Buscar

Relatório de estágio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
DE GOVERNADOR VALADARES
CURSO DE PEDAGOGIA
nailessa cristina da silva
Estagio supervisionado ii
GOVERNADOR VALADARES
2019
nailessa Cristina da silva
Estagio supervisionado ii
Relatório do Estágio Supervisionado realizado no 5º. Período do Curso de Pedagogia da Faculdade Presidente Antônio Carlos, de Governador Valadares, referente a 100 horas de atividades desenvolvidas na escola: Instituto Educacional Dulce Quintão no período de
Professora Orientadora: Me Enisa Malta Pinho
GOVERNADOR VALADARES 
2019
INTRODUÇÃO
Estágio é uma atividade sem vínculo empregatício, que permite ao estudante colocar em prática os conhecimentos recebidos em sala de aula, complementando o ensino teórico e viabilizando a vivência profissional na sua área de formação. Entende-se o estágio como parte integrante da formação educacional e profissional do estudante, ambas garantidas pela Constituição Federal de 1988, pela Lei nº 9.394/96 (LDB) de20/12/96 e pela Lei de nº 11.788, de 25/09/2008 que dispõe sobre o estágio supervisionado.
A ementa da matriz curricular do Curso de Pedagogia reforça as leis que rezam sobre o estágio curricular contemplando, assim, a aplicação prática das teorias aprendidas em sala de aula. O ensino fundamental consiste em um dos níveis da educação básica, obrigatória no Brasil. Ele tem duração de nove anos e é direcionado às pessoas com idade entre 6 e 14 anos.
O objetivo principal do ensino fundamental é a formação básica do cidadão. De acordo com o artigo 32 da lei nº 9394/2006, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) do Brasil, é necessário que o aluno já tenha o domínio da leitura e da escrita para o desenvolvimento e a capacidade de obter novos conhecimentos através destas habilidades.
Também é necessário que o aluno tenha uma compreensão do ambiente social em que é inserido e que consiga evoluir esta habilidade de sociabilidade e dos valores que fundamentam a sociedade. Deste modo o professor deve se colocar como ponte transmissora entre o aluno e o conhecimento e assim o estimular a pensar e tirar suas próprias conclusões. Vemos então a importância de um educador que seja mediador, do conhecimento.
O educador tem um grande papel na formação de cidadãos, cabe a ele dar o melhor de si para que essa educação não seja fragilizada e frágil. 
A boniteza da prática docente se compõe do anseio vivo de competência do docente e dos discentes e de seu sonho ético. Não há nesta boniteza lugar para a negação da decência, nem de forma grosseira nem farisaica. Não há lugar para puritanismo. Só há lugar para pureza. (FREIRE, Paulo. 1996,37p.)
A importância do Estágio Curricular para a formação acadêmica é inquestionável. Destacamos este momento como uma forma mais efetiva de relacionar teoria e prática, articulando os conhecimentos compartilhados na graduação. O presente trabalho visa abordar, portanto, experiências reais, vivenciadas por mim, dentro do âmbito escolar, referente ao estágio.
DESENVOLVIMENTO
Proposta Pedagógica
No dia primeiro de fevereiro de mil novecentos e noventa e seis foi inaugurada a escola chamada Instituto Educacional Dulce Quintão. Localizada na av. Humberto Tavares Chagas- nº 168 - Bairro: Jardim Pérola - Gov. Valadares - Minas Gerais 
É uma escola privada e atende crianças desde o Maternal II, até o Quinto Ano. Moradoras em sua maioria do bairro Jardim Pérola bairro Nova Vila Bretas e São Cristóvão. A escola atende somente a educação infantil e nível fundamental I, sendo a educação infantil 1º e 2º ano no turno da tarde tendo início as 13h00, e têm seu término as 17h30. E 3º, 4º e 5º na parte da manhã dando início as atividades as 07h00 e findando-se às 11h30. 
Em relação à estrutura física da escola, a mesma conta com uma quadra grande para fins diversos como praticar esportes, brincadeiras livres na hora do recreio e atividades fora da sala de aula. Conta também com um playground com escorregador, balanço e piscina de bolinha. Não á cantina ou cozinha na escola, cada criança é responsável por levar seu próprio lanche, outra opção é comprar. Todos os dias um serviço terceirizado leva lanche para os alunos a qual os pais tenham optado por essa opção. Os banheiros são divididos entre masculino e feminino e um terceiro Unissex para deficientes físicos. A escola tem seis salas, sendo três na parte da frente próximo a quadra, e as outras três mais ao fundo, logo após a área de piscina.
As questões administrativas ficam por conta da diretora e das pedagogas da instituição. A unidade é composta por onze Professores ao todo.
A missão da escola é de forma sintonizada com os desafios e programas educacionais do Brasil, segue as orientações da Lei de Diretrizes de Bases (LDB) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em permanente integração.
Construir um projeto de escola centrado nas relações entre pessoas comprometidas com a transformação da realidade em que estão inseridas, visando continua e indispensável formação de uma comunidade educativa. Os princípios que fundamentam este projeto fazem da escola um espaço educativo para: Aprender a aprender, aprender a fazer aprender a ser, aprender a conviver e aprender a crer.
A escola tem como objetivo geral ser espaço físico, pedagógico, político e cultural de formação de sujeitos de plena cidadania e de consciência crítica capazes de produzir e compartilhar conhecimento, transformando-os em aprendizagem concreta e viabilizadora que venha a favorecer o crescimento social da comunidade.
O Instituto Educacional Dulce Quintão é uma escola particular que tem como filosofia oferecer uma educação de qualidade, Esta escola leva muito a sério a binômia tradição e inovação. Desde suas origens, entende e acolhe as dificuldades e mudanças de cada época como oportunidades para extrair, de seu rico patrimônio pedagógico de novas e criativas respostas para os desafios de cada momento. Visando assim a formação do educando em várias dimensões preparando-o para tornar-se um cidadão cônscio, critico capaz de atuar dentro da sua dimensão social.
Educar partindo do princípio: Pratica - teoria - pratica em busca da construção de uma sociedade justa, igualitária, vivenciadora de valores e conhecimentos sociais úteis, almejando o desenvolvimento integral do ser humano, sujeitos do contexto social e capaz de transformar o ambiente em que vivem.
A proposta de educação da escola tem ênfase em três aspectos importantes na questão da metodologia de ensino: Temas Geradores, prática-teoria-pratica e participação coletiva. O estudo a partir de temas geradores como forma de tomar da realidade concreta o ponto de partida do ensino, de superar uma abordagem estanque e desatualizada do ensino/aprendizagem mais atraente e significativo para os educandos.
Pratica – teoria- pratica, temos como objetivo garantir que os educandos sejam estimulados a perceber como se utilizam na pratica social os conhecimentos que vão produzindo na escola. Temos uma grande preocupação com a aprendizagem de habilidades, conhecimentos práticos, que somente ações concretas podem proporcionar.
Participação coletiva provoca os educandos a vivencias e assegura aos mesmos o direito de ter vez e voz no cotidiano educativo. Os métodos de ensino utilizado pelos educadores devem incentivar os educandos a se assumirem como sujeitos do processo ensino e aprendizagem, e tem opiniões, posições e contestações.
Relatório de Observação das Aulas 
Através da observação pode-se realizar um estudo dentro do contexto determinado sobre o ensino fundamental, fazer uma análise da metodologia usada. Identificando os principais objetivos, entender as normas e regras de funcionamento que regem as aulas, conhecer os métodos e evolução, as necessidades, formas de intervenção, desenvolvimento a, a dinâmica, interação, comunicação e relação existente entre professor e aluno.
Terceiro
ano: em relação à estrutura, a sala é bem ampla, com bastantes atividades coladas nas paredes. Os alunos se organizam em cinco filas, sendo que cada um tem seu lugar determinado. Todas as aulas acontecem dentro da sala, exceto a aula de Movimento/Educação física. 
A professora procura sempre utilizar os mais diversos recursos para trabalhar os conteúdos propostos, para assim tornar o aprendizado mais atraente para os alunos. Sendo assim, utilizou de materiais como criação de maquetes nas aulas de Geografia, como forma de observar a diferença entre o meio rural e o urbano, palitos coloridos para facilitar a visualização nas aulas de matemática e etc.
Quarto ano: em relação à estrutura da sala, tem as mesmas dimensões da supracitada. Essa, porém conta com mais alunos, vinte e dois no total. Os alunos se organizam em cinco filas, sendo que cada um tem seu lugar determinado. Todas as aulas também acontecem dentro da sala, exceto a aula de Movimento/Educação física, que às vezes acontece no pátio e em outras na piscina. Nas paredes da sala há muitos cartazes coloridos com dias da semana, meses do ano, combinados, formas geométricas, números e letras. Porem todos eles são proveniente do segundo ano (vespertino).
Quinto ano: a sala é organizada em seis filas, e quase não existe trabalhos nas paredes. Por esse ser o último ano disponível na escola e possível notar uma cobrança maior sobre esses alunos. A maioria das aulas utiliza-se apenas do livro didático, e do quadro negro. 
Foi possível observar durante as aulas que nas três turmas o professores utilizam como pratica de ensino a metodologia Progressista - Tendência Histórico-Crítica, e, portanto propõe uma interação entre conteúdo e realidade concreta, visando a transformação da sociedade. A educação tem como foco os conteúdos como produção histórico-social de todos os homens, visando a formação do cidadão crítico ético e engajado no mundo globalizado.
Relatório da Regência
Terceiro ano 
 No primeiro dia seguindo a rotina da turma, após a chegada de todos, foi feito uma oração pela aluna que era a ajudante do dia. Depois ouve um momento de descontração e despertar onde ouvimos músicas e cantamos, com o auxílio de uma caixa de som que já fica na sala. E por último foi feito a chamada. Seguindo o conteúdo da turma para não haver atrasos no planejamento do professor, utilizei o livro didático da turma, e o horário. A aula foi portanto de história e depois matemática. Mesmo que o conteúdo já era o esperado pela turma, as crianças se mostraram muito animadas em participar das atividades, pelo fato de ser um professor diferente.
No segundo dia as aulas foram de Língua Portuguesa e Geografia. Neste dia foi possível a realização de uma aula mais dinâmica. Em Língua Portuguesa, seguindo o que os alunos estavam estudando foi feita uma dinâmica, onde os mesmos ficaram muito animado em participar. Todos demonstraram interesse na atividade. Foi possível observar como eles não tem o habito de trabalhar em equipe. Em Geografia, o uso do data show fez toda a diferença na hora de estimular o interesse dos alunos para a matéria.
No terceiro dia, Tivemos novamente aula de Língua Portuguesa, porem dessa vez trabalhamos literatura. Como a leitura já é algo muito estimulado pelos professores, os alunos já estão habituados a leitura, portanto não era uma grande novidade para a turma. Mas todos os alunos presentes participaram ativamente da aula. A aula de Ciência foi na horta da escola, Todos ficaram eufóricos pelo motivo de sair da sala. Foi complicado a orientação, pois eles ficaram muito agitados. Porem após algum tempo se acalmaram e a aula seguiu como planejado.
Quarto ano 
No primeiro dia seguindo a rotina da turma, após a chegada de todos, foi feito uma oração por um aluno. Depois ouve um momento de descontração e despertar onde ouvimos músicas e cantamos, com o auxílio de uma caixa de som que já fica na sala. A turma tinha um número maior de alunos e eram muito agitado, e foi necessário a intervenção da professora em alguns momentos. No momento em que perceberam que a aula seria mais interativa, e dinâmica se mostraram mais dispostos a participar, e visando isso busquei aulas mais praticas para a maior participação da turma. Na aula de matemática os alunos fizeram suas cartelas de bingo e jogaram com ela, ouve conversa paralela, mas todos participaram. Na aula de artes Os alunos me surpreenderam com tamanho interesse em participar. 
No segundo dia as aulas foram de Língua portuguesa e história. A aula foi muito produtiva, eles se mostraram bastante interessados nas aulas e as conversas paralelas foram em escala bem menor.
No terceiro dia como notei que eles gostavam muito de desenho, as duas aulas envolveram desenhos. Assim os alunos se envolveram nas atividades, e de forma conseguir que a turma focasse nos conteúdo sem a necessidade de interferência da professora.
Quinto ano
No primeiro dia seguindo a rotina da turma, após a chegada de todos, foi feito uma oração por um aluno. Depois ouve um momento de descontração e despertar onde ouvimos músicas e cantamos, com o auxílio de uma caixa de som que já fica na sala.
Como eles teriam prova em uma semana, em história, segui o planejamento e trabalhei com o livro didático. Os alunos participaram fazendo perguntas, respondendo. Na aula de ciências, eles ficaram bastante atentos ao conteúdo, e ficaram bastante animados no momento da construção da pirâmide. A professora gostou da atividade que decidiu fazer uma exposição das atividades na parede da sala.
No segundo dia, na aula de matemática os alunos ficaram entusiasmados com a atividade. Todos queriam ir até o quadro, e quando acabou queriam continuar com a brincadeira. Em Língua portuguesa, alguns tiveram um pouco de dificuldades em começar a produção de texto, então pedi que se sentassem em duplas. A aula foi muito produtiva e os alunos fizeram ótimas histórias.
No terceiro dia as aulas foram de geografia e matemática. Na aula de geografia eles se sentaram em trio para que assim um pudesse ajudar o outro. Dessa forma a aula fluiu muito bem. Na aula de matemática, voltaram pra fila para fazerem atividades no livro. A correção no quadro feita pelos próprios alunos foi novidade pra a turma. Eles gostaram bastante, todos queriam participar indo ao quadro. Então como sobrou alguns minutos, escrevi algumas equações no quadro para que eles resolvessem.
Como forma de encerramento das atividades, e despedida da turma, em todas as salas li o poema Despedida, de Cecília Meireles.
	Planos de Trabalho
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES
CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA
	
PLANO DE AULA
ANOS INICIAIS
	Escola: Instituto Educacional Dulce Quintão
	Estagiário(a): Nailessa Cristina da Silva
	Turma: 3º ano
	Nº de alunos: 19
	Data: 16/04
	
	Após a chegada de todos, foi feito a oração. Depois ouve um momento de descontração e despertar onde ouvimos músicas e cantamos. E por último a chamada.
	Acolhida inicial
	
	1º momento
Conteúdo: Historia 
Tempo previsto: Uma hora e meia.
	Objetivo: Trabalhar a era do descobrimento e as grandes navegações.
	
	Procedimentos: Utilizando o livro didático Brincando com a história e geografia da editora do Brasil. Seguindo o planejamento do professor regente trabalhar com as páginas de 42 a 46, fazendo uma leitura dinâmica e comentando os tópicos. Ao fim da leitura, fazer a atividade de fixação da página 47 e 48. Correção das atividades no quadro.
	
	Recursos: Livro Didático
	2º momento
Conteúdo: Matemática
Tempo previsto: Uma hora e meia.
	Objetivo: Trabalhar unidade, dezena e centena.
	
	Procedimentos: Fazer as atividades do livro didático Brincando com a matemática páginas 30 a 33. Fazer a correção no quadro.
	
	Recursos: Livro Didático
	Momentos finais:
	Correção das atividades
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES
CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA
	
PLANO DE AULA
ANOS INICIAIS
	Escola:
Instituto Educacional Dulce Quintão
	Estagiário(a): Nailessa Cristina da Silva
	Turma: 3º ano
	Nº de alunos: 19
	Data: 17/04
	
	Após a chegada de todos, foi feito a oração. Depois ouve um momento de descontração e despertar onde ouvimos músicas e cantamos. E por último a chamada.
	Acolhida inicial
	
	1º momento
Conteúdo: Língua portuguesa 
Tempo previsto: Uma hora e meia.
	Objetivo: O uso do Acento Agudo, til e circunflexo.
	
	Procedimentos: Dividir a turma em dois grupos, logo após dar uma folha com várias palavras sem acento. Na segunda rodada dar ao grupo um texto sem nenhum acento e deixar que acentue.
	
	Recursos: Fabula O galo e a pérola sem acentuação
	2º momento
Conteúdo: Geografia
Tempo previsto: Uma hora e meia.
	Objetivo: Reconhecer as diferenças entre a vida no campo e na cidade; Fazer a releitura de um texto trabalhado;
	
	Procedimentos: Leitura do capitulo quatro do livro didático de forma coletiva. Logo após com a ajuda do data show mostrar imagens dos ambientes para maior contextualização.
	
	Recursos: Livro didático e data show
	Momentos finais
	Encerramento das atividades
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES
CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA
	
PLANO DE AULA
ANOS INICIAIS
	Escola: Instituto Educacional Dulce Quintão
	Estagiário(a): Nailessa Cristina da Silva
	Turma: 3º ano
	Nº de alunos: 19
	Data: 18/04
	
	Após a chegada de todos, foi feito a oração. Depois ouve um momento de descontração e despertar onde ouvimos músicas e cantamos. E por último a chamada.
	Acolhida inicial
	
	1º momento
Conteúdo: Língua portuguesa 
Tempo previsto: Uma hora e meia.
	Objetivo: Trabalhar a Leitura e interpretação de texto.
	
	Procedimentos: Apresentação do tema aos alunos: O que é interpretar um texto, por que interpretar qual a importância de ler e escrever bem. Em seguida ler o texto sozinho, depois fazer uma leitura compartilhada. Aplicar a atividade de perguntas aos alunos.
	
	Recursos: Livros diversos.
	2º momento
Conteúdo: Ciências.
Tempo previsto: Uma hora e meia.
	Objetivo: Reconhecer a importância das plantas para a vida.
	
	Procedimentos: Levar a turma até a horta da escola. Retratar a importância das plantas para o meio ambiente e para os seres humanos. Logo após deixar que cuidem da horta.
	
	Recursos: Regador.
	Momentos finais
	Encerramento das atividades
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES
CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA
	
PLANO DE AULA
ANOS INICIAIS
	Escola: Instituto Educacional Dulce Quintão
	Estagiário(a): Nailessa Cristina da Silva
	Turma: 4º ano
	Nº de alunos: 22
	Data: 02/05
	
	Após a chegada de todos, foi feito a oração. Depois ouve um momento de descontração e despertar onde ouvimos músicas e cantamos. E por último a chamada.
	Acolhida inicial
	
	1º momento
Conteúdo: Matemática 
Tempo previsto: Uma hora e meia.
	Objetivo: Trabalhar com a memória, além de raciocínio rápido e lógico através da multiplicação por oito e nove.
	
	Procedimentos: Em um primeiro revisar de forma oral, com o intuito de saber o nível médio de conhecimento. Distribuir folha A4 para toda a turma para que cada um crie sua cartela de bingo com os resultados das tabuadas de oito e nove. Cada aluno escolhera seis resultados, assim montando o bingo. O jogo encerra quando a cartela estiver completa.
	
	Recursos: Folha A4
	2º momento
Conteúdo: Artes.
Tempo previsto: Uma hora e meia.
	Objetivo: Trabalhar a atenção e a percepção.
	
	Procedimentos: Levar a turma para dar uma volta dentro da escola com o intuito de observar o Máximo de detalhes que conseguirem. Depois voltar para a sala e deixar que desenhem o ambiente que mais gostam.
	
	Recursos: Folha A4, lápis de cor, giz de cera e canetinhas.
	Momentos finais
	Encerramento das atividades
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES
CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA
	
PLANO DE AULA
ANOS INICIAIS
	Escola: Instituto Educacional Dulce Quintão
	Estagiário(a): Nailessa Cristina da Silva
	Turma: 4º ano
	Nº de alunos: 22
	Data: 03/05
	
	Após a chegada de todos, foi feito a oração. Depois ouve um momento de descontração e despertar onde ouvimos músicas e cantamos. E por último a chamada.
	Acolhida inicial
	
	1º momento
Conteúdo: Língua portuguesa.
Tempo previsto: Uma hora e meia.
	Objetivo: Identificar encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo.
	
	Procedimentos: Recortar em jornais e revistas os encontros consonantais, Vocálicos e Dígrafos. Em uma folha A4 formar duas colunas e colar as palavras respectivas.
.
	
	Recursos: Folha A4, tesoura, cola jornais e revistas.
	2º momento
Conteúdo: História
Tempo previsto: Uma hora e meia.
	Objetivo: Trabalhar o gênero descritivo, 
	
	Procedimentos A Carta de Pero Vaz de Caminha enviada ao rei Dom Manuel sobre a descoberta do Brasil, nele Caminha registrou as suas impressões sobre a terra que acabavam de descobrir. Esta carta é o primeiro documento escrito da história do Brasil.
	
	Livro didático.
	Momentos finais
	Encerramento das atividades
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES
CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA
	
PLANO DE AULA
ANOS INICIAIS
	Escola: Instituto Educacional Dulce Quintão
	Estagiário(a): Nailessa Cristina da Silva
	Turma: 4º ano
	Nº de alunos: 22
	Data: 06/05
	
	Após a chegada de todos, foi feito a oração. Depois ouve um momento de descontração e despertar onde ouvimos músicas e cantamos. E por último a chamada.
	Acolhida inicial
	
	1º momento
Conteúdo: Ciências
Tempo previsto: Uma hora e meia.
	Objetivo: Conhecer a diferença entre célula animal e vegetal
	
	Procedimentos: Leitura compartilhada do livro didático. Em uma folha A4 escolher uma das células e desenhá-la e fazer a legenda.
	
	Recursos: Livro didático, folha A4, lápis de cor.
	2º momento
Conteúdo: Geografia
Tempo previsto: Uma hora e meia.
	Objetivo: Criar o habito de leitura.
	
	Procedimentos: levar diversos livros e deixar que leiam, troquem entre si. Depois fazer uma ilustração da história que mais gostou.
	
	Livro literário.
	Momentos finais
	Encerramento das atividades
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES
CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA
	
PLANO DE AULA
ANOS INICIAIS
	Escola: Instituto Educacional Dulce Quintão
	Estagiário(a): Nailessa Cristina da Silva
	Turma: 5º ano
	Nº de alunos: 15
	Data: 16/05
	
	Após a chegada de todos, foi feito a oração. Depois ouve um momento de descontração e despertar onde ouvimos músicas e cantamos. E por último a chamada.
	Acolhida inicial
	
	1º momento
Conteúdo: História
Tempo previsto: Uma hora e meia.
	Objetivo: Compreender o que é cultura material e imaterial e as mudanças em relação a natureza.
	
	Procedimentos: Procedimentos: Utilizando o livro didático Brincando com a História e Geografia da editora do Brasil. Trabalhar com as páginas de 24 a 26, fazendo uma leitura dinâmica e comentando os tópicos. Ao fim da leitura, fazer a atividade de fixação da página 27 e 28. Correção das atividades no quadro.
	
	Recursos: Livro didático.
	2º momento
Conteúdo: Ciências
Tempo previsto: Uma hora e meia.
	Objetivo: Discutir sobre a importância de uma alimentação equilibrada.
	
	Procedimentos: Ler junto com a turma a página 21 do livro didático Brincando com a ciência da editora do Brasil. Fazendo intervenções para explicar com mais clareza o conteúdo. Logo após, em folha A4 pedir que cada aluno crie uma pirâmide alimentar.
	
	Recurso: Livro didático.
	Momentos finais
	Encerramento das atividades
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES
CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA
	
PLANO DE AULA
ANOS INICIAIS
	Escola: Instituto Educacional Dulce Quintão
Estagiário(a): Nailessa Cristina da Silva
	Turma: 5º ano
	Nº de alunos: 15
	Data: 17/05
	
	Após a chegada de todos, foi feito a oração. Depois ouve um momento de descontração e despertar onde ouvimos músicas e cantamos. E por último a chamada.
	Acolhida inicial
	
	1º momento
Conteúdo: Matemática
Tempo previsto: Uma hora e meia.
	Objetivo: Fixação de divisão de dois números.
	
	Procedimentos: Dividir a sala em dois grupos, e eleger um representante de cada grupo por vez para resolverem a equação no quadro. Como forma de motivação será calculada os acertos. E ao final ganha à equipe com mais acertos.
	
	Recursos: Giz e quadro.
	2º momento
Conteúdo: Língua portuguesa
Tempo previsto: Uma hora e meia.
	Objetivo: Trabalhar a produção de texto.
	
	Procedimentos: Contar a história “O sumiço dos rabinhos” e deixar que os alunos escrevam um final. Depois cada um ira na frente da sala e ler sua história para os demais colegas.
	
	Recursos: Caderno
	Momentos finais
	Encerramento das atividades
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES
CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA
	
PLANO DE AULA
ANOS INICIAIS
	Escola: Instituto Educacional Dulce Quintão
	Estagiário(a): Nailessa Cristina da Silva
	Turma: 5º ano
	Nº de alunos: 15
	Data: 20/05
	
	Após a chegada de todos, foi feito a oração. Depois ouve um momento de descontração e despertar onde ouvimos músicas e cantamos. E por último a chamada.
	Acolhida inicial
	
	1º momento
Conteúdo: Geografia
Tempo previsto: Uma hora e meia.
	Objetivo: trabalhar o mapa do Brasil.
	
	Procedimentos: Levar um mapa do Brasil, em branco. Os alunos terão que colocar as siglas, capital e colorir como forma de legenda para dividir o norte, sul, sudeste, nordeste, centro-oeste.
	
	Recursos: Mapa impresso, lápis de cor.
	2º momento
Conteúdo: Matemática
Tempo previsto: Uma hora e meia.
	Objetivo: Trabalhar a divisão de dois números.
	
	Procedimentos: Fazer as atividades do livro didático Brincando com a matemática páginas 54 a 57. Fazer a correção no quadro. Deixar que os próprios alunos resolvam os exercícios no quadro.
	
	Recursos: Livro didático, giz e quadro.
	Momentos finais
	Encerramento das atividades
Conclusão 
O estágio foi um momento que possibilitou a prática do que foi ensinado no curso de pedagogia. Ele também possibilitou a certificação acerca da opção profissional. O contato contínuo e intenso com o contexto escolar. O aluno estagiário pode compreender melhor o que aprendeu durante o curso, vivenciar na escola que todas as crianças reagem de maneira igual ao que foi apresentado pelo professor.
A experiência do Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental realizado na Escola Instituto Educacional Dulce Quintão confirmou a certeza da importância do contato direto com a realidade, em um contexto de ensino aprendizagem, no qual diferentes fatores interferem nas ações pedagógicas desenvolvidas.
A visão da escola num todo durante o estágio serviu para fortalecer e enriquecer a aprendizagem. A experiência que vivenciei no desenvolver dessa atividade dentro da escola campo de estágio levou-me a refletir sobre a importância que cada um como membro de uma instituição, tem ao contribuir com suas habilidades, conhecimentos e talentos para que uma organização alcance o sucesso.
O estágio para mim foi uma experiência maravilhosa, só confirmei o que já tinha certeza: a conclusão do curso de pedagogia é um sonho que está preste a virar realidade.
Levarei na memória os profissionais que atuam no Instituto Educacional Dulce Quintão pois quero ser competente, dando sempre o melhor de mim para a formação das crianças que passarem por mim, como educadora. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Freire (2002).
REFERÊNCIAS
BRASIL, BRASILIA. Lei n° 11.788, de 25 de setembro de 2008. Legislação de estágio. Casa Civil. 2001.
BRASIL, Lei de Diretrizes e bases da Educação: Lei nº9.394//96 –24 de dez.1996 
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
Instituto Educacional Dulce Quintão. Projeto Político Pedagógico. Governador Valadares. 2019
Instituto Educacional Dulce Quintão. Regimento Escolar. Governador Valadares,
ANEXOS
ANEXO A – IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
ANEXO B – PLANO DE ESTÁGIO
ANEXO C – RELATÓRIO DE FREQUENCIA E ATIVIDADES
ANEXO D - RELATORIO DE ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO
ANEXO E – AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO PELA ESCOLA
ANEXO F – AVALIAÇÃO FINAL

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando