Buscar

Introdução Euda

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO
Sabemos o quanto é importante à relação entre professor e aluno na sala de aula, pois é nessa relação que o aluno deve adquirir a maior gama de conhecimento de forma que possa aplicá-la na sua vida futura. É dessa relação de forma prazerosa que o aluno inicia na sua vida de estudante a construção de seu conhecimento que vai levar para a vida toda.
Muitos são os questionamentos e discussões a respeito do papel da escola na educação, porém, é preciso vê-la além de somente transmitir conhecimentos aos alunos. Sendo a escola conhecida como instituição do saber, a mesma exerce uma enorme importância por toda a sociedade. Por tamanha importância que a mesma se faz jus, necessita-se olhar além do que os olhos podem ver e ensinar os alunos a pensarem sobre o mundo, a sociedade na qual estão inseridos e o mundo das diferenças/descriminações para dar subsídios aos alunos ao enfrentarem essas adversidades da vida. A escola necessita ser pensada como preparação para a vida, na função de preparar cidadãos do mundo.
O âmbito escolar é feito por todos, mas o principal agente de transformação é o professor em sua relação diária com os alunos ao transmitir para esses todo o seu conhecimento. Se não existir uma relação boa entre ele e os seus alunos, esses conhecimentos não serão repassados de forma completa para que no futuro próximo ele possa através do que aprendeu ser um cidadão transformador do seu meio.
A comunicação na sala de aula pode proporcionar momentos de aproveitamento no processo de ensino aprendizagem, proporcionando uma melhor interação entre os sujeitos. A escola constitui-se em um espaço de encontro entre diferentes pessoas cada um com suas características e singularidades próprias transformando o processo de aprendizagem em um momento de troca de conhecimento entre os diferentes. Mas a desilusão, o desencanto são os sentimentos que estão permeando o espaço escolar.
Percebe-se, de uma maneira geral que, os professores estão descontentes com sua profissão, e, portanto, não vão além do que passar os conteúdos do currículo que lhes foi apresentado. Observa-se também que a indisciplina impera nas salas de aula, não há respeito do aluno com o professor e este não se preocupa com o aluno. Não se preocupa se ele está adquirindo conhecimentos ou não. Muita coisa mudou, mas muita coisa ainda precisa ser analisada e modificada. Parece-nos que o grande desafio dos educadores está em reverter a relação de desencontros, de conflitos e de pré-conceitos estabelecidos entre a escola, os professores e os alunos.
A escolha do tema desse trabalho busca encontrar respostas sobre essa relação professores/alunos em sala de aula e qual a sua importância para o seu desenvolvimento e capacidade de aprender, principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental.
A problemática principal é como o aluno do ensino fundamental das séries iniciais percebe as influencias positivas ou negativas do seu relacionamento com o professor em sala de aula? Temos como objetivo principal, analisar as influencias positivas e negativas desse relacionamento entre professores e alunos em um processo de aprendizagem. Dentro dos objetivos específicos, aprofundar os conhecimentos da importância de um bom ou mau relacionamento entre professor e aluno; identificar nesse relacionamento aspectos positivos e negativos que possam influenciar na aprendizagem do aluno; destacar aspectos relevantes que possam contribuir para um bom relacionamento professor/aluno.
A justificativa para o desenvolvimento desse trabalho parte de alguns questionamentos como: na percepção do professor qual a dimensão de seu relacionamento com o aluno? Quais práticas valorizam o dialogo como momento de partilha para que a aprendizagem seja significativa? São indagações que serão feitas ao longo do desenvolvimento do trabalho em busca de respostas que possam ajudar a relação professor e aluno na prática do dia a dia em uma sala de aula.
A nossa metodologia será feita através de pesquisa bibliográfica, onde destacaremos as obras publicadas por autores que discorre sobre o assunto, também utilizaremos a rede mundial de computadores (INTERNET), artigos de revistas especializadas no assunto, como também jornais que publicaram algumas reportagens destacando a relação sobre professores e alunos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais