos turísticos em algumas cidades brasileiras. Nesse trabalho vamos mostrar um pouco da feira de Ingá/PB, que acontece aos sábados e atrai pessoas de outras cidades e serve de encontro de amigos para os bate papos semanais. Para muitos a feira livre é a principal fonte de renda, principalmente para aqueles que produzem em suas terras através da agricultura família e vem vender seus produtos na feira livre.
Palavras-chave: Feira Livre; Agricultura; Economia.
INTRODUÇÃO
	As feiras livres é conhecida como a forma mais antiga de se fazer comércio no mundo, desde a antiguidade que o homem oferece mercadorias produzidos por esses de boa qualidade e com preços mais acessíveis que nos supermercados como nos dias atuais.
	Estudos feitos por especialistas afirmam que 500 anos antes da era cristão o homem já oferecia os seus produtos em feiras livres no Oriente Médio. Por muito tempo as feiras livres foram o principal ponto de comércio das pequenas cidades. Com o passar dos tempos elas foram perdendo o seu espaço para os modernos supermercados que concentra a maioria dos produtos vendidos nas feiras livres.
	Mesmo com as concorrências, as feiras livres ainda acontecem na maioria dos municípios brasileiros, algumas diariamente e algumas semanalmente. Segundo a definição de Mascarenhas e Dolzani (2008, p.75), a feira livre no Brasil constitui um mercado varejista ao ar livre, de periodicidade semanal, organizada como serviço de utilidade pública e voltada para a distribuição local de produtos alimentícios e produtos básicos.
	O comércio da feira livre atrai várias classes da população, de pedintes as chamadas altas classes de uma cidade. Todos se encontram no mesmo espaço. Para Morel et al (2015, p.44), “algumas características fazem das feiras livres um ambiente de comercialização, que atrai muitos consumidores até os dias atuais”. 
REFERÊNCIAS E CONCEITOS SOBRE FEIRA LIVRE
Segundo o site Wikepedia, a palavra feira teve origem na palavra em latim feria, que significa "dia santo ou feriado” e a palavra freguês, usada para tratamento dos consumidores de feira livre, originou-se também do latim filiu ecclesiae que significa “filhos da igreja”. Assim, no início, as pessoas ou fiéis aproveitavam as festas religiosas para se reunirem e para trocarem mercadorias.
Na feira livre há aqueles que observam, pechincham e procuram algo específico, bem como há aqueles que criam laços de afetividade, próximos da amizade que rompe a relação comerciante-freguês, o que sustenta em grande parte a tradição de ir à feira toda semana, comer pastel e tomar caldo de cana, além da variedade e qualidade dos produtos ali encontrados. Todos nós temos uma história de identidade e lembrança de uma feira, seja no âmbito alimentar ou simples lazer.
A feira livre é uma manifestação da cultura urbana brasileira que se mantém apesar do crescente avanço do desenvolvimento do comércio, pois cada vez mais o consumidor tem acesso a hipermercados e sacolões, inclusive as compras virtuais (internet), com todo conforto e comodidade que inclui o horário flexível e até mesmo facilidades de pagamento, mesmo assim, a feira livre se mantém viva, tanto nas pequenas como nas grandes cidades, em todos os bairros, seja na periferia ou em bairros nobres.
As feiras livres existem no Brasil desde o tempo da colônia. Apesar dos "tempos modernos" e dos contratempos que elas causam em grandes cidades, elas não desaparecem. Em muitos lugares no interior do país elas são o
principal e, às vezes, o único local de comércio da população. Muitas vezes elas funcionam também como centros culturais e de lazer.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando