Buscar

Atividade discursiva Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome do acadêmico: Maria Samara Cavalcante Nunes
Curso: Pedagogia
Disciplina: Filosofia
Atividade Discursiva
O homem é um ser que estabelece relações entre seus semelhantes de ordem positiva ou negativa. Atribuímos valores ou não as coisas, como também, as pessoas que nos rodeiam. A forma como recepcionamos as coisas e as pessoas é fundamental para que possamos estabelecer juízos de valores, pois estando sobre a influência de dimensões culturais poderemos exercer alicerçar preconceitos. É por esta razão que o valor se torna relativo e depende de como vamos recepcionar as ações e objetos.  Assim, podemos dizer que o objeto tem seu valor dependendo da forma como eu olho pra ele. Como você entende essa questão? Você concorda com essa forma de pensar? Justifique seu posicionamento.
Considerando o contexto mencionado acima, elabore um texto dissertativo, contemplando os seguintes aspectos:
a) O que é valor. 
b) Quando o objeto tem valor. 
c) Porque determinamos valores as coisas.
Segundo a Filosofia valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como estas se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente. A palavra valor pode significar merecimento, talento, reputação, coragem e valentia. Pode ser definido em objetivo quando a coisa tem valor em si mesmo, e em subjetivo, quando nós atribuídos as coisas alguma qualidade que elas não têm em si mesmas.
Nem todos os objetos tem o mesmo valor. Alguns são mais importantes ou necessários que outros. A importância do valor pode ser dada pela pessoa ou pode ter valor em si mesmo. Os valores não estão nas coisas em si, eles dependem de quem avalia, por isso os valores variam de pessoa para pessoa. Quando nossos valores mudam, nosso olhar sobre o mundo também muda. 
Assim, algo pode significar muito valor para uma pessoa e o mesmo objeto pode não ter significado algum para outra. Como diz no posicionamento acima, nós damos valores as coisas de acordo com nossos olhos, de acordo com o que pensamos sobre elas. O que faz com que as opiniões e valores variam de pessoa para pessoa, de objeto para objeto de acordo com o olhar de quem está avaliando o indivíduo ou objeto. É complicado concordar ou discordar desses conceitos, pois os mesmos não tem uma definição rígida. Em minha opinião cada pessoa expressa seu pensamento e conceitos de acordo com suas crenças.
Referencias:
https://queconceito.com.br/valor - Acesso em 02 de maio de 2019.
https://www.filosofiaesoterica.com/valor-das-coisas-das-pessoas/ - Acesso em 02 de maio de 2019.

Continue navegando