Buscar

DIREITO DO TRABALHO II - Caso concreto 9

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO DO TRABALHO II - CCJ0234 Título Caso Concreto 9 Descrição CASO CONCRETO: Você foi procurado pelo Banco Dinheiro Bom S/A, em razão de ação trabalhista nº XX, distribuída para a 99ª VT de Belém/PA, ajuizada pela ex-funcionária Paula, que dentre outras coisas, pleiteou o pagamento da multa prevista no Art. 477 da CLT, pois foi notificada da dispensa em 06/02/2017, uma segunda-feira, e a empresa só pagou as verbas rescisórias e efetuou a homologação da dispensa em 16/02/2017, um dia após o prazo, segundo sua alegação. Assiste razão à Reclamante? 
R- Requer a Reclamante a multa d o ar t. 47 7, § 8 º, da C LT, tendo e m vista que as verbas foram pagas di a 12/03/2015 , sendo que a dispensa se deu em 02 /03 /20 15. Na ocasião do pagamento, se d e u a homologação, segundo Paula, um dia após o pra zo. 
Verifica-se que o prazo de dez dias prescrito no art . 477, § 6º, b, da C L T, contado da notificação d a de missão, exclui o dia da notificação e inclui o d i a do vencimento, de acordo com o art. 1 32 do Código Civil (CC ). D esta forma, o prazo terminou exatamente no di a 12 /03/2015. Neste sentido, a empregada não faz j us à multa do art . 477, § 8 º, da C LT. 
QUESTÃO OBJETIVA: (CONPASS 2018? Prefeitura do Morro do Chapéu/BA) Sobre a rescisão do contrato de trabalho pode-se afirmar que: 
a) A anotação da extinção do contrato na Carteira de Trabalho e Previdência Social é documento hábil para requerer o benefício do seguro-desemprego e a movimentação da conta vinculada no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, independentemente de qualquer outra providência. 
b) As dispensas imotivadas individuais, plúrimas ou coletivas equiparam-se para todos os fins, apenas havendo necessidade de autorização prévia de entidade sindical ou de celebração de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho para sua efetivação. 
c) O primeiro mês de duração do contrato por prazo indeterminado é considerado como período de experiência, e, antes que se complete, nenhuma indenização será devida. 
d) Aos contratos por prazo indeterminado, que contiverem cláusula asseguratória do direito recíproco de rescisão antes de expirado o termo ajustado, aplicam-se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princípios que regem a rescisão dos contratos por prazo determinado. 
e) O instrumento de rescisão ou recibo de quitação, qualquer que seja a causa ou forma de dissolução do contrato, deve ter especificada a natureza de cada parcela paga ao empregado e discriminado o seu valor, sendo válida a quitação, apenas, relativamente às mesmas parcelas.
R- Letra E

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais