A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
avaliação discursiva final de representação tematica

Pré-visualização | Página 1 de 1

Disciplina:
	Representação Temática - Classificação (BIB07)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:456446) ( peso.:4,00)
	Prova:
	13750070
	Nota da Prova:
	7,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A criação da Classificação Decimal de Dewey (CDD), por volta de 1973, ocorreu por Dewey sentir a necessidade de reorganizar a biblioteca onde atuava. A primeira publicação da CDD foi feita três anos após seu início, em 1876, e tinha apenas 44 páginas, expressando as necessidades bibliográficas do sistema norte-americano (DEWEY, 2004). Disserte sobre a construção da CDD por Melville Louis Kossuth Dewey.
FONTE: DEWEY, M. A classification and subject index for cataloguing and arranging the books and pamphlets of a library. Kingsport, TN: Forest Press Division, 2004. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/gu012513.pdf. Acesso em: 28 dez. 2016.
	Resposta Esperada:
*A construção da CDD foi amparada em vários filósofos da antiguidade, como: Aristóteles, Bacon, Locke, baseando-se na classificação de William Harri.
*A forma de organização dos livros até então era conhecida como um "sistema de ordenação fixa".
*Passou a utilizar números arábicos como decimais e um número neutralizador, zero, para numerar todo o conhecimento humano impresso.
*Decidiu pela fração decimal para os assuntos dos livros.
*Dividiu o conhecimento humano em 10 partes principais (classes), cada classe em 10 divisões, e cada divisão em 10 seções.
*Para a notação, usou números arábicos de 0 a 9, cada dígito adicionado representa a expansão notacional, aproximando itens semelhantes.
	2.
	Os sistemas de classificações documentárias são construídos sobre princípios que vão nortear seu desenvolvimento e os tornam ideais como ferramentas gerais de organização do conhecimento. A Classificação Decimal Universal (CDU) possui características estruturais distintas de outros sistemas de classificação. Entre as características estruturais da CDU estão a decimalidade; a universalidade; seu caráter hierárquico e seu caráter analítico sintético. Neste sentido, disserte sobre as características da CDU.
	Resposta Esperada:
Decimalidade: o universo do conhecimento foi concebido como uma unidade dividida em dez grandes classes, num processo teoricamente infinito até se atingir o nível de detalhamento requerido ou satisfatório. É de notar que o emprego dos algarismos arábicos como notação não é exigência do princípio da decimalidade, mas foram preferidos devido ao caráter universal de sua utilização. 
Universalidade: significa, em primeiro lugar, que o sistema tem, em princípio, a pretensão e a capacidade de oferecer conceitos e símbolos para representar a totalidade do conhecimento em determinada fase de sua evolução, com estrutura e previsão de espaço para acomodar futuros desenvolvimentos desse conhecimento, tanto em suas manifestações isoladas quando nas relações multiformes que costuma ostentar. É universal, também, no sentido de que emprega símbolos, numéricos e não numéricos, de conhecimento e emprego unívocos em todos os contextos culturais de todos os quadrantes da terra. 
Caráter hierárquico: como a maioria das classificações filosóficas, cuja influência histórica inevitavelmente sofreu, reflete a concepção do mundo como uma unidade rigorosamente estruturada em partes necessariamente subordinadas ao todo de que dependem e de cuja natureza participam. 
Caráter analítico sintético: embora não seja, dentre as características básicas a mais aparente, nem a que mais identifica a CDU, pode ser atribuída, uma vez que a classificação decimal universal concilia e equilibra as exigências e os rigores dos esquemas hierárquicos, com a multifacetação dos sistemas. Diversos aspectos de um mesmo assunto são tratados com o mesmo cuidado relativo a sua importância no contexto em que ocorre, em razão dos pontos de vista e interesses divergentes dos usuários da informação nele contida.
Parte inferior do formulário