Buscar

trabalho do aborto CERTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO- CAMPUS MR-UNIAN
ANDRESSA CRISTINA LUIZ ASSUMPÇÃO 
BIANCA BEZERRA DOS SANTOS
FEDRERICO HENRIQUE DE OLIVEIRA 
HELLEN DA SILVA FIALHO
LAILA CAROLINE DE OLIVEIRA
LETÍCIA TAVARES DE ALMEIDA
LIBERAÇÃO DO ABORTO NOS CASOS DE MICROCEFALIA PELO VÍRUS DA ZIKA
Liberation of abortion in cases of microcephaly by the zika virus
SÃO PAULO
2019
BIANCA BEZERRA DOS SANTOS
 FEDRERICO HENRIQUE DE OLIVEIRA 
HELLEN DA SILVA FIALHO
LAILA CAROLINE DE OLIVEIRA
LETÍCIA TAVARES DE ALMEIDA
LIBERAÇÃO DO ABORTO NOS CASOS DE MICROCEFALIA PELO VÍRUS DA ZIKA
Liberation of abortion in cases of microcephaly by the zika virus
Trabalho apresentado no 1°semestre curso de Direito na Universidade Anhanguera.
Orientador Mauro José. 
SÃO PAULO
2019
Introdução............................................................................................5
O que é Microcefalia...........................................................................6
Tratamento...........................................................................................6
Complicações.......................................................................................7
Debate...................................................................................................7
Posicionamentos da ONU....................................................................8.
Processos no Supremo Tribunal Federal (STF)..................................9
Ações na Câmara dos Deputados........................................................9
Conclusão...............................................................................................9
Referencias.................................................................................... 11
Resumo 
Algum país ao redor do mundo vem enfrentando o surto do zika vírus que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, uma de suas complicações e a microcefalia onde a mulher infectada gera um feto com má formação cerebral e craniana assim podendo possuir sequelas pra pelo resto da vida.
Esse assunto vem dividindo a todos tanto na opinião pública, quanto autoridades especialistas em dois grupos, os que querem a liberação do aborto de fetos infectados pelo zika vírus e os que não querem a liberação por atestar o Direito à vida segundo a lei.
PALAVRAS-CHAVES: Aborto. Microcefalia. Crime.
Summary
Some countries around the world have been facing the outbreak of the virus that is transmitted by the mosquito Aedes aegypti, one of its complications and the microcephaly where the infected woman generates a fetus with bad cerebral and cranial formation and thus may have sequelae for the rest of the life .
This issue has been dividing everyone in both public opinion and expert authorities in two groups, those who want the liberation of abortion of fetuses infected by the virus zika and those who do not want the release for attesting the right to life according to law.
KEYWORDS: Abortion. Microcephaly. Crime
1. Introdução
O aborto sempre é um assunto controverso, que gera muitos debates e ações judiciais, e no caso do aborto de feto microcefálico não é diferente. Desde o surto do vírus da zika nos últimos anos, principalmente na região do nordeste em estados como Pernambuco, Piauí, alagoas, Sergipe, Paraíba, rio grande do norte entre outros estados do Brasil, gestantes vem concebendo filhos afetados que morrem antes do parto, após o parto ou que nascem com microcefalia, muitos não tendo chances reais de vida normal, precisando de acompanhamento especial pra vida toda. Assim, abrindo um embate sobre o aborto quando descoberto ainda em período de gestação minimizando assim os danos á família e a criança.
As leis Brasileiras não são favoráveis ao aborto nesse caso, a não ser se a vida da mãe estiver em risco durante a gestação.
Existe uma ação no STF para a legalização do aborto em casos de fetos gestados por mães infectadas pelo zika vírus que será julgada no mês de maio de 2019.
A frente parlamentar de doenças raras que é composta por 216 deputados estão posicionados de forma contraria ao aborto de fetos microcefálicos e tentam convencer o supremo tribunal federal a não abrir mais uma exceção à lei do aborto.
Os também outros órgãos brasileiros que são contra como o Movimento Brasil sem aborto liderado por médicos
Por outro lado organizações como a ONU se posicionaram a favor.
No momento ainda não se chegou a uma decisão e se espera que nos próximos meses aconteça um desfecho dessa história que comove a tantos no Brasil e no mundo.
2. O que é Microcefalia
Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro do bebê são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.
O Ministério da Saúde confirmou a relação entre o Zika vírus e o surto de casos de microcefalia no nordeste do país em 2015. A febre zika, ou simplesmente zika vírus, é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. Cada vez mais estudos tentam esclarecer a relação entre esses dois quadros.
Uma pesquisa publicada em 2016 no periódico científico Cell Host & Microbe, explica que o Zika vírus seria responsável por atacar células cerebrais fetais, conhecidas como células progenitoras neurais. Essas células são essências para a formação dos ossos e da cartilagem do crânio, por isso há uma má-formação craniana vista em bebês cujas mães foram infectadas pelo vírus da Zika durante a gravidez.
Em 2016, pesquisadores perceberam que a microcefalia causada pelo Zika vírus não é apenas no nascimento. Alguns bebês de Pernambuco que nasceram com a síndrome de Zika congênita identificada em exames, mas sem alterações no tamanho do crânio, acabaram por desenvolver gradualmente a microcefalia posteriormente.
3. Tratamento
Não há tratamento medicamentoso para a microcefalia que possa ser capaz de fazer a cabeça da criança voltar ao normal. É orientado realizar terapias para melhorar as habilidades da criança, como a fala. Portanto, o médico poderá recomendar a fisioterapia, terapia ocupacional e outras formas de tratamentos orientadas.
4. Complicações
· Déficit intelectual
· Atraso nas funções motoras e de fala
· Distorções faciais
· Nanismo ou baixa estatura
· Hiperatividade
· Epilepsia
· Dificuldades de coordenação e equilíbrio
· Alterações neurológicas
5. Debate
“O avanço do zika vírus no Brasil tem motivado o debate para a proposição de legislação legitimando o aborto de fetos diagnosticados com microcefalia”. Este debate remete ao que se chama de “aborto eugênico”, ou seja, não viabilizar a vida de fetos identificados como “anômalos”, induzindo a uma interrupção de gravidez. O tema merece reflexão e salientamos que há uma contradição na sociedade a respeito deste assunto: por um lado há pressões para que pessoas com deficiência sejam amparadas pela legislação e assistência governamental; por outro lado, há pressões para que fetos com deficiência sejam abortados. Podemos ter visões diferentes de mundo, mas a ética requer coerência e razoabilidade.
Nossa sociedade tem assistido ao surgimento de associações de familiares, amigos e de pessoas com deficiência, no sentido de afirmar a
dignidade dos mesmos e o seu direito a uma vida plenamente incluída. Desde o fim da década de 1970 os movimentos em prol das pessoas com deficiência já alcançaram muitos avanços legislativos e políticos, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15), que entrou em vigor em 2016, aprovada após 12 anos de trâmite. “Esses grupos reivindicam o reconhecimento de seus direitos humanos
e ainda têm muito a enfrentar em relação ao modelo biológico determinista construído e reforçado socialmente, apontando a deficiência como um problema a ser eliminado.”
Opinião Do movimento Brasil Sem Aborto;
Em entrevista ao jornalista Alexandre Garcia do portal g1 do jornal o globo a Dra. Luciana Lopes Lemos, obstetra e coordenadora de assuntos bioéticos e científicos do Movimento Brasil sem Aborto disse.
Há vários graus de microcefalia e que a doença não é incompatível com a vida. Ela acrescenta que o diagnóstico muitas vezes é tardio, inclusive após o nascimento.
Já o doutor Edimilson Migowski em mesma entrevista ao jornal o globo destaca os riscos do aborto clandestino para a mãe e afirma que não é favorável a propor o aborto em qualquer caso de zika na gravidez. Ele explica que há como detectar a microcefalia e sinais de comprometimento grave num feto no primeiro ou segundo mês.
6. Posicionamentos da ONU
A ONU (organização das nações unidas) se pronunciou. O alto-comissário de Direitos humanos, Zeid Ra’ad AL Hussein, defendeu que países com surto do vírus Zika autorizem o direito ao aborto em casos de infecção em gestantes, uma vez que o quadro pode estar relacionado ao aumento de bebês diagnosticados com microcefalia. E em um trecho de seu comunicado Zeid, 2016 no site nacoesunidas.org disse “Nos países afetados pelo zika e que possuem leis restritivas sobre direitos reprodutivos da mulher, a situação que enfrentam mulheres e meninas é especialmente séria em vários níveis”
7. Processos no Supremo Tribunal Federal (STF)
O Supremo Tribunal Federal deve julgar Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5581) que permite, entre outras coisas, a interrupção da gravidez quando houver comprovação de infecção da gestante com o zika vírus. O vírus pode causar microcefalia nos bebês. A ação também amplia a concessão de benefícios assistenciais no caso de crianças que nasceram com problemas causados pela infecção das mães.
8. Ações na Câmara dos Deputados
A Frente Parlamentar de Doenças Raras. Os 216 deputados que já compõem o agrupamento têm um primeiro desafio: convencer o Supremo Tribunal Federal (STF) a não criar mais uma exceção à lei, permitindo o aborto em casos de fetos gestados por mães infectados pelo vírus zika. “O tema é discutido na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5581”.
9. Conclusão
O vírus da zika e a microcefalia estão longe de ser controlados no Brasil e o debate e as medidas legais a serem tomadas não saem de um impasse entre liberar ou não o aborto, tendo movimentos dos dois lados, os que são a favor que seja liberado para assim ser controlada a natalidade, não agravando ainda mais os casos de saúde publica com um aumento significativo de crianças microcefálicas. E os mais conservadores que são contra que sejam abertas novas leis de aborto levando em consideração que a o feto acefálico possam nascer com vida mesmo que sejam necessários cuidados especiais pelo resto da vida, assim preservando o direito a vida. 
Medidas devem ser tomadas rapidamente para que assim o caso de microcefalia não se estenda pelo país
10. Referencias 
https://www.gazetadopovo.com.br/justica/deputados-querem-convencer-stf-a-nao-liberar-aborto-em-caso-de-zika-078uaogp2m5hvm4lrrzz3k419/ acessado dia 07|04|2019 as 21:15
http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2016/02/medicos-discutem-legalizacao-do-aborto-em-casos-de-microcefalia.html acessado dia 07|04|2019 as 21:45
https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2015/12/11/seis-estados-decretaram-estado-de-emergencia-por-zika-veja-o-que-muda.htm acessado dia 07|04|2019 as 22:10
https://nacoesunidas.org/defender-direitos-das-mulheres-e-essencial-para-a-resposta-ao-zika-diz-onu/ acessado dia 07|04|2019 as 23:00
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-02/paises-com-surto-de-zika-devem-autorizar-aborto-defende-onu acessado dia07|04|2019 as 23:30
https://www.google.com/amp/s/www.minhavida.com.br/amp/saude/temas/microcefalia Acessado dia 10/04/2016
https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/microcefalia-aborto-e-bioetica-293cwlwfhitude4k2enl7ntbb/ a acessado dia 10/04/2016
https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITO-E-JUSTICA/535343-COMISSAO-VAI-DISCUTIR-ABORTO-EM-CASO-DE-SUSPEITA-DE-MICROCEFALIA-E-ACAO-NO-STF.html acessado dia 10/04/2016
https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITO-E-JUSTICA/535343-COMISSAO-VAI-DISCUTIR-ABORTO-EM-CASO-DE-SUSPEITA-DE-MICROCEFALIA-E-ACAO-NO-STF.html acessado dia 10/04/2016
�PAGE \* MERGEFORMAT�4�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando