Buscar

paper plano de negocio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

����
� PAGE \* MERGEFORMAT �3�
Acadêmicos¹
Tutor Externo²
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3. MATERIAIS E MÉTODOS
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
5. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
Insira e complemente neste campo as referências abaixo com as referências utilizadas em seu trabalho. Lembre-se de utilizar a Norma NBR 6023 para a inserção e complementação.
Valor, 2018. Número de pessoas trabalhando por conta própria é recorde, diz IBGE. Disponível em: <https://www.valor.com.br/brasil/5353607/numero-de-pessoas-trabalhando-por-conta-propria-e-recorde-diz-ibge>. Acesso em: 10 de abr. de 2019.
MindMiners (2019)
Dolabela (2008, p. 244)
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
https://www.valor.com.br/brasil/5353607/numero-de-pessoas-trabalhando-por-conta-propria-e-recorde-diz-ibge
https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2017/10/66-dos-brasileiros-querem-abrir-o-proprio-negocio-para-ter-mais-liberdade-e-autonomia.html
INSIRA AQUI O TÍTULO DE SEU TRABALHO
Iniciar um negócio próprio está se tornando algo comum no Brasil. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro de 2018, o número de pessoas trabalhando por conta própria chegou ao maior nível da série histórica passando de 22,19 milhões para 23,18 milhões de pessoas. Os referidos dados podem ser encontrados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados no Rio de Janeiro (VALOR, 2018).
Uma pesquisa realizada por MindMiners (2019), encomendada pelo PayPal realizada em outubro 2017 diz que, 66% dos brasileiros pretendem abrir seu próprio negócio para ter mais liberdade e autonomia. 
Diante do exposto, é possível afirmar que as pessoas estão buscando administrar o próprio tempo, organizar e realizar suas obrigações conforme suas necessidades e desejos. Entretanto, é importante ressaltar que, para se abrir uma microempresa a avaliação dos prós e contras deve ser bem estudado para que não haja fracasso. O empreendedor precisa ter características visionárias, buscando informações que possam ajudá-lo a se prevenir de futuros prejuízos ou percas, sendo para isto, necessário um plano de negócio bem estruturado.
Dolabela (2008, p. 244) diz que, o Plano de Negócios é: 
(...) um documento que descreve a oportunidade de um negócio: por que a oportunidade existe e por que o empreendedor e sua equipe têm condições de aproveitá-la; como o empreendedor e sua equipe pretendem fazê-lo. É um instrumento de negociação interna e externa para administrar a interdependência com sócios, empregados, financiadores, incubadoras, clientes, fornecedores, bancos etc. 
Já, segundo Dornelas (2012, p. 97), informa que, o plano de negócio “pode e deve ser usado por todo e qualquer empreendedor que queira transformar seu sonho em realidade, seguindo o caminho lógico e racional que se espera de um bom administrador”. 
Percebesse a importância de se planejar antes de dar o próximo passo, fazer um estudo de área, conhecer os pontos fortes e fracos do empreendimento, compreender quais as necessidades e desejos da clientela que se almeja atingir, saber quem são os concorrentes e fornecedores, utilizasse de ferramentas que auxilie a tomada de decisão como a Matriz SWOT são alguns pontos que poderão ser encontrados no plano de Negócio.
 Parafraseando Bel Pesce (2012). Diz que o mais importante em um plano de negócio é o tempo gasto pensando nele. Quando pensamos em um plano de negócio estamos absorvendo informações que ficarão como aprendizado para toda vida facilitando o pensamento e ação rápida na tomada de uma decisão que poderá definir o destino do empreendedor e do seu negócio. 
 
Exemplos de plano de negócio.
Lembre-se que na fundamentação teoria você deve apresentar uma citação direta curta, uma citação direta longa e uma citação indireta devidamente citada com base no material utilizado. 
Insira neste campo o registro fotográfico obtido na elaboração do seu artigo.
Insira neste campo a descrição, relato e contextualização do registro fotográfico obtido na elaboração do seu artigo.
Utilize este campo para fazer a ligação da teoria com a prática de seu trabalho. Relacione o que você encontrou e evidenciou durante a aplicação prática com os autores consultados.
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa
����

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais