Buscar

RESUMO PREVID (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acidente de trabalho:
Entende-se como acidente do trabalho o que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa ou o exercício do trabalho em condições de exposição a riscos, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, de 3 caráter temporário ou permanente, com ou sem afastamento do trabalho, ocasionando perda total ou parcial da redução da capacidade para o trabalho, ou até mesmo a morte do/a trabalhador/a (Outras situações também se caracterizam como acidentes do trabalho, como o acidente de trajeto no percurso entre o domicílio e o local de trabalho, a doença desencadeada pelo exercício do trabalho e a doença adquirida ou desencadeada devido às condições especiais em que o trabalho é realizado.
................................................
Auxilio por morte ou reclusão
Os benefícios Pensão por Morte e Auxílio Reclusão têm a característica comum de garantir a proteção previdenciária ao dependente do segurado que comprovar dependência econômica
....................................................
Atribuições do assistente social na previdência
Dentre as atribuições do/a assistente social no INSS, está a avaliação social da pessoa com deficiência requerente do Benefício de Prestação 4 Continuada da Assistência Social e da Aposentadoria para Pessoa com Deficiência.
.........................................................................
BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE:
 O auxílio-doença previdenciário ou acidentário, o auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez são benefícios por incapacidade concedidos ao trabalhador/a que apresenta incapacidade laboral temporária, parcial ou definitiva, atestada pela perícia médica do INSS.
...........................................................
Contribuições sociais que financia a previdência - O art. 195 da CF 1988 dispõe que a seguridade social será financiada p sociedade
 Contribuição dos Empregadores e Trabalhadores Segurados do INSS;
 Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
 Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL);
 Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS-Pasep), parcela do seguro-desemprego;
 Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF) – já extinta; 
 Contribuição sobre a Comercialização Rural;
 Receita de Concursos de Prognósticos.
................................................................
COMPETÊNCIAS DO SERVIÇO SOCIAL NA PREVIDÊNCIA
Compete ao Serviço Social esclarecer junto aos beneficiários seus direitos sociais e os meios de exercê-los e estabelecer conjuntamente com eles o processo de solução dos problemas que emergirem da sua relação com a Previdência Social, tanto no âmbito interno da instituição como na dinâmica da sociedade.
................................................................
Critérios necessários para filiar-se a previdência
 Para ter direito aos benefícios, o contribuinte deve cumprir alguns critérios, como filiar-se ao Regime Geral de Previdência Social – RGPS, manter a qualidade de segurado e cumprir o número de contribuições mínimas para cada benefício.
................................................................
Fatores que possibilitam a aposentadoria
 Carência: é a quantidade mínima de contribuição necessária para ter acesso aos benefícios da Previdência Social. Exemplos: para ter direito ao auxílio-doença, o trabalhador precisa ter, no mínimo, 12 (doze) contribuições pagas em dia; para ter acesso ao salário maternidade, a segurada (ou o segurado) deve ter 10 (dez) contribuições em dia na data do nascimento ou da adoção da criança. É preciso acompanhar a legislação vigente da época para manter a informação atualizada.
 Qualidade de Segurado ou Dependente: para manter a qualidade de segurado ou dependente é necessário que os segurados da Previdência Social estejam em dia com as contribuições previdenciárias. Ao perder esta qualidade, para ter direito aos benefícios e serviços previdenciários, o segurado deve reiniciar as contribuições e completar a carência de cada benefício conforme a legislação vigente à época.
 Fato gerador: o adoecimento e a incapacidade para o trabalho, o acidente de trabalho ou de qualquer natureza, a idade avançada, o nascimento ou adoção de filhos, o falecimento.
......................................................
Garantias que são asseguradas pela CF/1988:
 A Previdência Social fundamental deve ser baseada nos princípios da universalidade, uniformidade e solidariedade na proteção dos cidadãos e das cidadãs, mediante a participação do Estado, na cobertura dos riscos sociais da morte, da idade avançada, da incapacidade, da maternidade e do desemprego involuntário e no estabelecimento de patamares mínimo e máximo de pagamento dos benefícios, com a manutenção real do valor dos benefícios
................................................
Início ao sistema previdenciário na Brasil
O marco jurídico para a criação do sistema previdenciário brasileiro ocorreu em 24 de janeiro de 1923 por meio do Decreto n. 4.682/1923, conhecido como Lei Eloy Chaves, que tratava especificamente das Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs) das empresas ferroviárias, setores cujos sindicatos eram mais organizados e possuíam maior poder de mobilização e reivindicações.
................................................
Incapacidade no trabalho
 É o benefício devido ao segurado que apresenta incapacidade total e permanente para o trabalho. A incapacidade é atestada pela perícia médica do INSS e a carência é de 12 (doze) meses
............................................................
Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e suas atribuições
E uma Diretoria de Saúde do Trabalhador é composta pelos Serviços de Perícia Médica, Reabilitação Profissional e Serviço Social, sendo de competência da perícia médica analisar a relação entre as condições de trabalho e os agravos à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras e a aplicação do nexo epidemiológico presumido para a caracterização dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
...........................................................
Idade mínima para filiar a previdência
De acordo com a Lei n. 8.213/1991, a partir dos 16 anos de idade, todo cidadão ou cidadã que contribuir mensalmente com a Previdência será identificado como segurado ou segurada, e pode, assim, ter direito aos benefícios e serviços oferecidos pelo INSS, desde que atenda aos critérios de carência, qualidade de segurado e o fato que gerou o requerimento do benefício, sobre o qual estudaremos ainda nesta aula. O segurado se inscreve obrigatória ou facultativamente.
.............................................................
Linhas de ações da previdência
Ampliação e Consolidação do Acesso à Previdência Social, Segurança e Saúde do Trabalhador e Direitos das Pessoas com Deficiência e Pessoas Idosas
......................................................................
Previdência privada no ponto de vista social
a previdência privada significa uma negação da política social, ou seja, além de não se tratar de uma expressão de luta da classe trabalhadora por melhores condições de vida, contribui para a alienação da classe trabalhadora, que passa a buscar garantia de proteção na previdência privada.
.....................................................
REABILITAÇÃO PROFISSIONAL:
A Reabilitação Profissional surgiu como “uma resposta pública à questão da incapacidade”, como um serviço previdenciário oferecido ao trabalhador/a, contribuinte ou não da Previdência Social, em gozo de auxílio-doença acidentário ou previdenciário, que apresenta incapacidade para desempenhar sua atividade profissional (Takahashi, 2008)
....................................................
Regimes que compõem a aposentadoria no BRASIL
 1. Regime Geral de Previdência Social (RGPS): operacionalizado pelo INSS e de filiação obrigatória para os trabalhadores regidos pela CLT (empresários, empregados assalariados, domésticos, autônomos e trabalhadores rurais). Está organizado em sistema
de repartição simples.
 2. Regime Próprio de Previdência Social (RPPS): administrado por entes federativos (federal, estadual e municipal), instituído por entidades públicas (Institutos de Previdência ou Fundos Previdenciários) e de filiação obrigatória para os servidores públicos e militares.
 3. Regime de Previdência Complementar: trata-se de Previdência Privada, facultativa, administrada por fundos de pensão abertos e fechados. Organizada em sistema de capitalização.
...................................................
Salário maternidade
É o benefício que toda segurada da Previdência Social tem direito a receber por um período de até 120 dias, pago nas situações de parto, inclusive de natimorto, adoção e guarda judicial com finalidade de adoção
.............................................
Seguridade social brasileira
A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência Social.
.............................................

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando