Buscar

Tecido Muscular e Tecido Nervoso

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tema: Tecido Muscular e Tecido Nervoso
Responda às questões abaixo:
Discute-se muito que a criação de gado de corte em regiões montanhosas seja menos adequada que a criação confinada (criação em currais), pois há comprometimento da qualidade das fibras da carne, deixando-as mais endurecidas. (0,5)
Que tipo de tecido muscular pode ser comprometido neste caso? 
Resposta: O músculo estriado esquelético, principalmente o dos membros.
Que fenômeno natural poderia alterar a qualidade da carne bovina criada nas montanhas? 
Resposta: O terreno mais acidentado devido às formações rochosas torna o musculo mais rígido, pois aumenta a carga (força) necessária para executar os mesmos movimentos que em um terreno plano.
Em nível microscópico, como se dá a dinâmica do fenômeno em questão?
Resposta: A utilização dos músculos com maior intensidade causa uma hipertrofia muscular, com o consequente aumento de suas fibras.
Um impulso nervoso, ao chegar à extremidade de um axônio na região de uma sinapse neuromuscular, induz a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor que desencadeia um potencial de ação na fibra muscular, provocando sua contração. Índios da América do Sul envenenam suas flechas com a resina de plantas que contém o curare, substância capaz de se combinar de modo estável com os receptores de acetilcolina das células musculares. Com base nessas informações, proponha um mecanismo plausível para explicar como a injeção de curare paralisa e mata um animal (0,5).
Resposta: O curare atua como concorrente da acetilcolina, impedindo a atuação do hormônio. Além disso, os principais elementos químicos do curare são alcaloides que afetam a transmissão dos sinais nervosos para os músculos (neuromuscular). Esse fato paralisa o individuo podendo leva-lo a morte por asfixia, uma vez que atua nos músculos respiratórios deixando-os relaxados e paralisados, tornando-se, então, inativos.
A figura representa uma fibra nervosa mielinizada e um gráfico que registra a velocidade do impulso nervoso em fibras mielinizadas e desmielinizadas. Com base nesses dados, analise a importância da mielinização na transmissão do impulso nervoso relacione a velocidade dessa transmissão em função do diâmetro das fibras mielinizadas e desmielinizadas (0,5).
Resposta: A mielinização é importante na transmissão dos impulsos nervosos, uma vez que a bainha de mielina isola a membrana celular do neurônio. Como a bainha não envolve toda a membrana do axônio, há um espaço conhecido como nódulo de Ranvier. Quando um impulso nervoso (potencial de ação) percorre o axônio, ele salta de um nódulo para outro, isto faz aumentar a velocidade de condução e transmissão do impulso nervoso. Observando o gráfico, percebe-se que, comparada à fibra desmielinizada, um pequeno acréscimo no diâmetro da fibra mielinizada tem significante aumento na velocidade do impulso nervoso, isto porque os neurônios maiores apresentam menos resistência à corrente que aqueles de diâmetro menor.
O esquema abaixo representa dois neurônios contíguos (I e II), no corpo de um animal, e sua posição em relação a duas estruturas corporais identificadas por X e Y (0,5).
Tornando-se as estruturas X e Y como referência, em que sentido se propagam os impulsos através dos neurônios I e II?
Explique o mecanismo que garante a transmissão unidirecional do impulso nervoso na sinapse
Resposta: a) Os impulsos nervosos se propagam nos neurônios no sentido de Y para X, pois todo o impulso é transmitido do dendrito para axônio, sendo, portanto, unidirecional.
 b) A propagação do impulso nervoso é unidirecional devido ao fato de que, no espaço sináptico, há a liberação de vesículas e isto faz com que ocorra uma despolarização contínua da membrana celular do dendrito para o axônio (do neurônio).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais