A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
avaliação 1 de representação temática

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Representação Temática - Classificação (BIB07)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:456448) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13414589
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	
	Com a invenção da impressa por Gutemberg no século XV, na Alemanha, até a publicação da primeira Enciclopédia, de 1750 em diante, foram marcos do início do período moderno, que facilitaram a interação entre diferentes conhecimentos e padronizou o conhecimento, permitindo que pessoas em diferentes lugares lessem os mesmos textos. Nesse momento da história, a classificação do conhecimento esteve apoiada no tripé intelectual: currículos, bibliotecas e enciclopédias. Cada um desses elementos é um subsistema que faz parte de um sistema maior, que envolve a classificação do conhecimento, como algo que pode ser acumulado, melhorado e aperfeiçoado (BURKE, 2003). Sobre história das classificações bibliográficas, analise as sentenças a seguir:
I- Em 1549, Konrad Von Gesner publica a obra Bibliotheca Universalis, considerada a primeira classificação bibliográfica. 
II- Em 1643, Gabriel Naudé publicou um catálogo bibliográfico chamado AdvispourDresser Une Bibliothèque. Classificava as obras em 14 classes principais.
III- Jacques Charles Brunet elaborarou um sistema de classificação, chamado Manuel de Libraire et de L´Amateurdes Livres. Classificava em cinco grandes áreas: teologia, jurisprudência, história, filosofia e literatura.
IV- Francis Bacon na Chart of learning (1905) deu a maior contribuição ao estudo dos modernos sistemas de classificação. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	 *
	Observação: A questão número 1 foi Cancelada.
	
	A primeira tentativa de classificação do conhecimento de que se tem notícia foi desenvolvida por Aristóteles, que teria mantido organizada por assunto, de acordo com sua própria divisão do conhecimento, uma biblioteca constituída de exemplares de suas próprias obras, de seus mestres, de seus contemporâneos, e de escritores do passado a cujos textos tivera acesso. Com relação à colaboração de cada estudioso em prol da organização de informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Classificação de Aristóteles 2000 anos (entre 300 a.C. e 1600 d.C.). 
(    ) Classificação do século IV - classificação do conhecimento baseada no princípio da composição.
(    ) Classificação de Cassimiro - da técnica da classificação, partindo de assuntos gerais para específicos.
(    ) Classificação da Era Medieval - São Bento não ensinou seus monges a classificarem manuscritos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	 *
	Observação: A questão número 2 foi Cancelada.
	
	Deve-se a Melvil Dewey o uso dos números, na ordem decimal, para arrumação dos livros de uma coleção. Antes, os números, mesmo usados decimalmente, eram feitos de tal modo que os usuários de uma biblioteca soubessem os diversos aspectos de um assunto e onde encontrá-los na coleção, recorrendo às estantes, aos catálogos ou a outras fontes bibliográficas (BARBOSA, 1969). Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARBOSA, A. P. Teoria e prática dos sistemas de classificação bibliográfica. Rio de Janeiro: IBBD, 1969. Disponível em: https://docplayer.com.br/278418-Teoria-e-pratica-dos-sistemas-de.html. Acesso em: 3 jun. 2019.
	 a)
	Essas numerações eram empregados apenas para localização temporária.
	 b)
	Essas numerações eram para localização fixa com a idealização de um índice relativo.
	 c)
	Essas numerações eram empregados apenas para linguagem artificial.
	 d)
	Essas numerações eram para uma linguagem artificial à idealização de um índice relativo.
	 *
	Observação: A questão número 3 foi Cancelada.
	4.
	A hierarquia na CDD é expressa por estrutura e notação. Hierarquia estrutural significa que todos os tópicos (exceto as dez classes principais) são parte dos tópicos mais amplos acima deles. Qualquer nota referente à natureza de uma classe se mantém verdadeira para todas as classes subordinadas, inclusive tópicos logicamente subordinados classificados em números coordenados. A CDD possui diversas especificidades. Acerca desse sistema de classificação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A CDD é uma notação pura (única), simples, flexível, mnemônica, tendo grande vantagem de ser altamente memorizável e de ser uma linguagem universal, uma vez que não apresenta problemas linguísticos.
	 b)
	A classe 4 - Linguística - foi incorporada à classe 8 - Literatura -, ficando vaga para futuras expansões.
	 c)
	A CDD é coordenativa em sua estrutura e notação.
	 d)
	A notação é mista, tendo grande vantagem de ser altamente memorizável e de ser uma linguagem universal, uma vez que não apresenta problemas linguísticos.
	5.
	Os sistemas de classificações não são exclusividades de Dewey, Otlet e La Fontaine. Existiram outros pensadores que elaboraram métodos de classificações - antiguidade e modernos - que traziam como objetivo organizar os acervos das bibliotecas. Com relação aos métodos de classificação modernos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Biblioteca do Congresso (Library of Congress).
II- James Duff Brown.
III- Henry Evelyn Bliss.
IV- Shiyali Ramanrita Ranganathan.
(    ) Idealizou um sistema de classificação analítico-sintético, o qual motivou profunda mudança nos estudos teóricos de classificação.
(    ) Criou dois sistemas de classificação que não serviam para grandes coleções, por serem muito rígidos: Quinn-Brown Classification e Adjustable Classification.
(    ) Seu sistema é dividido em quatro grandes classes: filosofia, ciência, história, tecnologia e arte.
(    ) Baseou-se em 21 classes principais, representadas de A - Z, exceto pelas letras I, O, N, X e Y, deixadas para futuras expansões, sendo igualmente adotada por diversas bibliotecas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - III - I.
	 b)
	III - I - IV - II.
	 c)
	IV - III - II - I.
	 d)
	I - II - III - IV.
	6.
	Com o passar dos tempos, a escrita precisou mudar, bem como seus suportes para se adequarem às modificações que iam acontecendo ao longo do tempo. Para isso, eram necessários materiais que pudessem ser melhor armazenados e transportados. Atualmente, a escrita é preestabelecida em vários tipos de suporte, podendo ser modificada de acordo com a necessidade do usuário. De acordo com os princípios históricos da escrita, quais são os três principais suportes?
	 a)
	Papiro (3700 a.C.), Pergaminho (Idade Média) e Papel (105 d.C.).
	 b)
	Papiro (3700 a.C. ), Pergaminho (105 d.C.) e Papel (105 d.C.).
	 c)
	Papiro (3700 a.C. ), Pergaminho (Idade Média) e Papel (Idade Média).
	 d)
	Papiro (105 d.C.), Pergaminho (Idade Média) e Papel (105 d.C.).
	7.
	Para que vários livros com o mesmo símbolo sejam diferenciados, há a necessidade de acrescentar a notação da classificação à notação do autor. Para isso, existem tabelas especiais, sendo a mais usada a tabela de cuttes-sanborn. Que nome se dá ao conjunto das duas notações?
	 a)
	Número de chamada.
	 b)
	Número de tombo.
	 c)
	Notação de classificação.
	 d)
	Notação do autor.
	8.
	Os livros não têm um lugar fixo nas estantes. Podem mudar de lugar dependendo do número de livros adquiridos e inseridos entre uma classe e outra. É ideal para bibliotecas de acesso livre ao usuário (permite rápida localização, há intercalação