Buscar

CULTURA E CONTEMPORANEIDADE - PROVA UVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CULTURA E CONTEMPORANEIDADE
Data: 4 de dezembro de 2019 
Total: 10,00/10,00
1) O filósofo Pierre Lévy é conhecido por promover reflexões de referência sobre a cibercultura. De acordo com Martinho (2015), "em linhas gerais, o termo designa a reunião de relações sociais, das produções artísticas, intelectuais e éticas dos seres humanos que se articulam em redes interconectadas de computadores, isto é, no ciberespaço. Trata-se de um fluxo contínuo de ideias, práticas, representações, textos e ações que ocorrem entre pessoas conectadas por um computador — ou algum dispositivo semelhante — a outros computadores."
(Fonte: MARTINO, L. S. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. p. 27.)
De acordo com o texto exposto, assinale a opção correta:
· A) Os acontecimentos do ambiente da cibercultura poderiam ocorrer de forma análoga no mundo offline.
· B) Na cibercultura, houve uma desconexão completa do mundo virtual com o mundo offline, inserindo os indivíduos em um processo de alienação da realidade.
· C) A cultura, no contexto da cibercultura, transformou-se em algo estático e homogêneo, sem flexibilidade de produção, circulação e consumo.
· D) A cibercultura determina, no mundo contemporâneo, o que é cultura. Assim, todo o mundo offline será influenciado por ela de forma determinante.
· E) Cibercultura significa que a cultura, em seu sentido mais amplo — material, simbólico e intelectual —, agora se manifesta no ciberespaço.
· 2) "A escola inclusiva é aquela que abre espaço para todas as crianças, incluindo as que apresentam necessidades especiais. As crianças com deficiência têm direito à Educação em escola regular. No convívio com todos os alunos, a criança com deficiência deixa de ser 'segregada' e sua acolhida pode contribuir muito para a construção de uma visão inclusiva. Garantir que o processo de inclusão possa fluir da melhor maneira é responsabilidade da equipe diretiva — formada pelo diretor, coordenador pedagógico, orientador e vice-diretor, quando houver — e para isso é importante que tenham conhecimento e condições para aplicá-lo no dia a dia da escola. O princípio de inclusão parte dos direitos de todos à Educação, independentemente das diferenças individuais — inspirada nos princípios da Declaração de Salamanca (Unesco, 1994). Está presente na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva, de 2008. Os gestores devem saber o que diz a Constituição, mas principalmente conhecer o Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de pessoas com deficiência e com qualquer necessidade especial de frequentar ambientes educacionais inclusivos." 
(YOSHIDA, S. Desafios da inclusão dos alunos com deficiência na escola pública.  Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1972/desafios-na-inclusao-dos-alunos-com-deficiencia-na-escola-publica. Acesso em: 20 ago. 2019.)
A respeito da inclusão de portadores de necessidades especiais nas escolas, analise a relação entre as proposições:
I. Há muita falta de informação a respeito da inclusão dos portadores de necessidades especiais nas escolas, tanto que, no Brasil, ainda há poucas práticas inclusivas.
PORQUE
II. A própria família dos deficientes têm dificuldade de lidar com a realidade de seus filhos e ainda necessita de muitas informações a respeito das possibilidades inclusivas das instituições de ensino.
Avaliando-se as afirmações exposta, conclui-se que:
· A) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
· B) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
· C) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
· D) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
· E) As duas afirmações são falsas.
· 3) “Com a era da globalização e a criação da internet, surgiu um fenômeno de redes sociais que utilizam as tecnologias da informação e da comunicação para se articular e se auto-organizar, que tomou dimensões globais. Com o avanço das mídias digitais, existe um movimento civil internacional que troca informações, comunica-se e pressiona governos via comunicação eletrônica, o que é muito difícil de censurar e controlar. Mídia digital, conhecimento e rede são três elementos que caminham juntos e articulados.”
(GIGLIO, K.; SOUZA, M. V. Mídias digitais, redes sociais e educação em rede: experiências na pesquisa e extensão universitária. São Paulo, Blucher, 2015. p. 15.)
 
Considerando o exposto acima sobre as redes sociais na internet, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As redes sociais na contemporaneidade contribuem para a formação das identidades culturais.
PORQUE
II. Possibilitam novas formas interativas e de criação de perfis em que o indivíduo se manifesta livremente e dá visibilidade à sua personalidade.
A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta.
· A) As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
· B) A afirmativa I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· C) A afirmativa I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· D) As afirmativas I e II são proposições falsas.
· E) As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
· 4)  "Por se tratar de ferramentas interativas, rápidas e informais, tudo o que é divulgado pode ganhar grandes proporções. Por esta razão, é preciso atenção ao publicar conteúdos relacionados à empresa ou que expressem opiniões controversas." 
(Fonte: ROSSETI, A. et al. A organização baseada no conhecimento: novas estruturas, estratégias e redes de relacionamento. Ci. Inf., v. 37, n. 1, p. 6.172, 2008.)
Em relação aos usos das redes sociais no âmbito institucional das empresas, é correto afirmar que:
· A) As redes sociais devem ser utilizadas com cautela pelos funcionários de uma empresa, pois os conteúdos postados individualmente, em suas páginas pessoais, podem afetar a imagem da instituição em que atuam.
· B) Nas empresas, os conteúdos postados nas redes sociais devem ser rigorosamente controlados e censurados, em caso de necessidade, para garantir o fluxo de informações adequado.
· C) As redes sociais são ferramentas muito eficientes na troca de informação entre os funcionários, pois todos conseguem participar das discussões e o debate fica restrito ao âmbito da empresa.
· D) No ambiente interno das empresas, as redes sociais atuam como instrumentos ideológicos das regras das organizações, determinando as performances dos funcionários.
· E) Os funcionários devem usar as redes sociais de forma livre e democrática e expressar todas as suas opiniões, positivas ou negativas, no intuito de contribuir para a organização.
· 5) “Na charge de Belmonte a mão de Deus aponta acusadoramente para Hitler. Publicada em janeiro de 1945, retratava a opinião generalizada de que o ditador alemão era o responsável pela Segunda Guerra Mundial."
(Fonte: FARIA, R. M. Da Guerra Fria à Nova Ordem Mundial. São Paulo: Contexto, 2016. p. 12)
Sobre o conflito da Segunda Guerra Mundial, avalie as afirmações a seguir:
I. Países europeus sofreram uma destruição material incontável, com cidades que desapareceram pela destruição. Houve desabastecimento, racionamento e mendicância em virtude do colapso das economias.
II. Na política internacional, houve o surgimento de novos centros de poder, Inglaterra e União Soviética, os quais se isolaram do restante dos países e não assumiram responsabilidade sobre o futuro do mundo.
III. Logo após o fim do conflito, Inglaterra, EUA e Rússia reuniram-se em Yalta, e uma das decisões foi a criação da Organização das Nações Unidas – ONU, que ganhou a responsabilidade de solucionar pacificamente os problemas internacionais.
IV. Outra decisão tomada em Yalta foi a construção de uma Europa livre: a população escolheria seus governantes, sendo então implantados regimes democráticos, em oposição aos rastros ditatoriais que restaram da Segunda Guerra.
É correto apenas o que
se afirma em:
· A) II, III e IV, apenas.
· B) III e IV, apenas.
· C) I, III e IV, apenas.
· D) I e II, apenas.
· E) I e IV, apenas.
· 6) O sociólogo polonês Zygmunt Bauman caracteriza os tempos atuais como uma modernidade líquida. Nela, “a atual ausência das tradicionais referências balizadoras do comportamento humano, aliada à inflação de referenciais disponibilizados para o consumo, implica a diminuição de expectativas e no recuo das sólidas estratégias de longo prazo. Viver o presente, e não mais a construção da estrada para um novo mundo (ordenado), é um dos efeitos inesperados na liquidez contemporânea”. 
(Fonte: ALMEIDA, F. Q. Bauman e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 33.)
Considerando as características da modernidade líquida, analise as afirmações a seguir:
I - A ética do trabalho, na modernidade líquida, foi substituída pela ética do consumo.
II - A flexibilização, a desregulamentação e a precarização do trabalho trazem avanços sociais na modernidade líquida.
III - A dignidade do indivíduo, cada vez mais, na modernidade líquida, se vincula à capacidade de consumo.
IV - O indivíduo produtivo sai de cena na modernidade líquida e dá lugar ao indivíduo viciado em sensações de consumo.
 
É correto o que se afirma em:
· A) I e III, apenas.
· B) I, apenas.
· C) II, apenas.
· D) I, III e IV, apenas.
· E) II e III, apenas.
· 7) "O 'derretimento dos sólidos', traço permanente da modernidade, adquiriu, portanto, um novo sentido, e, mais que tudo, foi redirecionado a um novo alvo, e um dos principais efeitos desse redirecionamento foi a dissolução das forças que poderiam ter mantido a questão da ordem e do sistema na agenda política. Os sólidos que estão para ser lançados no cadinho e os que estão derretendo neste momento, o momento da modernidade fluida, são os elos que entrelaçam as escolhas individuais em projetos e ações coletivas — os padrões de comunicação e coordenação entre as políticas de vida conduzidas individualmente, de um lado, e as ações políticas de coletividades humanas, de outro."
(Fonte: BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, p. 12.)
De acordo com as reflexões de Bauman acerca da modernidade líquida, explique os fatores que contribuem para a efemeridade dos tempos pós-modernos.
Expectativa de resposta:
Na pós-modernidade, as regras de mercado, que impõem a descartabilidade no consumo, começaram a ditar as regras. Tudo deve ser substituído a todo momento por uma novidade. Uma coisa não pode envelhecer, pois deve ser substituída por uma nova fórmula antes mesmo que se solidifique. O vício pela novidade, a qual causa sempre uma sensação de prazer, é regido pela lógica capitalista, a qual precisa lucrar com o consumo, prática que não pode se tornar cansativa para os indivíduos e que, por isso, justifica uma novidade a cada momento.
· 8) 
1) “[...] os desafios da reflexão contemporânea circundam uma situação irremediavelmente pluralista, na qual um tipo de racionalização fechada cedeu espaço a outra de diferente natureza, mais flexível, cuja pretensão é fornecer descrições ou explicações abrangentes e totalizantes do mundo e da vida, fato que proporciona a possibilidade de manifestações de muitos processos de hibridização cultural."
(Fonte: CORRÊA, R. L. T. Cultura e diversidade. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 104.)
2) “Já a tolerância que nos interessa é aquela que diz respeito a nossa vida em sociedade, com todos os outros, com nossas diferenças e divergências, é uma questão de relação entre nós. Ela não reside em um organismo, ela existe entre as pessoas, na maneira de se falarem, de se olharem, de se julgarem, no modo como se comportam umas em relação às outras. É também uma questão de decisão, de vontade. É possível se exercitar para ser tolerante com os outros, pode-se aprender isso, pode-se treinar para isso.”
(Fonte: DROIT, R. P. Tolerância: O que é? Por que é importante? É possível nos dias de hoje? Como educar para tolerância? São Paulo: Contexto, 2017, p. 21.)
Com base nos trechos apresentados, analise a relação da amplitude dos debates culturais da pós-modernidade com a entrada em cena da diversidade.
Expectativa de resposta:
Na pós-modernidade existe a busca por alternativas que solucionem as injustiças sociais, a partir de um outro modelo de sociedade que questione toda a organização econômica e social que atende aos interesses de uma minoria, de forma que a globalização seja transformada em um espaço para que as trocas culturais ocorram de forma justa e igualitária. As condições básicas de cidadania devem ser asseguradas, de maneira a garantirem que sejam democratizados os recursos essenciais à manutenção de uma vida digna (direito à saúde, educação, alimentação, moradia, emprego, lazer etc.), criando-se políticas públicas que interfiram no processo de “mercadorização” dos meios necessários à sobrevivência. A partir da afirmação de uma pluralidade de grupos minoritários que há tempos estiveram à margem da história, surge a questão do respeito à diversidade, que, na globalização, torna-se uma bandeira política. Diversidade envolve o respeito a modos de vida, de culturas bastante diferentes e que reivindicam lugares de fala em uma posição de equidade aos grupos até então dominantes. A diversidade requer o reconhecimento da legitimidade dessas culturas diversas e de um olhar de respeito a suas produções culturais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais